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  1.  # 61

    benacami

    se repararmos bem na foto do 3D do 1º post, a "coisa" para ficar bem sem os pilares, devia a platibanda ( guarda) do terraço ser mais espessa, ou seja diminuir a distancia em relação á altura das janelas, senão fica algo tipo calças arregaçadas.
  2.  # 62

    Concordo marco1, foi um pouco o q senti, tb o q me parece é q este tipo de elementos para ficar bem tem de ter outra dimensao, ter um "balanciamento" mt maior
  3.  # 63

    não propriamente maior mas ter o volume mais baixo, tem a ver com proporção.

    já agora quanto tem de altura as suas janelas de sacada que está por baixo desse alpendre?? é que parecem muito baixas e desproporcionais de uma forma geral em relação aos volumes e por toda a casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • CMartin
    • 25 fevereiro 2016 editado

     # 64

    Gosto da sua casa, benicami.
    A ideia do marco1 da Venus de Milo é suberba.
    De facto ou manter tudo na mesma linguagem como sugerido pelo Pedro Barradas ou para haver disrupção no estilo das colunas que seja assumida, que seja fora.
    A Vénus de Milo como ela està no Louvre actualmente ou a Vitória de Samotrácia.
    Nas imagens que coloco.
    Concordam com este comentário: benicami
      Louvre_Venus-de-Milo-500x750.jpg
      _nikeofsamothrakelouvrema2369n2_bf34f325.jpg
  4.  # 65

    Este pessoal...... sempre no gozo. ;)
  5.  # 66

    O Pedro é muito quadrado.
  6.  # 67

    Colocado por: CMartinO Pedro é muito quadrado.
    • CMartin
    • 26 fevereiro 2016 editado

     # 68

    Colocado por: Pedro Barradas

    Tinha como intenção que me contradissesse, e assim, poderíamos argumentar de forma saudável sobre o que eu chamaria talvez duma certa "extravagância" pontual (e não no todo) na arquitectura da casa no Benicami. Era interessante.
  7.  # 69

    Bem sei, daí a citação.
    • CMartin
    • 26 fevereiro 2016 editado

     # 70

    Colocado por: Pedro BarradasBem sei, daí a citação.

    Quer que seja eu a dar início (..).

    Tenho para mim que existe um acrescido interesse estético (sensorial), uma mais valia - na forma como se veria e se sentiria, a arquitectura desta casa que se queria á partida, expectável ou "esperadamente", homogénea, (dentro dum mesmo conceito e estilo e/ou linguagem), ao trazer-se um elemento" inesperado" e disruptivo e de corte do restante (da parte maior).
    Faria toda a diferença. Faria por si só, este elemento, uma outra casa.

    Na casa do Benicami haveria disrupção/corte do estilo contemporâneo com, por exemplo (e a meu ver um bom exemplo), um elemento de antiguidade clássica como o é a Vénus de Milo (e, para mim de novo, seria sem sombra de duvida já depois de ela ter perdido os braços, um pormenor que é um “pormaior” como vocês (arquitectos) acho que por vezes dizem ou da Vitória de Samotrácia, já “amputada” (como consta das minhas imagens), pela mesma razão, do "pormaior".
    Seduz-me a ideia da figura de beleza clássica grega suavíssima e leve se apresentar, assim, em partes, amputada, pois traz de novo acrescido interesse, quase que com um lado diremos um pouco negro ou violento a contrastar (mais uma vez) com o próprio estilo homogéneo da figura de beleza clássica. Gosto da violência (que por ser tão bela não chega a ser violenta) que traz a falta dos membros.

    Acharia apelativo até que a estátua (Vénus ou Vitória) a fazer de coluna na casa de Benicami tivesse a cor dourado (e teria que ser aquele dourado cor do folheado a ouro como nas igrejas).
    Ou branquinha como branquinha a casa.
    Ou uma ou outra – e mais nenhuma - destas cores.

    Depois, para que isto funcionasse com o devido efeito na arquitectura do todo da casa, para nos criar a devida sensação e sentimento como eu o antevejo, o resto da casa seria num tom e linguagem clean e minimalista, tanto de cores como de materiais – num contemporâneo sofisticado, sóbrio e simples.
    Assim, também o interior seguiria esta mesma linguagem do exterior sóbrio da casa, e em que se usaria no interior como base as cores: brancos, beges, castanhos, cinzas, e como materiais principais: vidro, madeira, revestimentos muito selectos e sem padrão (sem padrão de cor diferente pelo menos); não podendo haver mistura de muitos materiais diferentes nem de muitas cores. Teria ou seria uma base sóbria, que deixaria “brilhar” o elemento contraste que é a estátua-coluna, sem lhe fazer qualquer concorrência, para que conseguíssemos “sentir” a sua “presença” sobreposta acima de todo o resto, até dentro da casa. Estaria ela omnipresente nos nossos sentidos, e na influência arquitectónica dela na casa.

