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  1.  # 701

    Colocado por: Casa da HortaPode servir de informação para outras pessoas.
    Domingo à noite, a 80 km de casa e com os garotos já a dormir, enganei-me e meti gasolina no carro que leva diesel. Dei conta quando já tinha metido 9 litros de gasolina. Apesar dos avisos do homem da bomba, decidi arriscar e atestei o resto com gasóleo aditivado.

    Vim os 80 km sem acelerar muito e correu tudo bem, não notei qualquer diferença no carro. Ontem andei com ele e tudo normal, atestei de novo com mais 4 litros de bom gasóleo. Hoje o carro parece outro mas para melhor! Pega melhor, tem um ralenti em frio normalíssimo (coisa que não tem há vários anos), menos fumo e menos mal cheiroso de manhã! Não sei se ainda está para avariar por causa do erro ou não, mas até ver parece que lhe fez bem!

    O depósito leva cerca de 50 litros. É um volvo s40 de 2004. Fico tentado a fazer sempre um erro semelhante ;-)


    Há quem ponha uns litros de gasolina (ou mesmo acetona) de vez em quando quando atesta o depósito. Não se preocupe.
    Se fosse ao contrário é que era pior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2.  # 702

    Em países nórdicos, era comum há muitos anos colocar uma percentagem de gasolina em cada depósoto de gasóleo durante o inverno. Não só o gasóleo ficava mais fluído (com as temperaturas de inverno ficava espesso demais) como pegava melhor a frio. Desconheço se a prática se mantém.
  3.  # 703

    Humm... talvez em carros mais antigos que nem se importassem de levar com algum óleo de fritar usado... nos diesel modernos acredito que desse bem depressa contas de reparação bastante elevadas... Mas não sei.
  4.  # 704

    O belo do óleo de fritar... o meu último a combsutão... um Fiat Bravo JTD de 1999, com mais de 300.000km levava um garrafão (3L) ou mais de óleo de fritar quando o ia atestar.... era um cheiro a frituras!
    Isto quando o óleo era bem mais barato que o diesel! Há uns 10 anos atrás!
    Lembro-me de no Continente da Amadora ter uns quantos garrafões com o prazo a acabar a um excelente preço e trouxe uns quantos... um foi logo direto para o depósito! :-)
    • eu
    • 18 abril 2023

     # 705

    Óleo de fritar? Cheio de glicerina?

    Coitado do sistema de injeção.
  5.  # 706

    O meu era limpinho do garrafão... e de marca, não era do Continente.

    Sistema de injeção sem problemas... ainda fiz isso uns 2 anos até o despachar e começar a cortar com os carros de combustão!
  6.  # 707

    Já agora, a minha fonte foi aqui :-)
    •  
      Dom
    • 18 abril 2023

     # 708

    Carros com sistema pré common-rail, não tinham problemas nenhuns a "comer" óleo de fritar ou gasolina.
  7.  # 709

    O meu JTD já tinha o common-rail :-)
  8.  # 710

    Colocado por: Casa da HortaEstava a brincar, claro que não vou repetir a gracinha de propósito. Já por acidente vai acontecer mais vezes, infelizmente. Há uns 2 anos meti gasolina mas dessa vez só percebi quando fui pagar! E como só vou à bomba na reserva e é sempre para atestar estão a ver o prejuízo... Aí o carro não saiu do sitio, veio um mecânico com uma bomba tirar o combustível todo.


    Mas vale isto do que depois a despesa ser maior. E colocar um autocolante na tampa do depósito a dizer Diesel isto é se há não têm. Sempre pode ajudar a evitar alguns erros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
    • zed
    • 18 abril 2023

     # 711

    Colocado por: Casa da HortaEstava a brincar, claro que não vou repetir a gracinha de propósito. Já por acidente vai acontecer mais vezes, infelizmente. Há uns 2 anos meti gasolina mas dessa vez só percebi quando fui pagar! E como só vou à bomba na reserva e é sempre para atestar estão a ver o prejuízo... Aí o carro não saiu do sitio, veio um mecânico com uma bomba tirar o combustível todo.


    Se calhar devia investir numa tampa/bocal deste género, que só permite atestar gasóleo.

    https://www.solodiesel.eu/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  9.  # 712

    Colocado por: zed

    Se calhar devia investir numa tampa/bocal deste género, que só permite atestar gasóleo.

    https://www.solodiesel.eu/

    Parece bem pensado, sim senhor. Custa é a dar 50 euros... é verdade que posso vir a gastar muito mais se voltar a errar...
    Concordam com este comentário: dom123
    • eu
    • 19 abril 2023

     # 713

    Colocado por: mafgodO meu era limpinho do garrafão... e de marca, não era do Continente.

    Sistema de injeção sem problemas... ainda fiz isso uns 2 anos até o despachar e começar a cortar com os carros de combustão!


    O óleo de fritar, mesmo novo, está cheio de glicerina.

    Aliás, a transformação de óleo vegetal em biodiesel é basicamente a operação de retirar a glicerina ao óleo.

    A glicerina começa a formar depósitos e entope os sistemas de injeção.

    Você teve sorte.
    •  
      Dom
    • 20 abril 2023

     # 714

    Colocado por: mafgodO meu JTD já tinha o common-rail :-)

    O primeiro motor diesel common-rail num carro ligeiro de passageiros!
    Penso que teve sorte ou não o fez vezes suficientes para ter problemas. Se calhar quem lho comprou, acabou por vir a ter problemas mais tarde à conta disso. Tudo incertezas
    Concordam com este comentário: mafgod
  10.  # 715

    Colocado por: Dom
    O primeiro motor diesel common-rail num carro ligeiro de passageiros!
    Penso que teve sorte ou não o fez vezes suficientes para ter problemas. Se calhar quem lho comprou, acabou por vir a ter problemas mais tarde à conta disso. Tudo incertezas

    O primeiro motor diesel common-rail foi num Alfa 156 em 1997.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Common-rail
  11.  # 716

    Alguém que tenha trocado a pilha/bateria a este tipo de chaves?? Há umas que são de pilhas e tem tipo uma tampa que sai para trocar a pilha. A minha parece blindade deve ser a que está soldada à placa. Será que fazem numa casa de chaves normais?
      Screenshot_20230504_124840_Chrome.jpg
  12.  # 717

    Veja se não tem um entalhe lateral onde possa colocar uma chave de fendas para forçar a abertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  13.  # 718

    Colocado por: Vítor MagalhãesVeja se não tem um entalhe lateral onde possa colocar uma chave de fendas para forçar a abertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pereira_89


    Estive a ver uns vídeos no youtube e parece que tem mesmo de se passar o x-acto à volta e depois "forçar" até abrir. Depois a pilha é o modelo vl2020. 5€ na mauser. Acho que vou passar numa casa de chaves e comandos. Se não der vou tentar eu.

    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=112-0401
  14.  # 719

    O meu comando leva aquelas pilhas Cr2032 mas houve uma altura que meti uma mais fina (outra referência) para desenrascar e funcionou igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  15.  # 720

    Deve ter sido uma CR2025, mesmo diâmetro mas mais fina. Tem a mesma voltagem, só eventualmente dura menos tempo.

    Os comandos do leaf da esposa também levam CR2025, mas aquilo come muita pilha...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
 
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