Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: RuipsmVoltando ao tópico... A Euribor ainda a irá subir bastante mais? Qual a vossa posta de pescada?
    A 12M Deve subir até 4-4.5% pelo menos.

    Colocado por: RuipsmPela minha zona ainda não se vê saldos no imobiliário, ou melhor, nem imóveis à venda se vê, a amostra continua muitoooo reduzida. Portanto, as pessoas ainda continuam a poder pagar estas taxas. Mas acham que aí da vai subir muito mais?
    Nem vai ver, a não ser em zonas muito específicas do país.

    Existe uma falta de oferta desgraçada de casas, pelo que mesmo que algumas pessoas sejam obrigadas a vender, tentarão não vender a perder muito dinheiro, e em princípio terão compradores.

    Por outro lado a % de pessoas em dificuldades não deve ser muito expressiva. Serão essencialmente os mais jovens que compraram casa nos últimos 7 Anos. Não sei qual é a % destas habitações face ao global nacional, ma snão deverá ser suficiente para provicar um ecatombe no mercado.

    Agora, quem não conseguiu comprar ainda, é que vai ter a vida extremanete dificuldada. Valor do imobiliário altíssimo, capacidade de financiamento reduzida. Sugiro o casamanento com um Seco(a), inglês(a), Francês(a) ou americano(a). É a via mais fácil de conseguir adquirir habitação.
  2. E há ainda a hipótese de não sendo o periodo de taxa alta muito longo uma simples carência de capital entre os 12 a 24 meses permitir aguentar a porrada, para depois se voltarem a endireitar com taxas mais baixas (que esperemos não voltem a 0)

    Dessa forma não se estima ainda uma elevada entrada em default de pagamentos.

    Podem exisitr aqui ali alguma oportunidade mais oportunisticas mas não será transversal ao mercado.
  3. Colocado por: RuipsmVoltando ao tópico... A Euribor ainda a irá subir bastante mais? Qual a vossa posta de pescada?
    Pela minha zona ainda não se vê saldos no imobiliário, ou melhor, nem imóveis à venda se vê, a amostra continua muitoooo reduzida. Portanto, as pessoas ainda continuam a poder pagar estas taxas. Mas acham que aí da vai subir muito mais?


    Na minha opinião atinge o teto ali na casa dos 3.6 máximo 3.7%.
    A taxa actual (depois de ontem) do BCE é de 3.00%, está garantido mais 0.50 em Março, e eventualmente mais uma subida de 0.25 que seria final no Verão, porque a partir de Março/Abril já teremos taxas anuais de inflação na casa dos 4% novamente.
  4. Colocado por: JosebaNa minha opinião atinge o teto ali na casa dos 3.6 máximo 3.7%.
    A taxa actual (depois de ontem) do BCE é de 3.00%, está garantido mais 0.50 em Março, e eventualmente mais uma subida de 0.25 que seria final no Verão, porque a partir de Março/Abril já teremos taxas anuais de inflação na casa dos 4% novamente.


    Essa visão de inflação parece ótimista mas permitia a inicio de reversão de taxas logo no inicio de 2024...
    • Joseba
    • 3 fevereiro 2023 editado
    Colocado por: MS_11

    Essa visão de inflação parece ótimista mas permitia a inicio de reversão de taxas logo no inicio de 2024...


    Um pouco optimista mas creio que seja possível.

    Dando alguns exemplos:
    USA - Inflação Anual actual 6.5%
    Inflação mensal Jan22 0.6% Fev22 0.8% Mar22 1.2% - TOTAL 2.6%
    Assumindo uma inflação mensal de 0.2% teríamos em Abril uma inflação de 4.5%

    Zona Euro - Inflação Anual actual 8.5%
    Inflação mensal Jan22 0.9% Fev22 2.4% Mar22 0.6% - TOTAL 3.9%
    Assumindo uma inflação mensal de 0.2% teríamos em Abril uma inflação de 5.2%

