Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    (...) " oxala corra tudo bem com as nossas mulheres " ...

    Bom dia!
    Oxalá que tudo corra bem com os nossos rapazes..., acrescento eu! Mesmo fora do tema, parabéns aos pais babados do Fórum: hoje é dia do Pai!
    Falando do tema, recentemente estive mais perto da natureza: os terrenos ainda estão encharcados, nalguns sítios, mas já vi à venda (no agricultor), batata nova a um euro o quilo, quer a mais grada, quer a miúda.
    Gosto muito de mercados e feiras, ao ar livre . Exercem sobre a minha pessoa um fascínio inexplicável! Desde as cebolas em réstea (entrançadas... é um regionalismo), até ao feijão seco, ao salamim (um quarto de alqueire), que deve ter um quilo e meio de peso (mas no produtor, o salamim é sempre »bem medido« : um quilo seiscentos e cinquenta...até um quilo setecentos e cinquenta...); os ovos caseiros, postos em pequenos cestos, as laranjas da região (muito doces, na altura da Páscoa), os alhos caseiros, aos molhinhos ou em réstea, com o seu odor característico, nada que se pareça com os transgénicos, etc., etc., etc..
    Bem..., fico por aqui... e, para os nossos agricultores do Fórum, boas sementeiras e plantações!
    Concordam com este comentário: eu, 07
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kapote, rafaelisidoro
  2.  # 242

    Ontem só trabalhei de manhã porque tive que meter meio dia de férias para poder ir à escolinha brincar com a minha filha. Depois ainda fomos cortar-lhe o cabelo...
  3.  # 243

    eu ontem tive de festa de manhã á noite , dia do pai partilhado com o aniversario da esposa ... todos de ferias !!!!!!!!!!!
  4.  # 244

    Sortudo!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  5.  # 245

    Boa tarde!
    Gosto de saber que há pais que arranjam um tempinho para dedicar às sua criancinhas. Lamentamos a nossa falta de oportunidade, sem ajudas familiares, e com empregos longe de casa! Nada melhor do que ter um avô ou uma avó disponíveis; tudo é mais fácil, beneficiam os netos e os filhos. Hoje exorcizamos os nossos remorsos (porque não demos a devida atenção aos nossos filhos, por manifesta falta de tempo... Lá diz o ditado: Quem se justa por S. Miguel, não é senhor de si, quando quer),
    distribuindo o nosso tempo, hoje mais livre do que antes, pelos netos. É uma bênção!

    Caro Rafael: estive afastada do fórum, durante uma semana. Estou maravilhada com as suas sementeiras e plantações! Para quem se dedica à tarefa de agricultor, nas horas vagas, tem trabalhado muito. Essa caixa de legumes é um convite à boa alimentação mediterrânica! As suas culturas fazem crescer »água na boca«, são um hino à natureza. Acredito que não seja useiro e vezeiro em produtos químicos, para se livrar das pragas e infestantes, pelo que nos conta!
    Diga-me, por favor, se o seu truque do vinagre, com água, também serve para limpar camas de ferro, antigas, cheias de ferrugem. Se não for pedir de mais pode explicar como se deve fazer? O vinagre é caseiro, de vinho tinto, ou é de compra? Hoje, é muito difícil arranjar vinagre puro!
    Obrigada.
    • 1234
    • 20 março 2014 editado

     # 246

    E qual a percentagem de vinagre -agua.
  6.  # 247

    rafaelisidoro
    lá vou eu sulfatar a batatinha pequena , já está sachada com a maquina e uso somente um sulfato de contacto por acaso agora é o Mancoseb sapec para aproveitar o preço ...

    Se usar sulfato de cobre, cal viva e água (calda bordalesa), não terá o mesmo resultado? Essa calda não é menos invasiva?
    Sobre as cebolas pergunto-lhe: quando estão quase vingadas... quase prontas a colher (não sei o termo usado pelos açorianos), também derrubam a rama, pode ser com o pé, para elas ficarem maiores? Diz-se que aumentam a cabeça! É assim que fazem lá pelo burgo!
  7.  # 248

