Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

    Colocado por: omegae não acham que essas coisas são umas mariquices sem grande interesse pratico?


    acho. a questão dos estores será apenas para poder definir horarios e eventualmente em férias conseguir dar a sensação que está alguem em casa.
    daí dizer que quanto menos coisas, melhor.
    As luzes podem dar jeito pelo mesmo motivo.
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
  2.  # 622

    É como em tudo, depois de ter já não abdica. E às vezes dá jeito
  3.  # 623

    Só mais uma dica sobre o tema de controlo dos estores:
    Têm aqui o flyer: http://www.elsner-elektronik.de/uploads/tx_bmproducts/ElsnerCorloTouchKNX_en.pdf
    O manual é bastante mais interessante: http://www.elsner-elektronik.de/uploads/tx_bmproducts/CorloTouchKNX_Manual_10Jun14_EN.pdf

    Com este pequeno ecrã é possível, utilizando uma estação meteorológica, ter pré-feita toda a lógica de controlo de climatização, iluminação natural e qualidade do ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  4.  # 624

    Controle de Estores... pensem em não controlar o estore para abrir e fechar... isso quaisquer 5 tostões faz.

    E que tal controlar os estores todos de forma independente de forma automática dependendo da luminusidade, incidência solar, temperatura exterior e interior, casa ocupada ou não, etc?

    E que tal ter um estore que está na fachada sul da casa e tem o sol a bater fechar até onde o sol bate, e não simplesmente fechar todo e na mesma casa numa fachada norte o estore estar aberto?

    E que tal o mesmo estore que está na fachada sul da casa dependendo do dia do ano e da incidência solar abrir ou fechar de forma diferente? O sol não tem sempre a mesma inclinação, certo?

    E que tal o estore que é silencioso e ninguém dá por ela que ele está em funcionamento?

    Não limitem a domotica a algo que liga e desliga um motor ou um lampada!
    Concordam com este comentário: konnexman
  5.  # 625

    cada vez menos gosto menos e tenho menos paciencias para tecnologias e redes (E é a minha profissão trabalhar com elas).
    quanto mais simples e menos coisas houverem a acontecer, melhor.
  6.  # 626

    Colocado por: MikeMelgaGaranto-lhe que se os telemóveis tivessem cabo, deixaria de ouvir os "Tou? tou? Estou a ouvir-te mal!" :)

    Quase que aposto que o seu carro tem mais de 10 anos porque os actuais não prestam.
    Hoje em dia cada um tem a opção de viver na época que quiser.
    Comparar alta fidelidade com sistemas de domótica é fazer uma grande confusão de conceitos ...
  7.  # 627

    Colocado por: valtores

    claro que a qualidade é muito inferior nos speakers usb. Mas se for um speaker sem ser usb tambem é mau. E se for um bom amplificador USB pode ser bastante bom (USB é sempre muito mais limitado, claro!).
    Mas então diga-me: ainda usa o PC ligado ao router por cabo porque é melhor? Não usa wifi?
    Usa telefone analógico porque o telemovel tem menos qualidade de rede?

    A questão do z-wave e dos novos protocolos (que sao sem duvida o futuro), é que permite que sejam muito mais baratos e faceis de instalar. Quanto à qualidade: há inumeras marcas... umas más outras boas e outras assim-assim. E a tendência é para ser cada vez melhor.


    Caro Valtores, no aspecto que coloquei a negrito tenho que concordar com o MikeMelga.

    Quem de facto quer trabalhar, liga o computador ao router por cabo. E, como disse, se trabalha com redes, sabe muito bem as principais razões (maior rapidez e segurança).

    Os sistemas wireless são muito "fixes" e dão uma mobilidade muito maior, mas claro que há percas no lado da segurança (seja em redes seja em domótica) e da velocidade (principalmente nas redes).

    Pessoalmente, e também trabalho com redes, cabo all the way.

    Falaram em colocar tomadas USB. Muito cuidado com isso.

    Os cabos USB têm um raio de acção muito liitado. USB 2.0 só permite cabos até 5 metros, não sei o que permite o USB30. mas não deve ser muito mais.

    Cabo Ethernet permite até 100 metros.
  8.  # 628

    Colocado por: pedromdfQuase que aposto que o seu carro tem mais de 10 anos porque os actuais não prestam.


    Não. O que eu digo é: para melhor muda-se sempre! Ora mudar de cabo para wireless é, sinceramente, muito pior.

    Colocado por: pedromdfComparar alta fidelidade com sistemas de domótica é fazer uma grande confusão de conceitos ...


    Como não percebeu eu explico: a comparação não era entre alta fidelidade e sistemas de domótica. Era entre diferentes tempos e realidades dentro da mesma tecnologia. A qualidade nem sempre tem relação com a antiguidade.
  9.  # 629

    Colocado por: marcio79Quem de facto quer trabalhar, liga o computador ao router por cabo. E, como disse, se trabalha com redes, sabe muito bem as principais razões (maior rapidez e segurança).

