Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Anónimo disse:
    Fala-se de tudo aquilo que os Arquitectos podem fazer que nao 'e directamente relaccionado com a arquitectura. Como 'e que querem ficar eles com a exclusividade, e obrigatoriedade para o Ze Povinho, da aquitectura de tudo quanto 'e edificio!
  2.  # 22

    Anónimo disse:
    Não me refiro aos Técnicos de Planeamentio Urbano Regional e Urbano pois esses técnicos não executam projecto. Refiro-me exactamente a Urbanistas , pessoas com licenciaturas de cinco anos em Urbanismo, aptos a elaborar projectos de qualificação do espaço urbano. Estão aptos a determinar o que deve ser feito em determinado espaço e qual a sua devida ocupação de modo a que seja um espaço com qualidade, com espaços verdes etc e não locais dormitórios cheios de gaiolas e betão. O Arquitecto determinará a seguir qual o edificio que deverá colocar nesses determinados espaços , idealizando qual a sua forma etc, ao Snr. Engenheiro caberá determinar, para aquele espaço e aqueles edificios, todos os calculos de estabilidade e outros conforme lhe cabe na sua especialidade. Assim com esta equipa que deverá ainda ter outros componentes como um bom desenhador, um bom construtor etc, teriamos espaços urbanos agradáveis e com qualidade para habitarmos, para além de que se deixariam de construir por exemplo em espaços de risco, que nos deixam o coração nas mãos quando há cheias, termores de terra e outros. Quanto ao Senhor que quer um caixote para fazer de casa e não tem habilitações para o projectar, tenho a dizer-lhe que o Arquitecto tem por obrigação de executar o seu projecto iniciando um dialogo com o cliente para saber das suas preferências e dos seus ideais, hábitos e costumes, logo chegaria à conclusão de qual seria o caixote mais indicado para o Senhor habitar com qualidade e que não viesse a retirar qualidade de vida aos seus vizinhos, o que acontece a cada passo, são aberrações sem sentido em que as habitações mais não são do que "estendais" de mostras de novoriquismo que não fazem sentido nem trazem qualidade de vida a ninguèm nem aos que lá moram nem aos que a vêm do exterior. A maior parte, em especial as unifamiliares, são construidas para serem vistas pelos visinhos o resto não interessa se têm boa luminosidade, bom isolamneto acustico, bom aquecimento/arrefecimento, bom espaço exterior de lazer, boa privacidade, etc. etc. Cada macaco no seu galho não posso pedir por exemplo a um carpinteiro para me fazer uma instalação de canalização de águas e não questiono o dinheiro que tenho que dar a cada um destes profissionais, porquê questionar o dinheiro que tenho de pagar ao Arquitecto, mesmo que seja para projectar um caixote para servir de casa ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scorpio, mirian
  3.  # 23

    Sr Pedro Barradas...3 anos de estruturas???? realmente voce entao é eng e não arquitecto...aiaiai entao diga me lá quais foram essas cadeiras??
    Metodo das forças sabe fazer? metodo dos descolcamentos tb? e isto é apenas uma décima parte..
    possivelmente dou lhe aqui uma estrutura isoestatica e voce nem me sabe tiras reaccoes.....nao brinque.


    quantas cadeiras teve da area de Matemática/Fisica

    engraçado que neste plano de umas das Universidades mais conceituadas do Pais , encontro poucas cadeiras de engenharia!! sendo na maioria Historia ....
    nem sabem o que é um Integral Triplo , quanto mais fazer cálculos de estruturas..só se achar que sabendo a história de uma construção consegue fazer o seu dimensionamento, então nesse caso vocé é Catedrático


    Desenho da Arquitectura
    Geografia
    História da Arquitectura Antiga e Medieval
    Introdução aos Sistemas Construtivos
    Métodos e Linguagem da Arquitectura Contemporânea
    Projecto
    Desenho Assistido por Computador
    Espaço Habitável e Formas de Residência
    História da ArquitectuEconomia Urbana 0 4
    Projecto III
    Sistemas e Materiais de Construção
    Urbanística Contemporânea
    Espaço Público e Formas dos Equipamentos
    História da Arquitectura Portuguesa
    Planeamento Urbano
    Projecto IV
    Sistemas Estruturais
    Economia Urbana 0 4
    História da Arquitectura Contemporânea 0 8
    Projecto V 0 20
    Território e Formas Urbanas
    Ecologia Urbana 0 8
    História das Artes Visuais 1 8
    Paisagismo
    Projecto Assistido por Computador
  4.  # 24

