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  1.  # 121

    O único pneu que me preocupa é o que tenho á cintura...
    Nunca troquei de pneus com menos de 60 a 70.000 Kms, pastilhas de travões com menos de 30.000 e discos só para cima dos 100 mil.
    Tenho uma condução "á velho" , não acelero bruscamente, só travo forte em caso de emergência, etc o que tambem representa uma enorme poupança de combustível. Um dos carros que tenho é hibrido pelo que o travão é usado muito pouco para aproveitar as desacelerações para carregar as baterias.

    Nada do que escrevi acima é válido quando ando de mota...
  2.  # 122

    Nada do que escrevi acima é válido quando ando de mota...

    tambem não é hibrida ahaahaahh
    • eu
    • 26 julho 2014 editado

     # 123

    Os pneus são o principal órgão de segurança de um carro e é algo onde nunca se deve poupar.

    E com chuva, todos os pneus aderem muito menos, por isso, há que andar muito mais devagar e aumentar as distâncias de segurança.
    Concordam com este comentário: hangas, pedromdf
  3.  # 124

    Colocado por: euOs pneus são o principal órgão de segurança de um carro e é algo onde nunca se deve poupar.

    E com chuva,todos os pneusaderem muito menos, por isso, há que andar muito mais devagar e aumentar as distâncias de segurança.
    eu tambem gostava de não poupar , assim como milhares de tugas mas não dá ...
    mas acredito que com consciencia e respeitanto as normas de segurança e as leis rodoviarias minimizamos o impacto que existe na relação de qualidade de pneus ... penso eu , se o meu pneu me permite andar a 100km não devo andar a 200km ...se calhar a falta de informação na aquisição de pneus sobre o que fazem ou não era mais importante que o proprio valor do pneu em si ...
    • eu
    • 26 julho 2014

     # 125

    Colocado por: rafaelisidoromas acredito que com consciencia e respeitanto as normas de segurança e as leis rodoviarias minimizamos o impacto que existe na relação de qualidade de pneus .

    Sim, claro.
  4.  # 126

    Colocado por: rafaelisidoroeu tambem gostava de não poupar , assim como milhares de tugas mas não dá ...
    mas acredito que com consciencia e respeitanto as normas de segurança e as leis rodoviarias minimizamos o impacto que existe na relação de qualidade de pneus ... penso eu , se o meu pneu me permite andar a 100km não devo andar a 200km ...se calhar a falta de informação na aquisição de pneus sobre o que fazem ou não era mais importante que o proprio valor do pneu em si ...


    Concordo e partilho do que diz nessa última frase, constata-se que muito boa gente quando compra pneus o faz como se tivesse a ir ao hipermercado abastecer a mercearia e desconhece totalmente a diferença entre um pneu que cumpre com segurança e outro que é feito mais de plástico do que borracha e depois têm acidentes e dizem mal deste ou daquele carro em particular porque não prestam e mais não sei o quê! Estar informado na compra dum jogo de pneus tem preço de ouro. E também o mau pneu faz a má suspensão e a má suspensão faz o mau pneu...
    E também se vê pessoas que se identificam nesta desinformação mas que não poupam noutras coisas mais prescindíveis como comer todos os dias fora, fazer noitadas, comprar roupa só porque apetece, trocar de telemóvel 2 em 2 meses porque saiu um novo, etc. etc, etc...
    Concordam com este comentário: hangas
  5.  # 127

    Colocado por: Bricoleiro

    Concordo e partilho do que diz nessa última frase, constata-se que muito boa gente quando compra pneus o faz como se tivesse a ir ao hipermercado abastecer a mercearia e desconhece totalmente a diferença entre um pneu que cumpre com segurança e outro que é feito mais de plástico do que borracha e depois têm acidentes e dizem mal deste ou daquele carro em particular porque não prestam e mais não sei o quê! Estar informado na compra dum jogo de pneus tem preço de ouro. E também o mau pneu faz a má suspensão e a má suspensão faz o mau pneu...
    E também se vê pessoas que se identificam nesta desinformação mas que não poupam noutras coisas mais prescindíveis como comer todos os dias fora, fazer noitadas, comprar roupa só porque apetece, trocar de telemóvel 2 em 2 meses porque saiu um novo, etc. etc, etc...


    é tudo verdade mas tambem temos outra coisa mais real , quantas pessoas tem pneus bons ( bons mesmos ) e quando circulam em determinadas circunstâncias nem conseguem usufruir nem tanto dár a rodagem precisa ao pneus para ter as melhores ao seu dispor ...

