Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: VarejoteDa minha parte não estou a acusar ninguém, o que digo é que as decisões têm de ser acordadas por todos os coproprietários.


    Eu sei. Não estou a falar de ti como é óbvio.

    Tudo o que envolve heranças são situações lixadas.
  2.  # 22

    Colocado por: VarejoteDa minha parte não estou a acusar ninguém, o que digo é que as decisões têm de ser acordadas por todos os coproprietários.

    Senão quando a senhora os fechar os olhos, vai dar barracada.


    Isso é mesmo o que eu acho que o OP deve ouvir. É que se não falar já com os tios, eles depois podem pensar que ele lhes tentou passar a perna e haver confusão sem necessidade.
  3.  # 23

    Colocado por: SalvadorP

    Isso é mesmo o que eu acho que o OP deve ouvir. É que se não falar já com os tios, eles depois podem pensar que ele lhes tentou passar a perna e haver confusão sem necessidade.


    Isso é garantido, depois quando a avó fechar o olhos, vai ter um problema dos grandes.
  4.  # 24

    Pelo que explicou e já entendi, são varias pessoas que tem de se entender nesta questão. Mas também apoio o argumento de que mostrou vontade de ser correto. Se de facto isto está a ser feito com o consentimento de todos, como parece, as perguntas são legitimas e podem inclusive condicionar a vontade de continuar a viver nas condições atuais ou de prosseguir as melhorias na habitação o que é normal.
  5.  # 25

    Posso estar enganado. Mas na verdade eu até vejo muito mais o reverso da medalha aqui presente. Que é os filhos estarem a tirar partido do sobrinho para tomar conta da mãe que é menos uma chatice na vida, enquanto isso têm o rapaz a fazer umas obras na casa que acrescentam valor e no na hora H dão um pontapé e vendem a casa a qualquer um.

    O ideal será mesmo a falar e chegarem a entendimento. Devia mostrar o interesse em permanecer na casa no futuro junto dos seus tios. Não sei até se já o fez. E nesse caso a pergunta é se existe via legal para garantir que isto acontece. Foi isto que eu entendi da pergunta inicial. Não vá alguém de um dia para o outro mudar de opinião desse eventual entendimento nos dias de hoje.
  6.  # 26

    Colocado por: palmstrokeJá agora, paga renda? Porque se vive de graça numa casa onde apenas é dono de 1/6, as melhorias que faz é como se fosse a renda, pronto, fica pago.
    e cuidar da avó, não tem valor? O palstroke tem a noção da responsabilidade que é ficar a cuidar de um idoso? Sobretudo quando poderá haver perdas de autonomia no futuro.

    Não entendi que o Ffggtg quisesse ficar com a parte dos tios, queria assegurar que não era expulso da casa quando a avó falecesse.
    Na verdade ele terá sempre de chegar a um entendimento com os tios. Podem é tentar fazê-lo enquanto a avó é viva de modo a que a mesma arbitre a negociação.
  7.  # 27

    Colocado por: VarejoteFez obras na casa, pediu autorização aos tios, foi morar lá para casa com a namorada, pediu autorização aos tios?
    A casa é co-propriedade dos tios, mas o direito à habitação ainda é da avó. Penso que neste caso ela tem legitimidade para decidir quem quer, ou quem não quer a morar na mesma sem dar cavaco aos restantes herdeiros.
  8.  # 28

    Colocado por: VarejoteNeste momento a senhora tem 62.5% do imóvel, os restantes 12.5% cada.
    A senhora não tem 75%? 50% que já eram dela mais os 25% que representam metade da parte do Marido. Os herdeiros terão todos juntos os outros 25%. Não é assim?
    Concordam com este comentário: ANC, diouf_matos
  9.  # 29

