Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 23 março 2022 editado

     # 161

    Colocado por: pguilhermeNada indica que ao colocar esse isolamento, que chumbasse PH...
    Se com isolamento a frequência de sobreaquecimento é superior a sem isolamento algum, se a ha um limite de frequência de sobreaquecimento para passar os requesitos PH....
  1.  # 162

    Colocado por: antonylemosé verdade. mas nem todos os terrenos permitem esse nível de otimização... e depois há os gostos estilísticos dos clientes que podem tornar isso impraticável...
    Concordam com este comentário:zedasilva
    não podia estar mais de acordo, sempre disse que a " estética" se sobrepõe á " função" " eficiência"...
  2.  # 163

    Colocado por: DR1982Se com isolamento a frequência de sobreaquecimento é superior a sem isolamento algum, se a ha um limite de frequência de sobreaquecimento para passar os requesitos PH....

    Como disse antes, teoricamente ter-se-á que dissipar o excesso da produção de calor interno (pessoas, forno, secador).

    Colocado por: pguilhermeEm segundo, porque um isolamento absoluto (que é impossível), resulta apenas na necessidade de dissipar calor gerado no interior. E isto não deverá fugir muito às perdas térmicas que qualquer sistema já terá, por melhor que seja.

    Assim, consta-se naturalmente, que o "excesso de isolamento" depende das fontes de calor interno e acontecerá, teoricamente, quando se gera mais calor interno do que aquele que é perdido. Quando a temperatura lá fora é a de conforto (não há trocas termicas), isto acontecerá mais facilmente. Mas no verão não se chamará sobreaquecimento, mas talvez "necessidade de arrefecimento" pois a energia terá origem externa. Correcto?

    Logo, seria vital quantificar essa energia para se poder comparar com as perdas normais do sistema.

    E como se diz, há que pensar a solução como um todo, e ao entrar com ventilação em cena, mesmo sem free cooling (!!) já há perdas térmicas.

    Também é preciso especificar melhor o que é o sobreaquecimento.
    Será que é no inverno, quando a casa fica demasiado quente mesmo sem qualquer aparelho de climatização?
    No verão, com menor isolamento, mais calor entra, logo não poderá ser isso.

    O que acho que é: se o problema for o sobreaquecimento, a resolução é prática, simples e barata com ventilação e é prova que têm uma casa bem executada e muito eficiente.
    Mas como a esmagadora maioria está totalmente rota, é um pouco em vão, infelizmente.
  3.  # 164

    Colocado por: DR1982Entao mas eu nunca disse o contrário. Relatei uma situação em que o excesso de isolamento aumentou as necessidades de arrefecimento.


    Colocado por: DR1982Pois mas a verdade é que isso ja foi dito por cá, que adicionando isolamento, salvo erro foi no chão que o Ruioli falou, deixava de passar, ou seja é uma prova que as vezes isolamento a mais é mau

    Esta aqui a afirmação, e tal como mostrou naquele print, não deixava de passar por ter isolamento, aliás, o Ruioli escreveu isso mesmo.
  4.  # 165

    Colocado por: DR1982Se com isolamento a frequência de sobreaquecimento é superior a sem isolamento algum, se a ha um limite de frequência de sobreaquecimento para passar os requesitos PH....


    Mesmo depois de ver o erro, continua a insistir?
  5.  # 166

    Colocado por: Sasapo

    Mesmo depois de ver o erro, continua a insistir?


    Colocado por: SasapoEsta aqui a afirmação,
    Não distorça as coisas, eu nunca disse que mais isolamento nao baixava as necessidades de aquecimento.
  6.  # 167

    Colocado por: SasapoMesmo depois de ver o erro, continua a insistir?

    O que DR está a dizer é que, segundo aquelas métricas, seria possível chumbar por ter demasiado isolamento.

    Os valores pressupostos neste cálculo, a respectiva quantificação enegética desse sobreaquecimento e a própria definição de sobreaquecimento, é que são fundamentais.

    Provavelmente estamos todos a dizer o mesmo, mas a pensar de prismas diferentes...
  7.  # 168

    Colocado por: Sasapo

    Mesmo depois de ver o erro, continua a insistir?
    Qual erro? Se aumentar o isolamento a frequência de sobreaquecimento vai aumentar, por isso a determinado momento irá ultrapassar os 10% permitidos.
  8.  # 169

    no such thing as over insulation.

    no entanto existirá um nivel ideal de isolamento para uma casa. esse ponto ideal tem a ver com custos, o tipo de aquecimento previsto, o tipo de construção de que se trata e a sua localização.
    Concordam com este comentário: Antonioconceicao
  9.  # 170

    Penso que o segredo está no equilíbrio...

    Considera-se sobreaquecimento quando a casa atinge no interior >25ºC.

    O PHPP é bastante minucioso a considerar todas as fontes térmicas internas, tenho pena de não ter conhecimentos para esmiuçar mais...
  10.  # 171

    Colocado por: DR1982Este tem radiadores, mas estavam desligados.

    Está falhar a ventilação. Que abram as janelas.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  11.  # 172

    Colocado por: RUIOLIO PHPP é bastante minucioso a considerar todas as fontes térmicas internas,


    Já aqui falei de que a minha irmã tem uma passiv haus na Alemanha (o bairro inteiro é certificado) e tem bastantes problemas em arrefecer no Verão.

    (Frankfurt)
  12.  # 173

    Colocado por: pguilhermeO que DR está a dizer é que, segundo aquelas métricas, seria possível chumbar por ter demasiado isolamento.

    O que não é verdade, aliás, o ruioli referiu que em qualquer um dos cenários calculados, estava dentro dos parâmetros / limites.



