Colocado por: diouf_matostalvez ela tenha alguma ideia interessante ao invés do normal bota abaixo que por aqui decorre.tem sim senhora. Na opinião da Sandra o o ideal era abandonar o SNS de vez para se.poder ganhar "dinheiro a sério" no privado
Colocado por: diouf_matosQuanto à 2 questão, serve sobretudo aos medicos que nao trabalham no SNS... que são quem vai ganhar dessa forma, ou seja esta-se a incentivar que não estejam no SNS...por isso mesmo é que defendo que o problema do SNS é antes de mais nada um problema de gestão e não de dinheiro. E que os médicos são em grande parte corresponsaveis por esses mesmos problemas de gestão que acabam por beneficiar a classe.
Colocado por: diouf_matosSe esta gestão em particular fosse feita por médicos, que não é...não vou agora destrichar aprofundadamente todos os conselhos de administração de todos os hospitais, mas creio não errar ao dizer que todos eles terão médicos na sua constituição.
Colocado por: AMG1Um interessante artigo sobre como é cooptada e formada a gestão nas instituições do SNS.
Parece que se pode gerir um hospital sem qualquer formação em gestao.
Mais uma inovação cá do retângulo "à beira mar platado".
Colocado por: HAL_9000Quando tem uma classe profissional que acumula de forma sistemática 2 empregos, ou que faz milhares de milhões de horas extra, quer dizer o que? Que se calhar faltam profissionais, não?
Se assim não é o que justifica está situação?
Colocado por: AMG1os habitantes aqueles paises da UE cujo rácio de medicos vs população é muito menor do que o nosso, como pe a Alemanha, Suécia, Dinamarca, Franca, nao creio que sejam paises conhecidos por terem muito maiores problemas com os seus sistemas de saude do que nós.Por ventura estão melhor organizados que nós e não precisam de tantos médicos, ou porque estes são mais produtivos, ou porque as pessoas por lá têm melhor educação para a saúde e conseguem discernir melhor sobre o que são situações graves e situações ligeiras, ou porque envelhecem de forma mais saudável e sem tantas comorbilidades...Pode ser por um sem número de razões.
Colocado por: HAL_9000A alternativa é reorganizar os serviços de modo a aumentar a produtividade e educar as pessoas, mas isso ainda parece mais difícil de consegir do que aumentar a mão de obra disponível
Colocado por: HAL_9000
No nosso caso, o meu ponto é simples: se os médios existentes não conseguem dar resposta à demanda no público e no privado, então é porque temos falta de mão de obra.
A alternativa é reorganizar os serviços de modo a aumentar a produtividade e educar as pessoas, mas isso ainda parece mais difícil de conseguir do que aumentar a mão de obra disponível
Colocado por: ricardo.rodrigues
Podiam dar formação (e pagar mais) a enfermeiros, para fazerem muito do que é médico em centro de saúde. Veja-se o exemplo britânico.
Colocado por: HAL_9000os enfermeiros já começaram.
Colocado por: smartHum
Ganha se muito mal...
Aos vencimentos brutos, acrescem suplementos e subsídios...
Colocado por: ricardo.rodrigues
Podiam dar formação (e pagar mais) a enfermeiros, para fazerem muito do que é médico em centro de saúde. Veja-se o exemplo britânico.
Colocado por: AMVPQuanto aos restantes profissionais, só falo do sns pq parece que os contribuintes portugueses estão dispostos a dar todo o seu dinheiro para o sns.Alguns contribuintes...e suspeito que sejam na sua maioria aqueles que não pagam IRS, porque se pagassem, percebiam que para o estado dar, tem de ir tirar a algum lado.