Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

    Colocado por: HAL_9000Agora é manter é começar a andar para trás até corrigir

    Já estão a andar para trás, dado que a casa tem "pré-instalações".
    Concordam com este comentário: marcocar
  2.  # 542

    Há uns meses filtrar por apartamentos em Lisboa no Casa Sapo até 200k€ dava 2 páginas. Hoje dá 5 páginas. A qualidade dos apartamentos não melhorou, continua a ser tudo coisas de meter medo, ou em sítios tipo Lisboa-Ameixoeira.
    Conclusão: os preços não baixaram mas começa a haver mais oferta.


    Acho que é esperar 3 meses mais e vai dar 10 páginas, com preços a descer.
  3.  # 543

    Colocado por: palmstrokeAcho que é esperar 3 meses mais e vai dar 10 páginas, com preços a descer.
    Vai haver correção sem dúvida. A minha questão é que correção será essa. Não espero descidas muito grandes sinceramente, talvez um recuo aos preços de 2020 tendo em conta as minhas estatísticas com base na plataforma "eu acho que"
  4.  # 544

    Colocado por: HAL_9000

    O pessoal que anda para ai a especular preços tem de acordar para a vida. O tempo de alavancar o preço do imobiliario acabou. Agora é manter é começar a andar para trás até corrigir
    Concordam com este comentário:RUIOLI


    Eu concordo com o HAL, mas não consigo deixar de considerar irónico esse comentário num tópico onde, 324 páginas e quase 3 anos depois, começou com isto:

    Colocado por: GambinoBoas!

    Ando há algum tempo para adquirir um casa.

    Com esta situação da crise os preços estão finalmente baratos?

    Tenho andado a ver...mas a impressão que tenho é que há poucas variações...
    Concordam com este comentário:Miguel Ludovice
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana Carlos
    Concordam com este comentário: HAL_9000, vmontalvao
  5.  # 545

    Colocado por: HAL_9000com as taxas actuais, um crédito de 200k a 30 anos, deve corresponder a um custo total de 380 k diria eu sem fazer contas certinhas.


    Que contas fez já agora? Em que se gastam os outros 180?
  6.  # 546

    Colocado por: RUIOLIATENÇÃO: Esta moradia foi construída para o filho do construtor!


    Já vejo a casa à venda há algum tempo e o mais engraçado é que é tão original que na altura parecia-me uma no Casal de São Sebastião, cujo "S" no efeito da fachada das traseiras era igualzinho...mas aqui na zona há outras nesses valores, ainda de construção de 1000+IVA...

    Essa casa em concreto está ampla e airosa...não vejo nada que justifique o valor, mas é o que temos...

    SObre o valora da prestação, há dias um amigo contava-me uma dessas histórias...é que eu vejo as casas aparecerem e as familias a ocuparem-nos, mas não conheço ninguém na primeira pessoa. Ficamos intrigados como surge gente tão bem remunerada e nova, de repente (e ainda bem! QUe assim fosse sempre)... e então o exemplo destes foi um apartamento bem vendido, com um lucro de 200mil..vai daí meteram-se numa moradia acabara, dessas de 800mil (precisamente nessa zona)...financiamento de 600 mil e uns trocos para mobilar e deu uma prestação inicial de 2000 e tal + custos normais da casa considerados...diz que já anda agora nos 3500. Não sei as profissões mas metem em casa por mês, dois ordenados de 5000eur (não perguntei se tinham filhos).

    Basta um ficar desempregado e se os seguros não o previrem....
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  7.  # 547

    Colocado por: AMVPPor acaso, encontrei agentes imobiliários em choque com o aumento do preço das casas e com medo de voltarem a assistir ao mesmo que já tinham visto, sim tb há destes.
    Concordam com este comentário:rpmmsantos


    o que é que eles já viram? se bem me lembro PT não estava em bolha na altura da crise do sub-prime.
    • AMVP
    • 8 janeiro 2023

     # 548

    Colocado por: buraburamono

    o que é que eles já viram? se bem me lembro PT não estava em bolha na altura da crise do sub-prime.

    E o que viu o user? Ha 10 anos atras estava atento a este assunto? Penso que nao, pois caso contrario seria facil saber o que viram, pelo menos as coisas mais imediatas, depois ha as menos comuns e mais escondidas
  8.  # 549

    Colocado por: AMVP
    E o que viu o user? Ha 10 anos atras estava atento a este assunto? Penso que nao, pois caso contrario seria facil saber o que viram, pelo menos as coisas mais imediatas, depois ha as menos comuns e mais escondidas


    a minha pergunta era mesmo uma pergunta.


    quando foi a última bolha imobiliária por cá? às tantas temos um mercado cheio de intervenientes com 0 experiência de bolha e consequências da especulação.
    • AMVP
    • 9 janeiro 2023

     # 550

    Colocado por: buraburamono

    a minha pergunta era mesmo uma pergunta.


    quando foi a última bolha imobiliária por cá? às tantas temos um mercado cheio de intervenientes com 0 experiência de bolha e consequências da especulação.

