Colocado por: N Miguel OliveiraPois, é a velha questão... saber se a procura desce ao ponto de embaratecer significativamente alguma coisa. Que rombo brutal teria que acontecer à procura para isso acontecer. Idem para a oferta, se se avizinham nuvens negras, a tendência é o nº de construção nova também diminuir porque fica tudo mais caro. No final o que acontecerá? Algo como 2012-2015? Em que o preço mais barato das casas coincidiu com a menor oferta? Ao mesmo tempo significa que menos pessoas puderam comprar adiando o desejo de comprar/construir. Quanto isto teria que "descer" para se construir ao preço de há 3/4 anos? Interessante de facto.
Colocado por: DR1982É que esperar anos por algo que nem certeza se tem se pode ou não acontecer não é muito aliciante. Sobretudo que no caso em questão nem nunca me lembro dos preços terem baixado
Colocado por: pguilhermePreços à hora de maquinas, nunca vi descer nem na última crise, o trabalho abrandou mas nao era por descerem que iam ter mais trabalho si ia era lixar se todos se um deles baixasse
Aliciante para quem?
Para os DO que querem construir a sua própria casa? Claro que não. A esses, é optimizar o que for possível, racionalizar a casa no que puderem (areas, características, métodos, etc) e avançarem se as contas assim o permitirem.
Já para quem investe, abrandar ou mudar de direcção é normal e expectável.
Como, nunca viu os preços baixar? Estava no activo na última crise? Ou o norte esteve imune a isso?
Eu tenho visto flutuações todos os dias, tanto a subir como a descer...
Colocado por: N Miguel OliveiraPois, é a velha questão... saber se a procura desce ao ponto de embaratecer significativamente alguma coisa. Que rombo brutal teria que acontecer à procura para isso acontecer. Idem para a oferta, se se avizinham nuvens negras, a tendência é o nº de construção nova também diminuir porque fica tudo mais caro. No final o que acontecerá? Algo como 2012-2015? Em que o preço mais barato das casas coincidiu com a menor oferta? Ao mesmo tempo significa que menos pessoas puderam comprar adiando o desejo de comprar/construir. Quanto isto teria que "descer" para se construir ao preço de há 3/4 anos? Interessante de facto.a minha foi comprada em 2013 por com desconto de mais de 50k face ao valor avaliado pelo fundo imobiliário. Valeu a pena ter esperado face a 2007/2008 q era quanto tinha ideia de comprar. Quanto aos preços o melhor é perceber os ciclos https://www.diarioimobiliario.pt/Os-quatro-ciclos-do-imobiliario e na última crise não é diferente. Agora algumas novidades a primeira é q no próximo mês vamos ter um novo imposto na fatura da luz por isso guardem bem os 125e pelo menos quem o o for receber. Lembram-se q vos disse algures em maio q íamos todos pagar a cagada do gás de Espanha e Portugal? a segunda novidade é q a Alemanha está a prever uma recessão de 3.5% no proximo ano. Dado q as exportações de Portugal estão dependentes da Europa, é só juntar 1+1 se juntarmos isto aos problemas com a importação do gás da Nigéria como se avizinha cheira-me mel. E não sei se repararam o Marcelo marcou um reunião para dia 28 de outubro, precisamente 1 dia depois da reunião do BCE com novos juros.