Colocado por: N Miguel OliveiraTudo que é despesa da empresas vai em frações no preço que recebe, mesmo cada preço unitário... tudo está ali. Você acha que 27k€ é muito... mas sabe lá quantos 27 você paga sem absolutamente proveito algum duma obra.Eu acredito que não saiba mesmo. Mas então facilitemos as coisas:
A falácia é achar que fazer bem é forçosamente mais caro do que fazer mal.
Colocado por: N Miguel OliveiraEntão 200 ou 300k por uma caixa de habitar acho surreal... num contexto de salários medios em Portugal...Eu também acho surreal, Mas o Miguel continua a dizer que a nossa construção é baratíssima. ´
Colocado por: N Miguel OliveiraMas como raio sabe disso Hal?Pelos poucos preços que são mencionados em algumas dessas. Sempre que referem o custo total da construção, ele nunca se aproxima sequer dos tais 1000 eur/m2 que por aqui se advogavam em tempos. ´
Colocado por: N Miguel Oliveira1- Quanto custou esta casa?
2- Quanto vale esta casa?
Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto teria custado se fosse um Dono de Obra a gerir uma obra destas? Ficaria mais barato ou mais caro?... seria o mesmo producto? Fica a reflexão...Provavelmente ficaria mais caro e com menor qualidade. Se não estou em erro, penso que neste caso, até foi memso o DO a gerir, dá-se o facto de ele ou o imão ser também o aqreuiteto da obra.
Colocado por: N Miguel OliveiraVocê pensa assim porque assume que na construção as profissões são pouco qualificadas... vai para as obras que é mau na escola, mais uma série de preconceitos... etc etc...Nada disso, tomara eu ganhar o que ganham alguns profissionais da área.
Colocado por: N Miguel Oliveira. destrói-se um argumento com " ai e tal, é caro", sem a menor noção do que se diz. A ideia do progresso é melhorar...Então basta demonstrar ao DO que esse processo é melhor... É que se for melhor, vai vingar de certeza.
Colocado por: DR1982Para o DO o que importa, na minha opinião é o valor final do bolo, quanto o dinheiro tem de desenbolsar… agora se esse valor é para o gabinete pela gestão ou para “quem trabalha” em obra acho que não faz diferença.É isto. bom resumo.
O sucesso das empresas do “não se chateie com nada” é cada vez maior, por isso esse modo de construir desde que por preços finais totais semelhantes tem tudo para dar certo a meu ver, alias não sei porque não se vêm mais casas a ser geridas dessa forma
Colocado por: HAL_9000Se o serviço aparentemente é bom, e no final o DO paga o mesmo, porque carga de água **não** existe uma consolidação deste modelo (devo dizer que mim nunca sequer me foi proposto tal coisa).Deve ter faltado ali um "não", não? (?)
Colocado por: HAL_9000Se o serviço aparentemente é bom, e no final o DO paga o mesmo, porque carga de água existe uma consolidação deste modelo (devo dizer que mim nunca sequer me foi proposto tal coisa).você construiu chave na mão?
Colocado por: gil.alvesDeve ter faltado ali um "não", não? (?)Sim, faltava. Obrigado.
Colocado por: gil.alvesNum método destes não há incerteza.
Colocado por: DR1982você construiu chave na mão?Não. Da Moradia entreguei "chave na mão", mas depois retirei as frações e canalização, eletricidade, muros, arranjos exteriores e pinturas, que fiz eu nas férias e ao fds.
Colocado por: HAL_9000Não. Da Moradia entreguei "chave na mão", mas depois retirei as frações e canalização, eletricidade, muros, arranjos exteriores e pinturas, que fiz eu nas férias e ao fds.la está, e como você fez muitos fazem para conseguir baixar o valor final.
A parte do anexo só adjudiquei a estrutura, o resto foi tudo feito p+or mim tb.
No final paguei mais que o orçamento "chave na mão", mas o produto final, também não era o mesmo, nem nada que se pareça. (Por exemplo, o anexo foi orçamentado pelo empreiteiro sem isolamento , e eu apliquei isolamento tal como na casa, etc..
Mas o meu exemplo, não é exemplo para ninguém. Eu fiz verdadeira navegação à vista. Tinha um valor mínimo (150k, e um valor máximo 250k dentro do qual trabalhei em função da relação custo/benefício).
O serviço que o N Miguel Oliveira e o gil.alves falam até me interessava por outro factor: Obrigava-me a pensar mais no que realmente era essencial e acessório logo ao início, antes de avançar. E isso era positivo. O problema é se no fim, por um produto semelhante eu pagasse mais. A verdade é que os gabinetes para prestar esse serviço têm de conseguir demosntrar aos DO, que ele é vantajoso.
Colocado por: HAL_9000A verdade é que os gabinetes para prestar esse serviço têm de conseguir demonstrar aos DO, que ele é vantajoso.
Colocado por: ricardo.rodriguesEu sempre disse que chegar a um empreiteiro com projetos de tudo e mais alguma coisa tipo lista telefónica tem esse efeito.
Isso é tarefa ingrata no contexto de moradias... porque nem conseguem demonstrar o valor de um projeto de execução, quando quem vai construir devolve um orçamento com 50% "a mais", precisamente porque o DO apresentou esse projeto de execução.
(muitos nem respondem a pedidos de orçamento se existir um MQT, ou se respondem, é por valor global, quanto mais quando exista um projeto se execução, ou, "pior", se estiver previsto alguém do gabinete todas as manhãs na obra)
Colocado por: marco1a meu ver no caso das moradias devia-se voltar ao tempo que a obra até nascia aos fins de semana com a ajuda dos primos e amigosem França isso ainda acontece muito, imagine-se :)
Colocado por: HAL_9000Obrigava-me a pensar mais no que realmente era essencial e acessório logo ao início, antes de avançar. E isso era positivo. O problema é se no fim, por um produto semelhante eu pagasse mais
Colocado por: ricardo.rodriguesIsso é tarefa ingrata no contexto de moradias... porque nem conseguem demonstrar o valor de um projeto de execução, quando quem vai construir devolve um orçamento com 50% "a mais", precisamente porque o DO apresentou esse projeto de execução
Colocado por: DR1982 (…) da para mandar vir as máquinas de AC com 40% de desconto sobre a tabela e pagar a alguem que as instala-se (poupei cerca de 50% face ao entregar a uma empresa) (…)
Colocado por: marco1imagino que dentro de certas regras e limites, porque não ?com regras claro, mas nada que se compare com a burocracia necessária em Portugal, onde é preciso alvarás, e uma catrafada de capacetes brancos…
Colocado por: HAL_9000Não tenho a menor dúvida que essa casa tem muito mais valor de mercado que a minha, mas mesmo sem saber o orçamento da mesma, posso afirmar com convicção que a construção desses 138m2 ficaram mais caros que os meus 273m2. Se eu pesar tudo, continuo a preferir a minha.
Colocado por: N Miguel OliveiraA casa custou 120k€Essa casa custou 120k? Preço normal ou preço após patrocínios e parcerias nunca acessiveis ao DO comum?
Colocado por: HAL_9000Preço normal ou preço após patrocínios e parcerias nunca acessiveis ao DO comum?