Colocado por: Bruno.AlvesO homem acabou de dizer que reduziu a fatura em 60€/mês. Não lhe chega para provar que está só a embirrar?
Colocado por: Bruno.Alves
Sim. É um valor muito elevado para o que oferece. Compra uma BOA tomada Legrand (que é a mesma tomada sem o autocolante verde) por 1/5 ou menos do preço. Idealmente e para potências maiores instala uma tomada industrial que ainda é mais barata e garante a utilização em segurança do carregador durante horas a fio.
Na minha opinião sim, mas claro que depende do valor. O carregador de 11kW é trifásico, o que é quase um "must" para carregar fora de casa. O meu VE carrega a 22kW e é excelente, custam-me imaginar a carregar a menos. Mas para carregar em casa é irrelevante.
Se já tivesse era excelente. Não tendo, acho que não vale a pena colocar propositadamente. Eu tenho também 6,9kVA monofásico e carrego VEs desde 2016 sem problemas. Carrega por exemplo a 12-16A durante toda a noite e de manhã está carregado e pronto para seguir.
Colocado por: ARAS791. A comercial não aconselhou a tomada GreenUP? Terá razão?Mais vale uma tomada azul CEE :-) menos de um décimo do preço da Green-Up
Colocado por: ARAS792. Queria forçosamente que adquirisse a opção de 11,2Kw. Valerá a pena?Se puder pagar esse extra é equacionar.
Colocado por: ARAS793. Falou que seria melhor ter TRIFÁSICO em casa (acho que tenho monofásico 6,9Kw...) Tem alguma razão?O melhor de algo pode não ser o óptimo :-)
Colocado por: rjmsilvaNão... eu provei que mudando os hábitos é possível :-)
E o mafgod acabou de dizer que é treta. E as tretas induzem as pessoas em erro.
Colocado por: ARAS79Pode indicar referência ou link destas tomadas? Bastará só substituir a existente na garagem ou é trabalho para electricista? Tenho algum jeito para bricolage..Se for carregar a 16A basta substituir a tomada atual por uma CEE16A.
Colocado por: ARAS79Tendo em conta os valores (€) para carregar fora de casa, parece que seria mesmo em último caso? Mas com o de 7,4Kw não o poderia fazer?Claro que pode carregar monofásico nos postos trifásicos, leva é o triplo do tempo e na maior parte dos casos, o triplo do preço.
Colocado por: ARAS79Pois não tenho. Nem sei que procedimentos a ter e que custos teria para alterar de mono para tri...Se tem mono, é manter :-)
Colocado por: mafgodNão... eu provei que mudando os hábitos é possível :-)
O que não é , é o linear ...
Colocado por: rjmsilva
E o mafgod acabou de dizer que é treta. E as tretas induzem as pessoas em erro.
Colocado por: mafgodAo mudarmos os nossos hábitos iremos contribuir para que gastos sejam optimizados não sendo necessário tanta energia como a que precisávamos antes. (...) logo terá um ganho superior ao gasto em excedente.
Colocado por: ARAS79Pode indicar referência ou link destas tomadas? Bastará só substituir a existente na garagem ou é trabalho para electricista? Tenho algum jeito para bricolage...
Colocado por: ARAS79Tendo em conta os valores (€) para carregar fora de casa, parece que seria mesmo em último caso? Mas com o de 7,4Kw não o poderia fazer?
Colocado por: ARAS79Pois não tenho. Nem sei que procedimentos a ter e que custos teria para alterar de mono para tri...
Colocado por: Bruno.Alves
Você tem um sério caso de leitura seletiva. Ignora olimpicamente todo e qualquer argumento mais elaborado e só lê o que lhe dá jeito?
Além da tomada, é necessário ter em atenção a instalação elétrica. Convém perceber qual é a secção do fio, bem como o disjuntor que o está a proteger. Se tiver fio de 2,5mm basta instalar uma tomada destas para usar o EVSE caseiro (até aos 13A por exemplo) sem problemas
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Eletricidade-e-domotica/Tomadas-e-interruptores/Serie-Plexo/WPR_REF_14695212
Para tomadas industriais e correntes mais elevadas, convém ter fio de 4-6mm^2, já não é normal ser o que tem actualmente instalado.
