Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos,

    Hoje, trago-vos aqui outra grande questão, desta vez para a casa de um amigo que está em remodelações: quais é que são as regras de ouro para se abrir um open space? Está muito na moda, mas de facto vejo isso ser feito com muita leviandade, como é este o caso -- compram casa velha, partem-se paredes, fazem-se kitchenettes, metem-se janelas muito boas... Mas e depois? Como garantir a circulação de ar dentro de casa? Como garantir que a humidade não se vai condensar toda nas paredes que dão para a rua? É que já vi isto acontecer mesmo em gesso cartonado com lã de rocha por dentro. Parece-me mais um problema de condensação do que de choque térmico. Será os dois?

    Do alto do meu amadorismo, cheira-me que deve haver uma certa ciência nisto do open space. Não necessita de instalações de ventilação?
  2.  # 2

    É uma moda. É chique. E dá trabalho a arquitectos e desenhadores.

    Estar na sala e estar alguém ao lado a fazer uma panela de sopa, isso é open space.

    Ah e gastar um ordenado mínimo em aquecimento
    Concordam com este comentário: Susi, Diana Pinheiro
  3.  # 3

    A circulaçao de ar é para isso que servem as vmc's...
    E nao tem nada a ver com ser open ouclosed space... Tem a sua necessidade em todas as casas...
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  4.  # 4

    O que é que os open space tem a ver com humidades, condensações e ventilação?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães, NTORION, nunogouveia, peasm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocardiff
  5.  # 5

    Paramonte

    antigamente a gente mais simples era então muito chique, era tudo feito na cozinha, bem talvez não o dormir ( quarto).

    rtpereira
    qual ciência? se faz fumo tem o exaustor
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro
  6.  # 6

    Colocado por: ParamonteÉ uma moda. É chique. E dá trabalho a arquitectos e desenhadores.

    Estar na sala e estar alguém ao lado a fazer uma panela de sopa, isso é open space.

    Ah e gastar um ordenado mínimo em aquecimento

    Só quem não gosta de conviver com a própria família e com os seus convidados é que pensa assim.

    O aquecimento então é a cereja no topo.
    Concordam com este comentário: NTORION, Silvia F, peasm
  7.  # 7

    Tenho openspace e consigo dar um bitaite:

    Prós:
    - O espaço aberto favorece o criar de uma criança, consegue-se literalmente ter um olho no burro e outro no cigano.
    - São os espaços sociais de uma casa estando juntos, no meu entender, torna o receber visitas uma tarefa facilitada e mais agradável.
    - É uma solução estécticamente mais apelativa.
    - Permite optimizar a disposição de mobilia.

    Contras:
    - É necessário um exaustor em condições.
    - No inverno ter atenção a máquina de lavar loiça com abertura autómatica devido a humidade (o mesmo é válido para lavar a loiça a mão com agua quente).

    Quanto á questão do aquecimento, é uma afirmação que não faz qualquer sentido. O gastar muito prende-se com volume do espaço a aquecer e se está ou não bem isolado... não com a morfologia do espaço.
  8.  # 8

    Tendo a experiência de Opensace numa moradia com mais de 35 anos... Nunca tive problemas, excepto com a questão dos fumos cheiros... Mas devido a insuficiente extracção de fumos.
    Num apartamento, durante quase 20 anos, cheiros, também devido deficiente extracção e insuficiente.

    Mas são situações pontuais, depende dos cozinhados. Se faz muitos fritos e /ou grelhados não é recomendavel. Mesmo com extracção eficiente.

    As coisas têm de ser decididas caso a caso.
    Concordam com este comentário: Djdasa
    • Ruipsm
    • 3 fevereiro 2023 editado

     # 9

    Construímos uma moradia com open space a 2 anos e não podiamos estar mais satisfeitos. Não consigo encontrar um contra, provavelmente será um contra se comprar uma MLL que faça muito barulho a lavar. Tirando isso, é fantástico. Só não é fantástico se não gostar de estar com a sua família no mesmo espaço e se for um favor partilhar pouco tempo com esposa e filhos.
    Quanto a questão de humidades é cheiros eu pergunto, vivem em que século????
  9.  # 10

    Colocado por: Ruipsmvivem em que século????


    ambas as situações que relatei, foram/ são passadas em edificios do séc. passado ;).

