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  1.  # 741

    Tanta conversa e ainda não percebi porque é que o metro do Porto não é um metro.
    Concordam com este comentário: pguilherme, marize
  2.  # 742

    Colocado por: rjmsilvaTanta conversa e ainda não percebi porque é que o metro do Porto não é um metro.


    Porque é um sistema lento, de composições pequenas, que anda maioritariamente à superfície e em vias partilhadas com o trânsito automóvel.
  3.  # 743

    Light rail
  4.  # 744

    Em Coimbra fizeram pior e o futuro "metro" não será mais do que um sistema de autocarros eléctricos com (algumas?) vias próprias. Estou expectante para ver o que daqui sai... Por enquanto é só constrangimentos num trânsito já de si caótico para uma cidade tão pequena. E o planeamento das obras não ajuda, como colocarem uma passadeira numa rua movimentada ANTES de um semáforo de trânsito alternado, o que fez durante meses com que não se avançasse no vermelho (óbvio) nem no verde! Ou não pintarem faixas alternativas numa rua de duas vias, que afunilava numa só para depois abrir em duas de novo! A vida que lá desperdicei no trânsito a caminho do colégio dos miúdos até se lembrarem que seria boa ideia e que se fazia em meia horita...
  5.  # 745

    Colocado por: Sandra_ccElevated. E não é igual ao do porto, tem via exclusiva elevada.

    Em Chicago não tem via exclusiva elevada. Também tem à superfície e subterrâneo.

    O metro de Lisboa tb não é exclusivamente subterrâneo.

    Em Bangkok tb é elevado, e é oficialmente chamado Metro.

    Creio que se chama de "metro" como abreviatura, mas não implica necessariamente ser subterrâneo.
    Talvez como muita malta usa "jacuzzi", "tupperware", "velcro" e aqui no burgo, "cappotto".

    Teoricamente, o metro do Porto (80-100km/h) é mais veloz que o de Lisboa (60km/h).

    O metro do Porto partilha a via com o transito automóvel (isto é, tem de parar e dar cedência a automóveis) ou meramente opera no mesmo plano de superficie que os automóveis?
  6.  # 746

    Sim, somos um país de parolos, em que até com o nome das coisas fazemos guerrinhas.
    Concordam com este comentário: pguilherme, N Miguel Oliveira
  7.  # 747

    Colocado por: Sandra_ccLight rail

    Metro vem de "metropolitano", algo relativo à metrópole.
    A palavra em si não está relacionada com sistema de transportes. Os transportes é que podem operar na zona da metrópole e daí extraírem o seu nome.
  8.  # 748

    Um metro é um sistema de transportes urbano, com estações próximas, com elevada frequencia, destinado ao transporte de muitas pessoas dentro de uma área urbana. O metro do Porto cumpre esses requisitos.
  9.  # 749

    Colocado por: pguilherme
    Em Chicago não tem via exclusiva elevada. Também tem à superfície e subterrâneo.

    O metro de Lisboa tb não é exclusivamente subterrâneo.

    Em Bangkok tb é elevado, e é oficialmente chamado Metro.

    Creio que se chama de "metro" como abreviatura, mas não implica necessariamente ser subterrâneo.
    Talvez como muita malta usa "jacuzzi", "tupperware", "velcro" e aqui no burgo, "cappotto".

    Teoricamente, o metro do Porto (80-100km/h) é mais veloz que o de Lisboa (60km/h).

    O metro do Porto partilha a via com o transito automóvel (isto é, tem de parar e dar cedência a automóveis) ou meramente opera no mesmo plano de superficie que os automóveis?



    O do porto,
    Opera a mesma quota que os automóveis, mas estes é que param para ele passar.
  10.  # 750

    Colocado por: rjmsilvaUm metro é um sistema de transportes urbano, com estações próximas, com elevada frequencia, destinado ao transporte de muitas pessoas dentro de uma área urbana. O metro do Porto cumpre esses requisitos.