Pode, claro. Mas demora mais. Sendo claro, nunca vai recuperar o custo do opcional de 11kW nos carregamentos, é mais uma questão de conforto de utilização. Eu prefiro não ter de esperar pelo carro enquanto ele está num PCR, podendo estar num PCN enquanto faço outra coisa qualquer. A 11kW é mais rápido.
E não precisa. Como disse, carrego VEs desde 2016 com 6,9kVA, o mafgod tem 2 VE e acho que tinha 5,75kVA. Não precisa, deixe estar ;-)
Colocado por: crisssxTenho 2 leafs com 5.75KVA e carregam os dois em simultaneo sem problemas.Convém esclarecer que, a potência de carga em conjunto com o resto da casa não pode ultrapassar (em muito) a potência contratada :-)
Colocado por: rjmsilva
60€ por mês todos os meses, ou só em condições PTN?
E duplicando a capacidade instalada duplica a poupança? Triplicando começa a ter dinheiro depositado na conta?
Colocado por: ARAS79Para resumir, para o caso apresentado (PEUGEOT e208), com 7,4Kw e uma WALLBOX adequada leva cerca de 7H a carregar (dados da marca, dos 0-100%); assim com esta tomada CEE16A levaria quanto tempo? Bem sei que dificilmente o VE estaria nos 0%...É fazer as contas :-)
Colocado por: ARAS79Se não me engano, neste momento tenho uma tomada idêntica à do LEROY MERLIN (Tomada 2P+T IP55 PLEXO CINZENTO) mas da Legrand! Com esta tomada e para o VE em questão demoraria a carregar quantas horasDepende da potência de carregamento :-)
Colocado por: mafgodMAS... temos de fazer as contas para o dia-a-dia e não para aquelas situações que acontecem uma vez por outra.
A ideia de um VE é ir carregando todos os dias de modo a repor a energia gasta nesse dia e tendo em conta o dia seguinte.
Não é como os ICEs ir abastecer quando chega à reserva... como não há esse incomodo de ter de se deslocar à bomba diariamente, é chegar a casa e ligar o carro à tomada, como se faz com um telemóvel :-)
E sim, no início faz confusão e é estranho, após uns dias o estranho é não o colocar a carregar :-)
Charging Point Max. Power Power Time Rate
Standard 7.4 kW On-Board Charger
Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 23h15m 12 km/h
1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 14h30m 20 km/h
1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x32A 7.4 kW 7h15m 39 km/h
3-phase 16A (11 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW † 14h30m 20 km/h
3-phase 32A (22 kW) 230V / 1x32A 7.4 kW † 7h15m 39 km/h
Optional 11.0kW On-Board Charger *
Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 23h15m 12 km/h
1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 14h30m 20 km/h
1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x32A 7.4 kW 7h15m 39 km/h
3-phase 16A (11 kW) 400V / 3x16A 11 kW 5 hours 57 km/h
3-phase 32A (22 kW) 400V / 3x16A 11 kW † 5 hours 57 km/h
† = Limited by on-board charger, vehicle cannot charge faster.
* = Optional in some countries, standard in others. Check local specifications for details.
Colocado por: ARAS79Claro @mafgod, para quase tudo há que mudar de hábitos, alguns deles sem grande esforço.Certíssimo, se não se quer mudar de hábitos é manter como está :-)
Colocado por: ARAS79Entretanto na senda das pesquisas, vi que o Opel e-Corsa utiliza o mesmo motor eléctrico! Será "a mesma coisa" ou muda só a marca?Ao contrário dos ICEs, o "segredo" está na bateria e tudo à volta dela... o motor elétrico é apenas mais um componente :-)
Colocado por: mafgodAo contrário dos ICEs, o "segredo" está na bateria e tudo à volta dela... o motor elétrico é apenas mais um componente :-)