    Alemanha - Inflação Anual actual 8.6%
    Inflação mensal Jan22 0.4% Fev22 0.9% Mar22 2.5% - TOTAL 3.8%
    Assumindo uma inflação mensal de 0.2% teríamos em Abril uma inflação de 5.4%

    Fonte: Trading Economics
  5. Colocado por: RuipsmVoltando ao tópico... A Euribor ainda a irá subir bastante mais? Qual a vossa posta de pescada?
    Pela minha zona ainda não se vê saldos no imobiliário, ou melhor, nem imóveis à venda se vê, a amostra continua muitoooo reduzida. Portanto, as pessoas ainda continuam a poder pagar estas taxas. Mas acham que aí da vai subir muito mais?

    Já ouvi uns entendidos falarem que vai continuar a subir durante o ano de 2023, até provavelmente um máximo de 4%
    Depois volta a descer em 2024.
  6. Colocado por: HAL_9000Já peercebi que a cassete do António Costa lhe ficou bem gravada:
    "Ou somos nós que governamos, ou então é o drama, o horror, a calamidade do André Ventura"

    Assim é que eles gostam :)

    Há ouras opções sabia? Posso perfeitamente criticar as opçõe políticas que vigoraram em Portugal nos úlimos 20 anos, e ainda assim não querer que isto avance a ponto tal que a única alternativa seja a extrema direita.
    Aliás é precisamente o facto de termos um governo socialista no poder há tantos anos que a extrema direita cresceu em portugal. É precisamente o seu adorado primeiro ministro que alimenta o crescimento do André ventura.

    Neste momento o Chega precisa do PS, e o PS precisa do Chega, alimentam-se um ao outro. O problema é que as alternativas estão cada vez mais enfraquecidas, e por este andar vão chegar a 2026 completamente moribundas.

    Sinceramente não estou a ver onde está a incoerência do meu disvurso: Precisamente por não concordar com a linha política que tem sido seguida, é que acredito que isto vai culminar com o crescimento de partidos de extrema direito muito para lá do desejável. Isto é ainda mais grave porque a esquerda nem sequer estáa conseguir capitalizar a contestação social decorrende do agravamento das condições de vida. Se os descontentes não se viram para os partidos de esquerda (BE e PCP, vão invariavelmente acabar a votar Chega).




    Ainda assim mil vezes Biden ou Lula que Perfeitos idiotas como o bolsonaro e o trump.


    Então explica-me lá sff o que é que está de melhor tanto nos US como no Brasil com os novos governantes.. isso eu gostava muito de saber
  7. Colocado por: xiripitiEntão explica-me lá sff o que é que está de melhor tanto nos US como no Brasil com os novos governantes..
    Está brincar certo? Gostava mesmo que fosse o Trump a gerir o dossier guerra na Ucrânia?
    Pode não se lembrar, mas o Trump, não era muito pro NATO.
  8. Colocado por: HAL_9000Está brincar certo? Gostava mesmo que fosse o Trump a gerir o dossier guerra na Ucrânia?
    Pode não se lembrar, mas o Trump, não era muito pro NATO.


    Estou a espera dos teus argumentos seja em economia, militar, social, imigração etc etc.. diga-me lá como é que anda os US nesse quesito.. Trump o que? Trump avisou bem os bananas dos Alemães que deixar a Rússia ser o único fornecedor de gás de grande parte da Europa era demasiado perigoso além de que o que ele disse da NATO é o que querem obrigar agora (todos países chegarem-se aos 2%).. já agora, Trump não provocou nenhuma guerra enquanto esteve lá, agora diga-me onde é que Biden já anda metido.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  9. Os bancos não pagam juros de jeito nos depóstidos dos afforadores? No probelm, o "gajo do BPI" tem a solução: "“Não queremos que os nossos clientes vão para os Certificados de Aforro. (…) Não seria necessário Estado pagar tanto,...)"
    https://eco.sapo.pt/2023/02/03/bpi-sobe-juros-dos-depositos-em-breve-estado-nao-devia-pagar-tanto-nos-certificados-diz-ceo/
  10. Colocado por: xiripitiEstou a espera dos teus argumentos seja em economia, militar, social, imigração etc etc.. diga-me lá como é que anda os US nesse quesito..
    Olhe se quer que lhe diga, nem me vou dar ao trabalho. Há coisas que não valem os 2-3 minutos que se perderia a escrever sobre elas.
    • AMG1
    • 3 fevereiro 2023
    Colocado por: pguilherme
    Veja se entende: no ano de 2021 houve um custo enorme com o pagamento de pré-reformas e indemnizações.
    Este custo "afundou" os resultados e foi largamente superior ao que custariam esses funcionários durante o ano (mais perto de 10 anos).
    Comparativamente a este custo (que foi pontual), a poupança com pessoal é marginal (mas acontecerá todos os anos).