    Nunca ia roubar a minha avó. Estou a fazer as obras com autorização e antes de o fazer foi falado com os tios .mas todos sabemos que na hora das partilhas as ideias as vezes mudam. E tirano a parte que eu fui o único a disponibilizarne para cuidar dela. Ela sta no perfeito juízo ainda graças a Deus...mas só eu me cheguei a frente ..sou herdeiro tbm pk o meu pai faleceu.. apenas perguntei se havia alguma forma de um dia não ficar sem a casa ..e não não fico com a reforma da minha avó aliás ela ainda faz tudo sozinha nunca na vida o iria fazer.se fui para lá foi ok mais ninguém o quis fazer e ela estava sozinha com 80 anos..a minha mãe abandonoume de bebê assim que o meu pai faleceu e foi a avó que fez tudo por mim nunca iria roubala. .aliás ela própria queria venderem a casa por um valor simbólico para ninguém me a tirar mas eu não quis . Quero ir pelo certo.e legal.
  10.  # 30

    E a minha avó e o meu avô fizeram arranjo um ao outro ou seja a norte do avó passou tudo para a avó ela é que manda ,sozinhas, não os herdeiros
  11.  # 31

    Está-se a assumir imensas coisas.

    Não fazemos ideias de quem é o proprietário original da casa, de como os avós eram casados. Para sabermos qual a atual percentagem que cada um tem. Vamos assumir que é o padrão.

    Também não fazemos ideia, da relação que existe entre o autor do tópico e os tios. Podem dar-se todos bem e falar à vontade. Vamos assumir que não estão de relações cortadas.

    Pode chegar a acordo com os seus tios que podem retirar-se da herança, tal como a sua avó, escriturando você já a casa, com ela (a sua avó) ainda em vida. Ela pode inclusivé reservar o direito de viver naquela casa, se achar isso mais confortável.


    A sua avó ainda é "nova"? Pode mandar avaliar a casa e propõr dar já o dinheiro sobre o que cada um dos seus tios já possui da casa, podem preferir receber já alguma coisa, do que esperar anos para receber o restante e ainda para mais de uma casa que pode vir a ficar degradada sem intervenções de ninguém e depois ser difícil obter o valor que se espera dela, eles até podem ter gosto que a casa fica e seja renovada na família.
    Ou então negoceie outro valor qualquer com os seus tios, a questão de ser você a tomar conta da sua avó, tem de ser levado em conta. Também desconhecemos a situação financeira da sua avó, mas isto pode implicar que você tenha imensas despesas e os seus tios não.

    Mesmo que tenha de fazer já um empréstimo, sempre compra a casa por um valor bem mais baixo. E pode fazer um empréstimo hipotecário sobre a casa para obter este dinheiro, será semelhante a um empréstimo habitação.

    Tenha atenção neste caso à sua namorada pois nunca irá ser proprietária da casa, para um bem que você recebeu de herança e não comprou.
  12.  # 32

    Colocado por: HAL_9000A senhora não tem 75%? 50% que já eram dela mais os 25% que representam metade da parte do Marido. Os herdeiros terão todos juntos os outros 25%. Não é assim?


    Não, 50% são dela, no restante herda igual aos filhos.
  13.  # 33

    Colocado por: HAL_9000e cuidar da avó, não tem valor? O palstroke tem a noção da responsabilidade que é ficar a cuidar de um idoso? Sobretudo quando poderá haver perdas de autonomia no futuro.

    Não entendi que o Ffggtg quisesse ficar com a parte dos tios, queria assegurar que não era expulso da casa quando a avó falecesse.
    Na verdade ele terá sempre de chegar a um entendimento com os tios. Podem é tentar fazê-lo enquanto a avó é viva de modo a que a mesma arbitre a negociação.


    Esse palmstroke é um incendiário destes que anda nos forums e no facebook a ofender pessoas. Detesto este tipo de gente.