    o truque que não é truque uma vez que até é usado na industria para substituir acidos perigosos na decapagem da ferrugem faz-se de uma maneira simples , só tem que mergulhar a peça e deixar submersa durante algum tempo , tempo este que varia conforme a ferrugem , se tiver uma tina que consiga mergulhar as peças da cama desarmadas tá á vontade , o vinagre que eu trabalho é o que custa menos na prateleira do hiper o mais rafeiro possivel , e pode fazer uma mistura a olho 10lt de agua por um de vinagre ou dois se quiser o que tem que levar é agua e vinagre ... depois quando vir que a ferrugem sai facilmente basta usar uma escova de aço e agua limpa , por vezes a escova de aço nada faz outras vezes ajuda a tirar as multiplas capas de ferrugem , ferros muito antigos ate uma marretinha ajuda , depois basta passar por agua limpa ou voltar a por de molho se for na limpa depois tem que secar a peça com um secador ou pistola de ar quente e metalizar a peça ou dar um primario ou qualquer coisa do genero , mas digo as peças ficam sem ferrugem nenhuma completamente limpas , existe tambem quem junte um pouco de potássio para branquear ... com este metodo evita acidos perigosos ... a saude agradece !!!

    quanto ás minhas maravilhosas verduras eu vou descansar alguns foristas mostrando tambem algum lado menos bom das imagens que mostro tambem a confirmação do não utilizar os ditos venenos ... mas hoje está a chover , tenho favas para apanhar e não sei como me virar ... a favinha verde já me espera mais os meus coentros .
  8.  # 249

    Colocado por: maria rodriguesrafaelisidoro

    Se usar sulfato de cobre, cal viva e água (calda bordalesa), não terá o mesmo resultado? Essa calda não é menos invasiva?
    Sobre as cebolas pergunto-lhe: quando estão quase vingadas... quase prontas a colher (não sei o termo usado pelos açorianos), também derrubam a rama, pode ser com o pé, para elas ficarem maiores? Diz-se que aumentam a cabeça! É assim que fazem lá pelo burgo!


    sim e uso calda bordalesa , o mancozebe o propinebe , tirame o folpec penso que são todos sulfatos de contacto , não são absorvidos pela planta o que não causa nenhuma toxicidade assim como o enxofre o cobre a cal entre outros aonde são meramente sulfactos de prevenção e não tem acção curativa nem penetração nas plantas ... são sulfatos que a agua limpa e obriga a uma manutenção mais rigorosa como quando chove lava as plantas e temos que ser pontuais em mais uma aplicação ...

    as cebolas quando comecem a encher comecem a derrubar a rama e a secar é sinal que já se pode apanhar ... mas não amassamos nada com os pés ... se o meu Pai visse isso atirava-nos os cães ahahahahahahahah
  9.  # 250

    Por acaso por aqui quando já está quase tempo de as apanhar, também derrubamos a rama das cebolas.
  10.  # 251

    branco.valter
    Boa tarde!
    Como vão as suas sementeiras e plantações? Com a proximidade da primavera, está na altura de semear milho, feijão, grão-de-bico, etc. Se se puser o grão-de-bico de molho, com uma ponta do rabo, de bacalhau (basta a barbatana), aquele fica mais gostoso. Depois de demolhado e escorrido, se se esfregar com sal marinho (vem directamente das salinas, compro-o ao peixeiro), lavar e pôr a cozer, fica infinitamente mais saboroso. Não é das sementes de mais fácil produção: é muito atacado pelas ervas daninhas, requer mais sacho, e dá algum trabalho. Compro-o aos agricultores nos mercados e feiras ao ar livre, que tanto promovo por aqui, é um facto! Não tem nada a ver com os enlatados (também se aplica aos feijões); a diferença é abismal! E agora vou esperar pelas produções agrícolas dos nossos agricultores e membros do fórum. Aguardo novidades!
  11.  # 252

    ao fundo a batatinha nova ja a crescer , ao lado os nabos que já vao servir de nabiça para as proximas sopinhas e as ditas couves ratadas que já se come e se vai limpando as folhas velhas ... a chuva que choveu não me deixou esperar para tirar mais fotos ...
      DSCN5742.JPG
  12.  # 253

    e estas alfaces que dão por todo o lado , são da california super carnudas e amargas ... só mesmo para fazer sandes ahahahahha mas não há nada que lhes derrube .
      DSCN5743.JPG
  13.  # 254

