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  1.  # 941

    Colocado por: Bruno.AlvesO homem acabou de dizer que reduziu a fatura em 60€/mês. Não lhe chega para provar que está só a embirrar?


    E o mafgod acabou de dizer que é treta. E as tretas induzem as pessoas em erro.
    • ARAS79
    • 23 fevereiro 2022 editado

     # 942

    Colocado por: Bruno.Alves
    Sim. É um valor muito elevado para o que oferece. Compra uma BOA tomada Legrand (que é a mesma tomada sem o autocolante verde) por 1/5 ou menos do preço. Idealmente e para potências maiores instala uma tomada industrial que ainda é mais barata e garante a utilização em segurança do carregador durante horas a fio.

    Na minha opinião sim, mas claro que depende do valor. O carregador de 11kW é trifásico, o que é quase um "must" para carregar fora de casa. O meu VE carrega a 22kW e é excelente, custam-me imaginar a carregar a menos. Mas para carregar em casa é irrelevante.

    Se já tivesse era excelente. Não tendo, acho que não vale a pena colocar propositadamente. Eu tenho também 6,9kVA monofásico e carrego VEs desde 2016 sem problemas. Carrega por exemplo a 12-16A durante toda a noite e de manhã está carregado e pronto para seguir.


    Pode indicar referência ou link destas tomadas? Bastará só substituir a existente na garagem ou é trabalho para electricista? Tenho algum jeito para bricolage...

    Tendo em conta os valores (€) para carregar fora de casa, parece que seria mesmo em último caso? Mas com o de 7,4Kw não o poderia fazer?

    Pois não tenho. Nem sei que procedimentos a ter e que custos teria para alterar de mono para tri...
  2.  # 943

    Colocado por: ARAS791. A comercial não aconselhou a tomada GreenUP? Terá razão?
    Mais vale uma tomada azul CEE :-) menos de um décimo do preço da Green-Up
    A GreenUP tem um iman que possibilita alguns carregadores originais a carregar a uns 12A em vez dos normais 10A.

    Colocado por: ARAS792. Queria forçosamente que adquirisse a opção de 11,2Kw. Valerá a pena?
    Se puder pagar esse extra é equacionar.
    A vantagem é poder carregar nos postos públicos mais rapidamente, logo mais barato :-)
    É fazer as contas se lhe compensa...

    Colocado por: ARAS793. Falou que seria melhor ter TRIFÁSICO em casa (acho que tenho monofásico 6,9Kw...) Tem alguma razão?
    O melhor de algo pode não ser o óptimo :-)
    Não vale a pena ter trifásico se conseguir ter tudo em monofásico.
    Carregar em casa monofásico por norma, é mais que suficiente.
    Em 8h a 16A, carega o suficiente para mais de 200km :-)
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  3.  # 944

    Colocado por: rjmsilva

    E o mafgod acabou de dizer que é treta. E as tretas induzem as pessoas em erro.
    Não... eu provei que mudando os hábitos é possível :-)
    O que não é , é o linear ...
    • mafgod
    • 23 fevereiro 2022 editado

     # 945

    Colocado por: ARAS79Pode indicar referência ou link destas tomadas? Bastará só substituir a existente na garagem ou é trabalho para electricista? Tenho algum jeito para bricolage..
    Se for carregar a 16A basta substituir a tomada atual por uma CEE16A.

    Colocado por: ARAS79Tendo em conta os valores (€) para carregar fora de casa, parece que seria mesmo em último caso? Mas com o de 7,4Kw não o poderia fazer?
    Claro que pode carregar monofásico nos postos trifásicos, leva é o triplo do tempo e na maior parte dos casos, o triplo do preço.

    Colocado por: ARAS79Pois não tenho. Nem sei que procedimentos a ter e que custos teria para alterar de mono para tri...
    Se tem mono, é manter :-)
    Tenho 25A monofásico e carrego os meus VEs a 16A (um de cada vez).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARAS79
  4.  # 946

    Colocado por: mafgodNão... eu provei que mudando os hábitos é possível :-)
    O que não é , é o linear ...


    60€ por mês todos os meses, ou só em condições PTN?
    E duplicando a capacidade instalada duplica a poupança? Triplicando começa a ter dinheiro depositado na conta?
    • espt
    • 23 fevereiro 2022

     # 947

    Não sei se já cá estava...

    logo

    https://amme.com.pt/
  5.  # 948

    Colocado por: rjmsilva

    E o mafgod acabou de dizer que é treta. E as tretas induzem as pessoas em erro.

    Você tem um sério caso de leitura seletiva. Ignora olimpicamente todo e qualquer argumento mais elaborado e só lê o que lhe dá jeito?

    Colocado por: mafgodAo mudarmos os nossos hábitos iremos contribuir para que gastos sejam optimizados não sendo necessário tanta energia como a que precisávamos antes. (...) logo terá um ganho superior ao gasto em excedente.


