Colocado por: NTORIONJá por cá não vejo PQ as empresas podem deduzir o IVA,o gasto em IRC e não ter QQ tributação autónoma e o cidadão comum não tem QQ benefício... É mais uma pérola daquelas.
Colocado por: Bruno.AlvesEu é o X. Enche-me totalmente as medidas, m€nos a mais important€
Colocado por: pguilhermeAcho que os incentivos agora só estão disponíveis para particulares. Sempre é alguma coisa.
Colocado por: pguilhermeAlém disso, as empresas já têm uma carga fiscal mais do que suficiente, não precisam de mais :)
Colocado por: NTORIONNão tenho acompanhado essa parte, mas a info que me chegou é que não serão renovados, pelo que 2023 foi o último ano.
Colocado por: Bruno.Alveso apoio que é dado a particulares é vergonhoso e mais valia não existir.
Colocado por: NTORIONO IVA ser dedutível sem que o carro esteja afeto a uma atividade económica é uma completa perversão da finalidade desse imposto
Colocado por: NTORIONBastariam os incentivos fiscais em sede de IRC, uma vez que estes carros não são mais do que uma forma de remuneração em 90% dos casos.
Colocado por: NTORIONo estado saí bastante lesado por parte das empresas
Colocado por: pguilhermeAté vou mais longe: se o bem maior é incompatível com o conceito do imposto, este é que deveria ser mudado.
Colocado por: NTORIONSai lesado? Como assim?
Colocado por: pguilhermeSe o benefício incidisse na remuneração, garantidamente que não haveriam tantos carros eléctricos como há agora.
Colocado por: pguilhermeComo acho que a carga fiscal já é demasiado alta, não posso concordar que os incentivos em sede de IRC já seriam suficientes.
Colocado por: Bruno.AlvesO apoio dado tem como objectivo apoiar a descarbonização, aqueles 1000 carros apoiados descarbonizam
Colocado por: Bruno.AlvesIsso é futurologia. É certo que dificilmente será o mecânico da esquina a fazer reparações na parte de alta tensão, mas já começam a aparecer bastantes alternativas às marcas, pelo menos em algumas.Nao deixam de ser carros que caso dê para o torto uma bateria ou uma avaria mais grave facilmente custa o preço do carro quase.
Os Leaf 40 têm um problema meio crónico com o inchar das células, há já várias pessoas e empresas que abrem a bateria, isolam convenientemente as células e o problema está resolvido. Na Nissan é uma bateria nova.
Há Leaf de 2011 com baterias aplicadas de gerações posteriores, já com maior capacidade e menor degradação.
Há algumas empresas a fazer reparações de Teslas.
A Evolution é uma rede de oficinas nacional, dedicada à intervenção em VEs.
Se são empresas ali ao lado de casa? De algumas pessoas sim, os que moram lá ao lado :-D
É um receio que entendo, mas que se começa a provar não ser verdade.
Colocado por: DR1982Nao deixam de ser carros que caso dê para o torto uma bateria ou uma avaria mais grave facilmente custa o preço do carro quase.
Dar cerca de 20k por um carro e depois gastar uns 10 ou 15k por uma bateria por exemplo acho que faz pouco sentido
Colocado por: RUIOLIA lista de beneficiados é pública? Acho que teríamos uma surpresa...
Colocado por: DR1982Nao deixam de ser carros que caso dê para o torto uma bateria ou uma avaria mais grave facilmente custa o preço do carro quase.
Dar cerca de 20k por um carro e depois gastar uns 10 ou 15k por uma bateria por exemplo acho que faz pouco sentido
Colocado por: NTORIONNão, no caso não é o imposto que tem de ser mudado, é mesmo a incidência, isentavam os carros elétricos de iva e pronto. Só que nesse caso era para toda a gente.
Colocado por: NTORIONno sentido que deduzem imposto que não é dedutível, e noutros casos (ainda mais grave) na falta de entrega de imposto que liquidaram.
Colocado por: NTORIONSão uma forma de remuneração, que não é tributada, era o que queria explicar.
Colocado por: NTORIONé muito relativo, a maioria não paga IRC
(...)
O número de empresas que pagam IRC caiu quase 15% em três anos, sendo que neste momento apenas 56,9% pagam este imposto, avança o Público.
Colocado por: Bruno.Alveshá um Model S nacional que há pouco tempo celebrou os 666.666km
Colocado por: Bruno.AlvesÉ. o 3 não é só mais pequeno, aerodinâmico e leve, o drivetrain é todo mais eficiente. Mesmo os S mais recentes consomem bastante menos que o meu, mais eficientes.
Colocado por: pguilhermeA nível de consumos o Y é semelhante ao 3?
Colocado por: NTORIONSão uma forma de remuneração, que não é tributada, era o que queria explicar.
Colocado por: Bruno.AlvesÉ tributada sim. 10% do valor do veículo a 1 de Janeiro que entram como mais valias na declaração de IRS. Já não é fácil uma empresa ter um carro atribuído a uma pessoa e não o ter declarado como tal.
Colocado por: pguilhermeDeduzem imposto que "não é dedutível". Quem diz que não é dedutível é a mesma entidade que criou a excepção.estava a referir ao imposto em geral e as aldrabices já feitas e não em concreto aos carros elétricos.
Colocado por: pguilhermeAcredito que sim. E a perda desse potencial rendimento do estado serve para influenciar o mercado automóvel para se ganhar em termos ambientais. Não é, exactamente, uma das competências e responsabilidades do estado? Fazer esta macro gestão?
Colocado por: pguilhermeEsta descida deve-se exclusivamente à inclusão dos gastos com carros eléctricos?
Se não for, então o benefício em sede de IRC com os carros electricos, se fosse o único como sugeria, seria irrelevante para as empresas. Logo, comprar-se-iam carros de combustão porque são mais baratos.
O custo em sede de IRC aplica-se a "todos os carros"; só o IVA e a TA é que variam para os electricos, mas corrija-me se estiver enganado.