Colocado por: Luis K. W.
Pode começar pelo de São Jorge em Lisboa. Não se esqueça de ir ver a porta do Martim Moniz. Da última vez que lá estive, nem uma plaquinha assinalava o local. A gaita é que ESSE Martim Moniz aparece documentado vivinho da silva anos após a conquista de Lisboa, o que nos faz duvidar da lenda.
TEM de ir ao de Palmela (aquilo de ver o Sado e o Tejo do mesmo castelo ainda me impressiona).
E não pode falhar o de Sintra. E aproveita para ir ao Palácio lá perto.
Para terminar, um passeio de barco ao longo da costa Lisboa-Cascais para ver a linha de defesa de Lisboa (o de S. Julião é um portento da engenharia militar).
Em Portugal há "castelos" e "torres" perdidas por todos os cantos. Mas *poucos* estão tão concentrados e têm paisagens tão impressionantes como estes.
Eu tento, em todas as minhas viagens pelo País, visitar «monumentos».
No princípio do ano tive de ir a Ponte de Sôr. No regresso a Lisboa fiz um desvio para ir ver uma "torre" perdida no meio do campo, sem acessos (ok... havia um caminho de cabras, e tivemos de passar por um montão de bovinos a pastar), e que não aparece em nenhum roteiro, numa aldeia morta (abandonada) há séculos. É a "torre das Águias".
É um edifício que deve ter servido de «pousada» aos cavaleiros durante as caçadas. É semelhante a muitas outras na região, mas esta está completamente isolada e longe de lugares povoados.
Tem uma janela manuelina, a sala do 1.º andar tem uma enorme lareira, arcos ogivais fechados com uma pedra com a cruz de... a mim parece-me a da Ordem de Malta, mas pode ser a da Ordem de Cristo, etc.
Apesar de eu ser completamente não-religioso, prefiro visitar igrejas (sobretudo as que têm pedras tumulares).
Colocado por: jorgferr
Senhora da vida ;)
Colocado por: Jorge RochaDesculpem a minha indelicadeza...até gosto destas fotos e falar de história,ou pelo menos ouvir falar...mas para alguns paladinos que formulam e não gostem que se mude de tópico...parece que aqui não fazem juz ao que tanto fazem crer que não se deve mudar muito o tópico.
Na minha terra quando não se sabe o nome de uma pessoa primeiro de tudo pergunta-se a essa pessoa,qual o seu nome se faz favor,tratar uma pessoa por trolha,ou labrador por exemplo pode ter o azar de voar algo pelo ar que não estejamos a contar
Colocado por: Anonimo16062021
Com direito a uma grelhada não?