    Colocado por: scorpioSr Pedro Barradas...3 anos de estruturas???? realmente voce entao é eng e não arquitecto...aiaiai entao diga me lá quais foram essas cadeiras??
    Metodo das forças sabe fazer? metodo dos descolcamentos tb? e isto é apenas uma décima parte..
    possivelmente dou lhe aqui uma estrutura isoestatica e voce nem me sabe tiras reaccoes.....nao brinque.


    quantas cadeiras teve da area de Matemática/Fisica

    engraçado que neste plano de umas das Universidades mais conceituadas do Pais , encontro poucas cadeiras de engenharia!! sendo na maioria Historia ....
    nem sabem o que é um Integral Triplo , quanto mais fazer cálculos de estruturas..só se achar que sabendo a história de uma construção consegue fazer o seu dimensionamento, então nesse caso vocé é Catedrático




    Scorpio... pelos vistos interpretou mal as minhas palavras... tive 3 anos de Estruturas, sim, mas NÃO disse que estava apto a calcular e projectar Estruturas, pois não?!.

    As 3 cadeiras anuais que me leccionaram, possibilitaram ao Arquitecto conseguir dialogar com os seus pares da Engenharia Civil.
    Discutir as opções dos modelos de cálculo utilizados, limitações e possibilidades das tecnologias de construção escolhidas. Enfim, ser realistas, ter noção dos custos/ beneficios de determinadas opções. Noçoes de reabilitação de estruturas, acompanhamento técnico de obras, etc...

    Calculo: Apenas de Estruturas isoestáticas... (que apesar de simples, não me lembro, nem quero lembrar-me)
  5.  # 25

    entao nesse caso nao diga que teve 3 anos de estruturas......eu tb tive Desenho 1, Desenho 2,, etc e nao digo que tive 2 anos de Arquitectura....Pois Estruturas Isoestaticas, isso dá-se logo no 1 ano e no primeiro Semestre,,,, se assim fosse tb era arquitecto,,,pois no 1 ano tive que elaborar Projecto de Arquitectura...
  6.  # 26

    Anónimo disse:
    Então já se cansaram de discutir o problema de colocar os "macacos cada um em seu galho" ? É um tema muito interessante de discutir e de tentar resolver a bem de todos os técnicos que queimaram as pestanas e gastaram muito dinheiro próprio e das familias. O investimento é muito grande, quer o financeiro que conta com o dinheiro colocado ao dispor dos estudos e o dinheiro que não se ganha porque não se trabalha, o investimento de toda uma juventude a trabalhar para agora só alguns poderem estar no seu galho ? Iniciem novamente a discussão com nível entre arquitectos, engenheiros civis e urbanistas porque todos eles trabalham em projecto cada qual na sua area, concepção de edificios, concessão de estruturas e concessão de espaços públicos. Nos tempos que correm em que o que interessa é o dinheiro fácil mesmo á custa de terceiros esta convivência parece utopia não ?
  7.  # 27

    Anónimo disse:
    Bem, nos Designers então é que ningém fala né? Tirando o Scorpio, Obrigado!
    Tudo o que é Engenheiros, Arquitectos, Urbanistas, Canalizadores, Trolhas e por aí a fora... fazem "dizaine" seja industrial, ambientes ou gráfico! Então design gráfico é uma maravilha!
    Toda a gente acha que percebe do assunto...

    Os Arquitectos até já sites fazem... que é trabalho de web designers (ou designers gráficos com espacialização em web) não é Sr. Pedro Barradas?????
    E os Designers no desemprego...
    Estou-me a meter consigo... não leve a mal... ;o)

    Isabluue
  8.  # 28

    tem razão... mas o site da minha empresa foi realizado para mim, por mim... não "faço" sites para fora....


