Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: LuisVL

    De que comportamento está a falar? Térmico? Degradação?

    Comportamento no seu todo. É a solução (termicamente falando) menos apropriada para utilizar com PRH e o conforto que proporciona é na minha modesta opinião, fraquito. Pisar um soalho estratificado ou um soalho maciço não tem rigorosamente nada a ver com pisar um soalho laminado. E eu ainda por cima odeio o "sentir" de andar que o raio do flutuante proporciona, parece que não estou a pisar chão firme, dá uma sensação de andar demasiado artificial para o meu gosto. São manias e idéias, cada um tem as suas e estas são as minhas.
    Isto foi a falar a titulo pessoal e como questão de gosto.
    Como profissional a solução dos pavimentos flutuantes laminados é uma solução que abomino pelo simples facto de ser uma solução limitativa e constrangedoura. Aquela treta é o que é, vem dentro das caixinhas, estica-se para cima do pavimento e siga. No fim, fica-se com um padrão repetitivo e na maioria das vezes cansativo, morto, sem vida, sem élan, sem um pingo de sainete. Conheço dezenas de casas em que se gastou uma pequena fortuna a comprar-se pavimento flutuante laminado todo XPTO e depois de aplicado pimba, mata toda a arquitetura e vaidade que algumas delas tinham.
    Eu com a madeira brinco, literalmente brinco. Brinco com os comprimentos, brinco com as larguras, altero-lhe a textura, altero-lhe a cor ou só mesmo a tonalidade, consigo interagi-la com outros elementos para criar sentidos e formas, basicamente quase não tenho limites.
    É diferente, muito diferente.
    Agora quando a carteira é que manda ai já não digo nada, e se as pessoas gostarem então ai é que não digo nada mesmo.
  2.  # 162

    Há aqui uma questão.
    Os pisos funcionam todos no PRH.
    Agora há quem ponha PRH e gaste 600 euros por mês e quem gaste 100 por mês.
  3.  # 163

    Por causa do piso?
  4.  # 164

    Colocado por: callinasHá aqui uma questão.
    Os pisos funcionam todos no PRH.
    Agora há quem ponha PRH e gaste 600 euros por mês e quem gaste 100 por mês.

    Uiiii, calma que isso depende e muitoooo do sistema escolhido, dos apoios escolhidos, do raio do instalador, etc,etc... Se calhar ser pavimento flutuante laminado ou madeira é o que menos conta.
    Digo eu que não percebo (nem quero perceber) nada disto...
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  5.  # 165

    Colocado por: callinasAgora há quem ponha PRH e gaste 600 euros por mês e quem gaste 100 por mês.
    não esquecer que existe quem não gaste nada e até aquece 3 ou 4 vezes antes de aquecer a casa.
  6.  # 166

    o record de consumo esta nos 720€\mês (coitados, mereciam muito melhor do que aquilo, mas terraços aquecidos em Vila Real sai muito caro)
  7.  # 167

    Colocado por: Joao Dias
    Comportamento no seu todo. É a solução (termicamente falando) menos apropriada para utilizar com PRH


    Ainda não disse porque é termicamente menos apropriada. Quer com isto dizer que os valores de R anunciados pelos fabricantes de laminado são falsos? Ou baseia-se noutro critério que não o R?
  8.  # 168

    Colocado por: LuisVLos valores de R anunciados pelos fabricantes de laminado são falsos?

    Podem não ser falsos, mas podem não ser os mais correctos. Duas tábuas de madeira exactamente iguais, com o mesmo R, acha que uma colada e outra aplicada sobre uma membrana de polietileno tem a mesma eficiência?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 169

    Colocado por: Picareta
    Podem não ser falsos, mas podem não ser os mais correctos. Duas tábuas de madeira exactamente iguais, com o mesmo R, acha que uma colada e outra aplicada sobre uma membrana de polietileno tem a mesma eficiência?



    Não ser o mais corretos porque?
    Se é dado o valor de R do pavimento e o valor de R da subcamada (há várias, não sei se são todas de polietileno ou outro material), e se o valor combinado R final for igual ao de uma solução colada, porque é que o comportamento vai ser diferente?
  10.  # 170

    Colocado por: LuisVLporque é que o comportamento vai ser diferente?

    porque existe ar entre essas camadas.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  11.  # 171

    Colocado por: Picareta
    porque existe ar entre essas camadas.


    A sua explicação parece-me ter sentido sim. Mas é a sua opinião ou já viu isso escrito em algum lado?
  12.  # 172

    Colocado por: LuisVLMas é a sua opinião ou já viu isso escrito em algum lado?