    A principal razão por ter havido uma diferença tão grande nos resultados de 2021 e 2022, foi o enorme custo, embora pontual, que houve em 2021.
    Não tivesse havido essa restruturação, os resultados de 2021 teriam sido bastante superiores e a diferença para 2022 já não seria tão grande.


    Se fizerem um desconto de 5% num Ferrari, tb diz que "saiu mais barato, logo foi ao preço da uva"?
    Não sabe o que está a dizer.


    A maioria dos que foram convidados para sair por RMA já tinham na mesa propostas com valores LIGEIRAMENTE superiores.
    Uma mesmo muito pequena parte, foi a primeira proposta para sair que tiveram.
    As pré-reformas implicam continuar a pagar ~80% do ordenado durante anos, mais um pagamento único, e só depois é que entram na reforma.


    Mas qual SS? Os bancários não descontam nem vão buscar nada à SS!

    E mesmo que o fizessem, receber reforma agora é "pesar no estado"?
    Afinal a malta não desconta todos os meses juntamente para esse efeito?
    E reforma antecipada na SS, com as penalizações, o estado até agradece!


    Oh, não é esse o sentimento. Antes pelo contrário. É bom que a população esteja bem que é para poder suportar créditos!

    O sentimento é que muitos aqui também já constataram: a malta queixa-se do aumento de custo de vida, dos diversos juros, da prestação da casa, etc, sabem que os rendimentos não estão a acompanhar, mas ainda assim não se coíbem de gastos superficiais e continuam a fazer vida como se nada fosse.
    E quando estiverem nas lonas, a quem vão pedir ajuda? Ao estado, não é ao Totta.


    Vou ignorar a comparação com a compra do Ferrari, porque é só anedótico. Mais, você até dá ideia de saber o que se passa nestes processos e por isso falar de descontos de 5% só pode mesmo ser "a brincar".

    É óbvio para todos os que conhecem a situação que os bancos estão com um enorme problema de RH para resolver. Tem pessoas a mais para o negócio que fazem mas, por outro lado, precisam de pessoas diferentes das que têm mas não as conseguem contratar porque essas estão num mercado maior do que o doméstico. Trata-se de uma indústria com uma necessidade enorme de se reconverter relativamente aos recursos humanos, mas que ou não tem os meios, ou então não quer fazer essa reconversão de forma mais efectiva e está a fazê-la deste modo mais diluido no tempo. Muito provavelmente até com mais custos financeiros, mas com muito menos custos reputacionais, o que num negócio ja tão mal visto socialmente (algo injustamente, diga-se). Talvez até nem seja má opção. Pelo menos os acionistas preferem esta via e nao deve ser por acaso.
    Claro que assim, as disponibilidades para se livrarem sao menores e o resultado é sempre procurar o melhor negócio pagando o menos possivel. É este o caminho que todos tem seguido, alguns até com ameaças de despedimentos coletivos e no BST a história também não foi diferente. Foi até bem mais ruidosa do que noutros casos, p.e. no BPI, que tambem tem vindo a seguir esta via.