    LOLOL...
  9.  # 29

    Anónimo disse:
    Não me referi aos designers por não trabalharem em projectos urbanisticos de exterior, onde se situa esta discusão. Quanto ao seu comentário em que faz alusão a "trolhas" "canalizadores" etc não me merece qualquer comentário por me parecer uma alusão depreciativa e que iria baixar o nivel da discussão. Todos somos necessários à sociedade e não podemos desprezar seja que profissão for, mesmo que isso nos podesse trazer elevação do nosso ego. Penso também que nenhum projecto urbanistico ( sabe o que é?) tenha trabalho de designer, não se me consta que , por exemplo, para reabilitar um espaço público que se encontra degradado, exista trabalho para um designer ! Poderá eventualmente haver necessidade de algum objecto decorativo, como por exemplo estátua ou outro e aí quem adjudicou o projecto urbanistico, ao ser confrontado com a necessidade de mandar construir esse objecto, determinado pelo urbanista para certo local,contactará o designer e aí sim ele terá o seu campo de acção na concepção do mesmo. Deverá haver outra discussão onde poderá caber esta profissão que é tão digna e necessária como outra qualquer, mas nesta não me parece.... Digam-me se estou enganado. Acertem as agulhas pela positiva e não se agridam os arquitectos etc. não leva a lado nenhum. Teria sido para mim mais proveitoso se o seu comentário contivesse um exemplo de necessidade do trabalho de um designer num projecto urbanistico!
  10.  # 30

    Os Arquitectos, em conjunto com outros técnicos (urbanistas, paisagistas, geografos, Engenheiros...) são os "designers" do espaço urbano.
  11.  # 31

    Anónimo disse:
    Anónimo,
    1. O meu comentário era acerca de "macacos cada um em seu galho" que é no meu ponto de vista onde se centra a discussão e não de projectos urbanísticos.
    2. A minha alusão a canalizadores e trolhas era no sentido de que toda a gente julga saber fazer design nomeadamente gráfico, toda a gente faz logotipos, sites, etc. Não foi de todo com sentido depreciativo. Se pareceu, peço desculpa.
    3. Vou ignorar o facto de perguntar se sei o que é um projecto urbanístico e vou devolver pergunta: Sabe o que é um projecto de design? E um Designer?
    É que no meu caso não me viu escrever nada acerca de projectos urbanisticos, como tal não pode tirar ilações. Já no seu caso indicar "haver necessidade de algum objecto decorativo como por exemplo uma estátua" ao falar de DESIGN é claramente desconhecer TOTALMENTE a área em questão.
    4. Julgo não ter agradedido nenhum Arquitecto, e se o fiz lamento.

    Isabluue, D.er
  12.  # 32

    Anónimo disse:
    No comentário de Pedro Barradas está tudo dito e portanto continuo a pensar que o debate sobre os macacos nos galhos não contemplava os designers gráficos nesta discussão sobre "Governo quer que apenas arquitectos assinem projectos", porque aquela frase saiu da boca da bastonária da Ordem dos Arquitectos, onde penso não estarem incluídos outro tipo de "designers" que não os apontados por Pedro Barradas, mas noutro contexto, ou seja no gráfico e afins acho muito bem que eles ocupem também o seu lugar e esse não seja ocupado por outro técnico. Quanto à estátua achei que seria o trabalho mais aproximado, no projecto urbanistico, pois não será o designer que edializará uma casa, uma rotunda ou uma estrutura. Claro que o designer é tão importante como qualquer outro técnico e nem imaginei que fosse uma area com muito desemprego, porque á minha volta em casa ou na rua estou sempre virada para um trabalho elaborado por um designer. Como me deu a entender que eu não perceberia nada de designer e concordo não é a minha area, senão na óptica de Pedro Barradas, poderia talvez ilucidar-me quais os trabalhos que no seu entender poderiam ser de um designer num projecto conjunto com arquitectos, engenheiros, urbanistas, etc. Aguardo o seu comentário se construtivo.
    • pagc
    • 28 março 2008

     # 33

    Acho que não vale a pena irem por ai, porque no final, acabam chateados todos uns aos outros, o que é de todo desnecessário e não ajuda nada o Fórum

    Estamos aqui apenas para ajudar-mo-nos uns aos outros.

