Colocado por: CMartinPara Gianni Vattino (2001)
“a chamada "pós-modernidade" aparece como uma espécie de Renascimento dos ideais banidos e cassados por nossa modernidade racionalizadora. Esta modernidade teria terminado a partir do momento em que não podemos mais falar da história como algo de unitário e quando morre o mito do Progresso. É a emergência desses ideais que seria responsável por toda uma onda de comportamentos e de atitudes irracionais e desencantados em relação à política e pelo crescimento do ceticismo face aos valores fundamentais da modernidade. Estaríamos dando Adeus à modernidade, à Razão (Feyerabend) Quem acredita ainda que "todo real é racional e que todo real é racional"(Hegel)? Que esperança podemos depositar no projeto da Razão emancipada, quando sabemos que se financeiro submetido ao jogo cego do mercado? Como pode o homem ser feliz no interior da lógica do sistema, onde só tem valor o que funciona segundo previsões, onde seus desejos, suas paixões, necessidades e aspirações passam a ser racionalmente administrados e manipulados pela lógica da eficácia econômica que o reduz ao papel de simples consumidor”.
Fonte : mesma
Colocado por: CMartinPós Modernidade e Consumo (?)
Colocado por: PandR
Apenas gosto e concordância com (quase) tudo. E ter-me lembrado dos seus temas quando estava a ler.
1-ideia interessante de levitação da casa.
2-Acho interessante o open-space mas os interiores demasiadamente abertos sem qualquer separação (que pode ser feita por móveis ou elementos amovíveis) já não é do meu agrado.
3-Vidro q.b. ...
4-Utilização correta da luz sim, sem dúvida.
5-A utilização da cobertura para mim fazia sentido o armazenamento da água da chuva para utilização futura.
Colocado por: AXNAconselho a ler o livro arquitectura e filosofia de Maurício plusEstas pessoas agradeceram este comentário:monicaa
Colocado por monicaa :
Para si o belo é um estereotipo. De preferência clássico.Concordam com este comentário:CMartin
Colocado por monicaa: AXN desculpe se o ofendi. Contudo julgo que possa haver um mal entendido.
Bem sei que este tópico visa discutir e reflectir sobre o gosto, sob o ponto de vista da CMartin..."
Colocado por: CMartinEspecialmente arte, arquitectura, são temas que nunca me deixam com duvidas se belas ou não.
Colocado por: monicaa
Nunca lhe aconteceu não gostar de uma coisa e anos mais tarde ser surpreendida pela sua beleza?
Porque a nossa sensibilidade vai mudando ao longo da vida, e está condicionada às experiências vividas. Há muitas experiências que não podem ser ensinadas e somente vividas e por isso discordo que hajam condições com valor absoluto passiveis de determinar o que é belo.
...Tente ensinar a alguém a que sabem uma pêra.
Colocado por: monicaaCMartin, onde encontrou o livro que o AXN referiu?