    As potencias situações constrangedoras se forem devidamente acauteladas, não tem qq problema. Mas também depende da vivencia de cada pessoa/ familia.

    A questão da arrumação (ou neste caso da desarrumação) é igualmente preponderante.. há pessoas que não conseguem ter o espaço da cozinha minimamente limpo, organizado e arrumado. Nesses casos, eu não recomendo openspace.. a menos que o resto da casa seja igualmente o caos! ;)


    Actalmente as maquinas MLL e MLR são muito silenciosas, não vejo como um problema. Muitas vezes chateia mais o compressor do frigorifico. Em particular se o ambiente estiver absolutamente silencioso. Também o ruido provocado pelo exaustor durante a confeccção poderá impor algum problema.

    Há que ponderar e decidir para "si" o que será a melhor forma de ter essa parte reolvida. opne-space ou compartimentado.
    Além destas questoes a forma cmo e´sta pensada a casa, e outras ligações com o exterior, se as houver, também influenciam a decisão.

    Modas, é a "moda da ilha na cozinha" ... na maiora das vezes é um capricho completamente desadequado aos espaços em causa...

    Boas obras e bons projectos.
  10.  # 11

    Aqui no norte "profundo" a sala por norma só é utilizada no dia de Páscoa ou no dia do casamento do filho ou da filha, para tirar as fotos, durante o resto do ano as visitas recebem-se na cozinha, e é na cozinha onde se passa a maior parte do tempo quando não estamos a dormir. Isto para dizer que cada vez mais faz sentido ter openspace.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Ruipsm, Djdasa
    • RCF
    • 3 fevereiro 2023

     # 12

    Colocado por: RuipsmConstruímos uma moradia com open space a 2 anos e não podiamos estar mais satisfeitos. Não consigo encontrar um contra,


    Colocado por: Pedro BarradasActalmente as maquinas MLL e MLR são muito silenciosas, não vejo como um problema. Muitas vezes chateia mais o compressor do frigorifico. Em particular se o ambiente estiver absolutamente silencioso. Também o ruido provocado pelo exaustor durante a confeccção poderá impor algum problema.


    Não devem ter Bimby...

    Seja como for, é uma questão de vivência. Haverá uma solução melhor para mim, mas essa não tem de ser a melhor solução para todos
  11.  # 13

    Colocado por: RCFNão devem ter Bimby...

    Não uso, não ;)

    Colocado por: RCFHaverá uma solução melhor para mim, mas essa não tem de ser a melhor solução para todos

    Exactamente. Se é melhor ou pior, isso é uma não questão!
  12.  # 14

    Eu sou dos que arruma a cozinha 2x por semana, e nos intervalos vai acumulando louça no lava-louça. Não cozinho excepto pelo pequeno almoço, compro comida do supermercado ou janto o que a sra da limpeza cozinha.

    Openspace nunca seria para mim.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  13.  # 15

    Acima de tudo o que se nota é que o conceito openspace é muito conveniente para os construtores que assim nas casas novas conseguem enfiar em pouco mais de 20m2 sala e cozinha.

    Eu vivo num apartamento que não tem openspace, embora a cozinha seja de acesso muito rápido pela sala através de uma porta de correr. O que posso dizer é que essa portinha dá muito jeito, seja porque o exaustor/MLL estão a trabalhar e não quero ouvir na sala, seja porque o cozinhado em questão tem um cheiro mais intenso mesmo com o exaustor no máximo e não quero que passe para a sala ou então seja porque tenho a bebé a dormir na sala e não quero que acorde com os barulhos da cozinha.

    Dito isto, o openspace tem vantagens? Admito que possa ter mas sinceramente continuo a preferir o layout tradicional.

