Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Já me rendi as evidencias que o melhor será usar o motor que está lá ao lado, o qual quem um balão, e resolvo os problemas todos de uma assentada!

    Tenho das duvidas em relação a electrovalvulas :

    1> Existe uma entrada e saida de agua, ou é indifirente ?

    2> Caso a electrovalvula tenha uma direcção para a entrada e saida da àgua, ela pode funcionar como um antiretorno , ou caso exista uma saida, ela não deve ter pressão do lado da saida ?
  2.  # 82

    a electrovalvula tem um sentido de circulação de água (tem uma seta)e não deixa de ser uma torneira que quando fechada não deixa circular água.
  3.  # 83

    Colocado por: civismoCaso a electrovalvula tenha uma direcção para a entrada e saida da àgua, ela pode funcionar como um antiretorno

    não, o sentido tem a ver com a forma interna como a válvula trabalha, se a ligar ao "contrario" ela abre mas nunca vai fechar.

    Colocado por: cjuliobars para um deposito de agua a 6mts de altura


    isto é a pressão baromentrica ou coluna de agua em que 10mts=1bar\cm2 ao "nível do mar", e não tem qualquer relação DIRECTA com a quantidade de agua,

    Colocado por: cjulio1.5mts de diametro e 2 mts de altura

    isto é a capacidade MAXIMA de armazenamento de agua,

    Colocado por: cjuliopenso que + simples que isto não vai achar

    mais simples ainda é colocar uma bóia eléctrica a comandar a bomba e uma válvula anti-retorno entre a saída da bomba e a entrada do deposito, o que tinha descrito não é viável nem pratico.
  4.  # 84

    eu só pensei que a conta fosse diferente entre ter um tubo cheio de água a 10mts que leva muito menos água e ter um deposito com 5000lts cheio de água penso que os bars são diferentes e que poderia existiria uma formula para fazer a conta tendo em conta o volume de água.

    Colocado por: jorgealves mais simples ainda é colocar uma bóia eléctrica a comandar a bomba e uma válvula anti-retorno entre a saída da bomba e a entrada do deposito, o que tinha descrito não é viável nem pratico.


    e quando o motor liga para fazer outra coisa qualquer não enche o deposito pois não?
  5.  # 85

    Colocado por: jorgealves mais simples ainda é colocar uma bóia eléctrica a comandar a bomba e uma válvula anti-retorno entre a saída da bomba e a entrada do deposito, o que tinha descrito não é viável nem pratico.



    e quando o motor liga para fazer outra coisa qualquer não enche o deposito pois não?



    era um comentário irónico!
    porque a sua sugestão não tem nada de simples.

    Colocado por: cjulioeu só pensei que a conta fosse diferente entre ter um tubo cheio de água a 10mts que leva muito menos água e ter um deposito com 5000lts


    um é volume o outro é pressão, ou seja a força exercida numa determinada área de superfície, e depende da altitude do local.
  6.  # 86

    Pode me fazer a conta para saber quantos bars e que vou ter no local do pressostato, é que estou para fazer um deposito e era para saber se vale a pena.

    Deposito ira estar a 6 mts a cima.
    Saída/Entrada pelo fundo do deposito.
    Deposito (ainda não está feito): 1.5mts de diâmetro e 2 mts de altura
    A minha altitude em relação ao mar pelo que o site a baixo diz é de 28 mts.

    http://geodivagar.blogspot.com/2010/01/clique-no-mapa-para-saber-altitude.html

    Obrigado.
  7.  # 87

    Colocado por: cjuliodeposito

    reservatório de agua

    Colocado por: cjulioDeposito ira estar a 6 mts a cima.

    vai ter menos de 1 bar de pressão, o valor exacto é só fazer uma conta de 3 simples, mas é irrelevante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cjulio
  8.  # 88

    BOLAS!

    Pensava que o tal motor com balão ainda estava em uso, mas afinal não, as torneiras da casa já são todas com agua da rede publica.
    Segunda a minha avó, há 1 ano e tal esse motor cheirou a queimado e deixaram de o usar ...

    Assumindo que o motor está queimado, se calhar posso sacar o balão e o pressoestato e liga-los a este motor velhote da foto, não ?

    Se optar por novo, deve mentalizar-me para gastar a partir de quanto num kit motor + balão , gama de entrada, mas que não seja muito ordinário ?
  9.  # 89

    Colocado por: civismose calhar posso sacar o balão e o pressoestato e liga-los a este motor velhote da foto, não ?

    provavelmente não, porque não deve ter curva de funcionamento para funcionar em pressão, e usar isso que são os componentes baratos não é bem uma opção.

