Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: rdbpSó pedi onde está escrito na lei isso que me está a dizer.

    Quer que lhe diga onde é que está escrito que os imóveis tem 5 anos de garantia?
    Quer que lhe diga que um reboco todo fissurado, tem que ser reparado, caso a obra esteja dentro da garantia?
    Quer que lhe diga que quem executa os trabalhos, é que tem que apresentar a solução para reparar as suas deficiências? (Já imaginou ter um problema no seu automóvel e quando chega à oficina, lhe pedem a si a solução para o problema)

    Podia dizer-lhe onde é que estava, mas é tudo tão obvio que não vale a pena, e dava muito trabalho, e agora não tenho tempo....mas no inicio deste tópico já lá está alguma coisa.

    Colocado por: rdbpPS:Na sua formação tem Engenheiro Civil (O Sr. Relvas ensina umas coisas).

    Isto é uma piada???....sou loiro!!!!...pode explicar?
    • rdbp
    • 26 julho 2012

     # 42

    Então o Engenheiro que está responsável pela obra durante a sua produção e que vai a obra dia sim dia não, não tem opinião a dar e não sabe dizer que a coisa esta a ser mal feita depois de ser feita duas vezes da mesma forma?
    E se o capoto não funciona, deita-se a moradia a baixo e faz-se de novo?


    PS:A piada é tão óbvia meu caro, que não vale a pena e nem tenho tempo agora, mas se procurar no seu perfil encontra.

    Cumprimentos
  2.  # 43

    Colocado por: rdbpEntão o Engenheiro que está responsável pela obra durante a sua produção e que vai a obra dia sim dia não, não tem opinião a dar e não sabe dizer que a coisa esta a ser mal feita depois de ser feita duas vezes da mesma forma?

    O facto desse engº passar o dia na obra não iliba o empreiteiro.

    Colocado por: rdbpE se o capoto não funciona, deita-se a moradia a baixo e faz-se de novo?

    É uma solução.
    • rdbp
    • 26 julho 2012

     # 44

    Entao e o DO ficava sem casa coitado.Ainda bem que o senhor como empreiteiro(ou nao) tem essa solucao..quando precisar ja sei a quem recorrer.

    Cumprimentos
  3.  # 45

    Colocado por: rdbpEntao e o DO ficava sem casa coitado.Ainda bem que o senhor como empreiteiro(ou nao) tem essa solucao..quando precisar ja sei a quem recorrer.

    Agora, sem ironias. Você procura alguém que lhe diga aquilo que você quer ouvir, e isso eu não lhe digo. Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: vitor 01
    • rdbp
    • 26 julho 2012

     # 46

    Não eu procuro a solução mais correcta para as todas as partes, aqui já me deram dois tipos de soluções desde que coloquei a dúvida. E nem com uma nem com outra fiquei muito satisfeito.
    Um diz que arranje um parecer técnico e que mande passear o Engenheiro.(Pois as coisas não são bem assim).
    O outro diz que o Empreiteiro tem que compor nem que tenha que fazer uma moradia nova.(Continua a não ser bem assim).

    Bem conseguimos chegar a opostos que deu para ficar exactamente na mesma. A única coisa que tenho certeza é que a garantia tem que ser dada .
    Ainda bem que se deixou de ironias.

    Cumprimentos
  4.  # 47

    Como vê a coisa não é assim tão simples que possa estar perfeitamente definida numa só lei.
    Tanto a minha opinião como a do colega picareta são validas e em tribunal venceria a que melhor se soubesse defender e argumentar.

    Já agora e para o Picareta.
    Como defenderia você a obrigação do empreiteiro reparar a parede com os novos materiais agora propostos, partindo do principio que ele executou a obra de harmonia com as condições definidas no projecto, as boas regras de construção e essa obra foi fiscalizada e nenhuma não conformidade foi assinalada?
  5.  # 48

    Colocado por: zedasilvaJá agora e para o Picareta.
    Como defenderia você a obrigação do empreiteiro reparar a parede com os novos materiais agora propostos, partindo do principio que ele executou a obra de harmonia com as condições definidas no projecto, as boas regras de construção e essa obra foi fiscalizada e nenhuma não conformidade foi assinalada?

    O problema não é do material, já apliquei esse reboco em fachadas viradas a sul, e não tive problemas. Pode ser das condições em que foi aplicado (temperatura exterior). Se foi aplicado nas devidas condições, poderá ser da base, e aí o fabricante teria que se pronunciar, se não disse nada então também não é da base. Se não é do reboco nem da base, só pode ser um problema estrutural, ou projecto mal executado, ou estrutura/fundações mal executadas, no primeiro caso o empreiteiro não é responsável, no segundo já é.

    Esse engenheiro verificava as escavações para as fundações, armaduras antes das betonagens, e assinava algum documento que o comprove? Se sim talvez o empreiteiro consiga provar que existe um problema no projecto e que não tem qualquer responsabilidade (nem o reboco deveria executar), caso contrário o empreiteiro está metido numa carga de trabalhos.

    O empreiteiro só será obrigado a reparar a obra com capoto, caso se comprove que existem problemas estruturais da responsabilidade do empreiteiro.

