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      alv
    • 26 janeiro 2013

     # 181

    Vivam!
    É isso mesmo, e esses pedaços de canal são aparafusados ou rebitados.
    Neste particular do rebite, penso que é disparate, pois se utilizar uns parafusos próprios para isso que são auto perfurantes com ponta de broca de 3,5x9mm, são muito práticos e eficientes.
    Quanto ao fixar os montantes em parede corrente, sim, isto é não deve apertá-los ao canal, embora também infelizmente, seja prática corrente, mesmo no mundo dos " que já aplicaram milhares de metros"....
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  1.  # 182

    Colocado por: alvVivam!


    Obrigado por insistir, escapou-me.
    Se aparafusar directamente ao soalho, a menos que o movimento de dilatação seja exagerado, não costuma haver problemas. Pelo menos não tenho nenhum relato de alguma patologia provocadas pela fixação do canal directamente com simples parafusos ao soalho. É prática corrente e é a que utilizo, sempre com a precaução do uso da junta estanqueidade.
    se o soalho, não lhe oferece confiança, ou se, de todo, não quer fixar o canal inferior ao pavimento de madeira, pode, sempre, no caso de revestimentos fazer a fixação do canal inferior por via indirecta parede, técnica muito usada em pavimentos flutuantes para prevenir a sua posterior substituição.
    Não é coisa muito comum, mas se for necessário eu descrevo vária técnicas para ultrapassar essa situação.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:braga68


    Boas aproveitando o tópico e já que o assunto é o mesmo, pergunto como se fixa com o canal do chão no caso de existir já chão flutuante? Sem ter que levantar o chão todo para fazer os recortes para puder aparafusar o canal ao chão...
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      alv
    • 26 janeiro 2013

     # 183

    Vivam!
    Bolas que vocês não me deixam ir mudar as pastilhas dos travões de um dos carros que já andam ferro com ferro!
    Staker, em pavimento flutuante, a técnica é apertar os canais com os mesmos parafusos com que aperta as placas, tendo o cuidado de não apertar mais do que os 7 ou 8mm de espessura do pavimento. Repare que com a junta de estanqueidade e o peso próprio de todo o sistema aquilo quase que não necessitaria de fixação.
    Em resumo, um simples parafuso, meio enterrado de 50cm em 50cm e a coisa funciona. Se algum dia tiver de mudar o pavimento, a solução é simples, pois basta cortar com uma serra circular, ou uma esquartejadeiraou serra de lamelas, o pavimento depois de arrancado o rodapé.
    "Fassam" parte.
  2.  # 184

    Ou seja, se percebi bem aparafuso de maneira a apanhar só a placa de pladur e não o chão. Certo? E isso não irá prender na mesma o movimento da placa?
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      alv
    • 26 janeiro 2013

     # 185

    Vivam !
    Rápidamente, suponho que não percebeu. Aparafusa-se o canal ao flutuante, não a placa!
    "Fassam" parte.
  3.  # 186

    expliquei-me mal. quando disse placa seria a placa do flutuante :D
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      alv
    • 26 janeiro 2013

     # 187

    Vivam!
    Sim, é isso, aperta de forma a só furar o pavimento e não chegar ao chão. Normalmente, apertam-se os parafusos de lado, em apertos alternados para um e outro lado, em vez de os apertar na vertical-
    É desta que vou mudar os calços, embora a vontade seja pouca.
    "Fassam" parte.
  4.  # 188

    Boas!

    Realmente quando fiz a WC comprei uns parafusos "próprios" para fixar a cantoneira aos perfis e ainda tenho aqui uma dezena e meia, têm a tal ponta de broca e recordo-me que fixam super bem as estruturas.

    Lição aprendida! :)

    Entretanto já fui comprar mais uns canais de 48mm para acabar esta parte, mas agora vou ter que aguardar (umas horas) para que a minha aparafusadora carregue a bateria... Aquilo é meio lento e a bateria só dura uns 20 ou 30 minutos, mas para esta fase vai ter que servir.

    Até mais logo, e obrigado pela ajuda ALV.
    • J.C
    • 26 janeiro 2013

     # 189

    Colocado por: santiago40
    mas agora vou ter que aguardar (umas horas) para que a minha aparafusadora carregue a bateria...


    Sorte a do ALV. assim já pode ir mudar os calços á viatura!!! :-))
  5.  # 190

    ALV
    Porque não um workshop de "pladures"?
    Você arranjava uma obra onde pudesse explicar todos esses truques ao vivo e em troca o pessoal pagava-lhe uma sandes de corato
    Concordam com este comentário: staker, santiago40
  6.  # 191

    ah ah isso é que era....
    Concordam com este comentário: maria161719
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      alv
    • 26 janeiro 2013

     # 192

    Vivam!
    Retiradas as pastilhas, engarrafados uma centena de garrafas de vinho (reparem que eu não bebo vinho), enquanto num bocado, cá vamos.


