Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Sim, o sótão é acessível mas não está "aproveitado" e consiste em telha sobre vigota com a lage de esteira em bruto, semelhante ao caso do nosso "co forista" Cimento(antes da sua heróica remodelação).

    De momento estou apenas a isolar termicamente o espaço para que isso se reflicta em menores perdas de calor nas divisões imediatamente abaixo do sótão. Não estou ainda a pensar tornar o espaço utilizável/habitável uma vez que o acesso a este é apenas uma "clarabóia" de 60 cm que se situa exactamente ao meio do triângulo; quarto 1, quarto 2 e IS num corredor com cerca de 1.60cm de largura. Ainda não consegui pensar num tipo de escada que não impedisse a entrada nestas divisões(se alguém tiver alguma sugestão "fassam parte":)), quando conseguir arranjar uma solução para isto aí pensarei em tornar o espaço utilizável.

    Comecei os trabalhos pelo tecto(ou seja o conjunto vigotas/telhas), ainda inspirado na obra do Cimento coloquei 6 cm de EPS entre as vigotas e depois sob estas XPS de 3 cm, mais tarde para forrar usarei também o lambrim. A minha dúvida neste momento está em como posso isolar a lage de esteira, já considerei as seguintes hipóteses; 1) estender sobre a lage uma MLR, contudo se daqui há algum tempo resolver o enigma do acesso então terei gasto o dinheiro da MLR uma vez que esta está fora da solução total. 2) Floormate, pelo que percebi pelos comentários do fórum é a melhor, contudo para ser eficiente necessita de levar uma camada de cimento sobre este para que fique bem assente na lage, mas para isso teria de chamar alguém para o fazer uma vez que não estou qualificado para trabalhos com cimentos e massas. 3) Telas Tripolux, contudo pelos vários comentários ainda não consegui perceber até que ponto estas telas fazem um bom isolamento deste tipo de lage de esteira. Se puder(em) opinar sobre a melhor solução por favor opinem.

    Antecipadamente grato
    Sambino
    •  
      alv
    • 31 janeiro 2011

     # 42

    Vivam!
    Caríssimo Sabino:
    Se já isolou a cobertura com 9cm de EPS e XPS, se bem executado, teoricamente já não necessitará de isolar a laje de esteira, porque esta passará a fazer parte da área útil depois de habitar o sótão.
    Se se refere a ter um isolamento suplementar enquanto não faz o tal acesso, então a solução mais económica é mesmo a manta de lã de vidro, mas desta vez com o papel kraft virado para cima, para permitir que possa lá ir esporádicamente enquanto não faz a obra.
    Depois de fazer o acesso, tem de remover a manta, mas pode usá-la nas partes esconsas como reforço térmico. Suponho ser a solução mais económica e mais eficiente.

    Preço de referência do tripolux 3000 - Cerca de 4.0€; Lambada de 0.035 => que 5.5mm terão um R de 0.157m².ºC/W
    Preço de referência da MLV 60mm/16Kg - Cerca de 2.5€; Lambada de 0.040 => que 60mm terão um R de 1.50m².ºC/W

    Conclusão: 10 vezes melhor isolamento a um preço mais económico.

    Espero não me ter enganado nas contas. Se enganei, há-de haver feedback.


    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SAMBINO
  2.  # 43

    Obrigado Alv,

    Vou optar então pela MLV.

    Diga-me novamente por favor para meu sossego mental que a MLV não abrigará "bicharada".

    Obrigado
    Sambino
    • JoeX
    • 2 fevereiro 2011

     # 44

    Bom dia a todos!
    Ando com dilema e não sei o que fazer...

    Tenho acompanhado este tópico e tenho problema semelhante mas talvez mais bicudo.

