Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Picareta
    Eu disse que foram os funcionários?

    Eu disse que fecharam.....você disse que eles podiam contratar mais funcionários.

    Está fora de contexto e a falar de coisas diferentes.

    Colocado por: Picareta
    O seu engano está no facto de sugerir que os patrões andam de Ferrari, ou mesmo de Porche. Alguns andam, mas são uma minoria.

    É verdade, nem todos. Isso depende do nível de patrão que falamos:
    A maioria das lojas de shoppings pertencem a multi-nacionais com milhões de lucro. Esses podiam dar melhores condições de trabalho aos funcionários que continuavam com lucros de milhões.
    Existem outras empresas de média dimensão que dão muitos lucros e os patrões embora não sendo milionários, são bastante ricos e poderiam partilhar um pouco mais com os funcionários (posso dar-lhe vários exemplos, o construtor da minha casa anda sempre a trocar de carro de boas marcas, tem vários imóveis e muito capital, mas no entanto paga uma ninharia aos empregados, na sua maioria de leste, e ainda se gaba disso; ainda um familiar direto, que tem um nível de vida elevado mas que opta por cumprir à risca tudo que seja para retirar aos empregados).
    À escala local, existem pequenos negócios que pouco mais dá do que viver o "patrão" e pagar a 1 ou 2 empregados. Aí concordo consigo que poderá fazer mossa melhorar as condições dos empregados, pois pode ser insustentável para o negocio.
  2. Argumentos baseados em invejas nunca serão justos.
    Concordam com este comentário: eu
  3. Nada se aproveita nestas argumentações extremadas ...
    É o que temos sofrido nestes anos de democracia, umas vezes o país fica todo para a esquerda outras tudo para a direita, algumas vezes com remoques de extremismo, como foram estes últimos anos ...
  4. Colocado por: ANdieselSabe que nos shoppings os funcionários sao, em regra, mal remunerados mas as lojas pertencem a grandes empresas com lucros milionários? Bastava os "Belmiros" reduzirem as margens de lucro.

    As margens de lucro da grande distribuição são muito mais pequenas do que você pensa. Os tais lucros de milhões só existem devido aos milhões de capital investido pelos acionistas, às dezenas de lojas e aos milhares de empregados.
    Pode até acontecer que o impacto negativo de uma redução de horário de trabalho ou subida do smn, seja maior neste tipo de empresa do que numa pequena loja.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5. Colocado por: PicaretaEu trabalho pouco. O meu pai e os meus avós sempre trabalharam de sol a sol, incluindo sábados e domingos apenas de manhã.


    Não cheguemos a tanto! Achava que trabalhar de sol a sol é que era bom e produtivo?
  6. Colocado por: ANdiesel
    "É tão bonito", são palavras e pensamentos seus. Nunca me viu a mim defender 35h para FP e 40h para privados. Ideal seria manter 35h para todos. Esses estabelecimentos abertos mantinham-se com a contratação de mais funcionários. Sabe que nos shoppings os funcionários sao, em regra, mal remunerados mas as lojas pertencem a grandes empresas com lucros milionários? Bastava os "Belmiros" reduzirem as margens de lucro. Exemplo infeliz esse o seu...


    São palavras minhas sim, é o que eu vejo diariamente, quem menos faz é quem mais exige aos outros.
    Não creio que reduzir margens de lucro seja caminho, em vez disso o que eu concordo é usar uma pequena parte do lucro para atribuir melhores salários aos bons funcionários em vez de reduzir horas ou baixar os lucros.
  7. falam dos patroes serem gulosos...... agarrem no vosso dinheiro e invistam numa empresa e contratem pessoas......depois voltem cá!


    è muito facil falar assim, com o dinheiro dos outros!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  8. Colocado por: ANdieselPois, mas para o Estado, somos todos iguais. Aplicaram-se as 40h cegamente. Mas as realidade não são todas iguais. Se bem que continuo a defender as 35h para todos (repito que sempre as mantive).

    No que me toca a mim, prefiro trabalhar mais desde que seja recompensado por isso. Prefiro trabalhar mais e receber mais.




    Colocado por: ANdieselPS -eu trabalho por turnos, sei bem o que isso é!!! A maioria dos que aqui fala é que não faz ideia o que é trabalhar 9h de noite. Depois defendem 40h numa semana, quando 18h têm que ser de noite... O desgaste é o mesmo, é!! (ver post 1101)

    Claro que o desgaste não é o mesmo, por isso que disse que preferia trabalhar 9 de dia que 7 de noite. Neste capítulo continuo a achar que o trabalho fora do horário normal é mal pago em todo o lado.
  9. Colocado por: loverscoutfalam dos patroes serem gulosos...... agarrem novosso dinheiroe invistam numa empresa e contratem pessoas......depois voltem cá!


    è muito facil falar assim, com odinheiro dos outros!


