Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: Ramiro Costaerá que este tubo de 13 cm de diâmetro não permite outra solução que não seja instalat uma caldeira convencional? O que acham?


    Colocado por: Sergio Rodriguesprontos como eu disse á pouco! para essas situações em que se pretende colocar uma caldeira de condensação aproveitando a tubagem de exaustao convencional existe soluções para isso, logicamente que depende do que exista, se é muito comprimento ou se a conduta antiga anda aos s's e tornar-se dificil de colocar a tubagem para a caldeira de condensação!! o que eu me refiro é isto
      117.jpg
    e ja me canso de repetir
      19.jpg
  2.  # 122

    Colocado por: Pedro Azevedo78Ramiro:
    - Determine um tecto máximo para o que pode gastar;
    - Dentro desse valor, veja a caldeira que consegue instalar que tenha o maior rendimento e a marca lhe dá confiança;
    - Pese o factor instalador! De nada vale um bom produto mal instalado.
    - Avance com a escolha.

    Senão dá em maluco...
    Concordam com este comentário:electrao

    Agradeço o seu comentário e a vontade de ajudar (bem preciso...).

    Determine um tecto máximo para o que pode gastar: Este factor é relativo. Não me importo de gastar mais 200 ou 300 euros se souber que esse acréscimo me permite adquirir uma melhor caldeira (em durabilidade, redução de avarias, eficiência energética, poupança de gás, etc.). Agora esse dinheiro a mais tem que valer efetivamente a pena.

    Dentro desse valor, veja a caldeira que consegue instalar que tenha o maior rendimento e a marca lhe dá confiança Não tenho conhecimentos que me permitam efetuar esta avaliação. Tenho que me guiar por aquilo que os técnicos qualificados (sérios) me vão dizendo e por aquilo que vou lendo na internet. Mesmo assim, como os meus escritos aqui são exemplo, as minhas dúvidas são enormes e assumo ter uma grande dificuldade em escolher aquilo que não conheço, numa área que não domino.

    Pese o factor instalador! De nada vale um bom produto mal instaladoEu só "conheço" os instaladores pelo telefone! E os orçamentos, pedi absolutamente "às cegas", apenas com base na busca pela internet de empresas de gás do Porto. Telefonei a algumas aqui de Lx para me darem referências de instaladores do Porto, mas isso revelou-se um verdadeiro "flop". Chegou a ser caricato pois, do outro lado da linha, recomendavam-me outras marcas e diziam mal da marca que me tinha levado a telefonar-lhes. Se a casa fosse aqui em Lx, conversa com um, conversa com outro, e imediatamente tinha 1 dúzia de conselho/recomendações de amigos/conhecidos. Agora sendo do Porto, aqui ninguém conhece nem faz ideia...

    Avance com a escolha: como posso "avançar para a escolha" se não consegui preencher nenhuma das premissas anteriores? Aí é que está o busílis. Tenho dificuldade em fazer uma análise criteriosa da situação, já que: a) desconheço os meandros técnicos/tecnológicos na áreas das caldeiras, tendo dificuldade em analisar/comparar as suas funções/capacidades; b) o facto de não contactar pessoalmente com os instaladores, também não ajuda o processo.
  3.  # 123

    nem devia ser voçe a fazer isto mas prontos ligue para a por ex vaillant e pergunte se é possivel ou nao instalar uma tubagem por dentro da existente para colocar uma caldeira de condensação, so nao espere que o preço seja o mesmo!
  4.  # 124

    Colocado por: Sergio Rodriguesnem devia ser voçe a fazer isto mas prontos ligue para a por ex vaillant e pergunte se é possivel ou nao instalar uma tubagem por dentro da existente para colocar uma caldeira de condensação, so nao espere que o preço seja o mesmo!

    Desculpe: ligo para onde?
  5.  # 125

    para os representantes da vaillant em portugal a "Sonur" ou a "sotecnisol"
  6.  # 126

    Colocado por: Sergio Rodriguespara os representantes da vaillant em portugal a "Sonur" ou a "sotecnisol"

