Colocado por: CMartinEngraçado. Não pensar em cor para um arquitectura, nunca tal me tinha passado pela cabeça, que pudesse ser assim praticamente, indiferente.
Colocado por: CMartinA arquitetura neoclássica
A transformação da arquitetura barroca para a arquitetura neoclássica em 1750 à 1900 aconteceu em meio a transformações sociais ocorridas com o iluminismo, com a revolução francesa, entre outras que garantiram novos ideais da época como a retomada a equilibrada e democrática antiguidade clássica, teve início na França e na Inglaterra sob a influência do arquiteto Palladio.
No Barroco a natureza era integrada a arquitetura como um ornamento, portanto agora essa forma de constituir arquitetura foi substituída por uma separação que distanciou o homem da natureza.Os artistas neoclássicos queriam substituir a trivialidade do barroco e rococó por um estilo lógico, de tom solene e austero.
O Neoclassicismo foi concebido por duas razões: a primeira foi o avanço do homem em controlar a natureza e a segunda foi uma mudança na maneira de pensar do homem como conseqüência as transformações que ocorriam naquele momento que originaram uma nova cultura apropriada para ao estilo de vida burguês,já que a aristocracia era decadente as encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas incondicionais da nova estética.Neste contexto houve o estimulo da maior produção e novos conhecimentos que despertaram novas instituições técnicas e também o aparecimento de ciências humanistas do Iluminismo. Quando os movimentos revolucionários estabeleceram repúblicas na França e América do Norte, os novos governos adotaram o neoclassicismo como estilo oficial por relacionarem a democracia com a antiga Grécia e República Romana.
Então os arquitetos procuraram reavaliar a antiguidade sem simplesmente copiar, com a ajuda da arqueologia foram feitas escavações na Grécia e Roma, então arquitectos, pintores e escultores encontraram um modelo para seguir e obedecer aos princípios básicos dessa arte, ,assim foi possível a realização da obra de um arquiteto chamado Giovani Battista Piranesi que defendia a elevação da arquitetura em seu mais alto nível através dos etruscos e romanos(anteriores aos gregos), essas qualidades adquiriram força graças a infinita grandeza das imagens que retratou.
Na Inglaterra o Paladianismo se inicia com o conde Burlington, mas em 1750 começam a buscar assiduamente a base da arquitetura romana.No final do século XVII Claude Perrault questiona a validade das proporções vitruvianas do modo como elas foram recebidas e apuradas pela teoria clássica. A contestação da ortodoxia vitruviana foi codificada por Cordemoy, o qual substituiu os atributos vitruvianos da arquitetura pelas três características: ordem, distribuição e conveniência que se baseiam na proporção correta do clássico, a sua perfeita disposição e a sua adequação, nisso ele se preocupava com a pureza geométrica e acreditava que as construções em grande parte não pediam ornamento, o abade Laugier reinterpretou Cordemoy e propôs uma arquitetura universal a “cabana primitiva”, a qual consistia em quatro troncos de árvore que sustenta um telhado rústico, as colunas deveriam ser o mais possível fechadas por vidros,e assim Jaques German Soufflot o fez no projeto da igreja de Sainte Geneviève, em Paris.
J.F.Blondel, após abrir sua escola de arquitetura em 1743, se tornou o mestre da chamada geração “visionária” de arquitetos” entre eles Ledoux.Blondel no seu curso de arquitetura, refere-se a Sainte Genevieve,outro arquiteto que influenciou o movimento foi Boullée que é autor de edifícios tão vastos que eram impossíveis de serem colocados em pratica, em meio disso a era napoleônica pedia estruturas úteis de grandeza, autoridade e realizadas de maneira mais econômica possível, assim Boullée com seus vastos volumes foi estudado para a obtenção da arquitetura daquela ordem, naquele momento. Ledoux projetou a fabrica de sal semicircular que foi um dos primeiros experimentos de arquitetura industrial, ele ampliou a ideia de uma fisionomia para a arquitetura a fim de simbolizar a intenção social com símbolos convencionais ou isomorfismo.
Assim temos vários exemplos de arquitectos das novas instituições burguesas que sofreram essa transformação, entre eles está Schinkel que foi influenciado pelo gótico com sua experiência na Itália, porém a combinação de idealismo político e orgulho militar exigiu uma busca ao clássico. A linha Neoclássica de Blondel foi retornada em meados do século XIX na carreira de Henri Labrouste, este foi nomeado arquiteto da biblioteca Sainte Genevieve em Paris, essa obra implicava em uma nova estética, cujo potencial só seria realizado na obra construtiva do séc. XX.