    Um caso destes em tribunal, pode "cair" para qualquer um dos lados, dependendo dos documentos e testemunhas que cada parte tenha....e do juíz (que decide sobre um assunto do qual não percebe patavina!!!)

    EDIT: No 2º parágrafo substituí "engº", por "empreiteiro"
  6.  # 49

    Ora lá está. Aqui ganha quem melhor se souber defender, não sendo muito difícil ganhar o empreiteiro.
  7.  # 50

    Acho que ainda não se falou no tipo de fissuras do reboco. As fissuras devidas a assentamentos diferencias nas fundações são a 45º, as devidas à retracção das argamassas são aleatórias, as fissuras devidas à má ligação das alvenarias à estrutura são horizontais e verticais.

    Como é que eram as fissuras?
  8.  # 51

    Colocado por: zedasilvaSe é uma fachada Sul que está bastante horas exposta ao Sol e o reboco é um reboco tradicional com argamassas feitas em obra, na minha opinião estamos perante uma má opção de projecto.

    Onde é que você aprendeu esta?

    Os rebocos tradicionais aguentam perfeitamente a forte exposição solar e a amplitude térmica que uma fachada a sul tem de suportar. Aliás, os rebocos usados há muitas décadas e séculos atrás, executados sem o cimento portland actual, costumam apresentar melhor comportamento que os actuais, neste aspecto particular.

    Muitas vezes acontece um erro crasso quando se fazem os rebocos em obra: o excesso de cimento. Quanto mais cimento, mais retracção e consequentemente mais fissuração. O controle da dosagem da argamassa de reboco é critico para o seu comportamento futuro.
  9.  # 52

    Colocado por: rdbpNão eu procuro a solução mais correcta para as todas as partes, aqui já me deram dois tipos de soluções desde que coloquei a dúvida. E nem com uma nem com outra fiquei muito satisfeito.


    Colocado por: Pedro Azevedo78Faça umreboco armado delgado
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  10.  # 53

    Colocado por: PicaretaO empreiteiro só será obrigado a reparar a obra com capoto, caso se comprove que existem problemas estruturais da responsabilidade do empreiteiro.


    Caro Picareta, o que é que o "capoto" tem a ver com problemas estruturais? Acha que é solução aplicar o sistema ETIC`s para esconder problemas estruturais?

    Cumprimentos.
  11.  # 54

    Colocado por: rui moreiraAcha que é solução aplicar o sistema ETIC`s para esconder problemas estruturais?

    Certas fissuras do reboco não têm NADA a ver com problemas estruturais.... E pelo que percebo será este o caso.
  12.  # 55

    Colocado por: J.Fernandes
    Muitas vezes acontece um erro crasso quando se fazem os rebocos em obra: o excesso de cimento. Quanto mais cimento, mais retracção e consequentemente mais fissuração. O controle da dosagem da argamassa de reboco é critico para o seu comportamento futuro.


    Era aqui que eu queria chegar quando referi que o reboco tradicional talvez tivesse sido uma má opcção de projecto.
    Para além de não haver controlo da dosagem dos elementos que vão constituir essa argamassa não nos podemos esquecer que este tipo de trabalhos por norma é feito em pleno verão não havendo qualquer tipo de cuidado no controlo da evaporação da água de amassadura.

    Atenção que eu apenas me estou a referir ao facto de as fissuras terem esta origem e não outra, como sejam assentamentos ou falta de reforços nas zonas singulares.
    Mas mesmo nestes casos continuo a achar que é fácil fazer a defesa do empreiteiro.
  13.  # 56

    acho que umas fotografias das ditas cujas podiam ajudar a perceber a origem do problema... em vez de andarmos com suposições
    Concordam com este comentário: zedasilva, Dj_C
  14.  # 57

    Colocado por: rui moreiraCaro Picareta, o que é que o "capoto" tem a ver com problemas estruturais?

    Nada. Não fui eu que sugeri aplicar o capoto para resolver o problema.

    Colocado por: rui moreiraAcha que é solução aplicar o sistema ETIC`s para esconder problemas estruturais?

    Não,...ou talvez,... depende da origem do problema. O engenheiro do dono de obra é que sugeriu essa solução, e a origem do problema pode não ter nada a ver com a estrutura.
    • rdbp
    • 26 julho 2012

     # 58

    Então vou procurar por aqui, porque acho que tenho umas fotos do problema!

    Já agora a constituição da parede é um pano exterior de de 11 com caixa de ar de 6 com isolamento térmico e um pano interior de 20.
    Mais uma nota a aplicação do reboco só ocorreu numa das fachadas sendo esta a Sul, que é onde supostamente devia ter menos problemas, todo aplicado pelo mesmo empreiteiro. E só ocorreu nesta fachada.

    Obrigado pelas opiniões.

    Cumprimentos
    • rdbp
    • 26 julho 2012

     # 59

    Ai vai uma pequena foto..É o que tenho...Isto foi da segundo vez que foi remodelada, na primeira estava exactamente na mesma.

    Cumprimentos
      HPIM4847.JPG
  15.  # 60

    Colocado por: PicaretaO empreiteiro só será obrigado a reparar a obra com capoto, caso se comprove que existem problemas estruturais da responsabilidade do empreiteiro.


    Esta afirmação é sua.
 
0.0274 seg. NEW