Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: rafaelisidorodepois ter um pai como o meu que adora aquilo e está sempre em cima da horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marcopom


    Isso sim é um herbicida altamente recomendado. Tivesse eu o meu a menos de 400 km e a horta não ganhava uma ervinha!

    A sugestão de plantar entre a chuva e o sol forte é muito boa mas difícil de executar para quem não tem vida dedicada em exclusivo à horta. Às vezes só há uma manhã ou uma tarde para plantar e nessa situação já fico bem contente se o conseguir fazer sem molhar o pelo! Aconteceu-me no cebolo, que me entregaram 2 centos sábado à tarde e só fiquei com 2 horitas de domingo para o meter na terra - caso contrário ficava 1 semana à espera.
  2. Colocado por: Marcopom
    😁
    Muito obrigado!

    Já tratei mas não tenho fotos, depois publico, entretanto já podem ver a 2ª geração 😭

    O pai do meu cunhado fica incrédulo quando lhe digo que crio cebola sem herbicida. E o Marco ir já na 2ª vaga da erva prova bem que requer mesmo muita manutenção.

    Ele tem o herbicida indicado para tudo, o que mata a erva e poupa o cebolo. Mesmo quando faz a leira leva logo uma dose do químico, não vá a erva ter ideias. E depois de replantado pumba, é carregar com ele que arrancar ervas faz doer as costas! Nem imagino a dose brutal que aquelas cebolas devem reter. Mas pronto, é o que é.

    Gosto mais das suas com a camada protetora do sol :-)
  3. Colocado por: Casa da Horta

    Isso sim é um herbicida altamente recomendado. Tivesse eu o meu a menos de 400 km e a horta não ganhava uma ervinha!

    A sugestão de plantar entre a chuva e o sol forte é muito boa mas difícil de executar para quem não tem vida dedicada em exclusivo à horta. Às vezes só há uma manhã ou uma tarde para plantar e nessa situação já fico bem contente se o conseguir fazer sem molhar o pelo! Aconteceu-me no cebolo, que me entregaram 2 centos sábado à tarde e só fiquei com 2 horitas de domingo para o meter na terra - caso contrário ficava 1 semana à espera.
    compreende-se , por aqui é tudo pertinho , vou almoçar à casa dos meus pais e tenho uma hora e meia de almoço muitas vezes tambem se faz alguma coisa sem ser apanhar alfaces ... ainda 5º feira almocei depois fui para a terra abrir o rego a batata com a maquina , teve quer ser sexta dava chuva sábado tambem e ela não espera , depois leva uma banhoca e trabalho que te vás . as maquinas ajudam muito uns 15 minutos gastos nisso se calhar 20 com o caminho .
  4. Colocado por: Casa da Hortaquando faz a leira leva logo uma dose do químico
    o que é leira ?
  5. É bom conhecer relatos das ilhas como o seu, saber das muitas vantagens. Penso que não gostaria de viver aí por causa do isolamento mas depois fico a sonhar com uma vida como a sua! Ter um emprego perto da casa da mãe, ir almoçar lá, enquanto as batatas cozem vai-se buscar uma rúcula, tudo nas calmas... Até posso estar a ver mal, mas há muita tranquilidade na vida da Rafael. Aqui não, nada disso, é angústia de não pararem de nos exigir cada vez mais tempo dedicado ao trabalho. Cada vez mais horas ao fds. Tudo tempo que roubo ao que adoro fazer: cuidar da horta.

    Leira é o pedaço de terra onde se metem as sementes de cebola a germinar, que depois de grandes são então mudadas para o sítio definitivo. Muita gente faz assim, pelo menos na minha zona. Não sei é se leira é o nome conhecido em todo o país.
      DSC01272.JPG
  6. Colocado por: Casa da HortaPenso que não gostaria de viver aí por causa do isolamento mas depois fico a sonhar com uma vida como a sua

    Qual é a ilha do Rafael? São Miguel achei perfeito, cidade qb e muito campo.
  7. É mesmo São Miguel, não sei se perto ou longe de Ponta Delgada.