    O ar é um bom isolante térmico, por isso é que nas caixilharias, quanto maior a caixa de ar do vidro duplo melhor.
  13.  # 173

    Colocado por: Picareta
    porque existe ar entre essas camadas.

    E o ar depois de aquecido vai para onde?
    Sobe como os balões?
    Ou também aquece?
  14.  # 174

    Colocado por: Picareta
    O ar é um bom isolante térmico, por isso é que nas caixilharias, quanto maior a caixa de ar do vidro duplo melhor.


    Sim isso eu percebi logo, por isso é que disse que faz sentido.

    Só pergunto se viu em algum lado (entenda-se documento), porque queria perceber qual o impacto da existência de ar acima e abaixo da subcamada do laminado flutuante. Isto porque provavelmente alguém já deve ter feito testes para perceber, por exemplo, se uma solução flutuante com um R total de 0.06 (e.g. 0.05 do laminado + 0.01 da subcamada), quando montado no sitio acaba por apresentar uma resistência térmica x% superior. A minha questão é saber se é marginalmente superior, por exemplo, passar de 0.06->0.065, ou se é realmente uma diferença muito expressiva do género passar de 0.06->0.1.
  15.  # 175

    Luis VL, já nos pediu a nossa opinião, falando só por mim já lha dei de acordo com as minhas convicções pessoais e profissionais.
    Já aqui teve um relato de um colega que já viveu com as três soluções de pavimento, cerâmica, flutuante laminado e madeira. O mesmo já lhe disse que das três, quando tudo somado (estética, conforto e funcionalidade), no seu todo preferia de longe a madeira.
    Afinal o que quer o Luis?? Que alguem aqui lhe diga que o flutuante laminado é uma solução TOP?? Da minha parte não o vai ouvir de certeza até porque é algo que jamais colocaria numa casa minha logo seria hipócrita se dissesse aos clientes para o fazerem. Mesmo sabendo (já o disse mas volto a repetir para que não restem duvidas) que monetariamente falando, seria muito mais proveitoso e virar a minha empresa nesse sentido. Mas ai seria mais um no meio da molhada a fazer algo que qualquer um faz. Não quero, nunca quis e não tenho necessidade de andar a trabalhar sem gosto e contrariado!!
    Posto isto, e tal como já lhe tinha dito aqui á uns posts atrás, não é preciso "arranjar desculpas" para colocar o pavimento flutuante laminado. Ponha e pronto!! Esteja descansado que funciona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisVL
  16.  # 176

    E já agora, perceba por favor que isto tem muito que se lhe diga. As coisas, ou melhor, as REALIDADES das coisas vão-se aprendendo. Mas para tal, temos de as ver ao vivo, temos de as sentir, temos de ver onde estão as diferenças, etc, etc.
    Isto é a mesma coisa que dizer que os soalhos estratificados são muito mais estáveis do que as madeiras maciças. Eu leio estas coisas e vou-me calando porque se puxo dos galões depois ainda levo no toutiço e como não estou para tricas vou-me calando. MAS, já que estou para aqui a escrevinhar deixo já um alerta para quem estiver a ler e tenha as minhas opiniões e experiências em conta.
    Existem milhares (literalmente) de opções de soalhos estratificados. Nós por cá se chegarmos a duas duzias delas já é um pau. E depois, como em tudo, dentro da oferta existe o mau o bom e o extraordinário.
    É brutalmente redutor dizer que um soalho estratificado é maus estável que um soalho maciço pois depende da qualidade do estratificado e depende da madeira que estivermos a comparar. Um soalho de afzélia ou cumaru por exemplo é muito mais estável (se bem aplicado) do que a grande maioria dos soalhos estratificados que se vêm por ai!!
    Não é num forum que o Luis vai ficar elucidado, é ao vivo. E eu sinceramente acho que vice se está a deixar levar pelo paleio técnico das fórmulas e está-se a esquecer do mais importante. Conforto!!
    Se é para irmos pelas fórmulas então coloque pavimento metálico. Dura uma vida e é o que melhor comportamento térmico vai dar!!
    Só num pequeno aparte, um dos meus Mestres, aliás, o meu maior Mestre (ainda hoje em dia o é) anda a instalar PRH em Portugal á mais de 25 anos e mais de 90% das instalações levam com madeira maciça por cima. Já vi ao vivo e já senti com ele exemplos e soluções suficientes para manter na integra tudo o que disse em cima.
    Já agora, se quiser pode sempre fazer o teste do mergulho. Mergulhe e deixe submerso em água um laminado, um estratificado e um maciço e veja o comportamento dos três. Se o laminado e o estratificado forem fraquinhos o teste é rápido...
    Agora se me permitem vou dormir que o dia foi demasiadoooo longo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisVL
  17.  # 177

    Colocado por: Joao DiasAfinal o que quer o Luis??