    Agora o impacto nos resultados. Claro que o impacto num ano é marginal, por isso eu até mencionei que concordava consigo, mas esse impacto positivo vai repetir-se ao longo dos proximos anos e no fim seguramente que nao será assim tão marginal. Só mesmo se os acionista fossem estupidos é que desistiam de uma valente fatia dos lucros de um ano, se nao tivessem em vista um proveito maior no futuro. Portanto nao serve de nada relativizar o impacto desta reestruturação senão ela não existia.

    Agora quanto à segurança social. Lamento mas neste tema parece que está mesno muito mal informado. Desde ha mais de 10 anos que todos os bancários no activo e reformados tem muito que ver com a SS. Senão vejamos:

    - desde 2009 que todos os novos trabalhadores bancário estão inscritos na SS e sao sujeitos as mesmas contribuições de todos os restantes trabalhadores.

    - desde 2011 que todos os bancários activos passaram a inscritos na SS e sujeitos a uma contribuição negociada entre os bancos e o governo (na altura PPC), ou seja todos os actuais activos serão beneficiarios de uma pensão da SS de acordo com as regras gerais aplicaveis a essas pensões. Mais à frente ja lhe explico o efeito que isto vai ter no medio/longo prazo nas contas dos bancos.

    - em janeiro de 2011 os fundos de pensões dos bancos, na parte relativa aos ja reformados, foram transferidos para a SS que ficou com o encargo de pagar as pensões que ja estavam a pagamento, mas que se mantêm com as regras dos fundos de pensões. Na prática as pensoes sao pagas pelo FP que recebe a verba da SS.
    Este negócio foi tão bem feito que agora em Outubto passado a SS resolveu pagar meia pensão aos reformados deixou estes de fora, porque nao estava obrigado a fazê-lo e por sua vez os bancos tambem começaram por se descartar dessa responsabilidade. Foi so perante a evidente injustiça relativa de que estes reformados estavam a ser vitimas e de terem conseguido mostrar isso mesmo, que o governo resolveu pagar-lhes tambem essa meia pensão, creio que só a vai fazer agora em Fevereiro. Claro qur isto vai ser resolvido entre o Governo e os Bancos, mas ainda ninguém sabe quem vai pagar a factura, embora eu suspeite que da forma tosca como este assunto foi tratado pelo governo acabe por resultar em mais uma factura para todos pagarmos, mas isto nao passa de um a parte para mostrar a necessidade deste negócio ser bem investigado. Até porque o governo negociou em estado de necessidade, o que nao costuma ser uma boa posição negocial.

    Claro que os bancos continuam a manter os fundos de pensões relativamente aos trabalhadores no activo e que o ACT garante a esses trabalhadores uma pensão paga pelo FP, nos termos do mesmo acordo. No essencial, esse acordo determina que um bancario se pode reformar com direito a pensão completa aos 65 anos, desde que tenham 35 anos de FP. Adicionalmente e por acordo o trabalhador pode reformar-se também sem descontos na pensão se tiver 55 anos e 35 de FP.
    Ora o que se passa é que a esmagadora maioria dos trabalhadores alvo destes processos estao exactente nesta situação ou muito próxima dela, daí que o negócio acabe por ser razoavelmente simpático para os bancos, que só tem de compensar o trabalhador por alguma perda mais acentuada relativamente ao diferencial entre a pensão e o salário, ou reforçar a dotação do FP nos casos em que ainda nao estejam cumpridos os 35 anos.

