Colocado por: El_58PaulaCruz, se fizer opção por facturas pré impressas, têm de ter a designação de Factura e uma das suas cópias de Recibo. Não pode emitir Factura-Recibo. E sim, terá de as comunicar às finanças até dia 25 do mês seguinte.
Não vejo grande vantagem em fazer isso. Quanto custam os livros numa tipografia autorizada?
Basta ir ao site e emitir o documento. Não vejo a desvantagem... Sendo elas emitidas por lá e ficando automaticamente registadas, poupa burocracia, para além do custo de impressão, que pode ser feito directamente pelo seu cliente...
Colocado por: PaulaCruz
Mas para empresa também se pode fazer a factura directamente no site das finanças? Como se faz para os independentes?
Depois é só comunicar a numeração todos os meses às finanças, não é? É que me parece que sai mais barato mandar fazer um livro ou dois de facturas na tipografia do que comprar os programas de facturação.
Colocado por: PaulaCruz É que me parece que sai mais barato mandar fazer um livro ou dois de facturas na tipografia do que comprar os programas de facturação.
Colocado por: PaulaCruzEra isso! Eu bem me parecia que as empresas não podiam fazer directamente no portal das finanças, o que de facto é uma pena pois para pequenas empresas (ou mesmo micro) servia perfeitamente. Mas sendo assim, volto então à minha questão inicial: Podem fazer facturas em papel em tipografias autorizadas, certo? Depois é só comunicar a numeração todos os meses às finanças, não é? É que me parece que sai mais barato mandar fazer um livro ou dois de facturas na tipografia do que comprar os programas de facturação.
Colocado por: EddyNão, infelizmente os putos que estão a governar este país têm bons amigos que fazem programas de facturação para vender às empresas.
Ou seja, em vez do Estado criar um sistema para todas as empresas fazerem as facturas directamente no site das finanças, é mais interessante os putos todos os santos anos apresentarem novas invenções que obrigam a todas as empresas a comprar um programa de facturação novo todos os anos.
Nota: na realidade não são obrigados a "comprar um programa novo". Podem sempre pagar para "fazer uma actualização" do programa que já têm. Mas o preço das duas opções é o mesmo.
Colocado por: GFIsto está uma confusão tal que até vejo contabilistas a virem à net pedir ajuda
Colocado por: El_58
É irónico, pois é. Mas para os comuns mortais se vierem a obter 10 a 30 euros de crédito no IRS nessa área, já é muito...
Colocado por: hangas Acredito que a médio prazo fugir aos impostos vai deixar de ser "cool" e passará a deixar de ser socialmente aceitável.