Colocado por: rafaelisidoroou seja o que estão a colocar aqui no fórum é que a barbot produz as massas para a Dyrup , é isso ???? as placas ???? as fibras ???? as buchas ???? as calhas ????
e as restantes peças todas ???? vem de lá ...da barbot ????
é isso ?
Colocado por: rafaelisidoroou seja o que estão a colocar aqui no fórum é que a barbot produz as massas para a Dyrup , é isso ???? as placas ???? as fibras ???? as buchas ???? as calhas ????
e as restantes peças todas ???? vem de lá ...da barbot ????
é isso ?
Colocado por: rafaelisidoroexiste marcas a consumir placas de esferovite made in P.R.C. certificadas
Colocado por: rafaelisidoro... todos estes sistemas para mim são uma perca de dinheiro e um bem menos conseguido quer pelo nosso clima de Portugal quer pela qualidade de vida quer pela nossa saúde...
Colocado por: Anonimo18072022ABom dia,
E no caso da marca referida e do ETA deixado em muitos projectos (mais do que 1 piso) onde a reacção e comportamento ao fogo é exigida também não deveria ser utilizado.
Assim diz o DL 220/2008 e Portaria 1532/2008. O exemplo que deixaram conforme podem ver na folha 5 não tem qualquer performance determinada neste parâmetro o que não impede que seja aplicada.
Cumprimentos
Colocado por: Anonimo18072022A
Sinceramente não entendo, com o devido respeito por si, se não sabe, se não quer saber ou se simplesmente está a "gozar" com o que lhe escrevo.
Então você compara um sistema com classificação B-s1, d0 com um sistema com classificação F (Nenhuma prestação determinada)?
Vou esclarece-lo, ou pelo menos tentar:
Euroclasses de reacção ao fogo: vai da classe A1 a F passando pela A2, B, C, D, E
Produção de fumo: s1, s2 e s3
Classificação complementar de queda de gotas ou partículas inflamadas: d0, d2, d2 e sem classificação.
Conforme referiu num dos exemplos um determinado sistema tem a classificação B-s1, d0 e o outro tem F - nenhuma prestação determinada ou por outras palavras, não está classificado, não foi testado neste aspecto.
Se conhecer a legislação em vigor nomeadamente o DL 220/2008 que o levará para a Portaria 1532/2008 encontrará na alínea 11 um quadro em que o verificará a classificação que os sistemas etics necessitam de ter para estarem de acordo com a legislação: poderá ver um resumoaqui.
Que me diga que ninguém quer saber disso para nada até concordo consigo pois é bem verdade. Neste país transcrevem-se as normas europeias só por transcrever mas depois não se aplicam pq meu caro se se aplicassem muitas marcas de sistemas etics (algumas delas que vendem muito bem) que conhece ou iam a correr para o LNEC fazer testes de conformidades ou simplesmente não entravam em obra. Como infelizmente o nosso país é esta tontice em que tudo vale menos arrancar olhos...não se liga e depois vêm pessoas como o Senhor ( não entenda isso como uma afronta, pois não o é!) com alguma prepotência falar sobre o que não sabem, não querem saber ou sem lá eu que outra razão existirá.
Se passar a fronteira, não encontra muitas marcas que cá existem. Porque será? É um mercado bastante mais promissor do que o nosso mais que não seja pelo simples fato de o sistema etics se vender a cerca de 40€/m2! Se for para uma Alemanha, Áustria, Suiça, etc. nem lhes passa pela cabeça fazer as asneiras que por cá se fazem.
Ainda recentemente numa obra (um hotel a ser construído em Lisboa) quase que fui corrido da obra quando os alertei nas medidas complementares que deveriam implementar já que insistiam em manter EPS numa fachada com 28 metros. Sabe que existem medidas complementares não sabe? Se não souber diga que eu explico-lhe!
Informe-se e se precisar cá estarei, se souber para o esclarecer.
Cumprimentos
Colocado por: Anonimo16062021
Olhe que sim olhe que sim...que eu conheça existem pelo menos duas,e ambas são bastante conhecidas no mercado dos ETICs..mais,uma dessas duas é das maiores fabricantes no mundo de materiais isolantes.
Colocado por: FaçabemSinceramente desconhecia, por acaso é a DOW?
Colocado por: Anonimo16062021Para que não restem duvidas ai vai..
Knauf Dämmstoffe (EPS/XPS) faz parte da Knauf Insulation.
Uma outra,(StoVerotec GmbH) desde 2008,produção de materiais de isolamento EPS para isolamento térmico composto sistemas Sto AG