    Tenho uma casa de campo em trás-os-Montes onde gosto de vez em quando dar uma escapadinha num tempo livre. A casa não tem isolamento térmico pelo que é muito fria de inverno e muito quente de verão.
    Não tem placa, apenas telha lusa assente sobre ripes e depois um tecto falso em lambim.
    O frio é a minha principal preocupação, a ideia é não deixar sair o calor...
    Andei a pesquisar e vi várias opções com xps (aquelas placas azuis) e também lã de rocha.
    Qual será a melhor solução para este tipo de construção a nível de preço e também qual será a mais fácil a nível de colocação.
    Não tenho experiência nestas coisas mas gosto de um bom desafio e claro, poupar também alguns trocos.
    Penso que as placas de xps poderiam dar conta do recado mas seria colocadas junto á telha ou por cima do lambrim?
    Se pudesse não mexer no telhado era o ideal, estava a pensar mais num isolamento imediatamente no forro o qual queria manter com a madeira e manter o aspecto rústico (não queria usar pladur).

    Cumprimentos.
  3.  # 45

    penso que o problema não fica atrás destes todos e como cada caso é 1 caso...cá vai o meu...

    moradia de r/c + sotão, sotão este com 1 pé direito de 1,8m a 2,6...aproveitado para 2 quartos e 1 wc.
    irei (pq ainda tou em obras) por telha sandwish em cima de placa de esteira e fazer 1 tecto falso em pladur.

    ora a minha pergunta é a seguinte:
    qual a melhor maneira de isolar!? (tanto entre a telha e a placa como entre a placa e o tecto falso)
  4.  # 46

    tanto entre a telha e a placa
    roofmate
    placa e o tecto falso
    MLM
  5.  # 47

    PauloCorreia


    Caro Paulo correia eu estou a pensar meter poliuretano projectado mas já me falaram no roofmate de 6 cm, ambos colocados entre tijolo de 15, caixa de ar 2 cm e tijolo térmico 30*19*14 que me dizes visto que o roofmate fica mais em preço? eliminando os pontos térmicos nas vigas com 3cm de roofmate ou poliuretano.
    Qual será a melhor solução ?
  6.  # 48

    Boa tarde, alguem me pode ajudar no melhor isolamento para tetos?
    estou a restaurar uma casa, onde coloquei no telhado tela de alumínio agora vou começar com os tetos em pladur,gostava de saber qual o melhor isolamento a colocar por cima. Já me disseram que não precisava de colocar mais nada visto a tela de aluminio ser suficiente, já me aconselharam a lá de rocha estou indeciso conto com a vossa ajuda, obrigado
    •  
      alv
    • 7 março 2011

     # 49

    Vivam!

    Mais uma vez: Manta de lã de vidro com papel Kraft virado para o interior!
    Simples, eficiente e barato.
    "Fassssssssssam" parte
  7.  # 50

    peço desculpa por só agora dizer algo mas estive fora ...
    obrigado pelo conselho alv já agora acha conveniente deixar entre o teto falso e o telhado alguma entrada de ar? Pergunto por uma simples razão quando fechei a casa não havia circulação de ar e a tela de alumínio ficava sempre com humidade por baixo até que deixei uma janela aberta e tudo mudou.
    •  
      alv
    • 22 março 2011

     # 51

    Vivam!

    André, onde raio tem você a tela de alumínio?
    Normalmente, melhor, nunca se ventila o interior dos tectos, mas...
    Explique lá isso melhor.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andre rocha
  8.  # 52

    Boas, a tela de aluminio esta entre a telha (telha bebe) e o ripado de cimento, enquanto não coloquei as janelas e as portas nunca vi humidade na tela, depois de ter fechado a casa e ter tudo(portas e janelas ) fechado apareceu humidade pela parte de baixo da tela mas bastou ter deixado 2 janelas abertas para tudo desaparecer, por isso eu me ter lembrado da tal ventilação.
    •  
      alv
    • 23 março 2011

     # 53

    Vivam!

