Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Estou a construir uma moradia em Setúbal e gostaria de colocar uma escada interior flutuante , com guarda em vidro e inox. Contudo, até ao momento não consegui arranjar um profissional que o quisesse fazer, todos argumentam que nunca fizeram escadas desse genero e que não garantem estabilidade suficiente para a colocação do vidro.

    Agradecia contactos de profisssionais.

    Obrigada
  2.  # 2

    flutuante??

    quer dizer que é os patins (cobertores) em consola? ou seja encastrados na parede?
    em todo o caso não me parece grande coisa uma escada destas com guarda em vidro e corrimão em inox, fica muito "pesado" e perde-se o efeito dos degraus em consola. Eu optaria por um simples tubo metálico fixo no arranque das escadas e no fim.
  3.  # 3

    Marco, peço desculpa mas não concordo..., colocar apenas um tubo, não colocar guardas (pelo menos foi o que entendi)..., as crianças existem e elas são curiosas..., já a O.A. também tem lá uma escada maravilha (no que às guardas diz respeito)...
  4.  # 4

    carlosmcd

    tambem não concordo consigo, pois se há crianças em questão eu por exemplo nunca faria uma escada sem espelho.
  5.  # 5

    Colocado por: marco1carlosmcd

    também não concordo consigo, pois se há crianças em questão eu por exemplo nunca faria uma escada sem espelho.


    esse já considero um problema menor, existindo ou não crianças temos que contar que alguma vez lá passará uma, mas não vamos esperar que ela passe pelo espaço livre entre degraus (se degrau de 0.18m+- de altura retirando espessura 0.03m ou 0.04m+- ficará um vazio de 0.15m ou 0.14m+-, que é a distância máxima aconselhável de forma a que não haja problemas). Agora sem guardas..., é tiro e queda...,
  6.  # 6

    carlosmcd

    espero que encare isto como uma simples troca de opiniões.
    devo dizer que continuo a não concordar consigo, senão vejamos:
    - uma escada sem espelho e sem guarda ( com corrimão) conjugando com uma criança com mais de 7 anos é perfeitamente aceitável
    - uma escada com guarda e corrimão mas sem espelho com uma abertura de 14 ou 15 cm entre os degraus, conjugando com uma criança com menos de sete anos possibilita concerteza certos acidentes. Já soube de um caso em que a criança enfiou lá a cabeça e não a conseguia tirar.
    Assim na minha opinião ou se mete uma guarda e corrimão e degraus com espelho havendo crianças em casa, ou se opta por razões esteticas por uma escada, só de cobertor em balanço, e se suaviza o seu impacto sem guardas (apenas um simples corrimão). Agora "carregar" a "coisa" parece-me uma solução digamos um pouco...perdoem-me se ferir alguma sensibilidade, piroso.
  7.  # 7

    Caros arquitectos,
    E não há um artigo qualquer sobre o número máximo de degraus sem um patim pelo meio?

    Quanto à execução da escada, caro telmacas, você é que está a baralhar os profissionais. :-)I
    Primeiro arranje um PROJECTISTA que desenhe a escada com as peças de fixação incluídas e que assuma a responsabilidade do que desenhar.
    Depois de ter um desenho bem feito, será facílimo arranjar quem a execute.
  8.  # 8

    caro Marco, vejo que para si uma escada desse tipo desde que não tenha guarda é o "topo da não pirosidade" ou seja ainda verá como perigo o "não espelho" e não a falta de guarda, sim que a falta de guarda é o topo da segurança e da estética.
    Eu dei o exemplo de crianças como poderia ter falado em adultos, o que propõe é de extrema perigosidade diária (vá lá que o Marco ainda propõe colocar corrimão, existe que nem isso coloque, fica estético? sem dúvida! é seguro??? com ou sem corrimão... NÃO É!!!!!, com guarda, de qualquer tipo, SIM!!!!, pode não ser estético conforme a opção e gosto do cliente, projectista, etc.)
    É que o Marco vem comparar coisas distintas, você veio discordar inicialmente de mim considerando mais seguro a falta de guarda do que o "não espelho", a sua escada com apenas o corrimão "está lá sempre", para si, para mim,um idoso, uma criança..., enquanto que o "não espelho" nessa sua mesma escada está lá e como vc diz "pois se há crianças em questão eu por exemplo nunca faria uma escada sem espelho"?????? se há crianças em questão?????????? não há sempre crianças em questão????????????? ou o Marco projecta casas para "não crianças"????? o comentário que fez nem razão tem de ser, projecta uma habitação para um casal ou seja lá qual for o número de pessoas do agregado familiar e não considera crianças (que estas no mínimo possam visitar a habitação)..., foi isto que o Marco referiu, porque na sua 1a intervenção referiu:
    Colocado por: marco1flutuante??
    quer dizer que é os patins (cobertores) em consola? ou seja encastrados na parede?
    em todo o caso não me parece grande coisa uma escada destas com guarda em vidro e corrimão em inox, fica muito "pesado" e perde-se o efeito dos degraus em consola. Eu optaria por um simples tubo metálico fixo no arranque das escadas e no fim.

    na sua 2a já diz:
    Colocado por: marco1carlosmcd
    tambem não concordo consigo, pois se há crianças em questão eu por exemplo nunca faria uma escada sem espelho.