    Eu não queria estar a entrar em nomes, mas foi isso precisamente o que eu já fiz. Pedi para que me dessem o contacto de um instalador da marca no Porto. Deram-me dois números e os telefonemas que fiz revelaram-se um fiasco total! Foi até caricato. Eu a querer saber informações sobre as caldeiras Vaillant e eles a falarem-me de outras marcas. Nos 2 sítios para onde telefonei, por indicação da Vaillant Lx, quem me atendeu foi até bastante cordial e sincero. Gente simples que diz o que pensa sem grandes floreados. Só que todo o aconselhamento foi direcionado para as outras marcas! Ora, quando assim é, o que acha que uma pessoa, que vai comprar um produto, fica a pensar? Se os próprios profissionais que (teoricamente) representam a marca (no Porto) desaconselham a sua aquisição e dão como sugestão outras marcas, dizendo que têm melhor relação qualidade/preço e que são dessas que mais instalam (um deles chegou-me a dizer qualquer coisa do género "não me lembro de instalar uma Vaillant, enquanto Vulcano é todas as semanas" , que incentivo tenho eu em continuar a conversa e "impor" a minha vontade na marca? Não sei se me compreende... Quando isto acontece, uma pessoa (que nada percebe de caldeiras) desmobiliza, hesita e já nem sabe o que comprar.
  7.  # 127

    eu falei na vaillant como podia ter dito outro, so mesmo para tirar a duvida tecnica se é ou nao possivel utilizar a conduta de exaustão antiga para instalar uma de condensação!
  8.  # 128

    Colocado por: Sergio Rodrigueseu falei na vaillant como podia ter dito outro, so mesmo para tirar a duvida tecnica se é ou nao possivel utilizar a conduta de exaustão antiga para instalar uma de condensação!

    Pelas fotos que eu coloquei aqui e sabendo-se que o tubo tem 130 mm, um técnico que nos leia não tem informação suficiente para dizer se é possível instalar, neste contexto, uma caldeira de condensação? Acho que sim.
    A verdade é que praticamente todos os instaladores que foram a minha casa disseram que "não", que não é possível instalar uma caldeira de condensação. Disseram que "pingava/ressuava" e que acabava por corroer o cano. Até me alertaram para as "facilidades" que alguém menos escrupuloso... alguém que me dissesse que "sim", que podia instalar a tal caldeira de condensação, mas que, mais cedo ou mais tarde, com o passar do tempo, eu rapidamente iria sentir as consequências negativas dessa instalação deficiente.
    Ora, como foram vários a dizer que "não", eu interiorizei não ser (mesmo) possível.
    • TPR
    • 5 dezembro 2014

     # 129

    Colocado por: Ramiro Costa
    Disseram que "pingava/ressuava" e que acabava por corroer o cano.


    Alguém que me esclareça uma coisa, a "condensação" propriamente dita não ocorre unicamente no permutador e a água resultante que resta não sai pelo esgoto? Nunca ouvi dizer que há condensação no tubo de exaustão...
  9.  # 130

    Ramiro, você ainda anda nessa "via sacra"? Neste forum parece que não existe ninguém com conhecimentos em caldeiras para o ajudar. Portanto, o melhor que tem a fazer é CONFIAR num técnico ou numa marca e... entregar-lhes o serviço! Por exemplo, falaram aqui na Vaillant. É uma excelente marca! Bom material! isso garanto-lhe eu. Um bocado sobre o carote, mas é do melhor quando se fala em caldeiras. Sendo assim, com essa certeza, mande a sua casa um especialista da marca e ele há-de encontrar um modelo da Vaillant que se ajuste à sua casa e às necessidades que tem. Ele depois decidirá se há-de ser uma caldeira de condensação ou das normais. Deixe isso ao cuidado do técnico e não queime os neurónios com isso. Preocupe-se apenas em pedir garantias, como é de direito, pela correta instalação / funcionamento da caldeira. Não se preocupe com mais nada. No fim, só tem que mandar instalar a caldeira e depois... pagar a factura!
    Não pense mais nesta história da caldeira que isso ainda lhe vai fazer mal. Olhe o que diz o povo: "quem muito escolhe..." :-)
    Concordam com este comentário: Martins_31
  10.  # 131

    Colocado por: Ramiro Costa
    Pelas fotos que eu coloquei aqui e sabendo-se que o tubo tem 130 mm, um técnico que nos leia não tem informação suficiente para dizer se é possível instalar, neste contexto, uma caldeira de condensação? Acho que sim.
    A verdade é que praticamente todos os instaladores que foram a minha casa disseram que "não", que não é possível instalar uma caldeira de condensação. Disseram que "pingava/ressuava" e que acabava por corroer o cano. Até me alertaram para as "facilidades" que alguém menos escrupuloso... alguém que me dissesse que "sim", que podia instalar a tal caldeira de condensação, mas que, mais cedo ou mais tarde, com o passar do tempo, eu rapidamente iria sentir as consequências negativas dessa instalação deficiente.
    Ora, como foram vários a dizer que "não", eu interiorizei não ser (mesmo) possível.
    ja lhe dei resposta um par d vezes, s é so aquela curva ali na foto e depois vai a direito é possivel instalar um tubo flexivel em PP ate ao telhado dp consoante a chamine tera k precaver a saida dos gases no topo para evitar problemas.
  11.  # 132

    Colocado por: Sergio Rodriguesja lhe dei resposta um par d vezes, s é so aquela curva ali na foto e depois vai a direito é possivel instalar um tubo flexivel em PP ate ao telhado dp consoante a chamine tera k precaver a saida dos gases no topo para evitar problemas.

