Iniciar sessão ou registar-se
    • asc_
    • 20 abril 2011
    Deixo uma sugestão no ar.

    Não seria interessante organizar-se um jantar/convívio para discutirmos alguns aspectos importantes (alguns básicos) em prol do bem da comunidade porque alguns leigos na matéria que em vez de saírem do forum esclarecidos saem ainda mais confusos?

    Organizar-se um género de palestra onde se convidaria técnicos de vidrarias e de extrusoras de alumínio e pvc.

    Que dizem?
    Concordam com este comentário: Rehau
  1. .
    • asc_
    • 20 abril 2011

    Esta já não entendi.

    Desculpe. Já editei. A frase ficou a meio.


    Mas que confusão na sua cabecinha!Então se o valor Ug de um vidro tiver 1,1 por exemplo contrapondo um valor de 1,3,não retem mais calor dentro da habitação?

    Não percebi. Qual é o mais eficaz, é isso?

    Assim não consigo mesmo acompanhar o seu raciocínio mesmo...mas falando do sol não se fala de energia?

    Claro que sim, mas sabe muito bem que a leitura dos factores solares divide-se em UV, infravermelhos e luminosidade. E o que estou a falar é da energia que fica retida no interior da casa (novamente seja ar quente ou frio).
    • asc_
    • 20 abril 2011 editado
    Sr. Jorge

    Uma grande virtude, se não a maior, que o Homem pode ter é a humildade. Se não sabemos, perguntamos. Não tem mal nenhum, pelo contrário. Eu não sei tudo como também o Sr. Jorge não sabe. Ás vezes passamos anos a julgar que uma coisa é duma forma e mais tarde apercebemo-nos que é doutra. Já aconteceu a muita gente, inclusivé a mim.
    Isto para dizer que há uns bons tempos atrás (no âmbito de outra discussão qualquer sobre vidros) quando fiz-lhe a pergunta se me sabia dizer o que era o coeficiente U fiquei sem resposta. Hoje percebi que quando voltei a perguntar-lhe o mesmo obtive a mesma reacção; nada. Pois bem na humildade que me cabe (lol) vou desvendar esse mistério o que lhe fará compreender rapidamente tudo o resto.

    O coeficiente U é um cálculo que nos permite perceber qual a energia que temos que dispensar para aquecer ou arrefecer cada m2 daquilo que estamos avaliar, seja vidro (Ug), caixilharia (Uf) ou sistema/janela (Uw). Ou seja, é uma relação resultante das características do produto que inclui obviamente a condutividade térmica, massa dos materiais conjugando factores solares e afins. Por isso é que é um coeficiente. O valor é lido em w/m2 ºK, isto é, watts por metro quadrado em graus Kelvin. Assim, em termos básicos para as pessoas perceberem, quando se obtém um coeficiente Ug de 1,4 quer dizer que para AQUECER, ARREFECER ou MANTER (o ar interior á temperatura de referência de Kelvin) necessitamos de gastar 1,4 watts por metro quadrado de vidro (neste caso porque é o g (glass) que estamos a falar. (Nota: f - frame e w -window)
    Por isso é que ter o menor o coeficiente U significa que o material é mais isolante porque é necessário dispensar menos energia.


    Então, para remate de conversa o coeficiente U não é a retenção do calor (nem do frio), dentro (nem fora) de casa. Não serve para medir o que retém nem o que evita. Trata-se apenas um valor energético.

    Se retém a saída também evita a entrada. Daí poder-se explicar a diferença dos coeficientes U entre os vidros simples, duplos normais, triplos, baixos emissivos, os controlo solar, os HP (ITR) com ou sém gás.

    Estou certo que desta maneira evitará confusões no futuro.
    Concordam com este comentário: Rehau
  2. Como é que esse valor "U" se conjuga com o valor "G"?