    Colocado por: marco1carlosmcd
    - uma escada sem espelho e sem guarda (com corrimão) conjugando com uma criança com mais de 7 anos é perfeitamente aceitável

    se é seguro em crianças e para mais em escadas vamos propôr em construção em altura para guarda corpos também não colocar travessa intermédia (lol)...
    FINALIZANDO: - Para mim é clarinho como a água que escadas apenas com corrimão e existindo um vazio do outro lado é óbvio que não é SEGURO!!! agora no que se refere ao vazio do espelho (apenas uma infinésima parte lá irá enfiar a cabeça, e falo das crianças "as hiper curiosas" que o Marco não pressupôs que existissem na sua 1a intervenção)..., o pai, a mãe, avô..., não me parece que lá vão enfiar a cabeça, mas tal como a criança estão mais aptas a ir parar lá abaixo caindo pelo vazio entre o "seu" corrimão à altura de 0.90m e os degraus, e se forem 2 crianças a brincar facilmente uma empurra a outra pelo vazio (imagino uma festa de anos de crianças numa casa dessas, o sobe e desce de escadas, cruzarem-se 2 ou 3 no mesmo degrau..., maravilha. Mas para o Marco esse problema nem se coloca, porque não faria essa escada, mais, esse tipo de escada nem existe..., existem crianças!!!).
    NOTA: - Foi uma simples troca de opiniões.

    Quanto ao que o Luís refere se não existe legislação que determine o número máximo de degraus e colocação de patim, existe, não no RGEU, mas a referência são 12 degraus por lanço.
  9.  # 9

    carlosmcd

    estou confuso...

    acho que que não me entendeu, definitivamente.

    olhe uma escada em consola ( sem espelho ) será certamente uma opção estetica do dono da casa e é uma solução que não será muito comum na maioria das casas, e certamente que será uma opção para uma vivência que não preve a sua utilização por crianças. DAÍ EU ter dito que neste caso EU achava que não ficava bem meter nesta escada uma guarda em vidro e um corrimão

    SÓ ISSO pois para casos em que se preve a sua utilização por crianças EU acho que deviam ter guarda e espelho.

    Não vale a pena complicar mais....tipo o marco projecta casas para não crianças ...etc... pois até há clientes que eventualmente nunca vão ter nem receber de uma forma assidua crianças.

    e assim gostaria é que o carlos percebe-se tão simplesmente o resultado de uma escada com os degraus em consola e com uma guarda em vidro e ainda um corrimão em inox e diga-me se acha vá lá "bonito"

    é somente isto que eu meti em questão.
  10.  # 10


    Quanto ao que o Luís refere se não existe legislação que determine o número máximo de degraus e colocação de patim, existe, não no RGEU, mas a referência são 12 degraus por lanço.


    O meus livros de ergonomia dizem que são 8. Não existe legislação específica.
  11.  # 11

    Marco mas onde é que eu falei que uma guarda em vidro e um corrimão ficava bonito? eu nem ponho em causa isso ponho em causa é ter apenas corrimão, tão só isso.
    Num ponto discordamos, o Marco acha que se pode projectar habitações que prevejam serem utilizadas por crianças diariamente (não estamos a falar de creches mas sim de habitações), ou ocasionalmente, em termos de segurança eu acho que não se deve fazer essa distinção, um acidente é um acidente seja numa criança que pertença ou não aquele agregado familiar.

    Quanto ao que o AugustHill refere sobre os degraus, é bem possível que o que li de 12 degraus fosse só uma referência e não esteja legislado, pelo menos no RGEU sei que não está, e sem dúvida que 8 será o ideal para colocar o patim já que se atinge normalmente meio piso ao 8º degrau.
  12.  # 12

    carlosmcd

    arquitectura é tambem ter liberdade quando legalmente seja possivel por fazer os espaços e equipamentos á medida do utente, assim se lhe pedirem uma casa com esse tipo de escadas só mesmo o cobertor e lhe garantirem que não têm filhos ou netos pequenos e que eventualmente se for lá uma criança a casa, não vai utilizar o 1º andar pois será uma visita esporádica e controlada, neste caso então o carlos não fará uma distinção??? recusa-se a projectar a escada???

    penso que no regulamento de segurança contra riscos de incêndio faz-se referência ao numero de degraus , não sendo no entanto (penso) que aplicável a moradias unifamiliares sem prejuizo do 163 das acessibilidades.
  13.  # 13

    Tem aqui alguns comentários/exemplos sobre este tipo de escadas:

    https://forumdacasa.com/discussion/5921/escada-com-degraus-suspensos/#Item_21
  14.  # 14

    Colocado por: marco1carlosmcd

    arquitectura é também ter liberdade quando legalmente seja possível por fazer os espaços e equipamentos á medida do utente, assim se lhe pedirem uma casa com esse tipo de escadas só mesmo o cobertor e lhe garantirem que não têm filhos ou netos pequenos e que eventualmente se for lá uma criança a casa, não vai utilizar o 1º andar pois será uma visita esporádica e controlada, neste caso então o carlos não fará uma distinção??? recusa-se a projectar a escada???



    Marco, desculpe-me mas vou prescindir de fazer "um qualquer" comentário.
  15.  # 15

    carlosmcd

    não sei porquê mas, enfim....o carlos lá sabe.
  16.  # 16

    Apenas para deixar esta imagem duma moradia que vi na ERA.

 
0.0162 seg. NEW