    Cumps
    Paulo Correia
  13.  # 34

    Anónimo disse:
    Boa tarde,
    para finalizar de vez, da minha parte, os comentários neste debate vou apenas indicar o seguinte:
    Aquilo que comentei, vem no seguimento de um post deixado pelo Sergyio (e não pelo Scorpio, como tinha referido) acerca dos Arquitectos fazerem muitas vezes trabalhos de Design (nomeadamente gráfico), assim como um vasto conjunto de pessoas que nada têm a ver sequer com esta area.
    Aquilo que nos rodeia, em casa, no trabalho ou na rua, muitas das vezes de "design" só tem mesmo o nome.
    Quanto aos trabalhos que poderiam ser de um Designer, num projecto multidisciplinar de Arqtos, Engs, Urbts., e para não estar a aqui a divagar muito, se tiver algum interesse nisso pode consultar o site da Associação Nacional de Designers www.and.org.pt, nomeadamente o link http://www.and.org.pt/_AND/Images/default/descritivos.pdf
    Obrigado.

    isabluue
  14.  # 35

    LOLOL...
    EU não estou "chateado" com ninguém!!! ;) isto são tudo discussões saudáveis...
  15.  # 36

    Anónimo disse:
    Este forum podia ser interessante para todos, mas por mim vou desistir de intervir, a discussão descambou para a agressão e eu não estou para aí virado, ou seja por isso é que os macacos não estão cada um seu galho, todos querem os galhos todos e não só o que lhes pertence ! Há trabalho para todos os macacos desde que estes saibam trabalhar com honestidade e não tirem cursos só porque o Snr. Primeiro Ministro fica contente com tanto licenciado, mas sim porque temos apetencia para a area e queremos dedicarmo-nos a ela com alma e coração e não só para ganhar dinheiro para os copos . Snr. Pedro Barradas não fique chateado porque julgo no meio disto tudo ser quem tem mais conhecimento sobre a matéria e gostaria que me dissesse o que já fez a Bastanonária para colocar tudo na ordem , sabe ? Porquê na Ordem ods Arquitectos não terem entrada os Urbanistas que são também projectistas ? Sabe ? Vai-me dizer que eles tabém tem uma associação, mas ela é muito insipiente e não é uma Ordem !...
    •  
      FD
    • 1 abril 2008

     # 37

    Agressão? Ainda falta muito... :D
  16.  # 38

    Projectos de Arquitectura devem ser obviamente assinados por Arquitectos como o proprio nome indica, foi para isso que tiraram o curso, foi para isso que receberam formação específica. :)
  17.  # 39

    Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Porquê na Ordem ods Arquitectos não terem entrada os Urbanistas que são também projectistas ? Sabe ? Vai-me dizer que eles tabém tem uma associação, mas ela é muito insipiente e não é uma Ordem !...


    A Ordem, finalmente, já está em fase de instalação do colégio de URBANISMO.
  18.  # 40

    Colocado por: danielaportelaProjectos de Arquitectura devem ser obviamente assinados por Arquitectos como o proprio nome indica, foi para isso que tiraram o curso, foi para isso que receberam formação específica. :)


    Esse principio é extensível a todos as outros?

    Que eu me lembro, para se construir é necessário ter um alvará, logo quem não o tiver, não pode levantar um tijolo. Mas por aqui existem imensos adeptos da administração directa, das empreitadas mistas (mão de obra + materiais) e mesmo da auto construção. Nenhuma destas formas de construção, é legal á face da lei ou está correcta, porque não é executada e acompanhada por gente que tirou um curso e recebeu formação especifica para isso :):):)

    Não estou a defender os empreiteiros, mas a testar até onde é que esses princípios vão.

    E não nos queremos lembrar da qualidade das formações especificas que por ai andam, porque para se poder assinar algo, é suposto que aquilo que se assina, tenha um mínimo de qualidade, qualidade essa que devia ser verificada pelas respectivas Ordens, razão principal para a sua existência.

    Cumps
 
0.0205 seg. NEW