Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

    Boas,

    Quais as formulas que têm para uma e para outra?

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 502

    Boas,

    Depois desta desisto, fico como o tipo das teorias mirabolantes ;)
    Sempre podem dizer que fui eu que espalhei por ai todos os conteúdos para os quais coloquei links.

    Colocado por: j cardosoDaí a usa confusão: quando diz que a velocidade média é zero está a referir-se àvelocidade média escalar!- é o nome exacto, e não apenas veloçidade média, como diz.


    Embora incorrecto, pelo que me diz, se a velocidade escalar média é zero, quer dizer que a velocidade média é também zero, por uma questão muito simples, a velocidade escalar média é (valor, modulo) sempre igual ou superior à velocidade média.

    Retirado do video:
    http://www.youtube.com/watch?v=sKZS18v5OaU&feature=related

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
      vel22.png
  3.  # 503

    Velocidade média
    A velocidade média é uma grandeza vectorial, tal como o deslocamento, e é caracterizada por um vector, vector velocidade média, que, num intervalo de tempo D t é igual ao quociente entre o vector deslocamento, correspondente a esse intervalo de tempo, e o intervalo de tempo, tal que:
    (Imagem f1)
    O vector velocidade média é um vector que tem a mesma direcção e o mesmo sentido que o vector deslocamento.
    A unidade SI de velocidade é o m s-1. Significa que, se a partícula, durante um segundo, sofrer um deslocamento, de um metro, no sentido positivo do movimento, então a sua velocidade tem o valor de um metro por segundo.

    Deslocamento
    Quando uma partícula se desloca entre um ponto P1 e um ponto P2, podemos representar a variação da sua posição através de um vector, vector deslocamento, com origem em P1 e extremidade em P2, como mostra a figura 7.
    (Imagem i7)
    A norma do vector deslocamento é diferente da grandeza do deslocamento escalar, no caso do movimento curvilíneo.
    http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/Introdutorio/Conceitos%20introdutrios.html


    1:
    Qualquer corpo que descreva uma trajéctoria e volte à posição inicial, efectuou o movimento correspondente com uma velocidade média nula.
    http://www.exames.org/index.php?option%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D1334%26Itemid%3D27&ei=T2vLTpHVD-Ha4QTX5dkx&usg=AFQjCNG_4pYEUCCX0qQSuxmy8u6hi5nU7w


    2:
    Neste exemplo com inversão de sentido e respectivo calculo de espaço percorrido e deslocamento.
    O calculo da velocidade média é feito pela divisão do deslocamento pelo tempo, neste caso:
    vm = 50/42 = 1,19 m/s
    De notar que o atleta percorreu efectivamente 150 metros (espaço) no entanto o seu deslocamento foi de apenas 50m
    Aumentem o que o atleta corre desde que dá meia volta para 75m, 90m, ou 100m e tirem as conclusões.
    http://online.uminho.pt/pessoas/lvieira/FI0506-web/PDF/problemas/serie1.pdf






    Não posso deixar de notar que alguem que se diz engenheiro possa dizer uma barbarie destas:
    "Tem razão no que diz relativamente ao deslocamento escalar (chamemos-lhe De): é dado pelo vector com origem em (Xa, Ya) e im em /Xb, Yb). Érealmente independente da trajectória."
    Uma grandeza escalar ser representada por um vector?!?!
    O que raio andam a ensinar nos cursos de engenharia de hoje em dia?
      Capture2.JPG
  4.  # 504