    Colocado por: ARAS79Pode indicar referência ou link destas tomadas? Bastará só substituir a existente na garagem ou é trabalho para electricista? Tenho algum jeito para bricolage...

    Além da tomada, é necessário ter em atenção a instalação elétrica. Convém perceber qual é a secção do fio, bem como o disjuntor que o está a proteger. Se tiver fio de 2,5mm basta instalar uma tomada destas para usar o EVSE caseiro (até aos 13A por exemplo) sem problemas
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Eletricidade-e-domotica/Tomadas-e-interruptores/Serie-Plexo/WPR_REF_14695212
    Para tomadas industriais e correntes mais elevadas, convém ter fio de 4-6mm^2, já não é normal ser o que tem actualmente instalado.

    Colocado por: ARAS79Tendo em conta os valores (€) para carregar fora de casa, parece que seria mesmo em último caso? Mas com o de 7,4Kw não o poderia fazer?

    Pode, claro. Mas demora mais. Sendo claro, nunca vai recuperar o custo do opcional de 11kW nos carregamentos, é mais uma questão de conforto de utilização. Eu prefiro não ter de esperar pelo carro enquanto ele está num PCR, podendo estar num PCN enquanto faço outra coisa qualquer. A 11kW é mais rápido.

    Colocado por: ARAS79Pois não tenho. Nem sei que procedimentos a ter e que custos teria para alterar de mono para tri...

    E não precisa. Como disse, carrego VEs desde 2016 com 6,9kVA, o mafgod tem 2 VE e acho que tinha 5,75kVA. Não precisa, deixe estar ;-)
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  6.  # 949

    Colocado por: Bruno.Alves


    Você tem um sério caso de leitura seletiva. Ignora olimpicamente todo e qualquer argumento mais elaborado e só lê o que lhe dá jeito?




    Além da tomada, é necessário ter em atenção a instalação elétrica. Convém perceber qual é a secção do fio, bem como o disjuntor que o está a proteger. Se tiver fio de 2,5mm basta instalar uma tomada destas para usar o EVSE caseiro (até aos 13A por exemplo) sem problemas
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Eletricidade-e-domotica/Tomadas-e-interruptores/Serie-Plexo/WPR_REF_14695212
    Para tomadas industriais e correntes mais elevadas, convém ter fio de 4-6mm^2, já não é normal ser o que tem actualmente instalado.


    Pode, claro. Mas demora mais. Sendo claro, nunca vai recuperar o custo do opcional de 11kW nos carregamentos, é mais uma questão de conforto de utilização. Eu prefiro não ter de esperar pelo carro enquanto ele está num PCR, podendo estar num PCN enquanto faço outra coisa qualquer. A 11kW é mais rápido.


    E não precisa. Como disse, carrego VEs desde 2016 com 6,9kVA, o mafgod tem 2 VE e acho que tinha 5,75kVA. Não precisa, deixe estar ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ARAS79


    Tenho 2 leafs com 5.75KVA e carregam os dois em simultaneo sem problemas.
  7.  # 950

    Colocado por: crisssxTenho 2 leafs com 5.75KVA e carregam os dois em simultaneo sem problemas.
    Convém esclarecer que, a potência de carga em conjunto com o resto da casa não pode ultrapassar (em muito) a potência contratada :-)
  8.  # 951

    Colocado por: rjmsilva

    60€ por mês todos os meses, ou só em condições PTN?
    E duplicando a capacidade instalada duplica a poupança? Triplicando começa a ter dinheiro depositado na conta?

    É lógico que é uma média e em condições ótimas, mas sim em meses de muito sol e fatura reduziu quase 60€.
  9.  # 952

    Para resumir, para o caso apresentado (PEUGEOT e208), com 7,4Kw e uma WALLBOX adequada leva cerca de 7H a carregar (dados da marca, dos 0-100%); assim com esta tomada CEE16A levaria quanto tempo? Bem sei que dificilmente o VE estaria nos 0%...

    Se não me engano, neste momento tenho uma tomada idêntica à do LEROY MERLIN (Tomada 2P+T IP55 PLEXO CINZENTO) mas da Legrand! Com esta tomada e para o VE em questão demoraria a carregar quantas horas?

    Obrigado.
  10.  # 953

    Colocado por: ARAS79Para resumir, para o caso apresentado (PEUGEOT e208), com 7,4Kw e uma WALLBOX adequada leva cerca de 7H a carregar (dados da marca, dos 0-100%); assim com esta tomada CEE16A levaria quanto tempo? Bem sei que dificilmente o VE estaria nos 0%...
    É fazer as contas :-)
    A 16A carrega a metade do que a 32A (7,4kW) logo demora o dobro.
    Quantas vezes irá carregar dos zero aos 100%?
    A 16A (3,7kW), sendo a bateria de 45kW, demoraria cerca de 12h dos zero aos 100% e umas 4h a 11kW.
    Para demorar 7h, teria de estar a carregar a 6,7kW (~30A).