    Não consegui ler totalmente a sua mensagem, mas depreendo que acha ser possível a instalação de uma caldeira de condensação. É assim?
    O tubo "articulado" das fotografias (não sei o nome técnico) que sai da caldeira, entra depois na parede no tubo que conduz à chaminé. Da parede ao exterior, sobe 1 piso (serão uns 4 ou 5 metros, se tanto). A chaminé exterior é clássica numa moradia: terá à volta de 1 metro e tem a forma de um paralelepípedo, com 4 aberturas superiores laterais. Será que o terminus da chaminé terá que ser modificado, se optar pela caldeira de condensação? Algum obstáculo deve haver (que obrigue intervenção técnica e consequentemente despesa) para que vários especialistas tenham "torcido o nariz" e dito não à instalação destas caldeiras de condensação. Ainda pra mais quando fui eu próprio a sugerir a sua instalação...
  12.  # 133

    Colocado por: Ramiro CostaAlgum obstáculo deve haver

    o maior obstáculo é a ignorância por parte de alguns técnicos.
    Concordam com este comentário: TPR
  13.  # 134

    Colocado por: jorgealves
    o maior obstáculo é a ignorância por parte de alguns técnicos.
    Concordam com este comentário:TPR

    Posso admitir que sim. Contudo, são muitos casos (que me disseram "não" à caldeira de condensação) para se tratar de uma coincidência. Há qualquer coisa ali... ou no tubo, ou na ligação, ou no comprimento até à chaminé, ou na própria chaminé (que exija uma obra de trolha para se adaptar às saídas/entradas da caldeira... não sei, qualquer coisa, que por encarecer a obra ou por não ser fácil de realizar, que levou a "torcerem o nariz" à instalação da caldeira de condensação.
    Lembro-me ter estado ao telefone bastante tempo com um engenheiro - que me pareceu, aliás, muito competente e conhecedor na matéria - que me explicou detalhadamente todo o processo de queima e exaustão. Foi simpatiquíssimo. Eu insisti que gostaria de instalar uma caldeira de condensação e ele, com aquele jardão técnico de engenheiro, demoveu-me dessa ideia, talvez pelo facto de as exigência da casa serem escassas (resumem-se a 3 banhos/duches por dia e aquecimento, à noite, no Inverno) e o nosso clima ser amêno (estas caldeiras atingem o seu máximo de eficiência se estiverem muitas horas a funcionar - como nos países do norte da Europa; aqui, no sul, com temperaturas mais cálidas, o diferencial de temperaturas não é tão marcado e sente-se menos a eficiência das caldeiras).
    Penso sempre que estes tipos comerciais querem sempre vender o material mais caro e se vissem uma pequena abertura que fosse para venderem uma caldeira mais cara (de condensação) não hesitavam! Para me recomendarem uma caldeira das normais (e não foi 1 nem 2, foram 6!) é porque... há ali qualquer coisa. Digo eu...
    A menos que no Porto a "ignorância" seja contagiosa...
  14.  # 135

    Colocado por: Ramiro CostaA menos que no Porto a "ignorância" seja contagiosa...


    ehehe
  15.  # 136

    Colocado por: Ramiro Costa
    A menos que no Porto a "ignorância" seja contagiosa...