    Colocado por: Luís AfonsoNão posso deixar de notar que alguem que se diz engenheiro possa dizer uma barbarie destas: "bla-bla-bla"
    O que raio andam a ensinar nos cursos de engenharia de hoje em dia?
    Caro Luís Afonso :-)
    Você entrou neste forum, numa discussão sobre a crise do euro, e vai logo "a matar" sobre os cursos de engenharia de hoje.
    Como não fui eu que cometi o deslize, estou à vontade. Mas tenho a certeza que o "deslizador" terá um problema parecido com o meu. :-)
    É que o problema não é «os cursos de engenharia de hoje em dia». Quanto muito seria «os cursos de engenharia de há 30 ou 40 anos» (além de que isto era matéria do liceu). :-)
    E, como deve calcular, mesmo que - naquela altura - tivéssemos estudado afincadamente essas matérias, já lá vão muuuuuiiitos anos sem praticá-las.
    Repare: eu que, na Faculdade, até fui assistente de «Mecânica» e co-autor de um livro de exercícios de Cinemática e de Dinâmica não me arrisco vir para aqui teorizar sobre o assunto - deve ser por isso que nenhum dos prédios que construí se mexeu nem sequer um milímetro. (LOL!)
    Concordam com este comentário: Toinalmeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  5.  # 505

    Como é evidente o oxelfer e o Luis Afonso têm razão e o(s) meu erro(s) é(são) grosseiro(s); retiro dessa lista a “gralha” do escalar representado pelo vector, foi apenas um lapso de escrita.
    Não serve de desculpa o facto de ter pensado na questão sem ter ido rever os “catrapaços”, tão lógica me parecia a minha ignorância. Acabei assim por me comportar como um nabo teimoso que persistiu na sua ignorância. Não é a primeira vez nem será por certo a última.
    Para além do oxelfer, que tão bem defendeu a sua dama, mais alguém se sente incomodado com as minhas alarvidades cinemáticas? As minhas desculpas ainda que atrasadas, devia tê-las apresentado assim que vi que estava errado e, de certa forma, foi o que fiz

    colocado por j cardoso
    Assim seja


    mas reconheço que não foi a forma correcta de o fazer.

    O que raio andam a ensinar nos cursos de engenharia de hoje em dia?


    Hoje em dia não faço ideia, esta matéria “aprendi-a” no meu 9º ano (antigo 5º) há já 38 anos e a “minha” engenharia aprendi-a há 28 anos. No entanto se realmente o incomoda o facto de eu me dizer engenheiro técnico, pode sempre protestar junta da ANET (dizem que agora é uma espécie de ordem), talvez eles se resolvam a tirar-me o título ou mesmo – quem sabe – fazer uma reciclagem em cinemática. Por mim posso apenas prometer dar uma vista de olhos nos compêndios (e acredite que o vou fazer) e tentar não cometer novamente o erro de discutir sem me fundamentar devidamente. Mas apenas prometo, que a carne é fraca e o espírito não anda muito melhor.

    José Cardoso
    Engenheiro Técnico (por enquanto), um nabo em cinemática e tudo ...
    Concordam com este comentário: Toinalmeida
  6.  # 506

    Mas tenho a certeza que o "deslizador" terá um problema parecido com o meu.

    Parecido mas só em parte: a minha teimosia piora as coisas.
    Concordo com o que o Luís diz e agradeço mas a verdade é que devia ter ido consultar os livros. Fiar-me na minha memória e teimar no assunto foi ao mesmo tempo presunção e arrogância pelo que o "castigo" é merecido.
  7.  # 507

    Tive de me registar de novo.........

    Luis K. W.
    "Caro Luís Afonso :-)
    Você entrou neste forum, numa discussão sobre a crise do euro, e vai logo "a matar" sobre os cursos de engenharia de hoje."

    Só me registei para responder a esta discussão.
    O Paulo contou-me a discussão que teve aqui e enviou-me o link para a discussão.

    Luis K. W.
    "Como não fui eu que cometi o deslize, estou à vontade. Mas tenho a certeza que o "deslizador" terá um problema parecido com o meu. :-)
    É que o problema não é «os cursos de engenharia de hoje em dia». Quanto muito seria «os cursos de engenharia de há 30 ou 40 anos» (além de que isto era matéria do liceu). :-)"

    Pelo que li da discussão, o Paulo colocou aqui informação suficiente para que quem quisesse percebesse o que era a velocidade média.
    Eu, como engenheiro que também sou, se alguem me diz que estou errado, antes de me pronunciar vou estudar um pouco.


    j cardoso
    "Como é evidente o oxelfer e o Luis Afonso têm razão e o(s) meu erro(s) é(são) grosseiro(s); retiro dessa lista a “gralha” do escalar representado pelo vector, foi apenas um lapso de escrita."

