Nationwide, some 22,000 "poor" households have heated swimming pools or Jacuzzis.
Quem bom que é ser pobre. Eu ainda sou mais pobre que isso! Também quero a minha piscina aquecida de pobre. :D
O que eu digo só me implica a mim, da mesma forma que o que os outros dizem não me implica.
Eu gostava é que eles dissessem quanto é que, em média, cada um desses "pobres" proprietários de casas com piscina e com um ou dois carros DEVE AOS BANCOS...
Vou repetir o que já foi escrito: o grande problema em Portugal é que muitas famílias pobres em Portugal (sem dinheiro para pagar todas as despesas domésticas normais... E PRESTAÇÕES BANCÁRIAS dos empréstimos) têm um ou dois membros A TRABALHAR a tempo inteiro!
O think-tank Timbro, sueco, publicou em 2004 um estudo intitulado EU versus USA, que recomendo a todos os que se interessem pelo tema da pobreza. A propósito da pobreza nos EUA, realça-se neste estudo que:
45,9% dos pobres, nos EUA, são proprietários da sua habitação.
72,8% têm carro.
30,2% têm 2 ou mais carros.
76,6% têm ar condicionado em casa.
Se aplicássemos aos suecos os mesmos critérios utilizados para determinar a taxa de pobreza nos EUA, 40% dos suecos seriam pobres.
Numa entrevista transmitida ontem pela SIC, o Presidente do Conselho Económico e Social comparou a pobreza em África com a pobreza em Portugal e deu como exemplo o sofrimento de uma criança de África com fome, que comparou ao de uma criança portuguesa que não tenha dinheiro para comprar roupa “adequada” e que por esse motivo se sinta ridicularizada pelos colegas da escola.
Na opinião do Presidente do CES é legítimo comparar a situação destas duas crianças que sofrem de modo idêntico, devido à pobreza relativa de ambas.
Ouço e pasmo. Uma coisa são as necessidades básicas de sobrevivência e outra, certamente, são desejos e impulsos consumistas. O desejo de uma criança por umas sapatilhas de marca poderá ser comparado à necessidade de leite ou cereais? Estas afirmações ridicularizam a verdadeira pobreza e justificam a insensibilidade ocidental perante o continente africano.
Que dizer a um pai que se sente dividido entre doar uns euros para uma ONG que distribui ajuda alimentar em África ou comprar umas All-Stars para a filha? Que o imperativo moral é idêntico?
Colocado por: luisvvAqui discordo. A frase citada referia-se à utilização (infere-se que "generalizadamente"por indeterminados?) dos abusos do sistema como desculpa para muita coisa, sugerindo reserva mental na utilização "apenas para estes estratos" (subentenda-se "os mais pobres"). Ora, a verdade é que tão generalizada é esta conversa contra a preguiça do RSI como a dos bancos e dos ricos...
Colocado por: danobrega
Também diria que é verdade. Deve dar para procurar por aqui:
http://pordata.pt/Portugal/PIB+e+PIB+per+capita+a+precos+constantes+%28base+2006%29-933falta descontar a inflação.Deve ser a parte do "a preços constantes".
Colocado por: Capela86Uma questão básica. O que é para vocês um português rico??Que tal:
Então diga-me lá (sinceramente) onde é que eu generalizei em relação aos bancos ou aos mais ricos.
Como lhe disse muitas vezes, por vezes o luisvv "tirou" do que eu disse coisas que eu não disse.
Eu não tenho nada contra os bancos ou contra os ricos. Posso ter contra os que "abusam", mas sejam eles ricos ou pobres. Se me parece que possa haver diferenças entre "estratos"? Sim, parece-me. Generalizou-se que o RSI é dado a malandros, mas quando um banqueiro vai para a choça diz-se logo que é um caso de polícia, distanciando-o assim de todos os outros banqueiros.
Tenho alguma coisa contra os banqueiros? Não, da mesma forma que não tenho nada contra quem recebe o RSI e que luta todos os dias para levar uma vida digna.
Colocado por: luisvvDevemos frequentar partes diferentes do fórum, e ler imprensa diferente. É que eu em todo o lado ouço/leio as piores coisas sobre "os banqueiros", e os bancos (que foram os culpados disto tudo, toda a gente sabe).
Colocado por: luisvvPrecisamente. Acontece que nestas discussões se parte sempre do princípio que os pobres são virtuosos e que a pobreza resulta do infortúnio e da injustiça.
Colocado por: luisvvSei que vou reforçar a imagem de insensível que já me foi colada aqui no fórum, mas a verdade é que a pobreza não é um atestado de virtude, e que parte dela resulta de escolhas e comportamentos (individuais e colectivos) dos próprios.
Colocado por: luisvvA generalização do FD é tão válida quanto outras que por aqui são repetidas acriticamente - e a máxima dos pobres mais pobres que deu origem a este movimento é um óptimo exemplo.
Uma questão básica. O que é para vocês um português rico??
É só analisar a veracidade do "pobre está mais pobre e o rico mais rico" :-)
Que está empobrecer é mais que óbvio. Não é por nada que tenho a maior parte dos meus amigos a trabalhar no estrangeiro!
Colocado por: Luis K. W.Que tal:
- um tipo que consegue pagar as contas todas e ainda sobra (por exemplo) outro tanto ?
Colocado por: luisvvóbvio, porque ...contraria todos os dados disponíveis.O facto de haver mais pobres (me
Se a comparação for de agora com a década de 60 é ÓBVIO que os pobres estão mais ricos.
Agora compara os pobres de agora com os pobres da década dourada de 90.O que fazia com 100 contos naquela altura e o que faz agora 500€.
Colocado por: luisvv
A comparação é com qualquer década.
500 euros na década de 90 não são iguais a 500 euros de agora. Mas é por isso que as estatisticas corrigem o efeito da inflação..
Assim, o que deve querer analisar é que quem ganhava 100 contos no ano X, ganha agora, em média Z euros, e o seu poder de compra aumentou Y % .
Colocado por: nbastosDiscordo do poder de compra aumentou Y...
O poder de compra diminui w...