    Por exemplo o Bricoleiro pela sua condução mais violenta se preocupa com os pneus xpto porque lhe dá mais segurança até aí tudo ok e eu percebo mas secalhar de fizesse 5 km por dia eu lhe diria que o seu pneu XPTO não lhe oferece as vantagens que paga ... e você sabe disso !

    para o ter em plenas condições você precisa de lhe aquecer bem ... tem que o diferenciar o de verão pelo o de inverno porque caso contrario pode ter os melhores peus mas não tem segurança alguma ...

    eu e outros como eu quan já andaram de motos com boas potencias sabem dizer as diferenças de pneus ... como se arranca !!! em frio, pneus em alcatrão quente .. pneus em termos de travagem ect ect ..

    eu usava na minha moto duas boas marcas Bridgestone , Michelin sendo que um identico a outro mas na estrada tinham comportamentos diferente , um aquecia muito mais rapido que o outro (michelin) saia ás fitas de borracha com uma aderencia muito mais eficaz em frio ... o bridgeston tinha que fazer uma media de 2 a 3 km para ficar tão seguro, mas por exemplo em estrada molhada gostava mais do Bridgestone porque escorregava menos por ser ligeiramente mais duro ...e escoava mais agua , mas agora eu pergunto , numa viagem curta eu tinha conhecimentos de estrada suficientes para notar a diferença e saber acariciar os meus pneus mas existe ou não quem não tem esta sensibilidade ?

    exprimentei tambem um pneu shinko traseiro , é japonês e adorei o facto de ser um pneu que depois de quente cumpre o melhor dos requesitos dos outros dois que falei mas em frio e em seco é optimo para o drift , quando aquecem é colocar as lonas laterais á vista e o valor é quase metade dos outros dois ...
    portanto eu penso que é sempre relativo falar em pneus . eu estava a falar em motos só por ser um ponto de abuso de potencia sobre um pneu mas o mesmo acontece com os carros conforme os pneus que lhes são confiados pela marca ... mas no exagero aplico o exemplo das motos porque se consegue ver a distruição do pneu dia a dia , hora a hora e ficar com uma ideia do que realmente é um pneu .

    numa outra moto de cross eu dava cabo de um pneu traseiro em +- duas horas de uso ... dali para a frente já não tinha pneu em condições ... estamos a falar em duas horas e pneus de marca .
  6.  # 128

    "secalhar de fizesse 5 km por dia eu lhe diria que o seu pneu XPTO não lhe oferece as vantagens que paga ... e você sabe disso !"

    Esta parte não é verdade, porque nunca se sabe quando é preciso travar ou desviar de x obstáculo, tanto pode acontecer em 2 kms como em 200. Tanto acontece ir ali à esquina buscar pão como em viagem.
    Entre 20 euros a mais por pneu dum bom para um mau, essa diferença pode valer vidas!

    Eu gosto de saber o que posso contar quando elas acontecem!
  7.  # 129

    Colocado por: Bricoleiro"secalhar de fizesse 5 km por dia eu lhe diria que o seu pneu XPTO não lhe oferece as vantagens que paga ... e você sabe disso !"

    Esta parte não é verdade, porque nunca se sabe quando é preciso travar ou desviar de x obstáculo, tanto pode acontecer em 2 kms como em 200. Tanto acontece ir ali à esquina buscar pão como em viagem.
    Entre 20 euros a mais por pneu dum bom para um mau, essa diferença pode valer vidas!

    Eu gosto de saber o que posso contar quando elas acontecem!


    mas você sabe como se comporta os seus pneus sem aquecerem ? sem rolarem ... isto é muito complexo ...
    por exemplo pode existir um pneu baratusco que em frio comporta-se melhor que muitos pneus caros muito seguros mas ...! que se não tem as condiçoes necessárias para atingir o seu pleno de virtudes ... tá a falhar na mesma .


    vai-a por mim acredite que um pneu largo bom e caro em frio é mais perigoso que um pneu barato e fino em sob o efeito de aquaplanagem por exemplo .
  8.  # 130

