talvez a seja o material mais usado nos tampos das cozinhas e não só.
agora com tantos compósitos existentes no mercado,não sei se ainda conseguiram vencer o mármore.....o mármore usa-se há montes de tempo!!
eu lido com os dois,portanto,conheço bem!
Não concorda porquê?? não se esqueça que estamos a falar de um tampo de cozinha.
em todos e mais alguns!
Não, não! A minha pedra de mármore não é um tampo de cozinha! É uma bancada de cozinha onde trabalho normalmente. (Chama-se rosa aurora, já me lembro...) E teria os mesmos cuidados e precauções, quer fosse de granito ou cerâmica. Só posso falar do que conheço, bem entendido, mas estou muito impressionada com a pedra mármore. Quando a mandei fazer, alguém já me alertava para a "porosidade" do mármore. Não me parece que seja porosa a ponto de absorver mais sujidade do que o normal; tenho a dizer que é de limpeza fácil, nada que um bom esfregão de inox, ensaboado com sabão azul e branco, não resolva. E passando uma esponja com água e lixívia fica imaculadamente limpa. Dá-nos uma visão muito agradável de limpeza.
Um dia, que procedamos à reconstrução de moradia muito antiga, é nosso propósito aplicar pedra mármore na cozinha e sanitários. Sempre ouvi falar bem, por exemplo, do mármore de Estremoz: muito conhecido a ponto de fazer parte dos produtos que são para exportação. Não ganho nada em promover o mármore, é apenas uma questão de preferências.
e que tem isso??
serve sim!!
e para casas de banho??
acho!!!tem mais anos que nós os dois juntos!!
consegue mostrar alguns dos compósitos com a mesma idade daquela banca e no mesmo estado>??
quem lhe disse??
Seja qual for a empresa que aconselhe mármore para bancadas das duas uma, ou é uma empresa que o único objectivo é vender e não importa o quê, ou então infelizmente tem um funcionário sem formação sem experiência que para ele é tudo pedra por isso serve.
As casa de banho não estão sujeitas a óleos quente, detergentes agressivos, vinho, café, gorduras etc.
O funcionário terá formação, com certeza! Pode é não ter experiência prática. Agora quem nunca usou pode não conhecer, mas não deve desaconselhar. Todos servem o mesmo fim, uns melhores outros piores, conforme a qualidade e o manuseamento.
matrix, isto não é um capricho: gosto e pronto! Vamos por partes. Antes dos granitos, quartzos e cerâmicas já se usava o mármore. E dura... e dura... e dura! O mármore (lindíssimo e de boa qualidade) que se vê naquela cozinha, é extraordinariamente muito mais bonito do que qualquer granito ou cerâmica de agora! Não está tão »sujo« como possa parecer. O aspecto que apresenta faz parte da cor daquela pedra e com uma limpeza adequada ficaria »elegante« e a »respirar« limpeza.
A propósito desta sua observação quero dizer-lhe que a minha máquina de lavar loiça faz 37 anos em junho p.f. Teve apenas uma pequena avaria e mais nada. Sabe porque é que ela se mantém em funcionamento, até hoje? Porque sempre a tratámos com cuidado (aquele cuidado mínimo entre colocar os pratos com restos de comida e fazer uma ligeira limpeza com alguns guardanapos de papel usados, para não levar resíduos para a máquina), e a limpeza periódica dos filtros. Os equipamentos duram conforme o trato que se lhes dá! Aonde é que eu quero chegar?! Dizer-lhe que não ponho como hipótese haver óleos quentes em cima da bancada sem uma base de protecção, para tachos (que se compram nas feiras, supermercados e até no chinês); um pano ou esfregão para apoio ao café entornado, ao copo de vinho pintalgado, e até a tábua de cozinha ajuda a proteger das gorduras. É proibido abrir uma garrafa de vinho sem um pano, a servir de »almofada«, para evitar marcas de vinho ou pequenas »raspadelas« na pedra. Detergentes agressivos são quase todos. Por isso recomendo aguinha, palha de aço inox e sabão azul e branco que fica muito bem limpo. Evitar a lixívia (usar apenas em casos pontuais, porque é corrosiva) quer se trate de pedra mármore, ou outras, qualquer que seja a superfície a cuidar. Mas isto não se aprende de um dia para o outro e não vem nos livros, digo eu! Tenho a certeza que me compreende, como eu também compreendo e aceito a sua versão.
Cumprimentos.
mas dizer que não é adequado, é forçar um bocado a corda.
Como disse, a minha opinião baseia-se na experiencia do trabalho diario e continuo com qualquer pedra, granito mármore etc, vale o que vale
infelizmente alguns não alcançam mais!
pode ser que faça com que você tenha outra visão das coisas,que lhe abra mais os horizontes!!
Será que me pode dizer qual a pedra que foi usada aqui #63?