Colocado por: DR1982O que se pode fazer é ja que isto ta tao caro, e o dinheiro parece que mais caro esta é limitarmo-nos ao estritamente necessário, ninguem morre por ter um roupeiro de 80€ do maxmat, ou uma cozinha basica do ikea, ou uma ou outra divisão por acabar
Colocado por: dmiguelDe preferência cortar onde no futuro se possa facilmente melhorar caso assim se pretenda. É que um PRH por exemplo que custe 20k ao fim de pago ao banco provavelmente sao alguns 30, e como isto muito mais coisas
E torneiras do Leroy, pavimento flutuante em vez de soalho, Ac's em vez de piso radiante, termossifao em vez de bomba calor. Há tanto por onde reduzir.
Colocado por: sltdO problema (escrevo mais uma vez) é a estrutura. O valor da estrutura aumentou muito para além do aumento dos materiais.Reduza-se o ferro, As cassas antes levavam metade do ferro e não caiam :). Lages aligeiradas em vez de maciças....
Colocado por: sltdO problema (escrevo mais uma vez) é a estrutura. O valor da estrutura aumentou muito para além do aumento dos materiais.Aumentou quanto? Quanto é muito a estrutura?
Nos acabamento é possível poupar. Além disso há mais oferta.
Na estrutura é que está o problema. Aqui não há por onde fugir: é areia, cimento e ferro basicamente.
Nos acabamentos pode-se escolher uma variedade de soluções.
Colocado por: HAL_9000Reduza-se o ferro, As cassas antes levavam metade do ferro e não caiam :). Lages aligeiradas em vez de maciças....Ainda ha aqui estruturas de 200m2 a 50k + iva mais coisa menos coisa, se a estrutura corresponder a 1/3 do total da casa é so fazer as contas, com os restantes materiais rafeiros e acaba se a casa por 150k.
Já nem digo betão feito em obra, porque não sei se fica mais barato.
Eu quando era aprendiz de ajudante de servente de um pedreiro de 2a, o betão era feito em obra, e nenhuma das 10 moradias onde andei, caiu :)
Colocado por: pedrorainhohoje vi isto no expresso "é nos mercados que está a chave para perceber a evolução futura da economia. “Os mercados têm sido eficientes na previsão dos ciclos económicos e prenunciam um abrandamento económico muito pronunciado”, avisa Filipe Garcia.
Com nove das últimas doze recessões previstas pelos mercados" eu não me lembro de nada em 2018 lembro-me em 2020 um crash de umas semanas por causa do COVID mas foi só isso um soluço. Agora em 2022 se comparar desde o início do ano você tem ações de grandes nomes com quebras de mais de 30%, você tem índices com quebras igualmente enormes, mas sinceramente eu acho q o pior ainda não começou. Já né vou falar nas cripto moedas q nunca acreditei naquilo mas muitos diziam q era o futuro e estão como estão...
Colocado por: sltdO problema (escrevo mais uma vez) é a estrutura. O valor da estrutura aumentou muito para além do aumento dos materiais.
Nos acabamento é possível poupar. Além disso há mais oferta.
Na estrutura é que está o problema. Aqui não há por onde fugir: é areia, cimento e ferro basicamente.
Nos acabamentos pode-se escolher uma variedade de soluções.
Colocado por: snobaquilo é mão de obra que nunca mais acaba,MAs a mão de obra não encareceu assim tanto (8% segundo as notícias). Fora dos grandes centros, duvido até que tenha encarecido alguma coisa de significativo.
Colocado por: HAL_9000MAs a mão de obra não encareceu assim tanto (8% segundo as notícias). Fora dos grandes centros, duvido até que tenha encarecido alguma coisa de significativo.
Colocado por: snobEm muitas das vezes porque somos uns cagoes com a mania de complicar, ate nos acabamentos se pode simplificar muito, reduzir materias e pessoas em obra.
A mão de obra, como não existe, é cara e já o era antes da guerra.
O que eu estou a tentar explicar é que os acabamentos implicam mais mão de obra do que a estrutura que é relativamente rápido.
Colocado por: DR1982E ou muito me engano ou daqui a mais 4 anos vai continuar igual... eu quando comprei em 2018 todos me diziam para esperar baixar, que estava muito caro, acabei por comprar na altura mais caro 10/15% que uns anos antes, e agora vale mais 25/30% do que em 2018 horas quando comprei. Alguns que me dizia que estava cara ainda estao a pagar renda, à espera e ainda vão continuar certamente!como sabe nos USA uma boa parte das casas é em madeira, procure ver o q está a acontecer ao mercado da madeira agora q o mercado habitacional está em queda. Procure por lamber price crash e veja lá o q se passa desde o início do ano. E tal como já tinha dito assim q terminar os contratos do gás as grandes consumidoras em Portugal e espanha vão ter gás a MWh de 50e. Em Portugal as vendas de habitações, dito na televisão, está em -30% e os empréstimos de abril para março caíram 20%, ou seja o mercado deve já estar em queda, vamos ver os números de maio Do bdp.
O mesmo acontece agora, duvido que quem nao consiga construir agora que va conseguir daqui a uns tempos, pelo contrário.
Colocado por: pedrorainhocomo sabe nos USA uma boa parte das casas é em madeira, procure ver o q está a acontecer ao mercado da madeira agora q o mercado habitacional está em queda. Procure por lamber price crash e veja lá o q se passa desde o início do ano. E tal como já tinha dito assim q terminar os contratos do gás as grandes consumidoras em Portugal e espanha vão ter gás a MWh de 50e. Em Portugal as vendas de habitações, dito na televisão, está em -30% e os empréstimos de abril para março caíram 20%, ou seja o mercado deve já estar em queda, vamos ver os números de maio Do bdp.Poderá haver menos procura, mas ainda assim a procura é superior à oferta, a procura era tanta que menos 20 ou 30% de procura ainda continua a haver muita procura na mesma
Colocado por: snob
A mão de obra, como não existe, é cara e já o era antes da guerra.
O que eu estou a tentar explicar é que os acabamentos implicam mais mão de obra do que a estrutura que é relativamente rápido.
Colocado por: FabCardoso
Tem razão, quanto acham que é a mâo de obra, numa estrutura de 55k ja com IVA? Mais de metade é mão de obra.
Colocado por: DR1982Poderá haver menos procura, mas ainda assim a procura é superior à oferta, a procura era tanta que menos 20 ou 30% de procura ainda continua a haver muita procura na mesma
Colocado por: PedroeLaraE diz isso por palpite ou baseado em que é que atira esse valor?
Claro, mas vamos ver se ate ao fim do ano o valor nao duplica para -60%
Colocado por: DR1982E diz isso por palpite ou baseado em que é que atira esse valor?
Colocado por: PedroeLarao portugues nao tem forma de comprar.Pois mas Segundo alguns dizem a tendência é Portugal ser cada vez menos para portugueses. Você tem um orçamento super inflacionado, certo, mas provavelmente nem todos serão assim.