    Colocado por: zedasilvaALV
    Porque não um workshop de "pladures"?


    Disponham. Sou formador de papel passado.
    São sempre mais interessantes as formações para instaladores que e as aulas que dou para futuros engenheiros e arquitectos!
    Parece, grande parte das vezes, que estou a falar para as paredes.
    "Fassam" parte.
  7.  # 193

    Boas

    A ideia do workshop agrada-me, é marcarem!

    ALV, já coloquei os canais de suporte na zona da janela, tanto em cima como em baixo. Usei os tais parafusos para os fixar aos perfis. Agora, e vendo o desenho anexo, devo colocar perfis nas zonas a laranja, de modo a fixar mais o canal? É que só está preso à esquerda e à direita nos pontos verdes. Não deverei meter mais 2 perfis por baixo, nas zonas laranja, para fixar com parafusos a parte de baixo do canal?

    E já agora, esses perfis de encaixe nas zonas de janela, devem ser fixos com parafuso, não é? Ou consideram-se de correr e ficam à solta?
      baixocomcanal.jpg
  8.  # 194

    Colocado por: alv
    Quanto ao fixar os montantes em parede corrente, sim, isto é não deve apertá-los ao canal, embora também infelizmente, seja prática corrente, mesmo no mundo dos " que já aplicaram milhares de metros"....
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santiago40


    Isto tem a ver com a dilatação das placas?
  9.  # 195

    Eis como está o projeto, tirando a pergunta do ultimo post, penso que a nível de estrutura estamos quase lá!

    E por favor, não reparem nos perfis tortos (acima e abaixo da janela) pois estão assim em standby :)
      topo.JPG
  10.  # 196

    eu so tenho uma pergunta!essas janelas são de vidro duplo ou não? porque se não de que vale tanto isolamento?
  11.  # 197

    Colocado por: ramos1999eu so tenho uma pergunta!essas janelas são de vidro duplo ou não?


    Vidro normal e caixilho em alumínio sem cortes térmicos (acho eu, porque olhando para casos de users aqui do fórum com janelas novas todas XPTO e cheias de humidades e água...), até pode ser que as minhas tenham quase 30 anos, sejam reles, mas não tão más como isso :)

    porque se não de que vale tanto isolamento?


    Eu antes de ter o XPS tinha uma parede virada a Norte, gelada, FRIA como neve, e temperaturas muito más no quarto - mesmo com aquecedor a óleo ligado das 18 às 24H. Agora, e só com as placas de XPS (ainda falta aplicar a lã mineral de 80mm + 1 placa de gesso) tenho uma parede super amena, e temperaturas mais altas em 2 graus SEM qualquer tipo de aquecimento ligado.

    De que vale tanto isolamento, pergunta você?

    Imenso conforto térmico. Mudança da noite para o dia. E acabou-se o aquecedor a óleo a mamar energia todos os dias. E quando tiver a parede terminada dentro de alguns dias, e depois o tecto forrado de modo igual (ou similar, e com 2 camadas de lã cruzadas) imagino como o quarto vai ficar: ainda mais ameno, ainda mais quente, ainda mais confortável.

    Mas olhe que não sou vendedor de pladur/lã mineral/xps - e só lhe estou a dar esta explicação porque é justa e real.

    E se soubesse o que sei hoje, já tinha feito isto à anos.

    :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  12.  # 198

    eu meteia esse isolamento todo mas trocava essa janela que sendo assim vai perder o calor todo de que vai adiantar?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  13.  # 199

    Colocado por: Anonimo16062021
    Se não o é porque menciona a marca?


    Só para você ter uma oportunidade de vim mandar a habitual posta de pescada mal cozida?
  14.  # 200

    eu meteia esse isolamento todo mas trocava essa janela que sendo assim vai perder o calor todo de que vai adiantar?


    Estas mini-obras consomem 200€ e têm resultados imediatos. As janelas ficam substancialmente mais caras.

    E para dizer a verdade, aliás como lhe disse no outro post, já nem ligo aquecimento nesta divisão, portanto as janelas são velhas, mas não são assim tão más quanto isso. Ou seja, eu percebo o seu ponto de vista, mas não concordo a 100% com ele, porque aqui, na realidade, eu sinto a diferença, que me custa cerca de 200€. Com esse dinheiro não punha a janela de vidro triplo + corte térmico, e mesmo juntando dinheiro para a janela continuava a ter uma parede gelada! O problema maior (assumo eu) não é a janela antiga - é a parede antiga virada a Norte, completamente gelada.

    Mas com o tempo isso vai, basta acabar os isolamentos (1 por mês) e de seguida são as janelas.
 
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