    Relativamente ao user que disse que só não gosta quem não gosta de estar com a família, talvez se vivesse num castelo sentisse essa separaçao. Agora num apartamento humilde de 100 e poucos m2 não sinto :)
    Concordam com este comentário: Paramonte, Zarb
  14.  # 16

    Colocado por: palmstrokeOpenspace nunca seria para mim.

    Você nem precisa de cozinha, basta-lhe uma kitchenete... fechada dentro de um armário... ;)
    Concordam com este comentário: sltd
  15.  # 17

    Eu tenho a cozinha e sala tipo em L, e consigo ter as 2 situações: openspace ou fecho a porta e fico com 2 espaços físicos.
    Foi assim que exigi ao arquiteto ter tudo aberto mas caso seja necessário fecho a porta.


    Colocado por: Pedro BarradasModas, é a "moda da ilha na cozinha" ... na maiora das vezes é um capricho completamente desadequado aos espaços em causa...

    Concordo


    Colocado por: fljotavikAcima de tudo o que se nota é que o conceito openspace é muito conveniente para os construtores que assim nas casas novas conseguem enfiar em pouco mais de 20m2 sala e cozinha.

    Bem verdade
  16.  # 18

    Colocado por: fljotavikAcima de tudo o que se nota é que o conceito openspace é muito conveniente para os construtores que assim nas casas novas conseguem enfiar em pouco mais de 20m2 sala e cozinha.

    Isso é uma palermice de ideia...


    Colocado por: fljotavikAdmito que possa ter mas sinceramente continuo a preferir o layout tradicional.

    Tem todo o direito de preferir assim.

    Eu tanto idealizo projectos em openspace como compartimentado. É o que resultar melhor para o caso em estudo, tudo devidamente ponderado com os donos de obra.

    No caso de apartamentos/ moradias para comercialização, sem donos concretos.. é o que o mercado estiver a pedir, é o que o promotor decidir ser o adequado naquele momento...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  17.  # 19

    Colocado por: RCF



    Não devem ter Bimby...

    Seja como for, é uma questão de vivência. Haverá uma solução melhor para mim, mas essa não tem de ser a melhor solução para todos

    Eu então tenho tudo.. e adoro o open space!

    A questão do aquecimento é exactamente o contrário... Tendo janelas grandes do lado sul e a cozinha do lado norte, só favorece o espaço.
    Tenho a placa na ilha, e um bom exaustor claro está, também tenho uma MLL dessas que quando acaba a lavagem abre automaticamente a porta para ajudar na secagem da loiça.. só sei que está a trabalhar porque projeta uma luz vermelha no chão ou então quando anda um tupperware lá dentro às cambalhotas.. como o Pedro disse, o frigorífico faz muito mais barulho quando arranca o compressor!
    O cheiro dos cozinhados não me faz confusão, felizmente cá em casa cozinhamos bem os dois e os aromas são na sua grande maioria agradáveis, fritos é coisa rara, e se for estritamente necessário tenho uma placa de indução móvel e faço na bancada junto à churrasqueira (petinga frita, batatas fritas, rissóis, croquetes, chamuças ou pasteis).

    Para cada problema existe uma solução, há que estar precavido e ter algum €€€ para poder executar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 20

    Olá a todos,

    Sinto que isto se tornou num prós e contras do open space, mas sem Fátima Campos Ferreira. Na verdade, eu não estava a discutir a existência ou utilidade desta morfologia. Cada um com a sua. Precisava mesmo de uma resposta mais científica. Acho que não estou a fazer nenhuma pergunta disparatada: quando partimos as paredes todas duma casa para criar um espaço amplo e multifuncional, certamente será preciso ter alguns cuidados extra com isolamento térmico e acústico e também, a partir do momento em que temos uma cozinha a criar vapores de água constantemente, certamente será necessário ter alguns cuidados extra com ventilação. A minha questão, para os entendidos, é: quais? Podem explicar-me como se fosse muito burro?

    Obrigado =D
 
0.0226 seg. NEW