Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola a todos
    herdei um terreno numa zona nobre de cascais com 5000 m2 ,terreno esse que durante muitos anos era classificado
    como um terreno rústico.actualmente o PDM classifica-o de terreno ecológico .
    as duvidas que tenho , e apelo a quem me pode esclarecer , e o que poderei eu fazer no meu terreno , ou melhor , o que me e permitido fazer no meu terreno. um centro hípico? uma horta? um parque de estacionamento? enfim , o ideal e , no fundo ,seria rentabiliza-lo . ou mesmo um estaleiro...
    e o valor do mesmo,se fosse terreno urbanizável valeria um milhão ou mais de euros , mas com esta classificação ade ter algum valor não?
    a que me poder ajudar um muito obrigado
    •  
      FD
    • 26 maio 2010 editado

     # 2

    Aqui tem uma lista do que pode eventualmente fazer num terreno classificado como estando em Reserva Ecológica Nacional (REN): Terreno REN ou RAN.
    O seu caso lembra-me o diferendo do Champalimaud com os terrenos do Guincho... e até hoje lá estão, virgens. Estão na Rede Natura que é um pouco (muito) mais restritiva mas, de qualquer forma, não espere grande coisa desse terreno.
  2.  # 3

    obrigado FD pela sua ajuda.
    hoje constatei de uma coisa curiosa ,apesar das limitacoes nos terrenos de classificação REN existem pessoas que
    procuram terrenos REN para comprar e encontrei também muita gente a tenta vende-los.
    como na realidade pretendo vender o meu terreno ,como poderei eu saber o valor justo para poder eventualmente negociar ?
    no terreno vizinho com metade da area do meu foi construido muito recentemente moradias em banda e a casa mais barata custa 500.000 eur ,imagino o valor desse terreno, seria justo os proprietarios de terrenos que foram afectados por essa classificação serem de alguma maneira indenizados pela camera.
    •  
      FD
    • 28 maio 2010

     # 4

    Colocado por: gantopihoje constatei de uma coisa curiosa ,apesar das limitacoes nos terrenos de classificação REN existem pessoas que procuram terrenos REN para comprar

    Sabe como é que se construíram grandes fortunas? Pessoas que iam comprando terrenos que ninguém queria... Xavier de Lima, Pimenta e Rendeiro, entre outros.
    O meu pai conta a história de um azeiteiro que ia comprando terrenos à medida que ia vendendo o azeite. Na altura ninguém lhe dava valor. Hoje...

    Colocado por: gantopicomo poderei eu saber o valor justo para poder eventualmente negociar ?

    Contrata um avaliador ou um consultor imobiliário.

    Colocado por: gantopiseria justo os proprietarios de terrenos que foram afectados por essa classificação serem de alguma maneira indenizados pela camera.

    A fronteira tem que ser traçada em algum lado...
  3.  # 5

    ok.tenho um terreno numa reserva ecológica nacional,que nome sonante!!!
    suponhamos que mudo de ideias ,vou murar o terreno todo com um magnifico portão de entrada ,uma casa pré-fabricada e vivo no paraíso.
    será que isso e possível ? é apenas um terreno e é meu !!
    FD , o seu comentário da que pensar ,e agradeço desde já,mas não acha que se o terreno é considerado reserva ecológica nacional,repito nacional,não seria por isso de valor patrimonial elevado e,património do estado e,caso alguém a titulo particular fosse dono de tal bem seria um privilegiado ?
    •  
      Mk Pt
    • 28 maio 2010 editado

     # 6

    Colocado por: gantopi
    FD , o seu comentário da que pensar ,e agradeço desde já,mas não acha que se o terreno é considerado reserva ecológica nacional,repito nacional,não seria por isso de valor patrimonial elevado e,património do estado e,caso alguém a titulo particular fosse dono de tal bem seria um privilegiado ?


    É privilegiado no sentido de [eventualmente] ter algo considerado património.

    Mas em termos de investimento é preferível não estar condicionado por nada. Como por exemplo, ter um edifício classificado como património ou dentro da Zona de Protecção de um desses edifícios, que pouco ou nada pode fazer..

    Quanto a meter pré-fabricados, em REN esqueça lá isso, e muito menos murar. No máximo pode colocar vedação, sem nada de cimento pelo meio, e e...
    Tem de se convencer de uma coisa, que é algo que muitos portugueses também não se convencem: O terreno é seu, mas não pode fazer o que quer e bem lhe apetece no mesmo...
  4.  # 7

    • P+V
    • 29 maio 2010

     # 8

    Colocado por: Mk Pt
    Tem de se convencer de uma coisa, que é algo que muitos portugueses também não se convencem: O terreno é seu, mas não pode fazer o que quer e bem lhe apetece no mesmo...


