Colocado por: RuiSergio
Blá blá neste forum existe muito, dados comprovados é que nem por isso.
Colocado por: Lm_Lmé curioso o facto de os utilizadores de termoacumuladores se encontrem tão preocupados com o esquentador eléctrico monofásico e tentam a todo custo passar a uma imagem negativa do esquentador eléctrico
Colocado por: dfserraCaro Rui sérgio,
Eu acredito que para si a solução do esquentador elétrico seja a melhor, visto que conseguiu contornar 2 problemas do esquentador, já que usa um para duas casas de banho e não necessita aumentar a potência nem a poderia reduzir devido aos emissores. De todo o modo a solução de usar um esquentador para duas casas de banho acaba por não poupar tanta água do que se usasse um em cada, pelo que neste aspeto aproxima-se um pouco mais de um acumulador.
De todo o modo a sua situação é específica. A típica casa portuguesa tem uma potência de 6,9Kva, e com um esquentador de 7,5 Kva, teria que se aumentar a potência para 10,45, e se calhar em boa parte dos casos até mesmo para 13,8,o que é um aumento no custo de 5 ou 10 euros o que anula a poupança.
Colocado por: eu
Desafio-o a colocar aqui as contas considerando a tarifa bi-horária para aquecer a água do termoacumulador. Pois é, o custo do termoacumulador desce para cerca de metade!
Colocado por: lfvmagalhaesOra o RuiSergio tentou fazer uma comparação, mas não apenas trocou o sistema de aquecimento da água como trocou os prelatores e mais não sei que… Assim sendo a comparação fica sem efeito já que não se pode saber ao certo a poupança apenas do esquentador… Deveria ter sido em condições de igualdade porque assim irá ter resultados falseados pela adição desses pequenos redutores.
Creio que em termos de poupança/energéticos, o Painel Solar é o mais eficiente pois estamos a usar energia que não pagamos para aquecer água
(E poderão dizer que os redutores ou prelatores não dão para os de esquentadores a gás, mas o que é certo é que eu troquei na casa dos meus pais e aquilo está a dar, e o esquentador é a gás e tem 13 anos.)
Colocado por: dfserraCom 10,45 e um esquentador de 7,5, a potência disponível é de cerca de 3000w. Basta estar um forno ou uma máquina da loiça com 2 mil e tal w e uma ou duas bocas de indução ligadas para passar os 3 mil w. Não falando nos consumos normais da casa que facilmente chegam aos 500 w para além do ar condicionado ou outro aquecimento elétrico que não desligue automaticamente quando se ligue o esquentador.
Cada caso é um caso, mas para os meus consumos 10,45 não chegariam, ou teria de limitar os meus hábitos.
Colocado por: RuiSergioCaro eu
A utilização do termo-acumulador só em bi-horário para mim não considero vantajoso e muito menos seguro em termos de garantia para a agua quente não acabar.
Colocado por: RuiSergioOs restantes equipamentos vão estar a consumir no período em que o KW é mais caro que o normal, anulando o ganho efectuado pelo termoacumulador,
Colocado por: RuiSergioe como ao tomar duche entrou agua fria e a resistência não ligou se ao final da tarde precisar de tomar duche existe grande probabilidade de ter água morna.
Colocado por: RuiSergioO Bi-horário é vantajoso tendo muito rigor na hora em que se utilizam determinados equipamento, condicionando muito os hábitos das pessoas, para mim dispenso, mas para além do que ja disse também não poderíamos esquecer que com o esquentador eléctrico também poderia tomar duche no período económico.
Colocado por: Lm_Lm1. falar de potências para quê? mas têm o esquentador eléctrico 24 horas por dia a ser utilizado para ficar sem disponibilidade na potência contratada?