    Os sistemas wireless são muito "fixes" e dão uma mobilidade muito maior, mas claro que há percas no lado da segurança (seja em redes seja em domótica) e da velocidade (principalmente nas redes).


    Sem dúvida.
    A consequência é que em vez de termos 100mbps numa ligação de fibra, temos uns 20 ou 30mbps (ja ha routers como sabe que permitem muito mais, mas falando do que "todos" temos em casa, é mais ou menos essa a perca de qualidade). Nunca disse que o wifi é melhor que o cabo.
    No entanto prefiro andar com o portatil, tablet, smartphone por toda a casa, do que andar sempre com um cabo atrás, mesmo que isso faça com que tenha metade da velocidade.
    O mesmo se passa na domotica. Funciona sem fios, e funciona bem. Apenas secalhar vai haver um pequeno delay que não se nota tanto por cabo.
    Como sabe no protocolo z-wave cada módulo serve de repetidor, pelo que a rede é extendida por toda a casa. Mesmo em casas grandes não temos o problema de ter um modulo que fica "fora" da rede wifi.

    Não é melhor, mas é muito mais prático e funciona na mesma, e cada vez funciona melhor (protocolos sem fios cada vez mais rapidos, modulos wifi cada vez mais capazes, etc). Para alterar um sistema com fios temos quase que fazer obras em casa. Sem fios, posso pegar num modulo e colocar onde quiser. Seja alimentado a pilhas ou seja com alimentação da rede, é sempre muito mais facil de fazer upgrades. E estamos só no inicio deste tipo de equipamentos com tecnologias sem fios. Nos próximos anos, e com o suporte do homekit e android@home, concerteza que a expansão será ainda mais rapida.
  10.  # 630

    Colocado por: valtoresA consequência é que em vez de termos 100mbps numa ligação de fibra, temos uns 20 ou 30mbps (ja ha routers como sabe que permitem muito mais, mas falando do que "todos" temos em casa, é mais ou menos essa a perca de qualidade). Nunca disse que o wifi é melhor que o cabo.


    Eu não falo em velocidade porque velocidade para estes fins não interessa para nada. Eu falo em ESTABILIDADE. É estar disponível SEMPRE e não estar disponível mas falha se ligar o router em x sítio ou se ligar o microondas ou se isto ou se aquilo.

    Colocado por: valtoresNo entanto prefiro andar com o portatil, tablet, smartphone por toda a casa, do que andar sempre com um cabo atrás, mesmo que isso faça com que tenha metade da velocidade.


    Mas diga-me lá: está a pensar em andar a passear os módulos z-wave? Não os vai colocar na parede?

    Colocado por: valtoresPara alterar um sistema com fios temos quase que fazer obras em casa. Sem fios, posso pegar num modulo e colocar onde quiser. Seja alimentado a pilhas ou seja com alimentação da rede, é sempre muito mais facil de fazer upgrades.


    Ninguém diz o contrário. Mas diga-me lá: se até você já admite que cabo é melhor... porque não usar cabo na instalação inicial nos módulos que você já sabe onde vão ficar e já... e depois fazer upgrades por wireless. Não seria a opção acertada?

    Colocado por: valtoresNos próximos anos, e com o suporte do homekit e android@home, concerteza que a expansão será ainda mais rapida.


    Mas diga-me uma coisa: qual acha que irá ter mais suporte no homekit e em qualquer sistema de controle: um protocolo completamente implementado e já usado por milhares e fabricado pelos maiores fabricantes mundiais... ou o Z-wave? :)
    Concordam com este comentário: leomarti, konnexman
  11.  # 631

    Colocado por: marcio79mas claro que há percas no lado da segurança (seja em redes seja em domótica) e da velocidade (principalmente nas redes).


    A velocidade em domótica é muito relativa. Um estore que demore mais um segundo a começar a fechar/abrir não é problema. O controlo de temperatura também tem um timming que próprio bastante lento e com parâmetros de feedback que tornam lenta a tomada de decisão pelo sistema. Há até parâmetros de confirmação que propositadamente atrasam uma ordem confirmando a sua necessidade para evitar situações de intempestividade.
    Mais uma vez comparar necessidades de redes de alta velocidade com domótica é subverter conceitos.
    Concordam com este comentário: valtores
  12.  # 632

    Colocado por: MikeMelgaÉ estar disponível SEMPRE e não estar disponível mas falha se ligar o router em x sítio ou se ligar o microondas ou se isto ou se aquilo.


    isso nunca me aconteceu, e não estou a ver que aconteça numa casa "normal". Como disse anteriormente, a rede interna acaba por ser expandida porque cada modulo serve de repetidor.

    Colocado por: MikeMelgaNinguém diz o contrário. Mas diga-me lá: se até você já admite que cabo é melhor... porque não usar cabo na instalação inicial nos módulos que você já sabe onde vão ficar e já... e depois fazer upgrades por wireless. Não seria a opção acertada?


    não disse que faria de outra forma. Nem sequer critiquei o standard KNX.
    Mas o que eu vejo por ai em muitas casas são sistemas arcaicos por cabo, com um "televisor" LCD horrivel na parede, e sem modularidade nenhuma.