    Grande verdade essa...
  5.  # 9

    brevemente cerca de 1800 m2 do meu terreno vai ser expropriado pela camera pois esta prevista a construção de uma estrada . ao menos sempre vou realizar algum dinheiro,pena e que, não tenho sequer direito a atribuir valor da indenizaçao,será o que eles entenderem e não posso sequer dizer que não vendo.
    mas curioso curioso é que eu não posso construir sequer um muro mas a Camera pode construir uma estrada em reserva ecológica.
    palavra que não entendo...
  6.  # 10

    Postei minha pergunta, mas nao obtive resposta, talvez alguém possa me responder..

    Temos um terreno rústico com 42.000 m quadrados, confornta com a via pública, em Conceição de Tavira, esse terreno é rústico e já tem algumas arvores frutiferas plantadas, uma horta, já temos água e esgoto. Nele temos uma autocaravana e um contentor (nada toca o solo, são móveis). Pretendemos construir um armazem agricola, de apoio para guardar ferramentas e outros objetos e para isso vamos tambem precisar de luz da rede normal que se encontra há + ou - 100m, de acordo com o eletricista precisaremos mais 2 postes para chegar a entrada do terreno. Já pedimos autorização da camara para construir um muro para ser colocado as caixas de luz e água (nicho técnico), essa autorização já foi dada, sem problema algum. Há alguns dias pedimos autorização para construção do armazem e nos responderam que o Terreno é na REN que teriamos que pedir parecer do CCDR do Algarve, pelo que pesquisei no site vai ser pratciamente impossivel. Bem para resumir tenho duas questoes:
    1. Se o terreno realmente está na REN a Camara poderia já ter autorizado a construção do muro?
    2. É possivel pedirmos eletricidade nesse terreno? e quais os passos?

    Agradeço desde de já a quem nos possa ajudar.

    Sheila Zanella
    • Bev
    • 9 junho 2015

     # 11

    Também no Algarve, mas em outra Camara Municipal um caso concreto :

    Predio Misto situado em Cabeça
    Freguesia Moncarapacho
    Municipio Olhao
    Consulte : Secçao T Matriz 151

    Area Total 8900 m2
    Area coberta 68 m2
    Area descoberta 8832 m2
    Predio Misto descrito como 8540 m2 cultura arvense ; casas terreas varios compartimentos 52 m2; um compartimento agricola 16 m2 e logradouro 292 m2.
      art 151 casa terrea 52 m2 (2).JPG
    •  
      FD
    • 9 junho 2015

     # 12

    Enganou-se na foto. :P
    • Bev
    • 9 junho 2015

     # 13

    Caro FD, Esqueci acrescentar situa-se em
    ZONA RAN
    • Bev
    • 9 junho 2015

     # 14

    Falta tambem mostrar a piscina
      art 151 Piscina (3).JPG
    •  
      FD
    • 9 junho 2015

     # 15

    Então e continua a colocar fotos erradas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bev
  7.  # 16

    Há muito desconhecimento e duvidas sobre esta matéria, mas na verdade é possivel contruir numa zona REN

    Agricultores podem construir casas na Reserva Ecológica Nacional
    https://www.publico.pt/2006/07/03/sociedade/noticia/agricultores-vao-poder-construir-casas-na-reserva-ecologica-nacional-1262883
  8.  # 17

    Bom, a noticia é de 2006, se não estou em erro...
  9.  # 18

    Colocado por: ADROatelierBom, a noticia é de 2006, se não estou em erro...


    Mas só há isso, e se as coisas tivessem mudado de lá para cá já haveria algo mais na internet
    Este tópico também é de 2010. E seria interessante saber se o autor do tópico chegou mesmo a meter a casa no tal terreno REN ?
  10.  # 19

    Dentro da ren, existem várias tipologias, por exemplo o meu terreno vai passar a ser, pelo novo PDM, 50% ren, 50% área urbana, caso não tivesse area Urbana poderia construir na mesma até 250m na parte de REN.

    Pode marcar uma reunião na CCDRLVT, para pedir alguns esclarecimentos... A minha demorou 3 meses, e tive de ir insistindo via telefone... E como só pedi atendimento não fiquei com nada por escrito oficialmente, mas tem forma de o pedir.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  11.  # 20

    Colocado por: NTORIONDentro da ren, existem várias tipologias, por exemplo o meu terreno vai passar a ser, pelo novo PDM, 50% ren, 50% área urbana, caso não tivesse area Urbana poderia construir na mesma até 250m na parte de REN.

    Pode marcar uma reunião na CCDRLVT, para pedir alguns esclarecimentos... A minha demorou 3 meses, e tive de ir insistindo via telefone... E como só pedi atendimento não fiquei com nada por escrito oficialmente, mas tem forma de o pedir.


    O verdadeiro empecilho pra se construir em qualquer lado é não haver postes de eletricidade por perto. Mas penso que daqui a uns 5 anos isso vai deixar de ser um problema devido à Bloom Energy
 
0.0218 seg. NEW