    Para terminar e pela graça; numa das casas de banho, a mesma estátua em pequena escala, diria eu, num tamanho discreto de uns cerca de 40cms, e no mesmo dourado ou branco da estátua “mãe” posta numa abertura (uma espécie de nicho) numa das paredes. Poderia estar amputada como a mãe, ou na versão original completa da estátua.

    É esta a minha visão para esta casa. Gostava muito que me desse a sua opinião dela?
    Concordam com este comentário: benicami
  8.  # 71

    CMartim gostei muito da sua "viagem" arquiteto/sensorial pelo meu projeto. Quanto comecei a "entranhar" a ideia das colunas, a ideia era muito esta, que as colunas fossem um elemento distinto da casa, que depois se fosse ligar de forma discreta e suave com o interior, apenas os mais atentos e despertos iam perceber esta ligação. Eu estava muito mais centrado em pequenos elementos do mobiliário/decoração, a ideia era as colunas funcionarem como uma introdução do "tema" da casa, depois apesar de uma decoração muito clean, muito branca, sem mistura de materiais, pensava colocar ao longo da casa dois/três elementos (quadro/estatueta/talvez até um serviço de pratos ou talheres) que fizessem esta ligação. Assusta-me um pouco este elemento de tanta imponência, a Vénus do Milo, a funcionar como coluna/pilar, tenho algum receio de poder ficar uma pouco demais, pimba até. Será algo inesperado com certeza, mas não será demais??? Será que as colunas do Templo de Atena Lindia (imagem) não poderão fazer esta introdução de uma forma mais suave, aparecendo depois a Vénus do Milo no interior, talvez com um lugar de grande destaque na sala???

    A ideia das colunas sempre foi esta, serem o inicio de uma linguagem que a casa ia ter... tornavam-se um elemento distinto que rompia com a obvia arquitetura da casa e que introduzia um tema. Depois teria de ter muito cuidado para que existisse um "casamento" perfeito e equilibrado entre a arquitetura e o tema, sem que um anulasse o outro, facto muito bem descrito pelo Cmartin "para que isto funcionasse com o devido efeito na arquitectura do todo da casa, para nos criar a devida sensação e sentimento como eu o antevejo, o resto da casa seria num tom e linguagem clean e minimalista, tanto de cores como de materiais – num contemporâneo sofisticado, sóbrio e simples."
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 72

    .
    Concordam com este comentário: CMartin
      1280px-Lindos095.jpg
  10.  # 73

    ... Se gostam, força nisso.
    ;)
    Concordam com este comentário: benicami
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  11.  # 74

    Colunas em casas pequenas acho sempre que fica mal
    • CMartin
    • 26 fevereiro 2016 editado

     # 75

    Benicami,

    Sou "a" CMartin.

    Concordo em absoluto : acho lindas as colunas do Templo de Atena Lindia, e gosto muito da continuidade ou ligação tal como diz " de forma discreta e suave com o interior, apenas os mais atentos e despertos iam perceber esta ligação. Eu estava muito mais centrado em pequenos elementos do mobiliário/decoração, a ideia era as colunas funcionarem como uma introdução do "tema" da casa, depois apesar de uma decoração muito clean, muito branca, sem mistura de materiais, pensava colocar ao longo da casa dois/três elementos (quadro/estatueta/talvez até um serviço de pratos ou talheres) que fizessem esta ligação".

    ..Mas que coisa tão perfeita a sua visão Benicami!

    Na minha sugestão, inspirada pelo marco1, a Venus de Nilo ou a Vitória (acho que até gosto mais desta última) seria só uma , e nunca 3 Vénus ou Vitórias. Três seriam demasiadas de facto e eu não gosto da ideia assim. Uma singela e única Vénus ou Vitória era quanto baste, q.b., fazer de sustentação ao "terraço", e manter a sobriedade e a discrição, com bom gosto, sem passar o limite para o tal pimba...
    Não poderia neste caso repetir pela casa pequenas lembranças em demasiado numero porque é de facto um elemento imponente e marcante por si só, portanto sugeri apenas a tal estatueta numa das casas de banho..como pequena graça.

    E não, não se tornará pimba desde que controlasse muito bem o resto da decoração (tal como diz que tem como intenção - bastante discreta), tanto na sua visão como na minha.

    Penso também que tanto a sua visão e a minha têm o elemento de proporção.

    Se fosse eu, que não tenho medo e aprecio o "extravagante" desde que não me seja "descabido" , ia pela minha visão. É mais ousada.

