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  1.  # 121

    Colocado por: BigmouseRecebi a minha dia 31.

    Mas está preocupado com o que? Foi notificado de uma forma legal de algum aumento.

    Só se for uma taxa regulada pela rede e que poderão cobrar sem comunicação.


    O problema é que a Endesa tentou mesmo fazer isso, e já apareceu nalgumas faturas este item (ver abaixo), como se fosse uma taxa regulada, o que não é. Do governo devem ter tido conhecimento disto, daí esta vigilância.

    Factura Endesa
    Concordam com este comentário: Quilleute
  2.  # 122

    Pá … não critico a medida .

    Especulação é grave !
    Chamem-lhe perseguição… o que quiserem, impunes é que não podem ficar.

    E nem posso acreditar que nesta situação exista quem defenda a empresa .
  3.  # 123

    Colocado por: ruicarlov

    O problema é que a Endesa tentou mesmo fazer isso, e já apareceu nalgumas faturas este item (ver abaixo), como se fosse uma taxa regulada, o que não é. Do governo devem ter tido conhecimento disto, daí esta vigilância.

    Factura Endesa
    Concordam com este comentário:Quilleute


    Pagava … mas de seguida fazia reclamação á entidade reguladora!
    • hangas
    • 2 agosto 2022 editado

     # 124

    Não é defender a empresa, mas alguma base devem ter tido para fazer tal afirmação.

    Afinal o DL 33/2022 foi promulgado..

    E diz algures no Art 5

    Artigo 5.º

    Repercussão

    1 - O cálculo do valor do ajuste global a repercutir em período de negociação compete ao operador nomeado do mercado da eletricidade no âmbito dos mercados de eletricidade sob a sua gestão.

    2 - O custo do valor previsto no artigo anterior é exclusivamente imputável aos consumidores de energia elétrica referidos na alínea c) do n.º 1 do artigo 2.º, sem prejuízo do disposto no artigo 7.º


    Será que a Endesa apenas falou cedo de mais? Era suposto guardar na gaveta até Janeiro?
  4.  # 125

    Não se trata de defender ou não uma comercializadora. Nunca o fiz, nem nunca o devo fazer, tanto me faz ser a comercializadora A, B ou C...

    Agora se a taxa for definida pela entidade reguladora / governo, acreditem que todas as comercializadoras irão ter de a processar nas suas faturas (incluindo o mercado regulado).

    Se for algo só inerente a cada comercializadora, que duvido, qualquer alteração terá de ser comunicada ao cliente de acordo com as condições contratuais. Se não concordarem, só lhes resta procurar outro no mercado que ofereça melhores condições.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  5.  # 126

    Pelo que percebo , existe um mecanismo de compensação e só o que este mecanismo não abrange é que pode ser imputado ao cliente.

    No entanto, é preciso antes de mais saber quais os volumes de energia que cada comercializador tem de facto expostos ao mercado grossista e quais os volumes que estão ao abrigo de contratos de preço fixo, antes que qualquer valor seja incluído numa factura.

    Daí a directiva da ERSE que obriga os comercializadores no mercado liberalizado a reportar os volumes de eletricidade que tenham contratado para os próximos 12 meses, de forma a se poder chegar aos reais valores a serem imputados nas facturas dos clientes.

    A Endesa está a aplicar este valor como ?
    Acabei de verificar a minha EDP , nenhuma parcela adicional .

    Se fosse cliente … já estaria também a procurar novo fornecedor.
  6.  # 127

    Uns dizem diretamente nos meios de comunicação, outros nos próprios sites https://luzboa.pt/informacao-mecanismo-de-ajuste-de-mercado-dl-33-2022/
  7.  # 128

    Qual é que lhe garante que não irá cobrar por esse mecanismo?

    Colocado por: Quilleutejá estaria também a procurar novo fornecedor.
  8.  # 129

    Ora bem, as empresas fornecedoras da Eléctricidade já “concertaram” as suas decisões …
    resta o pessoal ver o que compensa no final do mês … e mudar se assim o desejarem.
  9.  # 130

    Colocado por: BigmouseQual é que lhe garante que não irá cobrar por esse mecanismo?



