Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 8 janeiro 2026 editado

     # 201

    Sim Carvai, a culpa da invasão da Ucrânia deve ter sido da Alemanha, não do putin.

    Estas realidades alternativas são muito giras.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N
  1.  # 202

    Colocado por: euSim Carvai, a culpa da invasão da Ucrânia deve ter sido da Alemanha, não do putin.

    Estas realidades alternativas são muito giras.


    Disso duvido, mas do que não duvido foi de ter enchido a barriga á russia com a compra de gás mesmo depois de tantos avisos.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 203

    Colocado por: euSim Carvai, a culpa da invasão da Ucrânia deve ter sido da Alemanha, não do putin.

    Sim o Putin algures em 2014 acordou um dia maldisposto e ocupou 20% da Ucrânia, e a Alemanha nem deu por isso. Quando se avalia situações geoestratégicas como os putos da escola em que a culpa é do outo menino.
    Exatamente o que estão a fazer agora com o Trump, é o menino mal educado que está a fazer bullying aos outros meninos bem comportados.
  3.  # 204

    Por falar em Direito Internacional e nos super bem comportados e cumpridores, Alemanha, França e Obama, que é que estes fizeram quando em 2014 a Rússia ocupou parte da Ucrânia? Olharam para o lado, assinaram contratos para gasodutos, participaram no Mundial da Rússia, etc., etc.
  4.  # 205

    Ironia ou não, o único Direito Internacional que tem, razoavelmente, funcionado, é o direito construído, essencialmente, pelos EUA, desde o fim da 2ª Guerra Mundial, com o início nos Julgamentos de Nuremberga.
    • eu
    • 8 janeiro 2026

     # 206

    Colocado por: J.FernandesIronia ou não, o único Direito Internacional que tem, razoavelmente, funcionado, é o direito construído, essencialmente, pelos EUA, desde o fim da 2ª Guerra Mundial, com o início nos Julgamentos de Nuremberga.


    A chamada justiça dos vencedores.
    • eu
    • 8 janeiro 2026

     # 207

    Colocado por: CarvaiSim o Putin algures em 2014 acordou um dia maldisposto e ocupou 20% da Ucrânia, e a Alemanha nem deu por isso.


    Portanto a culpa foi da Alemanha.

    Gosto da vossa lógica, é bastante elucidativa.
    • eu
    • 8 janeiro 2026

     # 208

    Colocado por: Malaico_EVDisso duvido, mas do que não duvido foi de ter enchido a barriga á russia com a compra de gás mesmo depois de tantos avisos.


    Até Portugal fez isso, e acho que continua a fazer.
  5.  # 209

    E entretanto ocorrem coisas muito promissoras, cujo contributo de Netanyahnu e Trump não deve ser ignorado:

    https://observador.pt/2026/01/08/irao-a-ferro-e-fogo-internet-cortada-no-pais-numa-altura-em-que-milhares-estao-nas-ruas-para-protestar-contra-o-regime/
  6.  # 210

    Colocado por: eu

    A chamada justiça dos vencedores.

    Pois, saudades da dupla Hitler/Stalin que começou a guerra destruindo a Polónia. Claro que muita gente ainda acha que ódio dos polacos pelos russos é por causa da bola.
    O lema " A verdade a que temos direito" ainda continua a funcionar...
  7.  # 211

    Colocado por: euA chamada justiça dos vencedores.

    Os Julgamentos de Nuremberga pretenderam não ser a justiça dos vencedores e foram-no em parte. Os Nazis condenados foram-no por crimes contra a humanidade, por serem responsáveis por 6 milhões de judeus mortos, não por terem invadido a França ou a Polónia.
    • AMG1
    • 8 janeiro 2026

     # 212

    Colocado por: Carvai ...A antecessora já reconheceu que fez asneira mas paciência.


    Desculpe interromper, mas queria fazer uma pequena rectificação meramente formal, porque quanto ao conteúdo, como sempre, não podia ser mais claro na sua franca singileza.
    O actual presidente Steinmeier teve como antecessor, não uma senhora, mas o sr. Joachim Gauck. Admito que na forte torrente argumentativa tenha trocado o sr. GAUCK pela senhora MERKEL. É certo que ambos são assim para o cheinho, feiosos e oriundos da RDA, mas enquanto um foi presidente logo, Chefe de Estado, o outro, no caso a outra, foi Chanceler ou chefe de governo, o equivalente ao nós chamamos ao lugar que o Luis de Espinho ocupa: primeiro-ministro.
    • eu
    • 8 janeiro 2026 editado

     # 213

    Colocado por: CarvaiPois, saudades da dupla Hitler/Stalin que começou a guerra destruindo a Polónia.