    Esperemos que sim.

    j cardoso
    "Não serve de desculpa o facto de ter pensado na questão sem ter ido rever os “catrapaços”, tão lógica me parecia a minha ignorância. Acabei assim por me comportar como um nabo teimoso que persistiu na sua ignorância. Não é a primeira vez nem será por certo a última."

    É o que dá pensar que os outros são nabos.

    j cardoso
    "Hoje em dia não faço ideia, esta matéria “aprendi-a” no meu 9º ano (antigo 5º) há já 38 anos e a “minha” engenharia aprendi-a há 28 anos. No entanto se realmente o incomoda o facto de eu me dizer engenheiro técnico, pode sempre protestar junta da ANET (dizem que agora é uma espécie de ordem), talvez eles se resolvam a tirar-me o título ou mesmo – quem sabe – fazer uma reciclagem em cinemática."

    Claro que incomoda.
    Demonstrou aqui que não consegue perceber uma fórmula, confundiu grandezas escalares com grandezas vectoriais, etc.
    Não devia incomodar?
    A não ser que me diga que é engenheiro mas não pratica, ou é como normalmente é hábito hoje dizer: já é daqueles engenheiros que só mete dados no computador.
    •  
      FD
    • 22 novembro 2011 editado

     # 508

    Colocado por: oxelfer2 - Por acaso esse problema não começou e não teve maior impacto num país com muito menos regulação que o nosso?

    Começou. Agora, tente lá descobrir por causa de quem é que começou o problema... ;)
  8.  # 509

    Claro que incomoda.


    Está no seu direito

    Demonstrou aqui que não consegue perceber uma fórmula, confundiu grandezas escalares com grandezas vectoriais, etc.

    Posso ter demonstrrdo várias coisas, mas não isso.

    A não ser que me diga que é engenheiro mas não pratica, ou é como normalmente é hábito hoje dizer: já é daqueles engenheiros que só mete dados no computador.


    Sou engenheiro técnico "praticante"! Se lesse com atenção o que foi escrito teria percebido que ao tempo em que acabei o curso ainda não estava vulgarizado o cálculo automático pelo que não me era possível "meter os dados no computador". Por outro lado a certeza com que faz a sua afirmação sobre a minha actividade profissional leva-me a pensar que conhece o meu trabalho, não quero acreditar que faça essas afirmações sem o conhecer - ou está? Assim sendo agradeço que me diga qual o meu trabalho que conhece que lhe permitiu formar essa opinião, terei todo o prazer em tirar-lhe qualquer dúvida - e aqui não estamos a falar de cinemática do liceu, estamos a falar do conhecimento que aplico no meu dia a dia e no qual me sinto realmente mais à vontade.

    Se isso não chegar ... resta-me aconselhá-lo novamente a apresentar queixa na ANET, terei todo o prazer em fornecer-lhe os meus elementos necessários.
  9.  # 510

    Boas,

    Colocado por: j cardosoPara além do oxelfer, que tão bem defendeu a sua dama, mais alguém se sente incomodado com as minhas alarvidades cinemáticas?


    Alto lá!!!
    Eu não me sinto incomodado, e se me tivesse de me sentir seria por isto:

    Colocado por: j cardoso2 - Ó Luís, que o Oxelfer tenha dito o que disse ... estou como o outro, a alguém que tem como alter-ego um gato psicanalista tudo é permitido. Agora que o Luís concorde com as respostas mirabolantes que ele dá aos problemas que colocou é que me faz confusão; então não vê que o pobre do gato confunde grandezas escalares com grandezas vectoriais? Não vê que ele não percebeu a diferença entre celeridade e velocidade? São parecidas? Pois são, mas não são a mesma coisa e é essa diferença que faz com que a resposta do oxelfer esteja correcta, mas não está.


    Realmente não me caiu bem, especialmente vindo de uma das pessoas que tinha em melhor conta neste fórum.