    Colocado por: civismoSe optar por novo, deve mentalizar-me para gastar a partir de quanto num kit motor + balão

    na casa do +-250€ já tem alguma escolha, não espere nenhum Ferrari, mas deve dar conta do recado.

    http://www.lisbombas.pt/pdf/BOMBAS_E_ACESSORIOS/S_BOMBAS_SUPERFICIE_WALPY.pdf" >
  10.  # 90

    Essas da grunfos têm de facto bom aspecto .. mas custam uma pequena fortuna, não ?

    E não preciso que seja autoferrante para ter a certeza que a rega automatica durante a semana, quando ninguem lá está, esteja sempre assegurada ?

    Eu vou mas é tirar fotos dos 3 motores que lá tenho e do balão e pressoestato também... Ainda que não ficasse perfeito, mas neste momento preferia focar-me em fazer o resto, e numa segunda fase é que metia uma bomba melhor
      grundfos%20water%20pumps[1].jpg
  11.  # 91

    Outra coisa que me preocupa:

    Essencialmnete este talhão de terreno é quase plano (tem uma parte que é progressivamente mais alta que o resto), e tem o poço no centro.


    Liguei à bocado ao meu tio, que é quem esteve sempre mais inteirado destes assuntos.
    O poço foi feito pelo meu avô e por um amigo há uns 50 anos, e ao que parece tem uns 10 metros. O muro é de tijolo e tem um aspecto solido
    Existe a lado do poço dois compartimentos semi-enterrados , um com o motor de balão, outro com o motor da rega.

    Já tinha pensado em fazer uma casota para os motores nesse sitio do compartimento, e metia uma grade a fazer de chão. Assim se um dia necessitasse de mudar de tubos ou chupador, teria sempre acesso a essa parte mais baixa.

    Perfeito perfeito era a casota dos motores ser resistente, e aproveitava metia-lhe o deposito de 1000L no tecto.
    Tenho medo é que o peso do conjunto, encostado a uma das paredes do poço, possa fazer o terreno ceder e que caia tudo para dentro do poço ...

    O que se costuma fazer nestes caso ?
  12.  # 92

    Ainda assim pensava que fossem mais caras ... http://www.construlink.com/LogosCatalogos/CEPEX_BombasSuperficie.pdf

    A HP JP-5 é autoferrante ... parece simpatica...
  13.  # 93

    E alguma dessas que referiu é auto ferrante ?
  14.  # 94

    Colocado por: civismoE alguma dessas que referiu é auto ferrante ?

    o ser autoferrante ou não, é irrelevante,

    nunca mas nunca se deve colocar nenhuma bomba de agua, seja de pressão seja circuladora a funcionar em seco, mesmo as autoferrantes,

    o ser autoferrante só tem a ver com a forma como a bomba trabalha se tiver ar no chupadouro, com tem que colocar SEMPRE uma válvula de retenção no chupadouro e uma sonda de nível, isso nunca vai acontecer a não ser no arranque inicial,
    exceptuando se a bomba ficar sem trabalhar durante muitos meses, e aí poder por acção de algum grão de areia que impeça a vedação da válvula anti-retorno e permita o retorno de agua ao poço
  15.  # 95

    Fiquei triste :(
    Mas ainda bem que não cheguei a construir o reservatório :)

    Obrigado.

    Em relação ao sistema de rega podes ainda fazer outra coisa.
    Em termos de custos não sei se compensa. Podes por o motor novo só para rega de pressão e manter o motor velho para rega de gravidade.
    Tinhas era que numa das saidas do deposito colocar uma valvula de 2 vias e 1 servomotor de 24v (nao sei os precos mas comprei 1 de 3vias 3/4 e servomotor de 220v por +/-75e )

    ps edit: so agora e que vi o motor a electricidade nao vai ligar ao programador mas sim directo a corrente :)
      rega.jpg
  16.  # 96

    Ola CJULIO !

    Leu os meus pensamentos, andava a pensar precisamente num cenário desses, para aproveitar o deposito de 1000L , pois com uma bomba + balao, a gota a gota estará constantementa a fazer disparar o motor.

    Um amigo meu vai-me oferecer uma valvula de uma maquina de lavar , a qual pelos vistos não precisa de caudal minimo para abrir. A ver vamos!
    Vai-me oferecer tambem um interruptor boiador com um peso agarrado a um flutuador, o qual fara ligar o motor velhote para encher o deposito quando este estiver vazio, e desligará quando estiver cheio

    Depois partilho as minhas experiencias com mais tempo !

    CJULIO: Para que servem as 3 valvulas de corte à saida do deposito , antes da electrovalvula da gota a gora ?
  17.  # 97

    Liguei ontem pela primeira vez o programador Rainbird 400 que comprei há dias.