    Essa dupla gostava de anexar territórios, política que parece que tem agora novos seguidores. E algumas pessoas aplaudem, tal como os alemães que apoiaram Hitler.
    • eu
    • 8 janeiro 2026

     # 214

    Colocado por: J.FernandesOs Nazis condenados foram-no por crimes contra a humanidade, por serem responsáveis por 6 milhões de judeus mortos, não por terem invadido a França ou a Polónia.


    Os outros 70 milhões de mortos não contaram para nada ?
  8.  # 215

    Colocado por: eu

    Os outros 70 milhões de mortos não contaram para nada ?

    Não, como continuam a não contar agora desde que praticados por lideres "progressistas".
    • AMG1
    • 8 janeiro 2026

     # 216

    Colocado por: J.Fernandes
    Os Julgamentos de Nuremberga pretenderam não ser a justiça dos vencedores e foram-no em parte. Os Nazis condenados foram-no por crimes contra a humanidade, por serem responsáveis por 6 milhões de judeus mortos, não por terem invadido a França ou a Polónia.


    Embora os julgamentos de Nuremberga tenham consolidado juridicamente o conceito de "crime contra a humanidade", salvo melhor opinião, muitos dos nazis ali condenados também o foram por outros crimes, entre os quais: conspiração, Crimes contra a paz (por terem conduzido uma guerra de agressão) e Crimes de Guerra, onde se incluiam p.e. as execuções sumárias de civis, deportações forçadas ou maus tratos a prisioneiros de guerra.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 8 janeiro 2026

     # 217

    Colocado por: AMG1Crimes contra a paz (por terem conduzido uma guerra de agressão)


    Nessa altura, um País agredir/invadir/anexar outro era considerado um crime contra a paz?
    • AMG1
    • 8 janeiro 2026

     # 218

    A Carta do Tribunal Militar Internacional (Nuremberga) definiu o Crime Contra a Paz, como o acto de planear, iniciar e conduzir uma guerra de agressao ou uma guerra em violação de acordos ou garantias de que o agressor fosse signatário.
    Creio que pelo menos a Invasão da Polónia e da Áustria constavam da acusação especifica a alguns dos reus. Foi a primeira vez que os dirigentes de um estado foram pessoalmente acusados por iniciarem e conduzirem uma guerra.
    Boa parte da tecnicalidade juridica desse julgamento acabou por ser a base da jurisprudência em que assenta o actual Tribunal Penal Internacional e esse crime em concreto ainda existe, agora definido como o "Crime de Agressao", mas com contornos diferentes dos presentes no Tribunal de Nuremberga. Ja remete p.e. para a necessidade de violação da carta da ONU.
    Uma nota irónica. Apesar dos USA não serem aderentes ao TPI, a esmagadora marioria do trabalho juridico em que assentou o Tribunal de Nuremberga foi de juristas americanos, sob a direcção do procurador americano, o juiz do Supremo Tribunal H Jackson. É lendária a batalha desse homem para que o Tribunal não fosse apenas um acto de vingança, como queriam os russos e a que nem os ingleses nem franceses tinham muita vontade de se opor.
    Agora não nos iludamos, apesar de todos os esforços, muitos deles genuínos, mesmo Nuremberga, não deixou de ser o julgamento dos vencidos pelos vencedores.
    A arquitectura de segurança saída da guerra, assenta num conjunto de acordos escritos (p.e. a criação da ONU) e/ou tácitos que determinaram os equilibrios necessarios para que, apesar dos multiplos conflitos regionais que entretanto se verificaram, ainda assim, o mundo não tivesse conhecido outro conflito desse tipo nas ultimas 8 decadas. Fazendo "tabua rasa" desses acordos, os equilibrios passam a ser outros e é já a isso que estamos a assitir, o que virá a seguir...só deus sabe!
  9.  # 219

    • eu
    • 9 janeiro 2026

     # 220

    Os bullies só mudam o comportamento quando são enfrentados.

    Já o fizemos a putin, é preciso fazer o mesmo a trump.
 
0.0275 seg. NEW