    Colocado por: FDComeçou. Agora, tente lá descobrir por causa de quem é que começou o problema... ;)


    Caro FD:
    A minha participação neste fórum está neste momento "suspensa".
    Só cá vim porque me disseram que havia "novidades" na discussão da "velocidade".

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  10.  # 511

    Realmente não me caiu bem, especialmente vindo de uma das pessoas que tinha em melhor conta neste fórum.


    Agora fiquei abismado. Confesso que nem sempre a ironia é muito visível, mas não me passou pela cabeça que passasse despercebida ao oxelfer. Vamos esclarecer:

    Pode dizer que é de mau gosto e eu terei de aceitar; não foi porém minha intenção melindrar o ofender o oxelfer. Se involuntariamente o fiz peço desculpa.

    A minha participação neste fórum está neste momento "suspensa".

    Pelo que se passou? Começo a pensar que se isso foi assim tão grave então que deve repensar a participação no fórum sou eu.
  11.  # 512

    Boas,

    Colocado por: j cardosoAgora fiquei abismado. Confesso que nem sempre a ironia é muito visível, mas não me passou pela cabeça que passasse despercebida ao oxelfer. Vamos esclarecer:

    Pode dizer que é de mau gosto e eu terei de aceitar; não foi porém minha intenção melindrar o ofender o oxelfer. Se involuntariamente o fiz peço desculpa.


    Quem sou eu para julgar a ironia de seja quem for.
    Sei que é irónico e até é uma característica que aprecio em si.
    Não me expressei bem, não me incomodou, nem deixaria que tal coisa acontecesse num fórum.
    Estaria a ser mentiroso se não dissesse que não me caiu bem, mas por mais que o tenha em boa conta: é para o lado que durmo melhor.

    Colocado por: j cardosoPelo que se passou? Começo a pensar que se isso foi assim tão grave então que deve repensar a participação no fórum sou eu.


    Agora está a ser um pouco egocêntrico ;)
    Tenho as minhas razões para "suspender" minha participação.
    Achei que não devia explicações a ninguém excepto ao FD*, a quem comuniquei a razão, mas pelo sim pelo não reenvio-lhe o que enviei ao FD.

    * por dois motivos: 1) por ser quem é. 2) por ter sido a ele que respondi que não lhe ia responder por ter "suspendido" a minha participação.
    Não tomem isto como o pensar que sou um gajo importante e que por deixar de participar (coisa que poucos notariam) me teria de justificar.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  12.  # 513

    Isto da velocidade média e da rapidez média eram aquele tipo de questões que normalmente vinham nas escolhas múltiplas :)


    Como dizia o professor Adão da Fonseca: nós os engenheiros civis temos alguma dificuldade em interiorizar "coisas" que se movem :)
  13.  # 514

    Boas,

    Realmente há dias que não deveríamos sair de casa, hoje foi (têm sido) um deles:

    Não podia deixar de referir algumas coisas de que hoje não gostei neste tópico:

    1 - não gostei da forma como o Luis Afonso disse determinadas coisas (e já lho disse).

    2 - Fui um idiota completo quando disse:
    Colocado por: oxelferAlto lá!!!
    Eu não me sinto incomodado, e se me tivesse de me sentir seria por isto:

    Colocado por: oxelferRealmente não me caiu bem, especialmente vindo de uma das pessoas que tinha em melhor conta neste fórum.


    Até me podia desculpar por estar irritado (sensível?) com outras coisas, mas não há nada que desculpe o facto de sermos idiotas.
    - Quando li a frase em questão pela primeira vez dei uma gargalhada, e a provar é que logo a seguir citei a "assinatura" que o José colocou com um LOL. Só hoje é que não lhe achei piada, mas o problema foi claramente meu e não do José.
    - "tinha em melhor conta neste fórum": o tempo verbal está incorrecto, deveria ter dito "tenho".

    Só espero que o José quando se dirigir a mim não deixe de utilizar a peculiar ironia que lhe é característica e que tanto lhe aprecio.

    Colocado por: j cardosoPode dizer que é de mau gosto e eu terei de aceitar; não foi porém minha intenção melindrar o ofender o oxelfer. Se involuntariamente o fiz peço desculpa.