    Fazendo a sua leitura Benicami, e digo-lhe que aprecio tanto a sua como a minha visão, aconselho-o uma vez que se sente mais confortável com a sua, é esse o caminho. É mais, quase, e diremos, imperceptível.

    Seja como for acho que tem um gosto soberbo em sequer ocorrer-lhe esta idealização. Estou contente porque é raro o momento de me deparar com estas ideias maravilhosas. Os meus parabéns!

    Vá em frente. Adorei.
    Concordam com este comentário: benicami
    • CMartin
    • 26 fevereiro 2016 editado

     # 76

    Colocado por: diysolColunas em casas pequenas acho sempre que fica mal

    diysol, acho que não se coloca esta questão nesta casa porque nem o Pedro Barradas nem o marco1 que são os nossos queridos arquitectos tão picuinhas que não deixam passar nada, o referiram.
    • m.arq
    • 26 fevereiro 2016

     # 77

    Colocado por: CMartin
    diysol, acho que não se coloca esta questão nesta casa porque nem o Pedro Barradas nem o marco1 que são os nossos queridos arquitectos tão picuinhas que não deixam passar nada, o referiram.


    Cmartin eu axo q já o disseram, só q depois vem aquela coisa de "se está ao seu gosto".. e "prontos".

    Na realidade este projecto está um desastre. A casa dita gêmea na pág.2 está para esta, como uma lição de arquitectura, simples e lógica. Não há colunas, antes pilares ou projeção/remate de paredes e geometria. Poderiam ser colunas, estátuas o tal elemento dissonante "je ne sais quoi"? Podiam mas exactamente nesse lugar.
    Nesta casa do benicami tudo está á sorte e a "bamboar" a lógica não é arquitectónica antes do gênero; Dá jeito e parece que fica bem.
    Tanta coisa sem sentido:
    - Colunas são fixes? Ok! então deviam continuar a suportar tudo q é avançado nomeadamente o lado esquerdo da entrada da casa. ...
    - O 3d corrigiu percursos, mesmo assim entre a frente e o exterior da cozinha faltam umas pedras para não "relvar".
    - Nesse relvar nasce uma brutal chaminé, expressão que um simples assador comprado no supermercado não teria.
    -
    -Lá dentro não se percebe o quarto de casal, essencialmente a sua I.S.
    - Etc.

    Faz confusão ver desenhos por aqui onde quem os coloca diz, ah a minha arqª o meu arqº. Na realidade são desenhos de "desenhador" ao gosto, acredito que até de assinatura burocrática. Fazer ao "gosto" do cliente é absolutamente natural para um arq. agora tanto desconchavo...?...
    E depois falar do trabalho dos outros é aquela coisa. ..

    Cmps!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, arquitecturagaia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: benicami
  12.  # 78

    Deixe-me ver a que se refere m.arq concretamente..não reconheço as suas palavras, estarà a escapar-me alguma coisa? Volto depois.
  13.  # 79

    CMartin obrigado pelas suas palavras... acho que estamos em sintonia, espero conseguir que no final a vivência da casa transmita as sensações/emoções a que nos referimos.

    Apesar de não ser um projeto perfeito, é o projeto de um arquiteto (se calhar com um pouco menos de jeito para o desenho que outros que por ai possam andar) que não é nem melhor nem pior que outros, que tem formação e que merece ser respeitado como tal.

    A opinião de todos é benvinda e valorizada, até daqueles que acham o projeto um desastre e que desejam que possa ser reprovado na Câmara Municipal.

    Este é o meu projeto e estou bastante satisfeito com ele... haja tolerância.
    Concordam com este comentário: Raquek
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • m.arq
    • 26 fevereiro 2016

     # 80

    Colocado por: benicamiCMartin obrigado pelas suas palavras... acho que estamos em sintonia, espero conseguir que no final a vivência da casa transmita as sensações/emoções a que nos referimos.

    Apesar de não ser um projeto perfeito, é o projeto de um arquiteto (se calhar com um pouco menos de jeito para o desenho que outros que por ai possam andar) que não é nem melhor nem pior que outros, que tem formação e que merece ser respeitado como tal.

    A opinião de todos é benvinda e valorizada, até daqueles que acham o projeto um desastre e que desejam que possa ser reprovado na Câmara Municipal.

    Este é o meu projeto e estou bastante satisfeito com ele... haja tolerância
    .


    Reprovado na Câmara nem pensar, cumpre ìndices e afastamentos? OK!
    Se é o seu projeto, se está satisfeito com ele ... de gostos e tolerâncias um dia os historiadores falarão.

    Cmps!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: benicami
 
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