Colocado por: luisvvE há quem defenda que pode..
Colocado por: BricoleiroComo assim? As minorias têm os deputados eleitos consoante os votos que tiveram, nem mais nem menos, e são representadas por eles na Assembleia, se está a dizer que são mal representadas o problema é delas mesmas.
Colocado por: cla_pereiraMais de vinte e dois por cento (22,63%) dos votos (100 916) da CDU não contaram para a eleição de deputados.
Colocado por: luisvv
1) O cla perguntou-me :"luisvv, concorda ou não que o Cavaco indigitou Passos para 1º Ministro e deu luz verde para formar governo apenas porque é da sua cor política ?"
E eu respondi-lhe que não, ou seja, que Cavaco não indigitou Passos por ser da mesma cor política,mas sim por ser o representante da força mais votada.Se de uma resposta tão simples o cla depreende que o PRera obrigado a fazê-lo, lamento.
Colocado por: AXN
E os restantes 88%?
Colocado por: cla_pereiraJá ouviu falar do método de Hondt ?
762 mil votos não contaram para eleger deputados
Mais de vinte e dois por cento (22,63%) dos votos (100 916) da CDU não contaram para a eleição de deputados.
Colocado por: PeSilvaNão li (o que não quer dizer que não exista) ainda um único constitucionalista a dizer que um PR pode manter um governo de gestão indefinidamente.
Colocado por: cla_pereiraA Constituição não fala em indigitar o representante da força mais votada.
Colocado por: cla_pereira78%, quer você dizer
Colocado por: cla_pereiraJá que foram mais de 100 mil votos para o "lixo".
Colocado por: J.FernandesMas já ouvi vários a defender que um governo se pode manter em gestão até ser possível convocar novas eleições.
Colocado por: PeSilvaAgredeço links (a sério, não é ironia).
Colocado por: J.Fernandes
Verdade. Mas também não obriga a preterir a força mais votada por uma putativa maioria parlamentar alternativa.
Colocado por: AXN
762 mil votos quer dizer
Colocado por: cla_pereiraEstava a falar da CDU, que foi a força onde mais votos se perderam, com esse método.
Colocado por: cla_pereiraO Presidente da Republica não tem de preterir ou não, o que tem é de respeitar a Constituição e a maioria da Assembleia da Republica. E a maioria da Assembleia da Republica, não só não apoia o PàF, como apoia o PS.
Colocado por: cla_pereira
Ou seja, o Luis,deduziuque Cavaco indigitou Passos porque foi a força mais votada.Palavras suas, não minhas. O que o leva a deduzir isso ? Cavaco disse que foi essa a razão ? A Constituição não fala em indigitar o representante da força mais votada.
Colocado por: AXN
E como resolvia este "problema"? Cada voto na CDU vale por 5 dos outros partidos?
Colocado por: cla_pereiraComo resolvia ? Talvez devesse contar cada voto.
Colocado por: luisvv
Lá vamos nós de novo. O Cla afirmou, perguntando, que Cavaco nomeou o PM por ser da sua cor política. Ora, o PR limitou-se a proceder da forma como procedeu em 2009, por exemplo, quando o PM não era da sua cor política. Ponto. Podia ter tomado outra opção? A assinatura de 3 acordos cerca de 3 semanasdepoisdas consultas aos partidos não deixa dúvidas de quena altura em que a decisão foi tomada não era possível outra.