    "Ug = Transmissão térmica para o interior do vidro duplo, de acordo com a norma EN 673. O valor Ug indica a transmissão térmica em watt por m2 através do vidro com uma diferença entre a temperatura exterior e interior de 1 K. Quanto mais baixo for o valor Ug, melhores são as propriedades térmicas do vidro (W/m2K).

    g = Transmissão total de energia solar, de acordo com a norma EN 410. O valor g indica a quantidade percentual da transmissão de energia solar que passa através do vidro. Quanto maior for o valor g, maior quantidade de calor será irradiada do compartimento." Especificações técnicas VELUX

    Existem vidros com o valor "Ug" iguais, mas "G" diferentes isso significa o quê?
    Gasta-se a mesma energia para manter a temperatura no interior da divisão? Mas se não se utilizar energia nenhuma, a divisão que tem o vidro com o valor "G" mais elevado aquece mais rapidamente no caso de incidência de sol?

    E um vidro com uma película de baixa emissividade pode também impedir que o calor entre para dentro da casa? Mas se o sol incidir sobre ele a divisão acaba por aquecer (como qualquer vidro mas mais devagar) e quando o exterior começa a arrefecer ele acaba por ser mais eficaz a reter o calor que foi acumulando ao longo do dia (infelizmente se estivermos no verão)?
  3. vai la vai... já estou perdido!!! :)
  4. Esta discussão devia ser emoldurada: tem a maior densidade de asneiras por parágrafo que já vi. Parabéns ao Jorge Rocha (e ao asc_ pela paciência).

    José Cardoso
  5. Boas tardes
    Estou nessa indecisão também. Não sei que marca colocar. Ja me decidi pelo pvc e agora ou kommerling ou finstral. A diferença de preços nao é assim tao significativa. para o mesmo orçamento tem uma diferença de 800€ isto num orçamento total de aprox 10 mil euros. Orcamentado pela eurocaixilho-Kommerling e JDM-Finstral.
    Aqui fica as medidas das janelas:
    Cor Janelas e caixilharia: Branco interior e cinza no exterior
    Estores: cinza

    Quantidade: 3 janelas com estores( janelas correspondentes á sala e dois quartos)

    180cm - L
    110cm - A

    Quantidade: 4 janelas com estores (janelas correspondentes ao corredor, cozinha e garagem)

    100cm - L
    110cm - A

    Quantidades: 2 janelas (estas janelas correspondem a dispensa e zona de maquinas, não tem estore e o vidro será opaco e as janelas deslizantes verticais)

    80cm - L
    110cm - A

    Quantidade: 1 janela( esta janela corresponde á sala e tem grandes dimensões e gostaria que fosse tipo harmónica(dobrável) e deslizante ao mesmo tempo)

    400cm - L
    200cm - A

    Quantidade: 1 porta de quarto principal com estore com ligação directa para o exterior

    180cm - L
    200cm - A

    Quantidade: 1 Janela estática colocada ao lado da porta principal com vidro opaco

    40cm - L
    170cm – A
    Estores eléctricos.
    Alguém trabalha nesta área?
    Se trabalharem nesta área e fizeram um orçamento mais em conta deixem o contacto e falamos pessoalmente.
    E aceito qualquer concelho
  6. Colocado por: j cardosoEsta discussão devia ser emoldurada: tem a maior densidade de asneiras por parágrafo que já vi. Parabéns ao Jorge Rocha (e aoasc_pela paciência).

    José Cardoso

    Pode informar então onde estão as asneiras?

    Cumps
    J.Rocha
    Concordam com este comentário: Rehau
  7. .
  8. Colocado por: SobreiroQuanto mais baixo for o valor Ug, melhores são as propriedades térmicas do vidro (W/m2K).

    Quais propriedades?Só pode estar a falar de retenção de calor por dentro da habitação.

    Colocado por: Sobreirog = Transmissão total de energia solar, de acordo com a norma EN 410. O valor g indica a quantidade percentual da transmissão de energia solar que passa através do vidro. Quanto maior for o valor g, maior quantidade de calor será irradiada do compartimento."Especificações técnicas VELUX

    Este g que refere,nada tem a ver com a letra que sucede ao U...estamos a falar ede factores solares(presumo)

    Colocado por: SobreiroGasta-se a mesma energia para manter a temperatura no interior da divisão?