    Eu nao falei de bolha alguma, apenas se falava da falta de capacidade para se honrar o compromisso associado ao credito.
    Se ha ou houve bolha, para lhe dizer a verdade nao é assunto que me interesse, é - me mais relevante o impacto na vida das pessoas.
  9.  # 551

    Colocado por: AMVP
    Eu nao falei de bolha alguma, apenas se falava da falta de capacidade para se honrar o compromisso associado ao credito.
    Se ha ou houve bolha, para lhe dizer a verdade nao é assunto que me interesse, é - me mais relevante o impacto na vida das pessoas.
    E o impacto agora tenderia a ser maior precisamente porque há bolha. Os preços dispararam, os salários estagnaram. As pessoas endividaram-se por valores elevadíssimos, numa altura de juros negativos e spreads altos.

    Contudo penso que agora existe mais rigor quando se contrai crédito, e felizmente já não ocorrem aquelas situações de pedir CH a 120% para dar para a casa, para o carro e mobília.

    Em julho deste ano praticamente todos os CH já actualizaram a taxas actuais. Vamos ver o impacto que isso tem nas famílias.

    Espero sinceramente que a grande maioria dos que compraram nos últimos 5 anos se aguente, eu incluído.
    • AMVP
    • 9 janeiro 2023

     # 552

    Colocado por: HAL_9000o impacto agora tenderia a ser maior precisamente porque há bolha.

    Esta sempre com essa conversa, agora é que é uma desgraca. Pois olhe, que numa dessas visitas com agentes mais preocupados com as coisas fiquei a saber, para alem do que ja sabia, que alguns mutuarios se amandaram da sua casa, desculpem a dureza mas de facto as vezes la tem de ser. Tirando os agentes, conheco pessoas bastantes proximas que perderam tudo e uma tambem perdeu a vida, nao foi fatalidade, foi decisao.

    Colocado por: HAL_9000Em julho deste ano praticamente todos os CH já actualizaram a taxas actuais. Vamos ver o impacto que isso tem nas famílias.

    Todos? Essa é boa.

    Colocado por: HAL_9000felizmente já não ocorrem aquelas situações de pedir CH a 120% para dar para a casa, para o carro e mobília.

    Nao? Esta bem. Mas olhe, ocorreram dar como entrada um imovel de familiar, vamos ver se nao vai a casa de quem pediu emprestimo e a dos pais. Mas nao se preocupe, desta vez o estado vai ajudar os jovens, os outros nao sei
  10.  # 553

    Colocado por: N Miguel OliveiraQue contas fez já agora? Em que se gastam os outros 180?
    juros, seguros obrigatórios e comissões de manutenção. Basicamente o MTIC. Foram contas de cabeça, mas não devem falhar por muito.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  11.  # 554

    Eles só ficam preocupados com as casas a que os preços não correspondem ao preço que os clientes estão a pedir .
  12.  # 555

    Colocado por: RUIOLIATENÇÃO: Esta moradia foi construída para o filho do construtor!

    E qual o motivo para o filho do construtor, não querer ir morar para lá?
    Ou está a morar lá, mas quer sair?
  13.  # 556

    Colocado por: AMVPEsta sempre com essa conversa, agora é que é uma desgraca.
    Mas você perde tempo a interpretar o que se escreve, ou só quer ser do contra mesmo?
    Eu disse que só agora é que é desgraça? O que eu disse é que potencialmente agora tem tudo para ser pior, sobretudo nos últimos 5 anos porque:
    - o valor das casas esta inflacionadissimo, logo leva a endividamentos maiores. Pense que em 2009 com 100k você conseguia comprar uma boa casa (eu sei porque já acompanhava o preço das casas nessa altura na zona de Coimbra).Agora com 100k, numa cidade, compra o que?
    - As taxas de juros estiveram negativas durante muito tempo, o que elevou a spreads altos, comissões, e o diabo a 7 que tira poder de negociação na hora de contrair um empréstimo.
    - Inflação alta que leva a perda de rendimentos.
    - Assistimos ao maior aumento em termos nominais, e no menor espaço de tempo, de que há memória da Euribor. Repare que em 10 meses a Euribor 12m aumentou 3,8%. Entre 2005-2008 ( um período de 3 anos que permite adaptações) a Euribor não chegou a aumentar está ordem de grandezas. Aqui o que conta para o incumprimento é o aumento da prestação, uma vêz que era o ponto de partida que estava englobado nas despesas correntes.

    Ainda há dois anos um casal amigo em que ambos recebem o ordenado mínimo fizeram um CH de 145k a actualizar em junho. Digo agora o que disse na altura, é um valor demasiado alto para os rendimentos,e nem imagino a ginástica que em Junho de 2023 vão ter de fazer para continuar a cumprir com a prestação.

