Iniciar sessão ou registar-se
    • FFF
    • 1 julho 2015 editado

     # 221

    Admito que talvez estivesse a exagerar com a questão das pontes térmicas nas palas e nas calhas dos estores.

    Mas as minhas questões eram mais para perceber a sua criticidade, entender o problema e quais seriam as opções para o resolver, independentemente de ser viável ou não a sua resolução. Já assumi que vou ter algumas destas "patologias" (adoro o termo... eu que trabalhei nas obras quando era puto, estava longe de adivinhar que este era o termo técnico para uma cagada borrada).
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  1.  # 222

    Alguém me diz o que é aquela aranha na foto?!
    • FFF
    • 1 julho 2015

     # 223

    Colocado por: TyrandeAlguém me diz o que é aquela aranha na foto?!


    É a aranha Jacinta, que vive lá em Bilbao e ia a passar ali quando tiraram a foto. Nada de especial.
    •  
      larkhe
    • 1 julho 2015 editado

     # 224

    Colocado por: TyrandeAlguém me diz o que é aquela aranha na foto?!


    E uma escultura de Lousie Borgeois

    Edit : https://en.wikipedia.org/wiki/Louise_Bourgeois
  2.  # 225

    E a Maman, uma obra da artista plástica Louise Bourgeois, ah... e tem nove metros de altura.
    É um tributo á mão dela que era tecedeira!
    • FFF
    • 1 julho 2015

     # 226

    Chiça... não se pode brincar aqui...
  3.  # 227

    Colocado por: Anonimo16062021O maior problema não são as perdas pelas ponte térmicas,o maior problemas são os tragos que uma simples ponte térmica pode causar

    Existem milhões de casas construídas sem qualquer preocupação com as pontes térmicas, onde não existe nenhuma condensação. Esse alarme geral por causa das pontes térmicas, muitas vezes é exagerado.
    Concordam com este comentário: j cardoso, LuisPereira, Joaopaulojp
  4.  # 228

    Colocado por: Picareta
    Existem milhões de casas construídas sem qualquer preocupação com as pontes térmicas, onde não existe nenhuma condensação. Esse alarme geral por causa das pontes térmicas, muitas vezes é exagerado.


    Alto que se está a fazer luz!!! lol
  5.  # 229

    Picareta, espero que esteja a usar colete à prova de balas =)
  6.  # 230

    Colocado por: TyrandePicareta, espero que esteja a usar colete à prova de balas =)

    Não é preciso. Toda a gente conhece muita casa, com pontes térmicas e sem condensações.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  7.  # 231

    Colocado por: FFFQuanto ao seu último comentário, já tenho mais dificuldade em concordar. Na minha opinião o projeto de arquitetura não tem que se preocupar com estas questões.


    Não posso concordar consigo!!

    Colocado por: FFFTal como o projeto de estabilidade tem que resolver os desafios colocados pela arquitetura, como é evidente por exemplo no projeto do fasca, também o projeto de comportamento térmico deveria resolver estes problemas.


    O projeto de arquitetura trata principalmente do desenvolvimento criativo, volumétrico e de divisão espacial de qualquer construção ou edificação...

    Um dos graves problemas que continua a existir no nosso País é que muitas das vezes tanto o projeto da arquitetura como as diversas especialidades (térmica, estabilidade, águas e esgotos, etc) são tratadas completamente independentes na sua elaboração, o que não devia acontecer.

    A elaboração de um projeto de um edifício implica uma interligação interdisciplinar entre as várias especialidades.

    A figura do coordenador de projeto que existe na nossa legislação é muita das vezes entendida como uma mera assinatura de "papel", para instruir um processo de licenciamento...

    Na arquitetura a térmica deverá ser começada a pensar com a simples orientação do edifício, com palas para ensombramento... O projeto de térmica reflete-se sobre o projeto de arquitetura, há uma interligação direta entre ambos! Se em muitas situações houver alguns cuidados na arquitetura, os custos com o revestimento térmico podem bastante inferiores, e não estou a falar de eliminar lajes em consola...
    • FFF
    • 1 julho 2015

     # 232

    Isso que está a falar é outra questão. Interligação entre especialidades e entre estas e a arquitetura, claro que sim. Mas não é a arquitetura que se deve preocupar em resolver aspetos técnicos como a existência de uma ponte térmica ou o dimensionamento do ferro para uma viga (que para mim são aspetos técnicos comparáveis).

