Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Por acaso nunca tive qualquer problema em perceber as facturas da EDP. Até acho que são bastante intuitivas e esclarecedoras. Bem, comparando com as da Ylce....
  2.  # 242

    Colocado por: pjovp2. Os valores a pagar a título de compensação previsto no número 6.1 das presentes condições particulares encontram-se disponíveis no sítio da internet www.energia.edp.pt.
    (...) Por uma questão de curiosidade fui à procura mas não encontro em parte alguma os valores das compensacões. lolol
    Já os tarifários no site da EDP não fazem qualquer menção se incluem ou acrescem IVA.
    Estamos entregues aos bichos a verdade é esta!

    Uma coisa é certa: Muda-se de moleiro, mas não se muda de ladrão! É tudo igual! E prepare-se para pagar a dobrar, sem dúvida: uma factura da YLCE e outra da EDP, sobre os mesmos consumos.
    • pjovp
    • 8 fevereiro 2015 editado

     # 243

    Pagar a dobrar?
    Em quê que baseia essa afirmação.
    Só o custo to tempo fixo e do consumo em si é que varia de prestador pata prestador. Os restantes custos são fixados por DL e é comum a todos.
  3.  # 244

    Colocado por: marco1será tão difícil hoje em dia com tanta tecnologia avançada o contador dar uma leitura real remotamente á central???


    ha muitos contadores da EDP que ja fazem isso (tem um cartão SIM que comunica via GPRS).
    a questão é que isto obriga a pagar uma assinatura ao operador de telecomunicações, etc etc... e secalhar há mais interesse da EDP nestas estimativas do que pagar mais uma taxa a um operador de telecom.
  4.  # 245

    Colocado por: pjovpPagar a dobrar?
    Em quê que baseia essa afirmação.
    Só o custo to tempo fixo e do consumo em si é que varia de prestador pata prestador. Os restantes custos são fixados por DL e é comum a todos.

    Deixo aqui um pequeno exercício - os números podem não ser exactos -, mas a cronologia dos factos diz o que se passou connosco.
    Exemplo: no hipotético dia 12 de Janeiro de 2014 comunicámos à EDP o último consumo real, de electricidade, de 210 KW, enquanto seus clientes. O total que constava no contador, era de 3210 KW. Tomámos nota do total consumido até ao dia 12, data em que terminou o contrato com a EDP. A 20 de janeiro recebemos a factura com 210Kw reais + 50 KW estimados, o que dava um total estimado de 3260 KW. Entretanto, o contrato com o outro comercializador entrou em vigor a 13 de Janeiro e comunicámos a leitura, dentro do prazo sugerido por este último (30 dias, mais ou menos), com o consumo real de 220 KW marcando o contador, nessa altura, um total de 3430 KW. O novo comercializador considerou os consumos desde 13 de Janeiro e, também ele, facturou um consumo estimado (não respeitou a nossa leitura) superior ao nosso real, estimando, para o contador, um total de 3460KW. Feitas as contas parece-nos que houve aqui dupla facturação numa parte dos consumos. Ou não? Reclamámos e nem um nem outro aceitou as nossas reclamações. Voltámos ao comercializador original porque é este que: Tem a faca e o queijo na mão. Que ninguém se iluda: com esta espécie de monopólio, não há livre concorrência e ainda nos expomos ao arbítrio de estimativas que são, quase sempre, inflacionadas.
  5.  # 246

    maria rodrigues

    eu percebi o que quis dizer mas talvez se tenha ai enganado com alguns números.

    mais uma vez publicidade enganosa pois o novo comercializador até chega a dizer que é ele que acerta os valores com o antigo.
    ou seja o antigo apenas tinha que lhe cobrar ainda que para alem da ´leitura real da Maria, apenas até ao valor que a nova empresa comunica ao antigo, portanto o antigo teria que lhe fazer um retorno do que cobrou a mais.
  6.  # 247

    Colocado por: marco1 (...) portanto o antigo teria que lhe fazer um retorno do que cobrou a mais. (...)

    Também eu pensava isso, mas não houve retorno. Admito não ter feito a melhor demonstração, porque a ideia foi exemplificar os arbítrios. O que podemos é concluir que, se estes procedimentos são adoptados com todos os consumidores que mudam de comercializador, é só fazer as contas: são largas centenas, ou milhares de euros, que entram nos cofres dos fornecedores de energia, indevidamente.
  7.  # 248

    maria

    a mim já me devolveram uma vez dinheiro porque tinham cobrado por estimativa e eu nessa altura nem estava a habitar a casa e como tal até dei a leitura real que não se tinha alterado. portanto paguei apenas as taxas e a potencia mas devolveram-me o consumo cobrado indevidamente.
    bastou um telefonema.
    mas que há muita displicência não inocente há.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  8.  # 249

