Colocado por: Luis K. W.É claro que estou de acordo que a questão, posta desta forma e vinda de quem vem, parece trazer água no bico. Mas não estaremos todos a fazer um grande processo de intenções?
Colocado por: luisvvQuem trabalha na área comercial sabe perfeitamente a diferença que faz contactar o cliente no momento da apresentação do preço...
Colocado por: FD
Acho que já foi mais assim... e cada vez é menos - as lérias que os vendedores impingem, com o advento da internet, são facilmente verificáveis. E quem perde são eles.
Pelo menos comigo é simples: tem preço disponível? Pondero. Não tem preço disponível? Não pondero - a primeira associação que faço é que é caro demais: não querem assustar o cliente.
E quantas páginas e sites já visitei eu e abandonei quase imediatamente por não terem informação útil disponível - em que se inclui o preço, como é lógico.
Amanhã estarão (não falo em concreto da empresa em questão, mas de todas as que não facultam informação de forma acessível) nas notícias como hoje estão muitos a queixarem-se de não terem clientes.
Colocado por: luisvvVeja a coisa de outra forma : imagine que gere uma empresa que aposta noutros factores de competitividade, que não exclusivamente o preço - para si é fundamental contactar o cliente. Se o seu produto é mais caro, você tem que ter oportunidade de explicar ao cliente porquê...
Colocado por: afsantos
Creio que as empresas não o fazem para ver se conseguem "mamar" o máximo possivel junto do cliente...
http://montedochafariz.blogspot.com/
Colocado por: luisvvNão se trata de "lérias". O meu caso é paradigmático - 82% dos meus prédios resultam de recomendações de clientes e/ou de propostas precedidas por contacto com o cliente. As propostas enviadas "a seco", sem contacto prévio com o cliente têm uma taxa de sucesso incomparavelmente inferior...
Colocado por: luisvvVeja a coisa de outra forma : imagine que gere uma empresa que aposta noutros factores de competitividade, que não exclusivamente o preço - para si é fundamental contactar o cliente. Se o seu produto é mais caro, você tem que ter oportunidade de explicar ao cliente porquê...
Colocado por: luisvvEna, que estranho... uma empresa tentar maximizar a sua margem de lucro.... devia ser proibido...
Nada disso podem pedir o que quiserem... as pessoas só compram se quiserem, mas este "esquema" faz-me lembrar essas empresas que aliciam os consumidores com certos produtos sem lhes dizer o preço e depois fruto de uma "lavagem cerebral" o consumidor sai de lá já com o négócio efectuado...
Aposto que quando você é consumidor não gosta de pagar o produto mais caro?
Estamos a falar de coisas diferentes. Num lavatório existe uma relação básica de toma lá dá cá. Em prestação de serviços a relação com o cliente é completamente diferente - muitas das vezes tem que existir uma cara, um rosto que imprima confiança.
O problema é quando a empresa ao lado, mesmo que a um preço semelhante, não precisa de contactar o cliente para o ganhar...
A oferta é muita, cuidado. Existe algo em marketing que se chama "qualidade percebida" - desde que dê ao cliente o preço e essa qualidade percebida não deverá ter problemas em arranjar compradores. Dou-lhe um exemplo: a Mercedes ou a BMW têm os carros mais caros no mercado - no entanto, não é por causa disso que são os que menos vendem... e não é verdade que sejam os melhores.
Colocado por: luisvv
Não é essa a questão. Pegando no exemplo do lavatório, é perfeitamente legítimo que eu prefira reservar o preço, para poder apresentá-lo junto com outra informação, que me permita valorizar o meu produto, compensando assim eventuais desvantagens de preço.
Colocado por: PauloCorreia...a grande questão nos dias de hoje, é que a figura do vendedor está a desaparecer, porque com o esmagamento de preços, alguém têm de sair do circuito, e esse alguém são os vendedores e a seguir irão as lojas físicas.Exactamente! Tenho um case study interessante (um bocado fora do âmbito do negócio das CASAS) com um par de amigos meus, praticantes de natação. Resolveram vender directamente a colegas de equipa, a preços muito abaixo da concorrência, equipamento de natação de marca absolutamente desconhecida em Portugal. Utilizando o site da equipa - um dos sites de natação mais visitados na net - começaram a fazer publicidade de forma discreta. A dada altura, começámos a ser abordados por nadadores de outras equipas (e respectivos pais) interessados em adquirir equipamento igual ao nosso.
Colocado por: afsantosNão será por acaso que as empresas que vendem online cada vez tem mais implantação no mercado.... o que se vê é o que se têm :)
Colocado por: euEu como consumidor gosto de saber o preço de venda dos produtos. Há formas de, em simultâneo, publicitar as vantagens dos produtos e indicar os preços. Por isso, não há desculpas para a táctica de "esconder os preços".
Como consumidor, prefiro sempre as empresas que têm os preços de tabela disponíveis. Ainda recentemente andei a escolher sanitários e torneiras e concentrei-me nas marcas com preços de tabela online. As outras marcas, que nos seus sites têm só conversa da chacha a elogiar os seus produtos, foram logo postas de parte.
O preço dos produtos é um factor muito importante para os clientes. Por isso, não fornecer os preços aos clientes é uma falha grave de transparência, que dá a ideia que pretendem enganar o cliente.
Colocado por: PauloCorreia
Eu entendo o que você quer dizer, mas a grande questão nos dias de hoje, é que a figura do vendedor está a desaparecer, porque com o esmagamento de preços, alguém têm de sair do circuito, e esse alguém são os vendedores e a seguir irão as lojas físicas.
A dada altura, começámos a ser abordados por nadadores de outras equipas (e respectivos pais) interessados em adquirir equipamento igual ao nosso.
Neste momento, passado um ano, há nadadores de todo o País - e no estrangeiro - que usam equipamento vendido por estes meus amigos. A empresa existe, mas só é visível na net (belíssimo site com excelentes fotografias e vídeos, sempre muito actuais, dos mais recentes torneios de natação).
- Vendedores? São eles próprios! Quem melhor que dois nadadores para vender equipamento de natação?
- Lojas? No caso de haver dúvidas e o comprador queira experimentar o fast-skin, combina-se encontro, por exemplo, numa próxima competição (e estas competições funcionam como "feira").
A razão do sucesso? O boca-a-boca, a qualidade do material E os preços esmagadíssimos.
Colocado por: luisvvAcabou de explicar que tem 2 vendedores..Não exactamente. São antes 2 sócio-gerente-gestordecliente-gestordeproduto-directordepublicidade-empregadoadministrativo-etcetal-e-vendedores. :-)