    Colocado por: ARAS79Se não me engano, neste momento tenho uma tomada idêntica à do LEROY MERLIN (Tomada 2P+T IP55 PLEXO CINZENTO) mas da Legrand! Com esta tomada e para o VE em questão demoraria a carregar quantas horas
    Depende da potência de carregamento :-)
    Se conseguir a 16A, demora o mesmo tempo que uma qualquer tomada ou wallbox a 16A, umas 12h.
    Se for a 10A (2,3kW) demorará quase 20h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARAS79
  11.  # 954

    MAS... temos de fazer as contas para o dia-a-dia e não para aquelas situações que acontecem uma vez por outra.
    A ideia de um VE é ir carregando todos os dias de modo a repor a energia gasta nesse dia e tendo em conta o dia seguinte.
    Não é como os ICEs ir abastecer quando chega à reserva... como não há esse incomodo de ter de se deslocar à bomba diariamente, é chegar a casa e ligar o carro à tomada, como se faz com um telemóvel :-)

    E sim, no início faz confusão e é estranho, após uns dias o estranho é não o colocar a carregar :-)
    Concordam com este comentário: JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARAS79
  12.  # 955

    E um reparo, os VEs quando estão próximos do fim da carga, reduzem bastante a velocidade de carregamento sendo muito normal demorar cerca de uma hora a mais dos que fazer as contas como eu fiz.
    Contudo, o que ele carrega nessa última hora pouco vai acrescentar de autonomia e, não precisando-a de toda, não vale a pena estar a carregra por exemplo em horário de cheio mais uns kWh :-)
  13.  # 956

    Colocado por: mafgodMAS... temos de fazer as contas para o dia-a-dia e não para aquelas situações que acontecem uma vez por outra.
    A ideia de um VE é ir carregando todos os dias de modo a repor a energia gasta nesse dia e tendo em conta o dia seguinte.
    Não é como os ICEs ir abastecer quando chega à reserva... como não há esse incomodo de ter de se deslocar à bomba diariamente, é chegar a casa e ligar o carro à tomada, como se faz com um telemóvel :-)

    E sim, no início faz confusão e é estranho, após uns dias o estranho é não o colocar a carregar :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ARAS79


    Claro @mafgod, para quase tudo há que mudar de hábitos, alguns deles sem grande esforço.

    Entretanto na senda das pesquisas, vi que o Opel e-Corsa utiliza o mesmo motor eléctrico! Será "a mesma coisa" ou muda só a marca?
  14.  # 957

    Sobre o e-208, os dados aqui podem aparecer estranhos:
    Charging Point Max. Power Power Time Rate
    Standard 7.4 kW On-Board Charger
    Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 23h15m 12 km/h
    1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 14h30m 20 km/h
    1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x32A 7.4 kW 7h15m 39 km/h
    3-phase 16A (11 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW † 14h30m 20 km/h
    3-phase 32A (22 kW) 230V / 1x32A 7.4 kW † 7h15m 39 km/h
    Optional 11.0kW On-Board Charger *
    Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 23h15m 12 km/h
    1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 14h30m 20 km/h
    1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x32A 7.4 kW 7h15m 39 km/h
    3-phase 16A (11 kW) 400V / 3x16A 11 kW 5 hours 57 km/h
    3-phase 32A (22 kW) 400V / 3x16A 11 kW † 5 hours 57 km/h
    † = Limited by on-board charger, vehicle cannot charge faster.
    * = Optional in some countries, standard in others. Check local specifications for details.

    Se fizermos as contas, eles consideram que foi necessário 53,65kWh para carregar a bateria dos zero aos 100%.
    Se retirarmos 15% da eficiência no carregamento, dá os tais 45kWh :-)
    • mafgod
    • 23 fevereiro 2022 editado

     # 958

    Colocado por: ARAS79Claro @mafgod, para quase tudo há que mudar de hábitos, alguns deles sem grande esforço.
    Certíssimo, se não se quer mudar de hábitos é manter como está :-)

    Colocado por: ARAS79Entretanto na senda das pesquisas, vi que o Opel e-Corsa utiliza o mesmo motor eléctrico! Será "a mesma coisa" ou muda só a marca?
    Ao contrário dos ICEs, o "segredo" está na bateria e tudo à volta dela... o motor elétrico é apenas mais um componente :-)

    Creio que o e-Corsa e o e-208 partilham até a mesma plataforma, sendo assim como que "irmãos" ou "primos".
    Creio que há outro modelo também...
    Concordam com este comentário: Dom
    •  
      Dom
    • 23 fevereiro 2022

     # 959

    Colocado por: mafgodAo contrário dos ICEs, o "segredo" está na bateria e tudo à volta dela... o motor elétrico é apenas mais um componente :-)

    Apenas discordo em parte com esta parte. O segredo também está nos motores sendo os de algumas marcas mais eficientes.
  15.  # 960

    Os motores ou a transmissão?
    Os motores elétricos já são extremamente eficientes. Será que existem diferenças significativas?
 
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