    O valor Ug,é determinante para gastar menos energia no interior da habitação.

    Colocado por: Sobreiroa divisão que tem o vidro com o valor "G" mais elevado aquece mais rapidamente no caso de incidência de sol?

    Exacto!

    Colocado por: SobreiroE um vidro com uma película de baixa emissividade pode também impedir que o calor entre para dentro da casa?

    Não é feita para isso,embora impeça mais que o calor entre dentro de casa que um vidro duplo sem película...

    Colocado por: SobreiroMas se o sol incidir sobre ele a divisão acaba por aquecer (como qualquer vidro mas mais devagar) e quando o exterior começa a arrefecer ele acaba por ser mais eficaz a reter o calor que foi acumulando ao longo do dia (infelizmente se estivermos no verão)?

    Correcto!
    • asc_
    • 20 abril 2011 editado

    Entrada de calor?(errado)


    Não estou a referir-me à chapa de vidro. Estou a falar do gás. Este dificulta mais a passagem que o Ar (seja qual for o sentido - ver comparação do guarda-chuva). E volto a repetir-me seja calor ou seja frio. Agora é lógico que não estou a dizer que o gás é o grande responsável por efeito isolante, até pelo contrário. Só (e lembrando o início desta discussão) quero mostrar que o gás Argon é melhor isolante que o ar.

    Se perguntar a minha opinião pessoal. Não sou a favor da sua inclusão porque não é um investimento que acompanhe a durabilidade das janelas, tem a sua maior eficácia abaixo dos -8º e acima dos 42º sendo por isso dinheiro não rentabilizado.
  9. Ora viva,

    Há muito que já aqui não vinha, e após ler quase 20 páginas deste tópico, venho solicitar a vossa ajuda...
    Tenho um apartamento que se situa num R/C, e a caixilharia actual é aluminio de correr, já de vidro duplo (posteriormente adaptado), e de cor castanho escuro ou segundo me disseram bronze anodizado.
    Tenho intenção de substituir acima de tudo a janela do quarto (L: 2.40m* A:1.10m), mas gostaria de manter o sistema de correr tendo em conta que é mais prático, embora o sistema oscilo-batente me convença tendo em conta que isola e insonoriza melhor...
    O vidro exterior depois do que li optaria por laminado, pois sendo um R/C poderá dificultar qualquer tentativa de intrusão, mas ao mesmo tempo gostaria de saber se é possível o vidro interior servir como barreira visual para quem de fora tenta ver para dentro, não opaco, claro, mas que mantivesse uma maior privacidade! Justificará ter vidros de diferentes espessuras quer no interior como no exterior!

    Agora a minha dúvida passa muito por saber o que será melhor. PVC ou manter-me no alumínio. O quarto em questão está virado a poente!

    Relativamente ao estore, o actual faz barriga a meio... qual poderá ser uma solução para isto?

    Será que com esta informação é possível obter uma ideia de valores para a janela em questão!

    Zona Oeiras

    Obrigado.
  10. Colocado por: asc_Deixo uma sugestão no ar.

    Não seria interessante organizar-se um jantar/convívio para discutirmos alguns aspectos importantes (alguns básicos) em prol do bem da comunidade porque alguns leigos na matéria que em vez de saírem do forum esclarecidos saem ainda mais confusos?

    Organizar-se um género de palestra onde se convidaria técnicos de vidrarias e de extrusoras de alumínio e pvc.

    Que dizem?

    ´
    :pipocas:

    Colocado por: asc_Se perguntar a minha opinião pessoal. Não sou a favor da sua inclusão porque não é um investimento que acompanhe a durabilidade das janelas, tem a sua maior eficácia abaixo dos -8º e acima dos 42º sendo por isso dinheiro não rentabilizado.