    Eu apenas quero compreender bem o assunto, para bem de todos os possíveis interessados. Quando fizer a minha casa terei que decidir por uma solução, e tal como concordei atrás, soalho maciço bem colado é uma boa solução, não tenho dúvidas. Não levem a mal minha insistência em falar do laminado, mas a dúvida que tinha em relação à resistência térmica foi esclarecida pelo Picareta (o problema é o ar!). Mas valeu a pena a insistência porque foi possível clarificar o assunto, ou seja, concluir que o valor anunciado de R total num flutuante não é representativo do comportamento térmico expectável quando montado devido à presença de ar entre camadas o qual não é contabilizado no valor de R.
  18.  # 178

    Você como 90% da malta que vem ao fórum quer apenas que lhe digam que estão a tomar excelentes decisões.
    Concordam com este comentário: emad
  19.  # 179

    João Dias,

    TODOS os que frequentam este fórum sabem muito bem que o melhor piso para o interior de uma casa é o soalho maciço. Acho que ninguém tem dúvidas!!

    Mas, repetidamente, nunca fala do preço da aplicação de um soalho de madeira maciça. Porquê? Porque é um ponto muito importante a ter em conta quando

    se pretende colocar um pavimento numa casa. QUANTO É QUE ME VAIS CUSTAR? E este é um pormenor importante para quem, não tendo meios financeiros

    abundantes, tem que fazer bem as contas para não ficar com dificuldades.

    Porque não diz nos seus comentários que um soalho de madeira maciça é o mais confortável, mas custa 50 euros/m2? Este valor é baseado no que escreveu

    num tópico e relativamente a uma madeira que de nobre não tem nada - o eucalipto. Imagino quanto custará um soalho de nogueira ou carvalho....

    Seria bom, a bem da verdade, que falasse de todos os fatores envolvidos na opção por um pavimento de madeira maciça.

    Também gosto muito do Porsche Panamera, não tenho dúvidas que é melhor do que o carro que eu tenho na garagem, mas o meu foi aquele que o meu

    dinheiro pôde comprar.
  20.  # 180

    Colocado por: sousa tavaresJoão Dias,

    TODOS os que frequentam este fórum sabem muito bem que o melhor piso para o interior de uma casa é o soalho maciço. Acho que ninguém tem dúvidas!!

    Mas, repetidamente, nunca fala do preço da aplicação de um soalho de madeira maciça. Porquê? Porque é um ponto muito importante a ter em conta quando

    se pretende colocar um pavimento numa casa. QUANTO É QUE ME VAIS CUSTAR? E este é um pormenor importante para quem, não tendo meios financeiros

    abundantes, tem que fazer bem as contas para não ficar com dificuldades.

    Porque não diz nos seus comentários que um soalho de madeira maciça é o mais confortável, mas custa 50 euros/m2? Este valor é baseado no que escreveu

    num tópico e relativamente a uma madeira que de nobre não tem nada - o eucalipto. Imagino quanto custará um soalho de nogueira ou carvalho....

    Seria bom, a bem da verdade, que falasse de todos os fatores envolvidos na opção por um pavimento de madeira maciça.

    Também gosto muito do Porsche Panamera, não tenho dúvidas que é melhor do que o carro que eu tenho na garagem, mas o meu foi aquele que o meu

    dinheiro pôde comprar.

    Porque que um soalho em madeira maciça qualquer comum mortal sabe que é a solução mais cara das que aqui se estão a discutir.
    De resto, não vou num forum publico fazer os trabalhos de casa para os outros.
    Quem estiver realmente interessado em receber orçamentos tem obrigatoriamente de solicitar os mesmos e, no meu caso em concreto, não dou orçamentos sem reunir in loco na obra e fazer uma pré triagem das idéias.
    Para alem do mais, volto a repetir, isto tem muito que se lhe diga e cada caso é um caso!!
    E depois existem um sem número de fatores a ter em conta que são completamente descurados por 90% dos profissionais que por ai andam e 99,9% dos clientes.
    Só para ter uma ideia do quão complexa esta especialidade é, irei brevemente colocar um soalho aqui a um colega do fórum que, contas feitas ao m2 que vocês gostam tanto, ficará mais barato do que a maioria dis soalhos pregados de Pinho que por ai se vêem. E este, não é Pinho, vai ser colado e acabado com um sistema 100% Bona onde ainda por cima se inclui o verniz TRAFFIC HD que é na minha opinião, um dos melhores vernizes que estão disponíveis no mercado.
    O problema é que muita gente gosta é dos blá blá blás foristicos e internautas e depois na prática regra geral NADA é como o peixe que vos venderam!!!
 
0.0262 seg. NEW