    Concordo em parte com estas palavras mas também é verdade que há muitos patrões a explorarem mão de obra barata quando os lucros que dispõem davam para pagar salários mais dignos e eu conheço casos assim. Outros aventuram-se no próprio negócio já com intenções antecipadas de meterem trabalhadores polivalentes e versáteis a fazer tudo e a ganhar o mínimo, a esses tenho uma coisa a dizer: se são essas as condições viáveis que têm para oferecer não sejam patrões, fiquem quietinhos como empregados.
  10. Colocado por: Bricoleiro

    Concordo em parte com estas palavras mas também é verdade que há muitos patrões a explorarem mão de obra barata quando os lucros que dispõem davam para pagar salários mais dignos e eu conheço casos assim. Outros aventuram-se no próprio negócio já com intenções antecipadas de meterem trabalhadores polivalentes e versáteis a fazer tudo e a ganhar o mínimo, a esses tenho uma coisa a dizer: se são essas as condições viáveis que têm para oferecer não sejam patrões, fiquem quietinhos como empregados.


    ponho a questão de outra forma..... se quando a empresa gera milhoes deve distribuir os lucros ou aumentar salarios dos funcionarios, quando a mesma gera prejuizos devem os trabalhadores suportar esses prejuizos?

    ou para os lucros existem os trabalhadores mas para os prejuizos é um problema do patrao?
    Concordam com este comentário: two-rok
  11. estou a generalizar propositadamente para nao entrarmos aqui em detalhes tecnicos... parte-se do principio que patroes patos bravos nao estão incluidos.
  12. Colocado por: loverscoutagarrem novosso dinheiroe invistam numa empresa e contratem pessoas.....

    E se não tiverem, peçam emprestado, que é o que a maior parte dos empresários faz.
    Concordam com este comentário: two-rok
  13. Colocado por: loverscout

    ponho a questão de outra forma..... se quando a empresa gera milhoes deve distribuir os lucros ou aumentar salarios dos funcionarios, quando a mesma gera prejuizos devem os trabalhadores suportar esses prejuizos?


    Não foi assim que eu vi essa questão, não existe dever absolutamente nenhum em dividir lucros pelos empregados, mas é perfeitamente possível ajustar os salários mediante a produtividade da empresa e do empregado em específico. E assim como há quem não merece ganhar o mínimo porque não faz para isso, há quem produza 2000 e leve para casa 505. E por causa de uns pagam todos.
    • luisvv
    • 3 dezembro 2015 editado

    Ideal seria manter 35h para todos. Esses estabelecimentos abertos mantinham-se com a contratação de mais funcionários. Sabe que nos shoppings os funcionários sao, em regra, mal remunerados mas as lojas pertencem a grandes empresas com lucros milionários? Bastava os "Belmiros" reduzirem as margens de lucro. Exemplo infeliz esse o seu...


    As suas ideias são um monte de estereotipos.
    As lojas dos shoppings são como outras lojas quaisquer, e a maioria está longe de ser multinacional. Mas ainda que assim fosse, o capital é investido para ser remunerado. Para ter milhões de lucro é preciso investir dezenas ou centenas de milhões. Não pode queixar-se da falta de investimento e simultaneamente dos lucros das empresas..

    Para ter uma ideia, com dados que estão à mão (mas que servem para dar uma noção das grandezas envolvidas)

    O volume de vendas da SONAE (continente) no 1ºSemestre de 2015 foi de 2251 milhões de euros, que correspondeu a um cashflow de 161 milhões (uma margem bruta de cerca de 7%), e um resultado líquido de 31 milhões (margem líquida de 1,3%).

    Em resumo, para vendas de 2251 milhões de euros, 31 milhões de euros de lucro. Uma fortuna...
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 3 dezembro 2015
    Colocado por: J.FernandesAs margens de lucro da grande distribuição são muito mais pequenas do que você pensa

    Olhe que não, olhe que não...
  14. Colocado por: luisvvEm resumo, para vendas de 2251 milhões de euros, 31 milhões de euros de lucro. Uma fortuna...

    Tão pouquinho. Será melhor cortar ainda mais aos funcionários para tentar alcançar mais uns milhões que 31 ainda é pouco!!!
    Concordam com este comentário: JOCOR
  15. Ainda se esqueceu de dizer que desses 2251 milhões de vendas, a grande parte dos produtos foram vendidos antes de serem comprados, pois os hipermercados apenas expõe os produtos e quem fica 3 meses à espera do pagamento do dinheiro são os produtores. Mais, quando não vendem, o produtor vai buscar o artigo. Realmente é um negócio muito arriscado para ter lucros de apenas 31 milhões.
  16. O meu padrinho desistiu de ser fornecedor deles por causa disso. Eles demoravam meses a pagar os produtos!

  17. Tão pouquinho. Será melhor cortar ainda mais aos funcionários para tentar alcançar mais uns milhões que 31 ainda é pouco!!!


    Uma margem líquida de 1,3% é baixa. Mal comparado, um depósito a prazo, para valores bem modestos, paga hoje à volta de 0,8%, sem ter que fazer nada.


    Ainda se esqueceu de dizer que desses 2251 milhões de vendas, a grande parte dos produtos foram vendidos antes de serem comprados, pois os hipermercados apenas expõe os produtos e quem fica 3 meses à espera do pagamento do dinheiro são os produtores. Mais, quando não vendem, o produtor vai buscar o artigo. Realmente é um negócio muito arriscado para ter lucros de apenas 31 milhões.


    Não esqueci nada: os 31 milhões incluem já os ganhos financeiros com os prazos de pagamento.
    Concordam com este comentário: two-rok
  18. Colocado por: luisvvUma margem líquida de 1,3% é baixa. Mal comparado, um depósito a prazo, para valores bem modestos, paga hoje à volta de 0,8%, sem ter que fazer nada.


    Uh?
    O que tem uma coisa a ver com a outra?
 
0.0385 seg. NEW