    Cumpre, um autocarro também.
  11.  # 751

    Colocado por: pguilherme
    Metro vem de "metropolitano", algo relativo à metrópole.
    A palavra em si não está relacionada com sistema de transportes. Os transportes é que podem operar na zona da metrópole e daí extraírem o seu nome.


    Essas velocidades só podem ser teóricas e potenciais, quem já andou no metro do Porto sabe que nunca anda a mais de 40/45kmh
  12.  # 752

    Esqueci-me também disto
  13.  # 753

    Colocado por: pguilherme
    Metro vem de "metropolitano", algo relativo à metrópole.
    A palavra em si não está relacionada com sistema de transportes. Os transportes é que podem operar na zona da metrópole e daí extraírem o seu nome.

    Parece que as fontes da Wikipédia consideram doutra forma.
  14.  # 754

    Colocado por: rjmsilvaTanta conversa e ainda não percebi porque é que o metro do Porto não é um metro.
    A discussão retrata claramente o a discussão sobre o sexo dos Anjos.
    Tomara eu que a questão à minha porta fosse se eu lá tinha um metro ou um elétrico. Desde que funcionasse e fugisse ao trânsito para mim era perfeito.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  15.  # 755

    Colocado por: pcspinheiroA vida que lá desperdicei no trânsito a caminho do colégio dos miúdos até se lembrarem que seria boa ideia e que se fazia em meia horita...
    o meu comentário não é um julgamento da sua situação particular, até porque porque não sei a idade dos seis filhos, nem se existem alternativas, mas uma coisa que sempre me fez uma confusão enorme em Coimbra são os pais a levar os filhos ao colégio desde a 1a classe até ao 12 ano. Será que pelo menos uma parte substancial destes alunos, não têm uma alternativa de transporte?

    Em Coimbra, e durante os 14 anos que lá morei andei quase sempre a pé no dia a dia. A cidade é minúscula. Mas nas raras vezes que tinha de pegar no carro, tremia só de pensar em passar perto de um dos colégios por volta das 9 ou das 17.

    De facto um metro bem planeado em Coimbra poderia resolver grande parte dos problemas de mobilidade da cidade
  16.  # 756

    Moramos fora da cidade HAL.. Se morasse na cidade, com 11 e 13 anos, já iriam a pé (se fosse distância razoável, também se pode morar na cidade e ser longe). E também pela localização do colégio, não é fácil deixá-los a distância razoável sem me meter na mesma no trânsito. Outra questão é o peso de livros que têm que transportar todos os dias, que é estúpido. Uma criança de 10 anos e menos de 30kg de peso (o meu rapazote o ano escolar passado) a levar mais de 6kg às costas, não é bom.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  17.  # 757

    Colocado por: HAL_9000De facto um metro bem planeado em Coimbra poderia resolver grande parte dos problemas de mobilidade da cidade


    Se o "metro" tiver paragem perto do colégio (seria estúpido não ter porque passa lá a metros, mas já nem digo nada), poderá resolver esse grande problema do trânsito dos colégios e ruas circundantes. Eu de bom grado pagaria um passe mensal para os deixar à entrada da cidade e seguir caminho para o trabalho.
  18.  # 758

    Colocado por: Sandra_ccParece que as fontes da Wikipédia consideram doutra forma.
  19.  # 759

    É a etimologia da palavra.
    O metro chama-se assim porque opera numa área metropolitana.

    De qualquer forma, tudo o que diz parece-me bem e correcto.
  20.  # 760

    Colocado por: ferreiraj125Outra diferença significativa é que o movimento de jovens do interior para as cidades é algo que não pode ser impedido visto que os portugueses têm total liberdade para se mover no territorio nacional.

    Já os imigrantes resultam de politicas de imigração que promovem a sua vinda, e portanto as suas consequencias são resultado de escolhas politicas.


    E você não acha que a migração interna de portugueses para os centros urbanos nada tem que ver com politica? Se só olhamos para AML e AMP a nivel de investimento é normal que se saia de onde se nasceu para migrar para essas AM.
 
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