Em meados do séc XIX o neoclássico se dividiu em dois, o classicismo estrutural(de Labrouste) e o Romântico( de Schinkel), a primeira se concentrou em obras como prisões, hospitais, estações ferroviárias e a outra em museus, bibliotecas,etc.temos um exemplo do classicismo estrutural comAuguste Choisy com seu Tratado da arte de construir, também tinha sua concepção gráfica que era compreendida em planta, corte e elevações, a qual foi apreciada pelos pioneiros do Movimento Moderno na virada do século.Choisy encontra seu paralelo na caracterização do dórico comy estrutura de madeira transposta para a alvenaria, o mesmo foi praticado pelo seu discípulo Perret que detalhou suas obras de concreto armado no estilo tradicional da madeira.Julien Gaudet que em seu curso Elementos e teoria da arquitetura influenciou Perret e Garnier na escola Beaux Arts, com eles os princípios da composição elementarista clássica passaram aos arquitetos pioneiros do século XX.
Fonte :https://thaa2.wordpress.com/category/danielle-faria-morais/
//=d.offsetWidth&&0>=d.offsetHeight)a=!1;else{c=d.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=c.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);c=c.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+c;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.e.height&&c<=b.e.width)}a&&(b.a.push(e),b.d[e]=!0)};p.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&q(this,b)};h("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){n.checkImageForCriticality(b)});h("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){r(n)});var r=function(b){b.b={};for(var d=["IMG","INPUT"],a=[],c=0;c=a.length+e.length&&(a+=e)}b.g&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(s())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),d=!0);t=a;if(d){c=b.f;b=b.h;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(k){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(u){}}f&&(f.open("POST",c+(-1==c.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}},s=function(){var b={},d=document.getElementsByTagName("IMG");if(0==d.length)return{};var a=d[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var c=0;a=d[c];++c){var e=a.getAttribute("pagespeed_url_hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].k&&a.height>=b[e].j)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b},t="";h("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return t});h("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,d,a,c,e,f){var k=new p(b,d,a,e,f);n=k;c&&m(function(){window.setTimeout(function(){r(k)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/42586/41/reflexao-e-discussao-de-gostos-o-je-ne-sais-quoi-que-se-explica/','B6nXayd9mu',true,false,'xOvEdQrBF-8'); //]]>
Colocado por: m.arqCMartin, entre o Neoclássico e Adolf Loos vão os seus likes.
Cmps!
Colocado por: Castela
Não pode ser indiferente, assim generalizando.
Assim de repente lembrei-me, por todas as boas razões, incluindo o vinho, da adega de marquês de riscal...
https://www.google.pt/search?q=marques+de+riscal+hotel&espv=2&biw=1440&bih=775&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwivgYyn7dHMAhVBGB4KHXTAA_cQ_AUIBigB#tbm=isch&q=marques+de+riscal+winery
Colocado por: marco1mais ou menos, por exemplo o mesmo quarto imagine que pinta de rosa porque é menina ou de azul porque é menino, aqui estaremos a falar de arquitetura?
já poderá ser diferente por exemplo "corrigir" a forma de um corredor através da cor ou texturas.
Colocado por: Castela
Também a propósito,https://en.wikipedia.org/wiki/Grand_TourEstas pessoas agradeceram este comentário:CMartin
Colocado por: m.arqCMartin, entre o Neoclássico e Adolf Loos vão os seus likes.
Cmps!
Colocado por: CMartinCastela e todos, o texto em Inglês tem também esta parte sobre oGrand Tour:
Three hundred years ago, wealthy young Englishmen began taking a post-Oxbridge trek through France and Italy in search of art, culture and the roots of Western civilization. With nearly unlimited funds, aristocratic connections and months (or years) to roam, they commissioned paintings, perfected their language skills and mingled with the upper crust of the Continent.
— Gross, Matt., "Lessons From the Frugal Grand Tour." New York Times 5 September 2008.
The primary value of the Grand Tour, it was believed, lay in the exposure both to the cultural legacy of classical antiquity and the Renaissance, and to the aristocratic and fashionably polite society of the European continent. In addition, it provided the only opportunity to view specific works of art, and possibly the only chance to hear certain music. A Grand Tour could last from several months to several years. It was commonly undertaken in the company of a Cicerone, a knowledgeable guide or tutor. The Grand Tour had more than superficial cultural importance; as E. P. Thompson stated, "ruling-class control in the 18th century was located primarily in a cultural hegemony, and only secondarily in an expression of economic or physical (military) power."
Para mim, este ritual da aristocracia em puberdade de viajar para conhecer mundo é o tal "ganhar mundo" ou "alargar horizontes" culturais ou ainda o tal "the eye must travel" (o olhar tem que viajar) que tantas vezes tanta falta faz. Certamente, Castela, foi a mensagem que teve como intenção com este texto ?
De qualquer forma, foi assim que a entendi. Adorei.
Colocado por: m.arq
Q aconteceu? Q aconteceu?
Cmps!
Colocado por: CMartin
O que aconteceu? O modernismo.
Estou certa?
Colocado por: FlicaAinda sobre a importância da COR na arquitectura.
Compreendo muito bem o que o m.arq quer dizer com ESPAÇO, imagino como um arquitecto valoriza e sente esse espaço, maior ou mais curto, ele é o seu campo de manobra. Mas esta explicação do marco1 vem elucidar de forma muito clara não tanto a importância da COR na arquitectura mas sobretudo o que a diferencia da cor em decoração.
Mt grataConcordam com este comentário:CMartin