    Não atribuo isso a ignorância. Indicaram-lhe uma caldeira atmosférica porque, por certo, é a mais conveniente ppara o seu caso. Disse aqui que a caldeira não tem grande utilização (poucos banhos + uso do aquecimento central apenas no Inverno e por curtos períodos de tempo) e portanto não justifica grandes investimentos. Olharam portanto ao custo que iria ter. Olharam pela sua carteira... Uma solução de condensação, para além de ser mais cara (a máquina + não sei quantos metros de tubo axial pelo cano da chaminé acima), possivelmente, obrigaria a arranjos exteriores na própria chaminé (arte de trolha).
    Como já deve ter ouvido, "o óptimo é inimigo do bom". Se pretende o óptimo, convença-se que tem que pagar por ele. Agora, pense um bocadinho... acha que vale a pena o acréscimo de custos para o benefício que vai obter? Já leu o artigo da DECO que aqui lhe recomendaram? Se leu, tem então toda a informação que precisa para decidir.
    Se eu estivesse na sua posição, optava sem hesitação por uma das caldeiras atmosféricas da Vulcano. São tecnologia Bosch, é material com provas dadas no mercado e qualquer técnico sabe repará-las (facilidade de assistência). Quanto a serem fabricadas em Portugal - como aqui alguém disse - não tenho a certeza que o sejam. Já ouvi dizer que não são, mas enfim... Pelo menos, quando passamos por Cacia/Aveiro vemos lá a fábrica.
    Concluindo, Ramiro, resolva essa assunto da caldeira da melhor forma possível que no norte, agora, está frio "pra carago!... Penso eu de que..." :-)
    Um abraço de um algarvio.
  16.  # 137

    Colocado por: Jorge S Cerqueira
    Se eu estivesse na sua posição, optava sem hesitação por uma das caldeiras atmosféricas da Vulcano. São tecnologia Bosch, é material com provas dadas no mercado e qualquer técnico sabe repará-las (facilidade de assistência). Quanto a serem fabricadas em Portugal - como aqui alguém disse - não tenho a certeza que o sejam. Já ouvi dizer que não são, mas enfim... Pelo menos, quando passamos por Cacia/Aveiro vemos lá a fábrica.
    Concluindo, Ramiro, resolva essa assunto da caldeira da melhor forma possível que no norte, agora, está frio "pra carago!... Penso eu de que..." :-)
    Um abraço de um algarvio.

    Você recomendou-me há dias uma caldeira Vaillant. Hoje é uma Vulcano... Eu posso ser indeciso (por desconhecimento técnico), mas o Jorge também não tem ideias muito precisas...
  17.  # 138

    Colocado por: Ramiro Costa
    Você recomendou-me há dias uma caldeira Vaillant. Hoje é uma Vulcano... Eu posso ser indeciso (por desconhecimento técnico), mas o Jorge também não tem ideias muito precisas...

    Não há "imprecisão" nenhuma, Ramiro. O conselho que eu dei foi para 2 níveis de preço. Se estiver disposto a gastar mais, vá pela Vaillant. Se quiser gastar menos, a Vulcano. Pensei que se percebia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro Costa
  18.  # 139

    Colocado por: Jorge S Cerqueira
    Não há "imprecisão" nenhuma, Ramiro. O conselho que eu dei foi para 2 níveis de preço. Se estiver disposto a gastar mais, vá pela Vaillant. Se quiser gastar menos, a Vulcano. Pensei que se percebia...

    Ok. Desculpe. Então fui eu que percebi mal.
    O que eu pretendo, efetivamente, é conselhos sobre boas marcas de caldeiras e, o mais importante, instaladores competentes e sérios na área do Porto. É este aspecto que me está a faltar. Se eu descobrisse alguém com competência profissional para entregar ("à distância") a instalação desta caldeira, eu ficava descansado.
    É como você diz, há caldeiras para todos os preços. O que me está a faltar é conhecimento de instaladores de confiança na zona do Porto.
    Aliás, se algum dos nossos leitores conhecer uma empresa portuense de confiança, competente e séria, de instalação de caldeiras, eu ficava muito agradecido se me indicassem o contacto. Tenho que resolver este assunto sem falta estes dias...
  19.  # 140

    Colocado por: Ramiro Costa
    Ok. Desculpe. Então fui eu que percebi mal.
    O que eu pretendo, efetivamente, é conselhos sobre boas marcas de caldeiras e, o mais importante, instaladores competentes e sérios na área do Porto. É este aspecto que me está a faltar. Se eu descobrisse alguém com competência profissional para entregar ("à distância") a instalação desta caldeira, eu ficava descansado.
    É como você diz, há caldeiras para todos os preços. O que me está a faltar é conhecimento de instaladores de confiança na zona do Porto.
    Aliás, se algum dos nossos leitores conhecer uma empresa portuense de confiança, competente e séria, de instalação de caldeiras, eu ficava muito agradecido se me indicassem o contacto. Tenho que resolver este assunto sem falta estes dias...

    Se fosse aqui no barlavento, eu dava-lhe alguns contactos, agora no Porto... não conheço ninguém que instale caldeiras. Sorry...
    Quando tiver a caldeira instalada diga qq coisa.
    Concordam com este comentário: SAMBINO
 
0.0268 seg. NEW