    O grande problema da crise 2010-2014 foi que muita gente perdeu o emprego, e viu os rendimenros reduzirem de forma significativa. Eu sei bem o que foi esse tempo porque apanhei essa crise no início da minha carreira profissional e tive inclusive de sair do país.
    Para as pessoas que perderam o emprego, a coisa foi dramática, ninguém mais do que eu o tem reforçado aqui pelo fórum, e sim eu tinha noção que muita gente se suicidou por causa das dúvidas, até porque essas notícias abriram alguns telejornais.
    Contudo para as pessoas que mantiveram o emprego, mesmo perdendo rendimento, aguentaram o barco, porque os aumentos não foram tão expressivos como os actuaism

    O que eu pretendo dizer com "o impacto agora tenderia a ser maior é": Imagine que em 2023 entramos em recessão, o desemprego aumenta, e a isso some o valor astronómico em dívida e os aumentos brutais de prestação aos 200, 300 e 400 euros de uma só vez. A mim parece-me que tem tudo para correr mal

    Ainda há dias uma colega FP recordou que em 2012 teve de pedir a mãe para a ajudar a pagar as prestações porque aumentaram 150 euros e na altura não conseguiu fazer face ao aumento. 150 euros de aumento nos empréstimos mais recentes "é uma brincadeira" por assim dizer.

    Colocado por: AMVPTodos? Essa é boa.
    Tendo em conta que as taxas começaram a subir a sério a partir de junho Julho ( em agosto do ano passado a Euribor 12 m estava a 1%), imagino que em julho deste ano, a maioria das pessoas já levou com o "coice" e tem noção se se consegue aguentar ou não.
    Todos os CH a taxa variável entenda-se.



    Colocado por: AMVPNao? Esta bem. Mas olhe, ocorreram dar como entrada um imovel de familiar, vamos ver se nao vai a casa de quem pediu emprestimo e a dos pais.
    Por isso é que eu digo que agora o potencial para correr pior existe. Vamos ver como evolui a economia e por conseguinte a taxa de emprego.agora a perda de rendimentos devido a inflação,já ninguém a tira.



    Colocado por: AMVPMas nao se preocupe, desta vez o estado vai ajudar os jovens, os outros nao sei
    Mas você acredita mesmo nisso? O PM disse aquelas baboseiras como disse que em 2023 os rendimentos das pessoas vão aumentar ( não diz é que em termos reais vão ficar significativamente mais pobres). Os jovens vão continuar a não conseguir comprar casa nenhuma, e se não querem viver a contar os tostões, vão continuar a emigrar.
  14.  # 557

    Colocado por: vmontalvaoE qual o motivo para o filho do construtor, não querer ir morar para lá?
    Emigrou porque com o ordenado de cá não conseguia pagar a casa ao pai.
  15.  # 558

    Colocado por: HAL_9000eu só acho que quem tem 900k para dar por uma casa ( e que em Portugal deve ser menos de 5% da populacao), não vai morar para Famões.

    Pois. A localização tanto pode trazer uma valorização só por si, como pode trazer um tecto orçamental.
    Mas é um anúncio.. pode pegar ou não. Só a bazófia da descrição deve sugerir algo.

    Colocado por: N Miguel OliveiraQue contas fez já agora? Em que se gastam os outros 180?

    90% para o banco no final da maturidade não é nada de outro mundo, que poderá dar os tais 380k€.
    Nas fine, para garantir que o cliente perceba o real custo, dizem muito simplificadamente algo do género: "Irá pagar 1.90€ por cada euro que pedir emprestado"
    Concordam com este comentário: HAL_9000, desofiapedro
  16.  # 559

    Colocado por: HAL_9000

    Em julho deste ano praticamente todos os CH já actualizaram a taxas actuais. Vamos ver o impacto que isso tem nas famílias.

    Espero sinceramente que a grande maioria dos que compraram nos últimos 5 anos se aguente, eu incluído.


    Está a esquecer-se das recentes medidas do governo em limitar a taxa de esforço a 36%, obrigando os bancos a renegociar. Ninguém vai ficar sem casa, apenas vão continuar a pagar a casa até ao fim do empréstimo com juros altissimos. Praticamente tudo o que sobrar ao final do mês, depois de pagar as contas, será para pagar os juros ao banco.

    E os bancos estão mais do que satisfeitos. Ao contrário da ultima crise, neste momento não há problema de liquidez nos bancos, o que é comprovado com os miseráveis retornos nos depósitos a prazo.
  17.  # 560

    Colocado por: vmontalvao
    E qual o motivo para o filho do construtor, não querer ir morar para lá?
    Ou está a morar lá, mas quer sair?
    pois ... Deve ter ido morar lá só para o marketing...
 
0.0385 seg. NEW