    Então chegados aqui em que é que isto impacta com a Segurança Social?
    Muito simples. Todos estes trabalhadores, porque tambem estão na SS, estão em condições de pedir a pensão da SS a que tem direito, seja ou nao antecipada e óbviamente a maioria vai fazê-lo. Ora em resultado desse processo um vasto conjunto de pessoas acede mais cedo à pensão da SS, o que tem impacto nas contas da segurança social, porque deixam de ser contribuintes e passam a pensionistas mais cedo do que estava previsto.
    Mas se o impacto na SS é negativo, curiosamente nos fundos de pensões dos bancos ocorre o inverso. Como as pensões da SS, para um número razoável de pessoas que reúnam as condições de acesso, sao mais generosas do que as dos FP e como ninguém pode receber duas pensões pelo mesmo periodo de tempo, o que ocorre é que os bancos deixam pura e simplesmente de pagar o equivalente ao que a SS paga, mesmo que essa verba seja maior ( e é em muitos casos) do que a devida pelo FP. Ou seja, na prática este negócio transformou os FP dos bancos em autenticos "porquinhos mealheiro" que os bancos utilizam como entendem. A somar tudo isto, ainda há o pormaior de que os bancos estão a calcular o valor a deduzir a pensão do FP de forma errada, mas em beneficio próprio e assim o efeito positivo no FP ainda é maior do que estava inicialmente previsto.
    Agora se acha que nada disto faz sentido ou se duvida de algo do que aqui digo, basta fazer uma breve pesquisa no Google e verá centenas de processos colocados por ex-trabalhadores, contra os bancos, por lhes estar a ser sonegado uma parte da pensão que a SS lhes paga e que fica a engordar os FP dos bancos.
    Acresce que estes processos estao sistemáticamente a ser perdidos pelos bancos, que recorrem sempre ate mesmo ao TC onde também acabam por perder. Tanto quanto sei, alguns bancos ja abandonaram esta prática (p.e. o NB há muito pouco tempo), mas no BST, no BCP e no BPI a prática mantém-se, apesar das dezenas de condenações que ja todos contam.
    Eu atrevo-me a dizer que não tarda haverá alguma alteração legislativa que resolva isto, a ver vamos em beneficio de quem, se dos bancos, dos pensionistas ou da SS.
    • AMG1
    • 3 fevereiro 2023
    Colocado por: pguilherme
    Ora, poderá dizer-se que ALGUNS bancos, aqueles com maior liquidez, podem estar a cobrar mais juro a outros bancos que precisem de liquidez, sim. Mas todos se financiam externamente.


    Bom!
    Um banco com pouca liquidez e que ande a financiar a atividade crediticia de medio/longo prazo, com recurso ao mercado interbancário, das duas uma ou ja está arrumado ou para lá caminha, o que não nos convinha mesmo nada.
    Claro que isto nao existe. Ate porque nenhum banco lhe emprestava dinheiro nestas circunstâncias.
    Ouviram falar que na "falência" do BES algum banco ficou a arder com dinheiro emprestado no no âmbito do mercado interbancario?
    Eu desconheço por completo.
  11. Colocado por: HAL_9000Olhe se quer que lhe diga, nem me vou dar ao trabalho. Há coisas que não valem os 2-3 minutos que se perderia a escrever sobre elas.


    Bom argumento gostei
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • AMG1
    • 3 fevereiro 2023
    Colocado por: ferreiraj125

    A euribor reflete os custos medios para os bancos se financiarem entre si.


    Sim!
    Mas não e dessa forma que financiam a actividade crediticia, muito menos empréstimos de médio/longo prazo. Essa actividade e financiada com capitais próprios, activos dos clientes (depositos e outros) ou com divida junto se terceiros. O mercado interbancário é utilizado em operações de curto prazo ou de cariz muito especifico, p.e. para suprir necessidades pontuais no âmbito de um sistema de compensação/liquidação interbancária.
    A euribor é o indexante que se convencionou utilizar, mas não é necessáriamente o custo do banco.
    • AMG1
    • 3 fevereiro 2023
    Colocado por: pguilherme
    Claro. Cada um aposta no que acredita e consoante os seus interesses.
    Enquanto não houver necessidade de liquidez e uma confiança que as taxas se mantenham altos durante um período mais alargado, é provável que não hajam mudanças nesse sentido.
    É o mercado a funcionar, apenas do ponto de vista do banco.