    Possivelmente o argumento mais útil nesta discussão :)

    Colocado por: AnytimeTenho intenção de substituir acima de tudo a janela do quarto (L: 2.40m* A:1.10m), mas gostaria de manter o sistema de correr tendo em conta que é mais prático, embora o sistema oscilo-batente me convença tendo em conta que isola e insonoriza melhor...


    se quer isolar melhor, esqueça o sistema de correr que aí tem, que o mais certo é já estar ultrapassado, sendo assim um mau sistema de correr (com cerca de 20 ou 30 anos).

    Colocado por: AnytimeO vidro exterior depois do que li optaria por laminado, pois sendo um R/C poderá dificultar qualquer tentativa de intrusão, mas ao mesmo tempo gostaria de saber se é possível o vidro interior servir como barreira visual para quem de fora tenta ver para dentro, não opaco, claro, mas que mantivesse uma maior privacidade! Justificará ter vidros de diferentes espessuras quer no interior como no exterior!


    o laminado pode e deve colocar no interior e proporciona-lhe a mesma segurança, imagine-se a tentar danificar um laminado e ter já o de fora partido e com pedaços a cair-lhe em cima. Desistiria mais rapidamente, correcto? Eu desistia de certeza, não gosto de vacinas, muito menos de estilhaços de vidros :)

    poderia colocar vidro fosco no interior (se o laminado for exterior), ou um butiral translúcido (se o laminado for interior).

    Colocado por: AnytimeAgora a minha dúvida passa muito por saber o que será melhor. PVC ou manter-me no alumínio. O quarto em questão está virado a poente!


    Sobre isso cada um já deu a sua opinião, eu não vou bater mais no ceguinho, já chegou o outra a chagar-nos a cabeça com o seu "frantuguês" :P

    Colocado por: AnytimeRelativamente ao estore, o actual faz barriga a meio... qual poderá ser uma solução para isto?


    Divida o estore ao meio. Ou coloque material mais adequado para essas dimensões.

    Colocado por: AnytimeSerá que com esta informação é possível obter uma ideia de valores para a janela em questão!


    Da minha parte, estou sem disponibilidade para dar orçamentos, tenho andado sobrecarregado, lamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anytime
  11. Muito Boa tarde pessoal,pois venho por este meio pedir vos quem puder uma esplicação sobre aluminios pois ando confuso entre
    Aluminio Sosoares serie Lt e o Aluminio Anicolor Serie Ati perfil 55mm
    Será que me podem ajudar?
  12. Colocado por: pedro1974Muito Boa tarde pessoal,pois venho por este meio pedir vos quem puder uma esplicação sobre aluminios pois ando confuso entre
    Aluminio Sosoares serie Lt e o Aluminio Anicolor Serie Ati perfil 55mm
    Será que me podem ajudar?

    Posso.
  13. Sistema de batente de 67mm com corte térmico
    Ref. : Sistema LT (SOSOARES)


    Resultados de ensaio:

    Marcação CE (NP EN 14351 - 1):

    Permeabilidade ao AR Classe 4
    Estanquidade à ÁGUA Classe E900
    Resistência ao VENTO Classe C5
    Aro Fixo: 67mm
    Aro Móvel: 74mm
    Enchimento: Linha Recta - 56mm (máx.)
    Linha Oval - 50 mm (máx.)
    Linha Oculta - 30 mm (máx.)
    Peso Máximo: Linhas Recta e Oval - 150Kg/folha
    Linha Oculta - 120Kg/folha
    Apresentação: Recta | Oval | Oculta
    Poliamida: 24mm
    Vedação: Junta em EPDM

    (ANICOLOR)- Ati
    Sistema de Batente com câmara europeia
    , com rotura térmica obtida por inserção de varetas isolantes de políamida tipo Ómega, com 24 mm, reforçadas com 25 % de fibra de vidro e vedação central em EPDM.
    As secções interior – exterior do aro e do móvel são respectivamente de 55 mm e 63 mm, com uma espessura média dos perfis de alumínio de 1,5 mm em janelas e 1,7 mm em porta.
    Esta série apresenta ainda o denominado Módulo Tradição, com secções interior – exterior do aro e do móvel de 79,4 mm e 62,4 mm respectivamente.