    Colocado por: DR1982Qual erro? Se aumentar o isolamento a frequência de sobreaquecimento vai aumentar, por isso a determinado momento irá ultrapassar os 10% permitidos.

    Esta a supor que o aumento do sobreaquecimento seria proporcional ao aumento da espessura do isolamento e que isto aconteceria indefinidamente, o que não é verdade, não funciona assim.
    • Sasapo
    • 24 março 2022 editado

     # 174

    Colocado por: DR1982Não distorça as coisas, eu nunca disse que mais isolamento nao baixava as necessidades de aquecimento.

    Eu não estou a distorcer nada, as suas afirmações podem ser lidas por qualquer pessoa.

    Colocado por: DR1982É muito comum aqui pelo forum ver -se pessoal a adicionar isolamento porque dessa forma vai ficar melhor, pensam eles, acredito que alguns estao a “criar monstros”


    Colocado por: DR1982Basta ver que por exemplo nos calculos para o cumprir PHPP Facilmente Isolamento a mais reprova a coisa

    Aliás, até referiu que facilmente isolamento a mais reprovava no PHPP, o que não é verdade. Chumba muitíssimo mais rápido por falta de estanquidade ao ar do que por "isolamento a mais", é que nem tem comparação.
  13.  # 175

    Colocado por: SasapoO que não é verdade, aliás, o ruioli referiu que em qualquer um dos cenários calculados, estava dentro dos parâmetros / limites.

    Correcto. Aqueles dois casos ambos passavam.
    O que se referia era a possibilidade teórica (num outro caso qualquer) de um chumbo por excesso de sobreaquecimento.

    Colocado por: SasapoEsta a supor que o aumento do sobreaquecimento seria proporcional ao aumento da espessura do isolamento e que isto aconteceria indefinidamente, o que não é verdade, não funciona assim.

    Verdade.
    Para uma determinada produção interna de calor e um diferencial de temperatura exterior, às tantas, é mensuravelmente indiferente ter 30cm ou 300cm de isolamento... excepto na carteira.

    Colocado por: RUIOLIPenso que o segredo está no equilíbrio...

    Considera-se sobreaquecimento quando a casa atinge no interior >25ºC.

    O PHPP é bastante minucioso a considerar todas as fontes térmicas internas, tenho pena de não ter conhecimentos para esmiuçar mais...

    Isto.
    O equilíbrio é chave.
    Embora os problemas de sobreaquecimento sejam desprezáveis e de fácil e barata gestão/correcção, será mais rentável ter um isolamento equilibrado, porque o que se perde no investimento inicial e áreas internas, deixa de compensar aqueles pózinhos que se poderiam poupar nos requisitos de aquecimento/arrefecimento.

    O melhor é primeiro focar nas principais causas de ineficiência energética, tal como pontes térmicas, exposição solar desfavorável, etc.
    Na esmagadora maioria dos casos é um não assunto, e quando é debatível, a decisão terá pouco impacto.

    Será que no PHPP o sobreaquecimento é calculado sem ventilação?
    Isto permitiria aferir o equilíbrio só do componente isolamento, sem contar com outros factores, o que me parece provável. Ou seja, deverá ser uma métrica teórica para aferir o dimensionamento do isolamento, embora na prática, com ventilação (especialmente free cooling) tal nunca ocorra.

    Presumo que no PHPP seja indicado o nº de pessoas que habita, o tipo de ventilação e respectiva configuração, as maquinarias em uso que gerem calor, etc.

    Por fim, relembrando que é um exercício teórico, não podemos esquecer que, especialmente quando há maior probabilidade de sobreaquecimento (isto é, quando o delta para a temp. exterior é baixo) provavelmente a malta quer é abrir aqueles vãos envidraçados todos :)
  14.  # 176

    Colocado por: RUIOLI

    Agora estou a dar aulas, mais logo passo aqui...

    Mas referia-me ao isolamento por baixo do ensoleiramento.

    No meu caso, o isolamento que mais contribuí para baixar as necessidades de arrefecimento foi o das tubagens de água quente, ainda por cima o estudo PH tinha recirculação... o PHPP tem de ser visto como um todo... por isso, mesmo sem ser especialista, é giro fazer alterações e ver as consequências ;)
    Nao chegou a simular maior espessura de isolamento no chão e dessa forma deixou de cumprir os requesitos PH? Estava convencido de ter visto algo desse género algures, mas se calhar estava enganado então.
    • SrR
    • 24 março 2022

     # 177

    Colocado por: DR1982voce respondeu que bastava cortar nisto ou naquilo, ou seja deixaria de ser a mesma casa.
    como ja foi dito, é uma questão de equilíbrio, por vezes é preciso fazer cedências, se nao ha possibilidade de ceder entao é necessário mais investimento, se nao ha possibilidade de mais investimento tentar gerir o melhor possivel.
  15.  # 178

    Colocado por: SrRcomo ja foi dito, é uma questão de equilíbrio, por vezes é preciso fazer cedências, se nao ha possibilidade de ceder entao é necessário mais investimento, se nao ha possibilidade de mais investimento tentar gerir o melhor possivel.
    Sim isso sem duvida, claro que é uma questao de equilibrio e de opções ou ate mesmo gostos pessoais.
    • SrR
    • 24 março 2022

     # 179

    Colocado por: DR1982Sim isso sem duvida, claro que é uma questao de equilibrio e de opções ou ate mesmo gostos pessoais.
    e prioridades.
    • DR1982
    • 24 março 2022 editado

     # 180

    Colocado por: SrRe prioridades.
    Tambem. Mas nao deixa de ser verdade que as vezes a mesma casa, sendo Ate fica mais barata sendo eficiente basta trocar as caixilharias de correr xpto por umas de batente em pvc e ainda fica mais barato em alguns casos
 
0.0231 seg. NEW