    Estive lá e é tudo muito bonito, muito verde, as vaquinhas, os vales, aquelas divisões de pedra entre os campos. Gosto do campo, gosto mesmo muito, mas preciso da segurança e das oportunidades das cidades grandes. Acho que nós temos tudo, vivemos na cidade grande e temos o campo a pouco tempo de carro. Eu só queria que no trabalho não me pedissem mais horas extras...
  8. Colocado por: Casa da HortaÉ bom conhecer relatos das ilhas como o seu, saber das muitas vantagens. Penso que não gostaria de viver aí por causa do isolamento mas depois fico a sonhar com uma vida como a sua! Ter um emprego perto da casa da mãe, ir almoçar lá, enquanto as batatas cozem vai-se buscar uma rúcula, tudo nas calmas... Até posso estar a ver mal, mas há muita tranquilidade na vida da Rafael. Aqui não, nada disso, é angústia de não pararem de nos exigir cada vez mais tempo dedicado ao trabalho
    existe coisas na vida que não tem preço , não me leve a mal com o que lhe vou dizer mas é algo que pode mudar a sua vida ou a de qualquer um , vá a um IPO e passe um dia lá dentro , no jardim sem ser como doente espero e aprecie cada "ala" , cada " doente" , cada "pessoa" que lhe passar na sua frente , se for o de Lisboa tenho a certeza que compreenderá a mensagem se for outro tenho a certeza que será igual . Por cá temos um ritmo diferente mas existe também muitas pressões , também há um botão do off . Na maior ilha não é mau viver aqui porque não temos a pressão dos grandes centros urbanos mas temos realmente condições de vida facilitadas naquilo que realmente faz bem a alma e isso é bom , por exemplo o dia foi stressante posso ir a terra por mais longe que seja só levará meia hora ou pouco mais que isso , eu levo 6 minutos de carro , quer do serviço quer de casa aonde eu moro , mas se o mar está bom eu posso ir pescar , vou a pé ou de carro mas em 5 minutos estou no calhau de cana na mão , posso dar um mergulho ou um banho de agua quente e relaxar , isso é a nova qualidade de vida mas eu só a consegui depois de passar no IPO como visitante .
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Marcopom, carlota74, sousa80
  9. Aqui uma leira é um campo pequeno tipo 500/1000m²
  10. por cá diz-se canteiro mas nunca percebi porque o fazem , se fizerem um rego é muito mais fácil de trabalhar sem herbicida , muito mais fácil da planta crescer e de se apanhar para plantar .
  11. Entretanto:
    Alguém sabe como combater estes pepinos que nascem nas couves?
  12. já agora sou de São Miguel , trabalho na baixa mesmo junto ao município a minha terra e a casa aonde cresci é no livramento 5 minutos da baixa de carro sem excessos de velocidades e moro na cidade seguinte muito próximo das piscinas da lagoa e a 5 minutos da casa dos meus pais , é tudo fronteiras , uma das características que mais sobressai na ilha é perceber que é existe um abraço da natureza à nossa cidade de Ponta Delgada ... qualquer que seja a saída entramos naturalmente no campo , eu acho muita piada a isso .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  13. Colocado por: MarcopomEntretanto:
    Alguém sabe como combater estes pepinos que nascem nas couves?
    turrex ! ou catando .
  14. Colocado por: rafaelisidoroexiste coisas na vida que não tem preço , não me leve a mal com o que lhe vou dizer mas é algo que pode mudar a sua vida ou a de qualquer um , vá a um IPO e passe um dia lá dentro , no jardim sem ser como doente espero e aprecie cada "ala" , cada " doente" , cada "pessoa" que lhe passar na sua frente , se for o de Lisboa tenho a certeza que compreenderá a mensagem se for outro tenho a certeza que será igual . Por cá temos um ritmo diferente mas existe também muitas pressões , também há um botão do off . Na maior ilha não é mau viver aqui porque não temos a pressão dos grandes centros urbanos mas temos realmente condições de vida facilitadas naquilo que realmente faz bem a alma e isso é bom , por exemplo o dia foi stressante posso ir a terra por mais longe que seja só levará meia hora ou pouco mais que isso , eu levo 6 minutos de carro , quer do serviço quer de casa aonde eu moro , mas se o mar está bom eu posso ir pescar , vou a pé ou de carro mas em 5 minutos estou no calhau de cana na mão , posso dar um mergulho ou um banho de agua quente e relaxar , isso é a nova qualidade de vida mas eu só a consegui depois de passar no IPO como visitante .