    Nada … a não ser a garantia de que não vai haver alteração até ao final do ano.
    No momento em que houver algo em contrário … aqui o salta pocinhas, procurará novamente a melhor oferta .
  10.  # 131

    Desde 11 de Abril, até dia 31 de Julho também a Endesa não me tinha cobrado numa parcela adicional.

    Colocado por: QuilleuteA Endesa está a aplicar este valor como ?
    Acabei de verificar a minha EDP , nenhuma parcela adicional .
  11.  # 132

    Colocado por: BigmouseDesde 11 de Abril, até dia 31 de Julho também a Endesa não me tinha cobrado numa parcela adicional.



    Mas já recebeu a fatura com período de faturação até 31 de Julho? Acho cedo demais para já ter até essa data. Na imagem que coloquei apenas os três últimos dias do período de faturação é que tinham tido o mecanismo de ajuste
  12.  # 133

    Castigo ao contribuinte que ainda vai suportar juros de mora.

    Com o dinheiro dos outros também eu era muito mauzão.
  13.  # 134

    A que dias correspondem efetivamente?

    Colocado por: ruicarlovNa imagem que coloquei apenas os três últimos dias do período de faturação é que tinham tido o mecanismo de ajuste
  14.  # 135

    Não.

    EDIT: Corrigindo a afirmação: Desde 11 de Abril, até dia 11 de Julho também a Endesa não me tinha cobrado numa parcela adicional e até 29 de Julho quando foi emitida a fatura, não consta qualquer comunicação de alteração de tarifas.

    Colocado por: ruicarlovMas já recebeu a fatura com período de faturação até 31 de Julho?
  15.  # 136

    Colocado por: BigmouseA que dias correspondem efetivamente?



    Isso não sei dizer. A pessoa em questão ainda não respondeu a isto, apenas a fatura tinha sido emitida mesmo no fim de Julho.
    • eu
    • 2 agosto 2022

     # 137

    Colocado por: QuilleuteE nem posso acreditar que nesta situação exista quem defenda a empresa .

    Mas quem é que está a defender a Endesa? Tanto Endesa como governo estiveram muito mal.

    A empresa esteve mal, mas este despacho do governo é claramente persecutório a uma empresa em particular.

    Se o despacho fosse genérico, até se aceitava, mas refere-se apenas a uma empresa específica! Isto é gravíssimo em democracia!
    Concordam com este comentário: Bondi, Pickaxe
    • eu
    • 2 agosto 2022 editado

     # 138

    Colocado por: hangas2 - O custo do valor previsto no artigo anterior é exclusivamente imputável aos consumidores de energia elétrica


    Ora cá está aquilo que o governo anda a tentar disfarçar.
    Concordam com este comentário: Bondi
  16.  # 139

    Colocado por: eu

    Ora cá está aquilo que o governo anda a tentar disfarçar.


    Não houve disfarce nenhum. Sempre foi dito que são os consumidores que recorram à OMIE (mercado diário, intradiário) e OMIP (futuros) que teriam de pagar essas compensações. Outras formas de aquisição de energia, como contratos bilaterais, que não recorrem a este mercado, estão isentos destas compensações.
  17.  # 140

    Colocado por: ParamonteSe uma central nuclear entrar em colapso em Portugal, nas localizaçõees que são viáveis, mais de 30% da popullação tinha que ser deslocada, talvez para Espanha ou Marrocos

    Continuam os argumentos "imbatíveis" sem pés nem cabeça. A maior parte das centrais nucleares da Europa coincide com os sítios de mais alta densidade populacional do continente - França, Alemanha, Bélgica, Holanda,...
    Basta ver o nosso vizinho, duas centrais na zona de Madrid e duas na zona de Barcelona.
    Concordam com este comentário: eu
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