    Desde que me lembro da minha existencia, que tenho esta mania / curiosidade: Gosto de Abrir/Desmontar aparelhos antes de os ligar pela primeira vez.
    Este programador rainbird não foi excepção :P

    Gosto de perceber o esquema da coisa, no caso concreto deu para perceber que não usam relés, mas sim triacs, apesar de não ser estanque nota-se cuidado na construção para que dedos molhados não estraguem nada, existem uns VDR´s em cada secção para absorver picos de corrente , etc etc etc

    Voltei a fechar e lá liguei pela primeira vez :)

    Primeiras impressões: para o bem e para o mal, é super básico / fácil de utilizar, sinto que os meus pais vão ter toda a facilidade deste mundo em usa-lo, modificar settings, etc
    Tal como li na brochura, não é preciso ler instruções para o saber operar.

    Peguei numa resistencia de 2700 Ohm e soldei-a a um rail comum a uns led´s, e coloquei um led em cada saida, por forma a observar o comportamento dos diversos testes.
    GOstei do facto de primeiro ligar sempre o sinal para comandar uma Bomba comum, e só passados 2 ou 3 segundos é que manda sinal para as electrovalvulas.

    Claro que tanta facilida de uso tem um preço a pagar: É básico até demais!!! Não dá para mudar quase nada, e pouco dá para controlar.
    O que mais me decepcionou foi o facto de não poder criar programas personalizados, por exemplo:

    Quero que a Zona nº1 Seja regada da seguinte forma:

    8:30> 15 minutos
    13:00> 10 minutos
    23:00> 30 minutos

    Não me deixa!


    Funciona mais do género: Selecciona o tempo que queres regar a Zona nº1, por exemplo 15 minutos, e todas as repetições serão sempre 15 minutos, não deixa alterar.
    As repetições funcionam em intervalos predefinidos , tipo :
    Se a primeira rega é as 8:00, se quiseres que regue novamente então será obrigatoriamente passadas 8 horas, salvo erro
    Se quiseres que regue 3 vezes, então será a primeira às 8:00, a segunda passadas 3 horas e a ultima passadas não sei quantas

    Ou seja, é uma treta, pois os intervalos já vêm pre-definidos.

    O resto até é tolerável, como por exemplo não ter 24:00, apenas as 1 a 12 AM e 1 a 12 PM, mas isto de não poder controlar quando começa cada rega, e quanto tempo dura, parece básico demais ...

    Conhecem outros que sejam mais personalizaveis ?

    Bem, eu tou habituado a computadores, nos quais posso modificar tudo até ao mais infimo pormenor, se calhar tenho que encarar isto como um automatico de rega e não como um computador :)

    Se calhar vou-me ficar por um destes, mas vejo se na loja me trocam pelo de 9 zonas, pagando a diferença.

    Ainda ontem, percebi que os meus progenitores já tão com montes de ideias, então as 4 zonas que pareciam muito à partida, já tão todas preenchidas ! (2 zonas de aspersores + 2 zonas de gota a gota).
    Depois virão as arvores , as flores, etc, então 9 é capaz de ser o mais future ready !

    Em todo o caso se necessitar, posso sempre no de 9zonas Chuntar 2 zonas, por forma a que na mesma electrovalvula tenha 2 programas destintos

    Obrigado a todos os que tiveram paciencia de ler até aqui :)
      40-82-thickbox[1].jpg
  18.  # 98

    Colocado por: civismovalvula de uma maquina de lavar , a qual pelos vistos não precisa de caudal

    lá venho eu estragar-lhe o dia,

    as válvulas de maquinas PRECISAM de PRESSÃO para abrir e fundamentalmente para fechar e debitam muito pouco CAUDAL,
    existem umas válvulas de 3 vias usadas em ventiloconvectores que são 0 pressão, porque têm um motor que as faz abrir, pode ser uma opção melhor, custam na casa do 70€, não gostam é de chuva nem humidades residentes.

    Colocado por: civismoeu tou habituado a computadores, nos quais posso modificar tudo até ao mais infimo pormenor,


    eu disse para usar um arduino ou outro plc, até fazia o pino, e acendia umas luzes à noite, e outras de dia.
  19.  # 99

    Colocado por: civismo
    Para que servem as 3 valvulas de corte à saida do deposito , antes da electrovalvula da gota a gora ?


    As 3 válvulas foi preguiça de mudar a imagem para torneiras :)
    São saída independentes do deposito para por exemplo rega de pé para a hortaliça, torneiras sem pressão, etc. pois se o seu motor velhinho for de + 1" pode dar jeito.

    A outra imagem não é uma electovalvula mas sim uma válvula de 2 vias com servomotor.
    O servomotor se consegui-se arranjar de 24v podia ligar na mesma ao programador e usar como uma electrovalvula.
  20.  # 100

    Colocado por: civismoLiguei ontem pela primeira vez o programador Rainbird 400 que comprei há dias.
    Conhecem outros que sejam mais personalizaveis ?


    No meu posso programas 8 arranques distintos por horário com tempos de rega diferentes por sector e para os sectores que quero
    Mas isso nada como ir a uma loja e procurar.
 
0.0248 seg. NEW