Colocado por: rjmsilvaTanta conversa e ainda não percebi porque é que o metro do Porto não é um metro.
Colocado por: Sandra_ccElevated. E não é igual ao do porto, tem via exclusiva elevada.
Colocado por: Sandra_ccLight rail
Colocado por: pguilherme
Em Chicago não tem via exclusiva elevada. Também tem à superfície e subterrâneo.
O metro de Lisboa tb não é exclusivamente subterrâneo.
Em Bangkok tb é elevado, e é oficialmente chamado Metro.
Creio que se chama de "metro" como abreviatura, mas não implica necessariamente ser subterrâneo.
Talvez como muita malta usa "jacuzzi", "tupperware", "velcro" e aqui no burgo, "cappotto".
Teoricamente, o metro do Porto (80-100km/h) é mais veloz que o de Lisboa (60km/h).
O metro do Porto partilha a via com o transito automóvel (isto é, tem de parar e dar cedência a automóveis) ou meramente opera no mesmo plano de superficie que os automóveis?
Colocado por: rjmsilvaUm metro é um sistema de transportes urbano, com estações próximas, com elevada frequencia, destinado ao transporte de muitas pessoas dentro de uma área urbana. O metro do Porto cumpre esses requisitos.
Colocado por: pguilherme
Metro vem de "metropolitano", algo relativo à metrópole.
A palavra em si não está relacionada com sistema de transportes. Os transportes é que podem operar na zona da metrópole e daí extraírem o seu nome.
Colocado por: pguilherme
Metro vem de "metropolitano", algo relativo à metrópole.
A palavra em si não está relacionada com sistema de transportes. Os transportes é que podem operar na zona da metrópole e daí extraírem o seu nome.
Colocado por: rjmsilvaTanta conversa e ainda não percebi porque é que o metro do Porto não é um metro.A discussão retrata claramente o a discussão sobre o sexo dos Anjos.
Colocado por: pcspinheiroA vida que lá desperdicei no trânsito a caminho do colégio dos miúdos até se lembrarem que seria boa ideia e que se fazia em meia horita...o meu comentário não é um julgamento da sua situação particular, até porque porque não sei a idade dos seis filhos, nem se existem alternativas, mas uma coisa que sempre me fez uma confusão enorme em Coimbra são os pais a levar os filhos ao colégio desde a 1a classe até ao 12 ano. Será que pelo menos uma parte substancial destes alunos, não têm uma alternativa de transporte?
Colocado por: HAL_9000De facto um metro bem planeado em Coimbra poderia resolver grande parte dos problemas de mobilidade da cidade
Colocado por: Sandra_ccParece que as fontes da Wikipédia consideram doutra forma.
Colocado por: ferreiraj125Outra diferença significativa é que o movimento de jovens do interior para as cidades é algo que não pode ser impedido visto que os portugueses têm total liberdade para se mover no territorio nacional.
Já os imigrantes resultam de politicas de imigração que promovem a sua vinda, e portanto as suas consequencias são resultado de escolhas politicas.