    A medida é uma coisa, a qualidade é outra.
    Claro que um pneu fino é melhor a expelir a água assim como um pneu largo oferece uma estabilidade a curvar muito superior a um fino, mas aí estamos a entrar noutro capítulo em que mais do que a medida da banda de rodagem conta o perfil alto ou baixo e o carro em questão, tudo depende do tamanho e peso por eixo, você pode ter um Audi A8 com pneus medida 245/50R17 a pesar 1700 kilos mais seguro em molhado que um Fiat Uno com pneus 145/80R13 que pesa 700 kilos, não se comparou medidas de pneus, comparou-se pneus bons com pneus chineses.
  9.  # 131

    o que eu comparei ou queria comparar éra o desempenho de um e do outro em determinadas ocasiões , aonde um pneu chinês é mais estavel desde o arranque com uma qualidade ( menor se calhar ) do que um bom pneu aonde requer certos requisitos para poder tirar o melhor deles ...caso contrario podem ser armadilhas parar quem julga que tem o melhor pneu .
  10.  # 132

    Embora a temperatura de rolagem tenha obviamente imporatancia mo nosso mercado quase todos os pneus são "All Season" e , como tal garantem as suas caracteristicas nas temperaturas normais dessas condições.
    No caso dos All Season esse gama de temperaturas esta entre os -15ºC e os 30ºC de temperatura ambiente. Claro que o pneu depois de começar a rolar aqueçe mais ou menos de acordo com o piso e tipo de condução, mas já garante a sua aderencia desde logo.

    Também sou dos que gosto de andar bem calçado. Também não é preciso ir para pneus como o Hankook R-S3 que apesar de ser um pneu homolgado para estrada, está mais perto de um pneu de pista do que estrada.

    Quanto às famosas ultimas palavras: "Ah e tal, mas para andar de vagar na cidade dá perfeitamente". So digo, já viram alguem cumprir os limites dentro da cidade? Há zonas de 30 ou de 50 onde ninguem anda a menos de 80, como algumas avenidas em cidades maiores, ou mesmo na VCI por exemplo.

    E quando o argumento é "Ah e tal, mas eu também não ando a conduzir agressivamente".. a questão é que numa situação de emergência a condução calma torna-se de repende na condução mais agressiva de sempre. Isso associado à falta de formação/experiencia em situações de stress resulta nunca reação atrapalhada que não ajuda nada à aderência. Obviamente a grande maioria dos condutores não são "pilotos", nem têm de o ser, e nestas situações um bom pneu (que por vezes é pouco mais caro e numa compra que se faz de 2 em 2 anos em média).

    Além disso não apenas o pneu ter pelo menos o piso minimo legal, um pneu velho ou fora do prazo de validade (tipicamente 2-3 anos depois da data DOT) começa a não ser de confiança.

    Eu pessoalmente e como faço uma média de 12-15Km/ano não me compensa comprar um pneu que dure 50mil Km (se é que algum dura).
    Como tenho (assim me obrigo) a troca-los de 2 em 2 anos, opto por um pneu com um indice de tracção superior (um AA por exemplo) mas que faz apenas 18-20Km e tento gerir a coisa para que a troca seja sempre feita antes de um inverno. i.e. não entrar por um inverno a dentro com os pneus perto do limite.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  11.  # 133

    mas afinal os pneus baratos cumprem ou não as normas de segurança ?
    o que é que está errado em adquirir um par de pneus baratos ou chineses ou similares ?
  12.  # 134

    Colocado por: hangasEmbora a temperatura de rolagem tenha obviamente imporatancia mo nosso mercado quase todos os pneus são "All Season" e , como tal garantem as suas caracteristicas nas temperaturas normais dessas condições.
    No caso dos All Season esse gama de temperaturas esta entre os -15ºC e os 30ºC de temperatura ambiente. Claro que o pneu depois de começar a rolar aqueçe mais ou menos de acordo com o piso e tipo de condução, mas já garante a sua aderencia desde logo.


    eu acredito que sim mas numa experiencia rápida verá que um pneu frio de manhã no arranque tem mais capacidade de guinchar no chão , ao meio dia já guincha menos no mesmo lugar e se andar uns 15 km numa boa velocidade verá que da mesma forma ele tem muito mais tração ... e terá um arranque mais macio obviamente que é um teste facil de fazer é dar mais atenção que se nota a diferença ... mas percebo bem o que diz e acho que se pode andar bem calçado so temos que lhe felicitar ...eu adoro uns bons pneus .