    Tem razão.
    É o mercado a funcionar e os bancos a aproveitar a ignorância dos clientes que ainda nao perceberam que podem colocar as suas poupanças noutros instrumentos que nao os DP ou até mesmo num qualquer outro banco da zona euro.
  12. Colocado por: HAL_9000Sinceramente não estou a ver onde está a incoerência do meu disvurso: Precisamente por não concordar com a linha política que tem sido seguida, é que acredito que isto vai culminar com o crescimento de partidos de extrema direito muito para lá do desejável. Isto é ainda mais grave porque a esquerda nem sequer estáa conseguir capitalizar a contestação social decorrende do agravamento das condições de vida. Se os descontentes não se viram para os partidos de esquerda (BE e PCP, vão invariavelmente acabar a votar Chega).

    Ainda assim mil vezes Biden ou Lula que Perfeitos idiotas como o bolsonaro e o trump.

    Temos eleitor da extrema-esquerda (BE e PCP), estou até emocionado :-)
    • AMG1
    • 3 fevereiro 2023
    Colocado por: xiripitijá agora, os países de onde esses presidentes saíram e agora estão lá uns malucos bem chegados a esquerda estão um mimo digo-te já


    Bem.em relação ao Brasil, apesar de se tratar igualmente de alguém pouco recomendável, não me parece que nos ultimos 30 dias a situação tenha piorado assim tanto.
    Agora quanto aos USA, considerar o Biden "chegado à esquerda" pelo menos tal como a entendemos na europa, só pode ser mesmo uma piada.
    Depois em que e que se baseia para dizer que a situação economica do EUA está hoje pior do que há 2 anos, ou acha que se o Trump fosse presidente a FED tinha optado por uma solução diferente para combater a inflação?
  13. Colocado por: AMG1

    Bem.em relação ao Brasil, apesar de se tratar igualmente de alguém pouco recomendável, não me parece que nos ultimos 30 dias a situação tenha piorado assim tanto.
    Agora quanto aos USA, considerar o Biden "chegado à esquerda" pelo menos tal como a entendemos na europa, só pode ser mesmo uma piada.
    Depois em que e que se baseia para dizer que a situação economica do EUA está hoje pior do que há 2 anos, ou acha que se o Trump fosse presidente a FED tinha optado por uma solução diferente para combater a inflação?


    Em relação ao Brasil, é só seguir atentamente as notícias dos mercados e as ideias que o maluquinho de extrema esquerda quer implementar lá no sítio.. desde expropriar imóveis, rebentar com tetos de gastos, emprestar mais dinheiro dos contribuintes brasileiros a quem lhes passou calote no passado (Venezuela, Cuba, Argentina) e ainda a maravilhosa ideia de criar uma única moeda.

    Passando para os US, quem falou no FED ou no que supostamente o FED faz seja republicano ou democrata?
    É só ir ver o quanto de dívida foi impressa no tempo do Biden além de que (eu não sei mas isto parece pancada ideológica em todos os de esquerda caviar) está a proibir subsídios para combustíveis fósseis no seu território (o que acelerou a inflação) para depois ir importar de outros países como Arábia Saudita para depois dizer "vejam somos muitos limpos" tipo a UE.. tudo isto faz aumentar inflação num país que consegue muito bem estar protegido das eventuais flutuações dos mercados externos
  14. Colocado por: PauloSu
    Temos eleitor da extrema-esquerda (BE e PCP), estou até emocionado :-)
    por acaso votei PSD nas últimas eleições. Mas geralmente tenho o trabalho de ler as propostas antes de votar, e decido.em consciência em função daquilo que acho que defende melhor os interesses do país e por conseguinte os interesses da sociedade.

    Em que parte do meu discurso é que deduziu que eu algum dia poderia sequer considerar votar BE ou PCP?

    O que acontece é que quem capitaliza o descontentamento geralmente são os extremos. Se a esquerda à esquerda do PS está arrumada para bingo, imagine lá quem beneficia disso?
    Foi isso que eu disse
 
0.0491 seg. NEW