    Colocado por: MikeMelgaMas diga-me uma coisa: qual acha que irá ter mais suporte no homekit e em qualquer sistema de controle: um protocolo completamente implementado e já usado por milhares e fabricado pelos maiores fabricantes mundiais... ou o Z-wave? :)


    qual protocolo? O homekit é um sdk para integração no iOS.
    Cada fabricante por ou não usar esse SDK para integração.
    Actualmente vejo muitas empresas tipo insteon a apostar no homekit (sistemas wireless).
    Não vejo nenhuma empresa "antiga" a falar no assunto.
  13.  # 633

    Colocado por: valtores
    Actualmente vejo muitas empresas tipo insteon a apostar no homekit (sistemas wireless).
    Não vejo nenhuma empresa "antiga" a falar no assunto.


    Isso não será também porque cada vez há menos "construcção" e mais remodelações de casas antigas, e é mais facil instalar um kit wireless do que andar a partir as paredes todas para implementar o tal KNX? São algumas das duvidas que eu tenho :\
  14.  # 634

    Colocado por: marcio79Quem de facto quer trabalhar, liga o computador ao router por cabo. E, como disse, se trabalha com redes, sabe muito bem as principais razões (maior rapidez e segurança).


    Colocado por: MikeMelgaEu não falo em velocidade porque velocidade para estes fins não interessa para nada. Eu falo em ESTABILIDADE. É estar disponível SEMPRE e não estar disponível mas falha se ligar o router em x sítio ou se ligar o microondas ou se isto ou se aquilo.


    Sou apologista também do cabo. O wireless em casa só uso para o tablet (consulta de informação na web e jogos para os miúdos).

    cumps
  15.  # 635

    Colocado por: r.gaspar1984

    Isso não será também porque cada vez há menos "construcção" e mais remodelações de casas antigas, e é mais facil instalar um kit wireless do que andar a partir as paredes todas para implementar o tal KNX? São algumas das duvidas que eu tenho :\


    eu nunca falei mal do KNX (embora não seja dos meus protocolos preferidos).
    O que eu falei foi em sistemas com fios e ultrapassados em termos de funcionalidades, ou que exigem equipamentos arcaicos para fazer o que um modulo simples z-wave faz (que apenas precisa de um hub alimentado guardado num movel e pronto).
    Daqui a uns anos as coisas avançam, troca-se.
    Há sistemas que exigem instalações carissimas (tenho um exemplo de uma que custou 21.000 euros), e que fazem o mesmo que fazemos com modulos z-wave (ou outro protocolo) por 2000.

    Daqui a 5 anos ha equipamentos novos com muito mais funcionalidades, e facilmente se trocam os que queremos. E foram 2000 euros que ficaram obsoletos ao fim de 5 anos, em vez de 21.000 euros.
    Concordam com este comentário: r.gaspar1984
  16.  # 636

    Colocado por: valtoresActualmente vejo muitas empresas tipo insteon a apostar no homekit (sistemas wireless).
    Não vejo nenhuma empresa "antiga" a falar no assunto.


    http://www.knx.org/knx-en/news/2014/entries/2014-11-18_Colloquium-Germany.php
  17.  # 637

    Eu tenho o modem router e tudo o resto é wireless... telefones, ipads, kindles, portateis...


    Apenas tenho um wireless extender junto da televisão para ligar a box e a TV porque estas não têm wireless.

    Quanto menos cabos melhor!
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves, valtores
  18.  # 638

    Pode discriminar esses fabulosos 2000€ com base no que está na loja que mostrou ?
  19.  # 639

    Colocado por: konnexmanPode discriminar esses fabulosos 2000€ com base no que está na loja que mostrou ?


    veja voce o preço de cada modulo, e peça um orçamento a uma empresa de domotica para lhe instalar as mesmas funcionalidades, e vai ver a diferença.
    Quanto à loja que mostrei, por ser das poucas que vende em Portugal, tem preços puxados.
    ebay ou alibaba consegue preços muito mais baixos.
    • FFF
    • 20 fevereiro 2015

     # 640

    Colocado por: marcio79Quem de facto quer trabalhar, liga o computador ao router por cabo.


    Afinal trabalho numa empresa de mandriões, onde eu próprio me incluo... a maioria usa a rede wireless.

    Também pondero colocar uma solução wireless para alguma domótica na minha casa. Acredito que as soluções com cabo sejam mais eficazes e ofereçam maior funcionalidade, mas o custo elevado acaba por as inviabilizar muitas vezes.

    Todos sabemos que as redes wireless têm menos qualidade, mas para a maioria das aplicações que se pretende são eficazes gastando menos recursos, logo serão mais eficientes.
    Concordam com este comentário: valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
 
0.0363 seg. NEW