Colocado por: DAJPDados difíceis de entender! Não há uma redução do consumo de água?
No meu caso tenho depósito de inércia com bomba de calor por isso não tenho o problema de aumento de consumo de gás, mas teoricamente não percebo porque há um aumento de consumo do gás? A água quente que sai é a mesma por isso é estranho aumentar o consumo.
Colocado por: Bruno.AlvesVou ressuscitar este tópico por ter me sido referido noutra discussão e fiquei interessado. Tenho o balde mas não me importava de deixar de ter.
Contactei o suporte (site espanhol) com 2 questões que para mim são fundamentais e não tinha visto respondidas:
Q: se a fonte de água quente não estiver quente (no meu caso o depósito de AQS só é aquecido a determinadas horas) e alguém abrir a torneira, quanto tempo fica o aquareturn a tentar recircular água?
R: 5 minutos, se não conseguir elevar a temperatura da água em 5min pára e dá um aviso sonoro.
Q: há alguma forma de ativar o aquareturn através de um botão ou sistema de domótica?
R: há um modelo "Domo", não publicado no site mas que pode ser adquirido em contacto directo com eles que permite isso através de uma tomada inteligente. A única diferença para o aquareturn normal é que inicia o processo de recirculação quando é ligado à eletricidade e não apenas com o ligar da tomada.
Colocado por: VarejoteMaa deixa o depósito AQS, ficar com água fria e só a X de horas é que liga? Está a brincar certamente.
Uma coisa é ligar X de horas por dia e ter água sempre quente, outra é ter a água fria, porque só vai arrancar a X horas.
Colocado por: jdmosorioA única questão é não poder programar o aparelho para determinada hora
La variación respecto del AquaReturn estándar es que incorpora la auto-activación cada vez que se le da corriente eléctrica.
Si usted lo enchufa a un interruptor inteligente y lo activa desde su Smartphone o programa en él su puesta en marcha desde donde esté,
podrá disponer del agua caliente en el momento que lo desee sin tener que abrir el grifo de agua caliente donde tenga colocado su AquaReturn.
También puede realizar la activación del aparato como en el dispositivo convencional, con tan solo abrir el grifo de agua caliente del lavabo donde lo tenga instalado.
Colocado por: Bruno.Alves
Aparentemente com este sistema Domo e uma tomada inteligente poderia fazê-lo.
Colocado por: Bruno.AlvesSem dúvida. Em teoria bastaria uma entrada em paralelo com o detector de caudal. Um botão de pressão, um relógio externo, seria logo uma expansão apetecível.
Uma curiosidade: não existem sistemas semelhantes, concorrentes? Assim numa pesquisa rápida não encontrei grande coisa
Colocado por: mafgodPelo que vi no esquema, enquanto a água não atingir os 35ºC, a água "quente" passa para o circuito da água fria.
Ou seja, quando houver água quente na torneira (acima de 35ºC), teremos na água fria os 35ºC, ou seja, ao abrirmos a torneira da água fria noutro lado, estaremos a "levar" com a água que passou pelo esquentador.
Certo?
Se sim, e sempre ouvi dizer mas vale o que vale, para nunca se usar a água quente do esquentador na alimentação, ao usar este sistema, haverá sempre água no circuito da água fria que passou pelo esqentador (ok, depois ao se temperar a água, a água aquecida que passou para a tubgem da fria volta "para trás" e sai pela torneira :-) )
Continuo a preferir o balde e despejar na sanita após o seu uso :-)
Simples, eficaz, baixa manutenão e barato :-)
Colocado por: mafgodSe sim, e sempre ouvi dizer mas vale o que vale, para nunca se usar a água quente do esquentador na alimentação
Posso consumir água quente do esquentador?
ChatGPT
Sim, geralmente é seguro consumir água aquecida por um esquentador, desde que o aparelho esteja em boas condições e seja utilizado corretamente. No entanto, existem algumas considerações que você deve ter em mente:
Temperatura da água: Certifique-se de que a água não esteja a uma temperatura excessivamente alta. Água muito quente pode causar queimaduras. Recomenda-se ajustar a temperatura do esquentador para um nível seguro.
Limpeza do sistema: Certifique-se de que o sistema de aquecimento de água esteja limpo e livre de depósitos ou contaminantes que possam afetar a qualidade da água.
Manutenção adequada: Faça a manutenção regular do seu esquentador de acordo com as instruções do fabricante. Isso pode incluir a limpeza de depósitos de minerais que se acumulam ao longo do tempo.
Material dos canos: Verifique se os canos pelos quais a água aquecida passa são feitos de materiais apropriados para água quente. Canos inadequados podem liberar substâncias tóxicas na água.
Vazamentos: Certifique-se de que não há vazamentos no sistema. A presença de vazamentos pode contaminar a água com substâncias indesejadas.
Se você tiver dúvidas específicas sobre o seu esquentador, é sempre aconselhável consultar o manual do usuário fornecido pelo fabricante ou entrar em contato com o suporte técnico.
Colocado por: DAJPAlguma inovação neste tema? Após a ultima fatura de acerto do consumo de água voltei a ter interesse... a água está cada vez mais cara por m3 e a energia fruto de ter paineis e baterias está a um custo muito apetecivel para mim... pago sempre mais de água do que de eletricidade.
https://www.hoterway.com/
https://www.hoterway.com/
PS. O sistema de balde cá em casa não funciona.
A aquareturn já tem concorrentes? Alguma solução DIY com bom recirculadora e botão de pressão?
Colocado por: eu
Não estou a dizer que sim ou que não, mas qual é o motivo para isso?