Colocado por: Anonimo18072022AAlgumas instruções
Colocado por: pedrosilva25Nomeadamente, estava agora a pensar alto, faz sentido colocar um disjuntor por cada zona de PRE?
Colocado por: pedrosilva25A nível de marcas apenas conheço a warmuptem também esta
Colocado por: pedrosilva25Alguém me sabe dizer se é mesmo assim?
Deve-se colocar alguma coisa depois do XPS e antes do PRE?
Colocado por: Anonimo18072022AEm situações normais não vejo qualquer necessidade de BPV no entanto nos pavimentos em madeira maciça por exemplo é aconselhável (depende do pavimento, se é suspenso, apoiado no terreno, etc).
Colocado por: nocas1, para alem de nao poderem ter tudo ligado em simultâneo pq o QE vai abaixo, mesmo tendo uma potência contratada de 20,7 kVA
Colocado por: Anonimo18072022A
Claro que não.....lololol
A "culpa" é da bomba de calor normalmente utilizada em PRH. Se tiver um COP digamos de 3, conseguirá o PRH gastar 1/3 do que o PRE.
No entanto existem imensas considerações quando se comparam os consumos entre um PRH com um PRE; basta que uma solução tenha melhor isolamento; basta que uma instalação seja numa zona com temperaturas exteriores menores; basta que existam diferenças nas temperaturas de conforto pedidas aos sistemas; etc.
Já para não falar nas "contas" a fazer pois um PRH é bastante mais caro do que um PRE.
Colocado por: Anonimo18072022A
Se baixa a temperatura de impulsão vai precisar de mais tempo para alcançar a temperatura desejada.
...ou a energia fotovoltaica no caso do PRE.
Para compararmos PRH com PRE temos que nos resumir ao essencial pois se vamos entrar em muitos preciosismos ninguém nos entende e no final o mero utilizador ainda fica mais confuso. É um pouco você ter um carro a gasóleo e dizer que gasta 7€/100Km enquanto que um a gasolina gasta 11€/100Km. Provavelmente ambos atingem a mesma velocidade mas um custou-lhe mais e terá que olhar para esse custo versus tempo de retorno. Se vamos inserir na análise, tipo de pneus, tipo de estrada, tipo de condução, etc. perdemos o essencial: qual o carro indicado para mim? qual o carro que posso/devo comprar? qual o dinheiro que tenho disponível?Concordam com este comentário:pc ferreira
Colocado por: Anonimo18072022APorque não!!! se for uma caldeira de condensação... mas tem sempre a possibilidade de trocar por lenha, pellets, BCAT, ou até gasóleo :) . Isso depois são outras núpcias, a flexibilidade existe, a qualquer momento pode colocar o que bem entender
Com AC a nível de consumo, já que no essencial é uma bomba de calor, terá consumos interessantes. Não tem o mesmo conforto do piso radiante.
Com radiadores? Tem consumos mais baixos do que o piso radiante elétrico mas com que fonte de energia? Gás?
Colocado por: Anonimo18072022ANa minha opinião tudo menos radiante eléctrico, é o que penso, se pensa de maneira diferente, por mim tudo bem. Eu percebo muito bem todos os argumentos que enumerou nesta e noutras discussões, mas para mim não são suficientes para me convencer, para mim muita coisa que se baseia no efeito de joule vai ter tendência a desaparecer.
E se lhe disser que um sistema por piso radiante transfere mais 30% de energia para o compartimento quando comparado com radiadores? Continua a dizer que é uma boa aposta mesmo com as fontes de energia que refere?
Isto para ambos os sistemas em pico de aquecimento (temperatura máxima).