    Possibilidades de abertura:
    - Abertura interior: Batente, Oscilo-batente, harmónio, Oscilo-paralela.
    - Abertura exterior: Batente, projectante-deslizante.

    Acabamentos:
    - Lacado
    - Lacado madeira
    - Anodizado

    Categorias alcançadas em banco de ensaios (EN 14351-1):
    - Permeabilidade ao ar (EN 1026): Classe 4
    - Estanquidade à água (EN 1027): Classe 9A
    - Resistência ao vento (EN 12211): Classe C5

    Coeficiente de transmissão térmica de vão de 2 folhas*:
    - Uw = 2,05 (W/m2.K)

    Coeficiente de atenuação acústica de vão de 2 folhas*:
    - Rw= 34 dB (C=-1; Ctr=-4)

    *Janela de 2 folhas 1,20m x 1,50m com vidro 4/14 (Gás Árgon)/6
    (Ug=1,2 W/m2K; g=0,58)


    PS: todos os dados retirados das respectivas páginas de produto do fabricante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro1974
  14. Colocado por: Pedro BarradasSistema de batente de 67mm com corte térmico
    Ref. : Sistema LT (SOSOARES)


    Resultados de ensaio:

    Marcação CE (NP EN 14351 - 1):

    Permeabilidade ao AR Classe 4
    Estanquidade à ÁGUA Classe E900
    Resistência ao VENTO Classe C5
    Aro Fixo: 67mm
    Aro Móvel: 74mm
    Enchimento: Linha Recta - 56mm (máx.)
    Linha Oval - 50 mm (máx.)
    Linha Oculta - 30 mm (máx.)
    Peso Máximo: Linhas Recta e Oval - 150Kg/folha
    Linha Oculta - 120Kg/folha
    Apresentação: Recta | Oval | Oculta
    Poliamida: 24mm
    Vedação: Junta em EPDM

    (ANICOLOR)- Ati
    Sistema de Batente com câmara europeia, com rotura térmica obtida por inserção de varetas isolantes de políamida tipo Ómega, com 24 mm, reforçadas com 25 % de fibra de vidro e vedação central em EPDM.
    As secções interior – exterior do aro e do móvel são respectivamente de 55 mm e 63 mm, com uma espessura média dos perfis de alumínio de 1,5 mm em janelas e 1,7 mm em porta.
    Esta série apresenta ainda o denominado Módulo Tradição, com secções interior – exterior do aro e do móvel de 79,4 mm e 62,4 mm respectivamente.

    Possibilidades de abertura:
    - Abertura interior: Batente, Oscilo-batente, harmónio, Oscilo-paralela.
    - Abertura exterior: Batente, projectante-deslizante.

    Acabamentos:
    - Lacado
    - Lacado madeira
    - Anodizado

    Categorias alcançadas em banco de ensaios (EN 14351-1):
    - Permeabilidade ao ar (EN 1026): Classe 4
    - Estanquidade à água (EN 1027): Classe 9A
    - Resistência ao vento (EN 12211): Classe C5

    Coeficiente de transmissão térmica de vão de 2 folhas*:
    - Uw = 2,05 (W/m2.K)

    Coeficiente de atenuação acústica de vão de 2 folhas*:
    - Rw= 34 dB (C=-1; Ctr=-4)

    *Janela de 2 folhas 1,20m x 1,50m com vidro 4/14 (Gás Árgon)/6
    (Ug=1,2 W/m2K; g=0,58)

    Com essa explicação o homem ficou na mesma...ou ainda pior.
  15. estava mesmo à espera de si.. para explicar ;) Assim já tem os dados para comparar. e dizer de sua justiça.
    abraço.
  16. A sua confusão deve-se a que pormenores? Preço ou Qualidade?

    A série LT é bastante melhor que a ATi, só para resumir, a LT tem 67mm de profundidade no aro fixo, e a ATi apenas 54mm.
 
0.0486 seg. NEW