    A máxima da matemática ser uma ciência exacta aplica-se que nem uma luva nestes casos. Contra factos não há argumentos. Se o contador diz, que é deles, marca 100, não podem cobrar €200. Ou ser o fizerem por cálculo estimado, será acertado na seguinte factura.
    A mim já me aconteceu fazerem estimativas por défice e na factura seguinte tive que pagar a diferença. O mais importante é nos darmos sempre a leituraleitura, no mesmo dia, todos os meses e andar sempre em cima das contas.
    Agora, concordo plenamente que eles têm a faca e o queijo na mão. Isso é indiscutível e basta olhar para esta amostra de mercado liberalizado, como querem dar parecer
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    • pjovp
    • 11 fevereiro 2015 editado

     # 250

    esta manhã lá recebi o email da EDP a confirmar a tramitação do contracto para a empresa.
    Fui à minha área de ciente, EDP online, e confirmei que o contracto já se encontra de facto activo.
    No entanto, reparo que também lá consta uma leitura, por parte da empresa, espectável para início de serviço, contudo os valores estão errados.

    A leitura da EDP é a seguinte:
    Vazio: 13126
    Fora de vazio: 21429

    Cheguei a casa à pouco e fui controlar a situação e os valores que estão no contador são inferiores:
    Vazio: 13111
    Fora de fazio: 21410

    Seguramente que a leitura deles deve ter sido por estimativas, só pode....

    Está visto que vou ter que manter a rédea curta com estes gulosos.
  9.  # 251

    Colocado por: pjovpEstá visto que vou ter que manter a rédea curta com estes gulosos.

    Quando conferir a factura, reclame! Repare-se como a EDP funciona: tratando-se de um cliente que vem de outro comercializador (o contador é o mesmo de sempre), não se dá à despesa de pagar a um leitor que vá ao local registar o último consumo. Faz a estimativa para cima, nunca para baixo... Mesmo que faça o acerto numa próxima factura o dinheiro facturado a mais, foi para a conta da EDP que, multiplicado por milhares de estimativas, para cima, vai engrossar os lucros da empresa. É só fazer as contas.
    • pjovp
    • 12 fevereiro 2015

     # 252

    Sim eu andarei sempre em cima disso e por coincidência hoje deparei-me com uma situação que ainda não encontrei explicação. Todas as manhãs já me habituei a consultar o monitor de energia para confirmar os consumos. Por norma o consumo da noite anda sempre entre os 0.5/0.6kwh. Esta manhã o consumo desde as 00:00 é de 3.2kwh!!!!! Não ficou nada ligado é isso é de facto incompreensível
    • pjovp
    • 13 fevereiro 2015

     # 253

    Colocado por: pjovpSim eu andarei sempre em cima disso e por coincidência hoje deparei-me com uma situação que ainda não encontrei explicação. Todas as manhãs já me habituei a consultar o monitor de energia para confirmar os consumos. Por norma o consumo da noite anda sempre entre os 0.5/0.6kwh. Esta manhã o consumo desde as 00:00 é de 3.2kwh!!!!! Não ficou nada ligado é isso é de facto incompreensível

    Tenho que corrigir esta informação que coloquei por engano.
    Com a mudança da ylce para a edp estive a fazer o teste e reprogramação do monitor de energia e aquilo deve ter ficado mal configurado ou desregulado. Voltei a fazer tudo de novo e conferi com os valores do contador e bate todo certo.
    O erro foi meu, neste caso, como tal peço desculpa pela informação errada.
    • pjovp
    • 19 fevereiro 2015

     # 254

    recebi ontem a factura de rescisão da Ylce e esta veio com valores de consumo errados e depois de fazer as contas vi que batiam certos com a diferença que mencionei acima da EDP.

    A EDP já corrigiu os valores para aqueles que indiquei e que estavbam correctos agora a Ylce diz que não pode corrigir e que terão que cobrar a factura e que terei que reclamar junto da EDP que é quem é responsavel pelas leituras....

    Está aqui uma salada de frutas. Uma novela mexicana lol
  10.  # 255

    bom tenho uma questão
    tenho tres fotos e não percebo nada de leituras pedem-me vazio e fora vazio!ora bem estive a olhar para o contador e não diz nada!
      WP_20150213_025.jpg
  11.  # 256

    SS
      WP_20150213_024.jpg
  12.  # 257

    SS
      WP_20150213_023.jpg
    • eu
    • 20 fevereiro 2015

     # 258

    No topo esquerdo do lcd aparece lá um código de função.

    O significado de cada função está escrito na zona laranja.

    deve haver uma função para o periodo de vazio, outra para o cheio, e assim sucessivamente
  13.  # 259

    Colocado por: euNo topo esquerdo do lcd aparece lá um código de função.

    O significado de cada função está escrito na zona laranja.

    deve haver uma função para o periodo de vazio, outra para o cheio, e assim sucessivamente

    pois ja percebi isso mas no painel em laranja não fala em nada de vazia nem fora de vazia
    • eu
    • 20 fevereiro 2015

     # 260

    Então o que está lá escrito? Tire uma foto com zoom...
 
0.0240 seg. NEW