Colocado por: anafribeiroDesculpe J. Fernandes o que diz não tem lógia nenhuma.
Então os depositantes deveriam perder o dinheiro. Pelas tuas afirmações é fácil verificar que não tens dinheiro nos BES, é muito fácil fazer essas afirmações quando não nos afecta.
Admitindo, que os depositantes perdiam todas o seu dinheiro, já pensas-te que se calhar o sitio onde trabalhas, obrigatoriamente abria falência e tu ías para o desemprego.
I
Porque a empresa não ira conseguir cobrar o dinheiro dos seus clientes que tinham conta nos BES.
II
Ou até mesmo a empresa tem conta no BES. Chegava ao fim do mês e dizia que iria transferir para a tua conta uma mão cheia de nada.
III
Imagina que até não havia relação nenhuma com a tua empresa e o BES. Mas outras empresas iam falir, a tua empresa deixava de ter clientes e acabava por fechar a porta.
IV
A sociedade deixava de consumir, (porque não tinha dinheiro) iria haver uma afluência enorme ao pedido de desemprego e RSI, não pagavas o BES ías manter pessoas aptas para trabalhar a partir de prestações Sociais. Pagavas na mesma, isto se não fosses uma das pessoas a requerer essas prestações sociais.
V
Em ultimo caso muita gente ia passar fome, e talvez fosse o inicio de uma guerra civil.
Colocado por: anatrindadeIndependentemente da fonte, o artigo está muito bom:
O próprio Banco Espírito Santo (BES) – o banco do Grupo Espírito Santo, com sede em Lisboa – é um mero activo da holding Espírito Santo Financial Group (ESFG), pelo que o juiz luxemburguês fará desse activo o que melhor entender para satisfazer os credores da insolvente ESFG.
Colocado por: pedromdf"BCE obrigou BES a devolver 10 mil milhões em três dias" - Expresso 10-08-2014
Quem irá pagar isto?
Colocado por: Carvai
Provavelmente o Estado nos próximos 50 anos. O Estado português tem uma divida superior a 200 mil milhões em que cerca de 1/3 está colocada em bancos portugueses.
Aliás é sabido que o BCE não financia directamente os Estados europeus, é sempre através dos bancos. Como a divida do Estado é considerada segura pelo próprio Estado, mas lixo para os mercados, esta passa para o Novo Banco que ganha uns juros valentes como todos os outros bancos que tem divida publica.
Colocado por: anatrindade
Que é o mesmo que dizer que o Estado injetou dinheiro nesta rambóoia toda e não apenas no "Novo Banco"
É o "leva agora, paga depois"
Anda tudo a dormir...
Banco de Portugal injetou liquidez no Banco Espírito Santo antes mesmo de avançar para a a solução de separar o BES 'bom' do BES 'mau'. E não se sabe se o continua a fazer. Existem riscos para os contribuintes.
Até ao dia 1 de agosto, nas vésperas do fim de semana em que o Banco de Portugal foi empurrado para arranjar uma solução para o BES (bom e mau), o supervisor já tinha injetado 3,5 mil milhões no Banco Espírito Santo. Fê-lo através da linha de que dispõe para situações de cedência de liquidez de emergência - ELA (Liquidity Emergency Assistence).
O recurso a esta linha tem riscos para os contribuintes já que o custo da operação é do Banco de Portugal, logo do Estado . E, nestes casos os colaterais associados são regra geral de menor qualidade.
O banco central, liderado por Carlos Costa não avança promenores relativamente a esta cedência de liquidez. O silêncio é rei neste dominio.
Esta operação terá tido o conhecimento do Minsitério das Finanças.
Colocado por: J.FernandesSe o valor de venda do banco novo for inferior ao dinheiro com que agora se fez a recapitalização, quem vai pagar a diferença? O governo diz que vão ser os outros bancos, outros dizem que vão ser os contribuintes, isto é, ou pagaremos com mais impostos ou com mais comissões bancárias e spreads mais altos.
Colocado por: hangasmas ainda assim é preferivel que sejam os clientes do sistema bancario (embora sejam muitos) do que TODOS os contribuintes na generalidade.
Depois a culpa do país estar na bancarrota é dos FP que recebem demasiado...
8 mil milhões no BPN
e agora (por enquanto) mais 3,5mil milhões no BES...
Isto dava para pagar reformas e pensões sem cortes durante uns 12 anos...