    Mas eu entendo que, no essencial, estamos de acordo.
  8.  # 233

    Colocado por: FFFMas não é a arquitetura que se deve preocupar em resolver aspetos técnicos como a existência de uma ponte térmica ou o dimensionamento do ferro para uma viga


    Mas na aquitetura podem logo ser resolvidas pontes témicas. Podem ser previstas soluções que não originem pontes térmicas.
  9.  # 234

    Colocado por: FFFMas não é a arquitetura que se deve preocupar em resolver aspetos técnicos como a existência de uma ponte térmica

    Pois eu acho que isso é um problema da arquitectura. Acho não, tenho a certeza.
    Agora se o isolamento tem 5 ou 10cm, é outra questão.
  10.  # 235

    Colocado por: TyrandeAlguém me diz o que é aquela aranha na foto?!

    Se fosse uma formiga seria um bom exemplo de ponte térmita ;)
    Concordam com este comentário: jpfgarcia
  11.  # 236

    Colocado por: Anonimo16062021Esta mais que visto que,alguns Eng em Portugal ainda estão muito pouco maduros no que á térmica de edifícios diz respeito


    Concordo plenamente consigo! Os países do centro e norte da Europa encaram a térmica de uma forma completamente diferente... Por ventura terá a ver com as condições climatéricas locais, mais adversas...

    Tive a oportunidade de realizar uma formação na norma Passive House e ai ainda se consegue ter uma visão mais completa sobre a abrangência da térmica nos edifícios. O estudo é efetuado ao pormenor de ser considerada e calculada a ponte térmica resultante da aplicação de um elemento de fixação mecânica do sistema Etics...

    A própria legislação portuguesa, ainda tem alguns passos a dar para optimização das verificações e no estudo de soluções a adotar...

    Por cá, a maioria dos portugueses, privilegia muito mais o aspeto estético em termos de acabamentos com materiais mais nobres (não digo que não seja importante ou que deva ser descorado, caso haja carteira para tal), do que o conforto e ambiente de utilização do espaço... Prefere-se muitas das vezes gastar um valor maior do orçamento no pavimento, nas peças das instalações sanitárias, nas torneiras, na cozinha... do que aumentar 3 ou 4 cm no isolamento térmico que irá trazer mais conforto na utilização da edificação... e menos gastos com a utilização de sistemas de aquecimento ou arrefecimento ao longo da vida útil da edificação.

    Mas claro cada um tem as suas prioridades...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves, fernandoFerreira, FFF
    • FFF
    • 2 julho 2015

     # 237

    Colocado por: JoannaSe fosse uma formiga seria um bom exemplo de pontetérmita;)


    Eh pá... boa piada! :-)
    • FFF
    • 2 julho 2015

     # 238

    Colocado por: MNeoMas na aquitetura podem logo ser resolvidas pontes témicas. Podem ser previstas soluções que não originem pontes térmicas.


    Então e vamos deixar de ter uma varanda em consola porque o engenheiro é incapaz de resolver o problema da ponte térmica? Não faz sentido para mim.

    Colocado por: PicaretaPois eu acho que isso é um problema da arquitectura. Acho não, tenho a certeza.


    Do ponto de vista da arquitetura não é um problema mas uma característica estética ou funcional. Só passa a ser um problema quando os engenheiros ou técnicos não conseguem/querem resolver esse aspeto de forma a evitar o problema.
    Deixe lá os arquitetos viajarem na maionese, e venham depois os engenheiros tornar essa viajem possível.

    Creio que temos opiniões diferentes quanto ao papel de cada um. Faz parte. Avancemos. :-)
    • FFF
    • 2 julho 2015

     # 239

    A laje superior do piso de baixo já está cheia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
      P3_IMG_3612_Light.jpg
  12.  # 240

    Colocado por: FFFSó passa a ser um problema quando os engenheiros ou técnicos não conseguem/querem resolver esse aspeto de forma a evitar o problema.


    O problema não é de o eng não conseguir ou não querer o problema resolver o problema. A engenharia consegue de uma forma geral resolver todos os "problemas" gerados pela arquitetura.

    Se a solução for pensada em conjunto muitas da vezes a execução e muito mais facil e os custos associados são geralmente muito inferiores... sem alterar a estética pretendida pelo arquiteto.

    Mas cada um é que sabe da sua carteira e dos seus gostos... Passemos adiante!
    Concordam com este comentário: FFF
 
0.0281 seg. NEW