    Caro Rafael, que espectáculo! Os olhos também »comem«! Em boa verdade, essas alfaces não são apelativas ao paladar; à vista, sim! Reparo que há uma pequena planta, junto às pedras (não são as urtigas) que me parece ser hortelã ou erva-doce, inclino-me mais para esta.
    Vê-se perfeitamente que os terrenos são fáceis de trabalhar. Se fosse no meu »canto«, nem daqui a quinze dias (sem chuva) se poderia entrar lá, sem trazer quilos de terra agarrada às galochas. É barro do mais difícil de cultivar: agarra-se à enxada que nem a conseguimos (pelo menos... eu) erguer, à altura dos ombros.
    As couves são diferentes das nossas: a galega (muito apreciada no caldo verde), só é boa para consumo humano a partir do segundo ano, ou mais, de plantio. A de »córte«, pequena ou média, fecha como as suas alfaces e, come-se muito na noite da consoada com o bacalhau, assim como durante uma parte do ano. Em certas regiões é conhecida como »penca« e noutras ainda »tronchuda«. São maiores do que as que cultivávamos. As que nos apresenta na foto, são muito folhosas, ramalhudas. Serão boas para a alimentação animal, digo eu!
  14.  # 255

    isto é uma couve todo o ano e é comestivel desde que tenha folhas ahahahahah é saborosa acompanha as sopas todas e o bacalhau , a dita erva parecida ao hortelã é mesmo erva um praga lenhosa ... mas vale pelo reparo é parecida mesmo ...as alfaces são boas para quem sofre de diabetes ahahahhahahahah eu não as como mas o meu pai adora-as , enfim á gostos para tudo ... a terra acredite que tambem era como a sua ... ponha-lhe madeira , aparas , estrume que ela acaba por soltar ...com os anos .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  15.  # 256

    Colocado por: maria rodriguesbranco.valter
    Boa tarde!
    Como vão as suas sementeiras e plantações? Com a proximidade da primavera, está na altura de semearmilho, feijão, grão-de-bico, etc. Se se puser o grão-de-bico de molho, com uma ponta do rabo, de bacalhau (basta a barbatana), aquele fica mais gostoso. Depois de demolhado e escorrido, se se esfregar com sal marinho (vem directamente das salinas, compro-o ao peixeiro), lavar e pôr a cozer, fica infinitamente mais saboroso. Não é das sementes de mais fácil produção: é muito atacado pelas ervas daninhas, requer mais sacho, e dá algum trabalho. Compro-o aos agricultores nos mercados e feiras ao ar livre, que tanto promovo por aqui, é um facto! Não tem nada a ver com os enlatados (também se aplica aos feijões); a diferença é abismal! E agora vou esperar pelas produções agrícolas dos nossos agricultores e membros do fórum. Aguardo novidades!


    Primeiro vai ser o milho e depois tudo o resto. À pouco tempo a minha mulher fez grão com bacalhau usando o último grão que tinhamos do ano passado... estava excelente!

    Assim que tiver novidades coloco cá no fórum.
  16.  # 257

    fiat_uno
    Hoje de manhã,
    os alhos a precisarem de sol:

    As ervilhas anãs já nascidas e quase a nadar:

    Boa noite!
    Que nos conta sobre os progressos da sua horta, caro fiat_uno? Como estão os alhos e as ervilhas anãs?
  17.  # 258

    Boas pessoal, ontem andei a transplantar umas cerejeiras bravas que crescerem lá pelo meio das azinheiras. Logo coloco fotos.

    Como é material bravo o fruto que dá é intragável, e como tal vou enxertar para assim tirar proveito das mesmas.

    A minha experiência com enxertia é nula, sei como se fáz, o que é preciso fazer mas nunca fiz.

    Este ano já é tarde para este processo, mas mesmo assim vou ariscar e tentar safar-me.

    Alguém tem experiência nestas lides?
  18.  # 259

    Colocado por: ultrahipermegaBoas pessoal, ontem andei a transplantar umas cerejeiras bravas que crescerem lá pelo meio das azinheiras. Logo coloco fotos.

    Como é material bravo o fruto que dá é intragável, e como tal vou enxertar para assim tirar proveito das mesmas.

    A minha experiência com enxertia é nula, sei como se fáz, o que é preciso fazer mas nunca fiz.

    Este ano já é tarde para este processo, mas mesmo assim vou ariscar e tentar safar-me.

    Alguém tem experiência nestas lides?


    só em vinhas ou arvores de anonas mas deve ser parecido ahahhahhahhh
  19.  # 260

    Que tipo utiliza?
 
0.0487 seg. NEW