    Espero que o seu contacto com o cancro tenha sido só de visitar alguém no ipo. Trabalho na área da saúde e não preciso passar um dia nos jardins a ver doentes para perceber o drama que é passar por isso e compreender o quanto pode mudar a perspetiva de uma vida. Tenho a oportunidade de pedir (pelo menos pedir) para mudar a minha vida para o campo, não diga nada a ninguém, mas se calhar até final do ano avanço com o pedido ;-)
    Espero não precisar passar pela doença para perceber como é benéfico o estilo de vida do campo...

    Em relação à leira versus plantar em rego (ainda me estou a habituar a esta palavra...), e sim, também se pode dizer canteiro, é que como precisa ser protegida das geadas é mais fácil fazer tudo junto. Tal como mostra a imagem que arranjei na net, porque nunca fiz, prefiro comprar os molhos de cebolo.
  15. Colocado por: rafaelisidoroturrex ! ou catando .

    Eu tenho feito cata mas aquilo é bicho muito irrequieto e eu sofro de estrabismo... 😁
  16. Colocado por: MarcopomEntretanto:
    Alguém sabe como combater estes pepinos que nascem nas couves?

    Apanhar à mão e dar às galinhas ;-)
  17. Colocado por: rafaelisidoroturrex ! ou catando .

    Eu tenho feito cata mas aquilo é bicho muito irrequieto e eu sofro de estrabismo... 😁

    Colocado por: rafaelisidorojá agora sou de São Miguel , trabalho na baixa mesmo junto ao município a minha terra e a casa aonde cresci é no livramento 5 minutos da baixa de carro sem excessos de velocidades e moro na cidade seguinte muito próximo das piscinas da lagoa e a 5 minutos da casa dos meus pais , é tudo fronteiras , uma das características que mais sobressai na ilha é perceber que é existe um abraço da natureza à nossa cidade de Ponta Delgada ... qualquer que seja a saída entramos naturalmente no campo , eu acho muita piada a isso .
    a saída a sul (creio), aqui por vezes também se chama "mar" ou "oceano" mas pronto também pode ser campo.. 🤣🤣🤣

    Ps: estou a meter-me consigo! 😁
  18. Colocado por: Casa da HortaEspero que o seu contacto com o cancro tenha sido só de visitar alguém no ipo.
    fui um acompanhante e digamos que acabou bem a minha historia com o cancro , um agradecimento para vocês todos profissionais de saúde desde já e sempre , visto que percebeu o meu ponto de vista espero que a ida para o campo se concretize o mais breve possível ou então se mude para São Miguel eheheheheh estamos na moda .
    Concordam com este comentário: Marcopom, Casa da Horta
  19. Colocado por: Marcopoma saída a sul (creio), aqui por vezes também se chama "mar" ou "oceano" mas pronto também pode ser campo.. 🤣🤣🤣
    é um campo de peixes ...😂
  20. Colocado por: Casa da Horta
    Apanhar à mão e dar às galinhas ;-)
    as galinhas não merecem.
    Vi agora outro problema,..

    Isto é como diz o meu vizinho, sem veneno não dá nada...
 
0.0966 seg. NEW