    Ftggtg, tem atenção ao que já foi dito. Se andas a fazer obras na casa estás a valorizar a casa, no momento das partilhas vais ter de dar muito mais aos teus tios. Se não tratares já disso e falares com eles, vais ter problemas no futuro quase de certeza.
    • RCF
    • 6 outubro 2023 editado

     # 34

    Colocado por: FfggtgBoa noite,somos 3 herdeiros eu e os meus 2 tios ( o meu pai faleceu) o meu avô faleceu e a minha avó está viva ,fizeram arranjo um ao outro, sempre vivi com a minha avó,a cerca de um ano juntei me e sai da casa dela, entretanto em conversa com ela decidi começar a remodelar a casa e ir para lá morar com a minha companheira,já gastamos algum dinheiro,agora a avó queria segurarme a casa e o valor que gastei,vou tomar conta dela até a morte,ou seja a algum papel em k ninguém me possa tirar a casa?? Sei k existe o tal chamado terço,mas a questão aqui e se chega às partilhas e eu ainda não tiver o valor deles para lhe dar?? A algum papel ou assim k ela possa fazer em k ninguém me tire a casa,,claro depois tenho k dar aos tios a parte deles,,mas isto está A fazerme confusão..de hoje para amanhã ficar sem casa e sem o dinheiro que lá gastei

    Colocado por: FfggtgE a minha avó e o meu avô fizeram arranjo um ao outro ou seja a norte do avó passou tudo para a avó ela é que manda ,sozinhas, não os herdeiros


    Atualmente, tem já um obstáculo difícil de ultrapassar.
    Se a casa era dos seus avós - avó e avô - à morte do seu avô, a parte dele (50%) foi automaticamente distribuida pelos herdeiros - a sua avó, os seus tios e você. Portanto, atualmente, independentemente do que a sua avó possa fazer, os seus tios já são proprietários de parte da casa, da parte que herdaram do seu avô.
    Portanto, para assegurar a totalidade da casa, você precisa sempre que os seus tios lhe vendam ou doem a parte deles.

    Isso do "arranjo" que refere entre os seus avós foi o quê? Apenas conversa ou há documentos?
  14.  # 35

    Ffggtg,

    Ja falou com os seus tios a possibilidade deles doarem ou venderem a um preço simbólico a parte deles? Qual é a sua relação com eles?

    Por vezes o problema nem é os tios, é as companheiras (ou restantes descendentes), que não aceitam a doação e que pretendem ganhar algum € com uma venda.

    E dependendo do regime do casamento dos seus tios, as/os companheiros também tem de aceitar a doação.
  15.  # 36

    Há documento.. não é nada dos herdeiros.. para já é só dá avó..já avaliei a casa antes de fazer as obras tbm
  16.  # 37

    Isto podem pensar k não mas para fazer alguma coisa é um beijo de obra e está a deixarme tolo..pk sei k agora ninguém kis tomar conta da avó mas depois todos vão kerer
  17.  # 38

    "Há documento", isso não serve para nada, serve escritura de venda ou doação.

    O resto são papéis com rabisco.
  18.  # 39

    Colocado por: Varejote
    Não, 50% são dela, no restante herda igual aos filhos.


    Também penso que será isso. Da avó serão 62,5% (50% dela + 1/4 dos restantes 50% que são repartidos entre ela, os dois tios e o neto que assume a parte do pai).



    Colocado por: Varejote"Há documento", isso não serve para nada, serve escritura de venda ou doação.

    O resto são papéis com rabisco.


    Ou repudio da herança por parte dos herdeiros enquanto o avô era vivo, mas não me parece que tenha sido o caso.
  19.  # 40

    Colocado por: Ruikode

    Também penso que será isso. Da avó serão 62,5% (50% dela + 1/4 dos restantes 50% que são repartidos entre ela, os dois tios e o neto que assume a parte do pai).





    Ou repudio da herança por parte dos herdeiros enquanto o avô era vivo, mas não me parece que tenha sido o caso.


    Não é assim. A viúva tem direito a 50%.

    Mas como disse sabemos lá de quem era a casa ao certo... secalhar até já foi herança da avó, logo 100% dela.
 
0.0178 seg. NEW