Colocado por: WarrenGO problema é terem aceite pagar balúrdios por casas velhas que não valiam nem perto do valor pela qual foram vendidas e hipotecado o resto das vidas.Isto é Verdade.
Colocado por: HAL_9000Quem ficou com uma taxa de esfoço muito justa com os juros negativos, agora vai ter de ser muito criativo.....
Colocado por: sltd
E os que compram/constroem sem recurso a crédito, gastam as poupanças e ficam a ver navios.
Escumalha PS. Equidade?, está quieto.
Colocado por: AMVPpodem trabalhar mais, por exemplo2º emprego? Acho pouco viável. Horas extra nem todos os serviços precisam. Quando precisam, muitos já não as pagam: trocam por horas (resquícios que ficaram do tempo da troica).
Colocado por: sltdÉ uma questão de equidade. Se alguém poupou porquenão quer dar € aos bancostinha um salário que o permitia não deve ser prejudicado.
Colocado por: sltdsendo dois salários bons (50K/ano) a entrar e sem filhos, consegue.Não conheço muitas pessoas a ganhar 1700k limpos por mês/cada Infelizmente. Mesmo assim, assumindo que conseguiam poupar 2/3 rendimento liquido (30k), andavam 10 anos para juntar 300k.
Colocado por: sltdQuem não tem que comprar terreno, sendo dois salários bons (50K/ano) a entrar e sem filhos, consegue.
Colocado por: HAL_90002º emprego? Acho pouco viável.
Colocado por: HAL_9000Podem efetivamente trabalhar mais degradando ainda mais a parca qualidade de vida que já se tem neste país.
Colocado por: WarrenGO problema não é pedir credito. O problema é terem aceite pagar balúrdios por casas velhas que não valiam nem perto do valor pela qual foram vendidas e hipotecado o resto das vidas. E nesse caso nao havia a questão da subida dos materiais, mão de obra, etc...
Foi o efeito de herd mentality. Se toda a gente comprava e as casas se vendiam...
Se o banco emprestava X iam até X, não compravam uma casa mais modesta por metade do dinheiro. Eu digo isto porque várias amigos meus que ganham muito menos que eu andavam à procura de casas muito superiores à que comprei e diziam que para eles a minha casa não "chegava". Era o chão de madeira, o aquecimento xpto, etc...
Agora vamos ver se o salário chega...
Colocado por: AMVPSim, e pq não?Como é que concilia por exemplo 8h + 4h + tempo nos transportes com a existência de uma família?
Colocado por: AMVP.. agora se lhes falta o dinheiro terão de ser os restantes a pagarem-lhe as contas?Porque havemos de pagar a uns e não a outros (e isto dito por alguém que vai o aumento e vai pagar a ajuda muito provavelmente).
Colocado por: HAL_9000Como é que concilia por exemplo 8h + 4h + tempo nos transportes com a existência de uma família?
É que o segundo emprego, não pode ser como em alguns sectores da FP em que ao mesmo tempo estão a trabalhar em 2 sítios. Na maior parte dos casos as pessoas têm mesmo de estar lá no primeiro e segundo emprego. É possível? É. É próprio de país de terceiro mundo? Também.
Nos países nórdicos com um part-time conseguem orientar a vida, nós por cá falamos em 2º emprego.
Colocado por: lpetinga
Isto! Eu tenho consciência das coisas e sei até quanto posso ir, mas há muita iliteracia financeira em Portugal e parece que não há vontade de o mudar.
Quanto aos que reclamam com quem pede crédito, digam-me, como é que uma família mesmo com 3000€ líquidos mensais, que já é bem acima da média em Portugal, consegue poupar para comprar uma casa a pronto, se tiver de alugar casa, ter despesas com os filhos etc? É impossível, se calhar muitos que estão a falar que compraram sem empréstimo tiveram alguma herança ou venderam uma casa deixada pelos pais etc, também não o conseguiram fazer sozinhos.
Colocado por: AMVPMas eu fui educada do modo em que não pertencendo a uma família rica a única hipótese era mesmo trabalhar.também eu. Mas uma coisa é fazer isso com vista a atingir um objetivo a menor prazo. Outra coisa é ser obrigado a fazê-lo para simplesmente ter o que por na mesa e onde morar.
Colocado por: luisvv
Sobe, como deve ser. Os bancos são empresas e servem para ter lucros. É bom que o negócio deles seja emprestar dinheiro e não meramente cobrar comissões.
Não existem lucros excessivos.
Colocado por: HAL_9000Não tenho medo nenhum de trabalhar, mas acho que antes de ser obrigado a ter dois empregos para poder comer, junto-me a tantos outros e abandono a chafarica tb.