    Pelo que disse acima, eu é que tenho de lhe pedir desculpa e não o José a mim.

    Parafraseando alguém: Fui (sou) um (grande) nabo.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista

    PS: não pretendo com isto uma troca de galhardetes do género "eu é que tive a culpa"/"não a culpa foi minha", só queria mesmo assumir que fui um perfeito idiota.
  14.  # 515

    ólhó tópico...
  15.  # 516

    E se a troyka estiver errada?
    http://comunidade.xl.pt/JNegocios/blogs/massamonetaria/archive/2011/11/21/e-se-a-troika-estiver-errada.aspx
    Eu diria mais.... e se a troyka estiver vendida aos interesses dos credores e dos países europeus que mais exportam ?

    Já agora.
    Porque raio é que a Alemanha, que tem uma dívida descomunal, paga uma taxa de juro de 0,25% ?!?
    Cá para mim, enquanto o BSE não emitir mais moeda isto está tudo lixado.
    Enquanto o UE não for uma verdadeira unidade (todos os países da UE pagarem a MESMA taxa de juro), isto é uma palhaçada. Continuarão a ser os pobres a pagar os luxos dos ricos.
  16.  # 517

    Só espero que o José quando se dirigir a mim não deixe de utilizar a peculiar ironia que lhe é característica e que tanto lhe aprecio.

    Nem sei escrever de outra forma.


    não pretendo com isto uma troca de galhardetes do género "eu é que tive a culpa"/"não a culpa foi minha"

    Também não é minha intenção mas o "nabo ignorante e teimoso" foi quem?

    1 - não gostei da forma como o Luis Afonso disse determinadas coisas (e já lho disse).

    Eu gostei. É certo que se precipitou um tanto com aquela dos "engenheiros de hoje", mas a verdade é que não podia adivinhar. Quanto ao resto esteve bem, mereci ter de "ouvir" o que ele escreveu, fosse eu no lugar dele e teria escrito o mesmo ... ou pior. Por isso gostei e fez-me sentir bem, por paradoxal que pareça - afinal não sou só eu a dizer o que pensa da forma que o pensa, sem pruridos nem falsos bons modos - sem hipocrisia, como diz o outro "zangado" que é o DOGMA.
    Espero que esse Luís apareça por aqui mais vezes, discutir com ele deve ser parece-me apelativo.
    • Giba
    • 22 novembro 2011

     # 518

    E sobre a velocidade e as magoas e os dissabores das Ofélias ofendidas;

    Em 2007/8 o BCP promoveu uma OPA hostil sobre o BPI onde a oferta de aquisição rondava 5.300 milhões. Nesta época o BCP “valia” 9.300 M. Hoje BCP, BPI, BES, BANIF juntos “valem” 2.700 M. O BCP “vale” 780 M.(?) e o BPI 380 M.(?) Eu não confio na banca, não confio nos gestores e não confio no sistema. O cidadão comum viveu iludido com uma moeda forte, com bancos mentirosos e com uma economia obsoleta. Quanto a velocidade, esta é constante, mas não como um foguete para cima, mas como o míssil para o fundo.

    Giba
    Concordam com este comentário: eu, Luis K. W.
  17.  # 519

    Se os Euros-vectores e fossem produzidos em larga escala, passariam a ser Euros-escalares?

    E se os juros aumentarem a alta velocidade (se fosse a alta *celeridade* será diferente) e voltarem a baixar para o valor de há um ano, a dívida média soberana passará a ser de zero?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  18.  # 520

    Colocado por: Luis K. W.O vídeo sobre a IGNORÃNCIA DOS NOSSOS UNIVERSITÁRIOS apenas capta os «melhores» (piores) momentos. De 10 a 20 perguntas, escolhiam a pior resposta.

    Isto é para lembrar de quem realmente é a "CULPA" da putativa ignorância dos nossos estudantes:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=D0E9Rw5Kx6Q

    (Vivam os Homens da Luta!!)
 
0.0366 seg. NEW