    Colocado por: hangasE quando o argumento é "Ah e tal, mas eu também não ando a conduzir agressivamente".. a questão é que numa situação de emergência a condução calma torna-se de repende na condução mais agressiva de sempre. Isso associado à falta de formação/experiencia em situações de stress resulta nunca reação atrapalhada que não ajuda nada à aderência. Obviamente a grande maioria dos condutores não são "pilotos", nem têm de o ser, e nestas situações um bom pneu (que por vezes é pouco mais caro e numa compra que se faz de 2 em 2 anos em média).


    numa situação de emergencia fica tudo f***** na mesma com Pneus novos caros e bons quer como pneus baratos ... aquela emergencia que quando te cai o perigo na frente não há nada que te valha ... por isso se vê grandes maquinas todas destruidas em acidentes com bons pneus e vice versa ...é tudo relativo e que Deus nos acuda .
    Essa coisa de não sermos pilotos é que deveria ser mais explorada por parte de quem dá a carta , gostei desta ideia e já vimos programas de tv em que existe em Portugal escolas que ensinam mesmo como ultrapassar o bloqueio ou tentar ultrapassar o bloqueio que existe numa situação de stress ou de perigo e já vi e apreciei muito o trabalho deles ...infelizmente as maquinas cada vez dão menos hipoteses dos seus condutores terem a agilidade e a audácia de compreender um carro e saber o conduzir ... a electronica faz tudo e por vezes não faz bem feito e o corpo é que paga .
  13.  # 135

    Rafael você anda muito enganado no que respeita a pneus, um pneu bom é melhor em qualquer situação, seja a travar, em tracção a curvar, em seco ou em molhado.

    Só diz o contrário quem anda a pisar ovos ou então nunca experimentou a diferença entre ter pneus de plástico e pneus de borracha com silica como têm todos os pneus bons.

    Numa emergência não fica tudo igual não senhor, se com uns precisa mais do dobro da distância para imobilizar o carro do que com outros, como é que fica tudo igual ?!
  14.  # 136

    Colocado por: BricoleiroRafael você anda muito enganado no que respeita a pneus, um pneu bom é melhor em qualquer situação, seja a travar, em tracção a curvar, em seco ou em molhado.

    Só diz o contrário quem anda a pisar ovos ou então nunca experimentou a diferença entre ter pneus de plástico e pneus de borracha com silica como têm todos os pneus bons.

    Numa emergência não fica tudo igual não senhor, se com uns precisa mais do dobro da distância para imobilizar o carro do que com outros, como é que fica tudo igual ?!
    aonde é que eu disse o contrario de si ? acho que continua-me a interpretar mal ...
  15.  # 137

    Colocado por: rafaelisidoroaonde é que eu disse o contrario de si ? acho que continua-me a interpretar mal ...


    "numa situação de emergencia fica tudo f***** na mesma com Pneus novos caros e bons quer como pneus baratos" dito por si
  16.  # 138

    Os peneus são a segurança do carro, por isso, jamais se deve poupar em pneus.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Bricoleiro
  17.  # 139

    Colocado por: Bricoleiro

    "numa situação de emergencia fica tudo f***** na mesma com Pneus novos caros e bons quer como pneus baratos" dito por si
    por cá em São Miguel venha com os seus pneus de luxo (lol) fazer umas curvas e contra curvas que quando levar com uma vaca em cima eu volto a perguntar o que lhe valeu os seus pneus ...

    o carro , o homem e a estrada tem que estar em sintonia constante caso contrario nada lhe vale , o melhor remedio é prevenir antes de acontecer e não ter a ideia que se tiver o pneu x aquilo não acontece ... por isso é que existe todo o tipo de pneu e por isso é que todos são homologados ... ou não ?

    Pneus normais x recauchutados x esportivos
    https://www.youtube.com/watch?v=-k3kXR9P6ag

    é facil aceitar um pneu mais economico num modo de condução mais civilizado , ou não ?
    • eu
    • 29 julho 2014

     # 140

    Colocado por: rafaelisidoropor cá em São Miguel venha com os seus pneus de luxo (lol) fazer umas curvas e contra curvas que quando levar com uma vaca em cima eu volto a perguntar o que lhe valeu os seus pneus ...

    Não é a mesma coisa bater na vaca a 60 Km/h ou a 20 Km/h e bons pneus podem fazer esta diferença em travagens de emergência, principalmente com piso molhado (em piso seco, poucos pneus são realmente maus). Mas compreendo o seu ponto de vista: a segurança na estrada depende de muitos outros fatores além dos pneus e muitas vezes, quer queiramos quer não, é uma questão de sorte.

    Ainda agora, a uns 30 metros à minha frente, um mini tornado levantou toda a esplanada de um café (incluindo os suportes de cimento dos chapéus de sol) e levou tudo pelo ar para a estrada, mesmo à minha frente. Se eu fosse 5 segundos adiantado, levava com aquela tralha toda em cima.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
 
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