    O que você parece ter feito foi impermeabilizar de tal forma a cobertura, que esta, provoca condensados no alumínio que constitui o isolamento e que na realidade é muito pouco.
    Já várias vezes escrevi e expliquei aqui, mas nunca é demais, embora seja fastidioso estar a escrever sempre o mesmo que, embora tenha óptimas qualidades para algumas funções, os isolamentos tipo multi camada ou do tipo bolha de ar, termorefletores, normalmente têm espessuras tão finas que são pouco eficazes em termos de isolamento térmico. Friso que não é que não sejam bons, o que se passa é que tendo mais ou menos os valores dos isolamentos tradicionais tipo XPS ou lãs minerais, como são da ordem do 4 a 8mm, é muito pouca espessura de isolamento; Se tivessem os mesmos 30, 40 ou 50mm eram melhores, porque associados ao isolamento térmico por condução têm o isolamento térmico por reflexão.
    Assim e em resumo, respondendo directamente, ao que pergunta o André Rocha, desde que reforce o isolamento térmico obre o tecto falso, não necessita de ventilar, sendo mesmo desaconselhada, deixará de haver contacto de ar quente com superfícies frias e não haverá humidade.
    Parece-me que fui um pouco confuso, mas estou a trabalhar e ouvir o debate na AR e a cabeça está em mais sítios que os devidos.
    "Fassam" parte
  9.  # 54

    Muito obrigado pelo conselho
    •  
      alv
    • 24 março 2011

     # 55

    Vivam!
    De nada, disponha.
    "Fassam" parte.
  10.  # 56

    Boa noite, gostaria de saber se alguém me poderia ajudar na escolha de uma solução viável para isolamento térmico.

    Estou actualmente a restaurar a casa, e gostaria de isolar o meu tecto de forma a proporcionar melhor bem estar. A casa é composta por dois pisos, sendo que o 2º piso e composto pelo sótão mas também um salão, escritório e arrumos.
    O telhado é totalmente fechado, isto é, a cobertura é constituída pelas ripes e tijolos.
    No sótão e arrumos, a cobertura é totalmente despida ( pode se ver as ripes e os tijolos) , no caso do salão e escritório, o tecto é totalmente forrado a madeira. Devo também salientar que o telhado é composto por telha vidrada de cor castanha prejudicando de certa forma o isolamento.

    Dado o meu total desconhecimento em soluções de isolamento para tectos, gostaria que me pudessem sugerir quais seriam as melhores soluções sempre tendo em consideração a relação custo/beneficio.

    Li com atenção os posts anteriores onde foram citados o XPS, la de vidro/rocha ou roofmate, no entanto, apenas conseguiram me confundir mais.
    Neste caso, deverei remover a telha e colocar uma das soluções descritas anteriormente? Tal seria suficiente? Quais seriam as vossa sugestões?

    Agradeço de antemão pelas respostas.
  11.  # 57

    coloque um sistema em placas de gesso laminado (hidrofugo) com lã de rocha 2 camadas cruzadas de 2X60mm 40kg
  12.  # 58

    Colocado por: pdavidmarquescoloque um sistema em placas de gesso laminado (hidrofugo) com lã de rocha 2 camadas cruzadas de 2X60mm 40kg


    isso quer dizer que ficaria com uma espessura total de 12cm de lã de rocha, certo?
  13.  # 59

    Colocado por: sergyio

    isso quer dizer que ficaria com uma espessura total de 12cm de lã de rocha, certo?
    exactamente
  14.  # 60

    Boa noite

    Vou expor o meu caso a ver se me podem ajudar, a minha casa é uma vivenda de RCH e sotão e é lá que é o meu quarto , no inverno é frio e no verão é quente , o que tenho é 1 a tenha , 2 lã de vidro e depois tenho tecto falso , e ainda tenho um problema de infiltração de onde ainda não consegui descobrir , a minha pergunta é será que é uma boa opção por poliuretano projectado ? se tiver alguma telha a por um pouco de água , será que o poliuretano projectado vai isolar um pouco ?

    Será que tenho outra opção ?

    OBRIGADO [pub][/pub]
 
0.0184 seg. NEW